domingo, 7 de fevereiro de 2016

Desfile das Escolas de Samba - Joaçaba 2016 - como foi?

          Acabo de voltar da Avenida do Samba, aqui em Joaçaba. Fica a 2,5  Km daqui de casa. Apenas 10 minutos entre sair, estacionar o carro e chegar no local da concentração. Um privilégio!

           O melhor carnaval do Sul do Brasil teve desfiles nas noites de sábado e domingo. Na primeira, as escolas Acadêmicos do Grande Vale e Vale Samba. Nesta noite, Unidos do Herval e Aliança. Duas noites espetaculares. A transmissão ao vivo por uma dezena de portais, inclusive por portais de duas emissoras de rádio, uma do Rio de Janeiro e outra de São Paulo, permitiram que nosso carnaval fosse visto em todo o planeta. Turistas desde o Chile, aqui no Sul, até os Estados Unidos da América estiveram na cidade.

           Nosso carnaval evoluiu muito. A LIESJHO está promovendo um evento melhor a cada ano. Melhorou a mobilidade, melhoraram as acomodações, o trânsito não esteve complicado. As pessoas vão estacionando seus veículos e coletivos normalmente nas laterais das ruas. Quem chega mais cedo, consegue lugares a cinco minutos a pé da Avenida do Samba. Seguramente que ninguém precisa ficar a além de 10 minutos a pé.

          O alto nível do carnaval pode ser atestado pelas pessoas de fora com quem conversamos: surpreendente! A  Acadêmicos relatou sua própria historia ( de apenas 4 anos) em seu desfile. Melhorou muito em relação ao ano anterior. A vermelho e branco teve que mudar seu enredo apenas 5 semanas antes do evento. Pretendiam homenagear um deputado federal e o Ministério Público interveio, pois entidade que recebe dinheiro público não pode promover políticos, mesmo que merecedores. Ajudam a obter verbas, mas é ilegal promover a classe política. O carnavalesco Jorge Zamoner, que tem o DNA de nosso carnaval, consegue tirar água de pedra. Mas ainda não chegou ao ponto onde pode chegar em termos de qualidade, pois sua estrutura de trabalho não é nada privilegiada.

         A Vale Samba nos trouxe a história da vida, desde do o gênesis até o lixo que polui que pode nos destruir. Muita criatividade na azul e branco, cujo Presidente é nosso conterrâneo, capinzalense, Hermes Bersaghi, um verdadeiro gentleman.

         Na noite de domingo, a primeira a desfilar foi a Unidos do Herval, aqui de Herval D´ Oeste, cidade geminada a Joaçaba. A amarelo e preto vem evoluindo a cada ano, já não é mais a prima pobre. Tem forte presença da comunidade hervalense, é muito bem articulada e briga com as demais pelo título. Enalteceu "o tempo e o vento" em seu enredo, o que foi bem perceptível. magia na avenida.

            A Aliança, do carnavalesco Carlos Fett, encerrou o desfile com muito brilho e competência. É a mais profissionalizada, tem uma estrutura fabulosa e busca nos grandes centros o material para confecção de suas fantasias e carros, inclusive do Rio de Janeiro. Busca seu tetracampeonato e tem tudo para obtê-lo. Ao meu ver, se não perderam pontos por motivação técnica, é a grande favorita ao título. Vamos ver quando sair o resultado.

          Os carros alegóricos das quatro escolas estavam maravilhosos. O pessoal é muito criativo e trabalhador, contemplando-nos com muita beleza na avenida. Aliás, todo o conjunto do carnaval é de alto nível. os jurados vieram de São Paulo, diferentemente dos anos anteriores, que vinham do Rio de Janeiro.

          Parabéns a Joaçaba pelo seu belíssimo carnaval!

Euclides Riquetti
08-02-2016
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!