sábado, 5 de novembro de 2016

As flores do Vandré e a bola do Lico

     
 Não posso deixar de homenagear o amigo Lico, com quem convivemos longo tempo lá no estádio do Arabutã - FC, em Ouro, com quem joguei no Master do mesmo. E meu ídolo Geraldo Vandré...
 Lico, nos áureos tempos do CR Flamengo, início dos anos 80.


Flamengo, Campeão Mundial em 1981. O Lico é o último na fileira dos agachados, depois de seu colega e compadre Zico.

 Lico com sua bela família: Ele, as filhas e a esposa. A Mônica (foi colega de minhas filhas Michele e Caroline, no Mater Dolorum, em Capinzal - SC,) a Mariana e a Marina. A esposa, Simone, me substituiu em minha licença na Escola Prefeito Sílvio Santos em Ouro, como professora de Inglês, quando me arrebentei jogando futebol.




           O Doutor Geraldo Pedroso de Araújo Dias  é advogado e nasceu na Capital da Paraíba, João Pessoa, em 12 de setembro de 1935, tempos de Getúlio Vargas. Agora mora em São Paulo e costuma visitar Imbituba, em Santa Catarina. Em Imbituba tenho um amigo, o Antônio Nunes, que fez o seu Ensino Médio em Capinzal, minha terra natal. Ele recebeu seu Certificado de Conclusão da amiga Noemia Banamigo Pizzamiglio, esposa do Shirlon. Educadora por muitos anos e advogada. Atualmente é Diretora do Campus na UNOESC em Capinzal. Joguei bola com ele nos Veteranos do Arabutã. Era extremamente habilidoso. Também foi treinador de nosso time principal, sagrando-se Campeão Estadual de Futebol Amador. É muito respeitado em Capinzal e Ouro.

          Em 1961 o Geraldo, filho do José Vandregísilo e da Dona Marta foi para o Rio de Janeiro, onde cursou direito na UFRJ. Militou politicamene na época, fazendo parte da UNE. Em 1968 cantou no III Festival Internacional da Canção, no Maracanãzinho,  ficando em segundo lugar. Em primeiro, Cynara e Cybele, interpretando a composição de  Chico Buarque e Tom Jobim, com sua canção "Sabiá".

          O Antônio Nunes, nessa época, iniciava-se no futebol. Tornou-se jogador profissional, jogou no Grêmio de Porto Alegre, Figueirense e Avaí de Florianópolis,  e Joinville. Jogou no Flamengo, no maior time da história daquele clube, junto com Zico, seu compadre, ainda Adílio, Andrade, Tita, Raul, Leandro, Mozer, Marinho, Júnior,  Nunes, todos  renomados futebolistas. Seu apelido:  Lico! Dizem que na história do rubronegro houve trës jogadores muito habilidosos: Dida, Zico e Lico! Aos 31 anos, depois de sagrar-se Campeão Mundial pelo Flamengo, arrebentou os ligamentos do joelho e teve que parar. Já havia sido comunicado que ia ser convocado para a Selecäo Brasileira. Cirurgia nos Estados Unidos e depois no Brasil. Aqui, fizeram barbeiragens com o joelho dele e teve que parar. O sonho da seleção acabou...

          O Geraldo pegou parte do nome do Seu pai, Vandregísilo, e tranformou-se em Geraldo Vandré
Sua canção, "Pra não dizer que não falei das flores", ficou em segundo no Festival de 68, e teve parte de sua letra censurada pelo regime militar. Exilou-se em 1968 no Chile e depois na Alemanha e na França, só retornando ao Brasil em 1973. Estamos comemorando os 40 anos de sua volta...


          Em 2010, numa entrevista que concedeu, falou que os danos que vêm sendo praticados contra a cultura brasileira são maiores do que os causados pela ditadura militar .Concordo com ele. O Dr. Geraldo, que preferiu advogar do que continuar cantando, não foi um daqueles artistas com limitado talento e que são produzidos pela mídia eletrônica. Sua canção permanece, 45 anos depois, firme na mente, na alma e no coração dos brasileiros. A letra e a suavidade de sua canção se harmonizam com os  dribles que o Lico dava em seus marcadores no Maracanã, quando a bola era regida pelos seus  pés mágicos.

          Fico emocionado ao lembrar-me dos grandes festivais brasileiros, que resistiram à época o endurecimento e sucumbiram na da democracia. Deus salve e abençõe o maestro da canção e o maestro da bola. Dois brasileiros humildes a quem quero render minha homenagem: Geraldo Pedroso de Araújo Dias  e Antônio Nunes, pelo muito que fizeram por nós, cada um em seu campo de atuação...

Dois ídolos. Não dois fantoches produzidos pela mídia. Dois homens que fizeram sua parte pelo seu talento, seu esforço. Duas pessoas honestas. Pessoas a quem quero reverenciar...

"Caminhando, cantando e seguindo a canção
Somos todos iguais, braços dados ou não
Nas escolas, nas ruas,campos, construções
Caminhando e cantando e seguindo a canção...

Vem, vamos embora, que esperar não é saber
Quem sabe faz a hora, não espera acontecer."

Euclides Riquetti
18-07-2013


No show da vida



No show da vida não tem replay
Mas certamente que tem stop and go
Existem as coisas pelas quais optei
Venho de um lugar e sei aonde vou.

A vida é um show, sou um dos artistas
Onde tento me animar e também entreter
Se acumulo reveses,  há as conquistas
As vitórias que vêm do desejo de vencer.

Eu, você, todos, fazemos as escolhas
Se escolhemos mal, isso pode ser fatal
Como nas plantas crescem flores e folhas
Lutar pelo que se quer é muito natural.

Lutar sempre, buscar o que se quer
Lutar com garra e com todo o afinco
Estar preparado para tudo o que vier
Colocar em meu poema tudo o que sinto!

Euclides Riquetti
05-11-2016








Minha Primeira "Crônica do Antigamente"

Passarei a reprisar, doravante, minha série de "Crônicas do Antigamente" - Elas revelam um pouco de mim ( e não é esse o objetivo...), e também fatos e histórias relacionados a muitas pessoas, de perto e de longe! Então, vejamos:

 

 

Foto 1 - Eu mesmo, com uns 4 ou 5 anos, na casa de meu padrinho João (Joanin) Frank - Leãozinho - Ouro - SC; 2 - 1972 19 anos, foto da Carteira de Acadêmico de Letras - FAFI - União da Vitória - PR; 3 - Meu avô, Frederico Richetti, com a Nona Genoveva Piccolli Richetti, e os filhos.

Crônica do Antigamente

Sou antigo, muito antigo. Do tempo em que a Marjorie Estiano era feinha. Feinha, com cabelo horrível. Tinha uma Banda, era doublê de atriz e poprroqueira na Malhação. Eu assistia Malhação, a novelinha das 17,30. Agora, nem tanto.

Sempre fui noveleiro. Até fiz um post num site de noveleiros. Escrevi que a Paola Oliveira, a Marina,  era picolé de chuchu, que é uma "planta hortense de fruto comestível". Imagine, leitor, um picolé tão sem graça como o Geraldo Alckmin, (com o devido respeito à pessoa e à autoridade). Escrevi também que a Camila Pitanga, a Carol, era a dona do pedaço naquela novela que, graças a Deus, terminou. Era uma chatice, e mesmo assim, eu assistia.

Mas, como disse, sou antigo. Ainda do tempo que a Tupi passava "O Direito de Nascer". Claro que nós não tínhamos aparelho de TV, mas alguns vizinhos tinham. E a gente lia no "Correio do Povo", que chegava com dois dias de atraso, comentários elogiosos à Novela. Tinha também o "Antônio Maria", mas se você tem menos de 50,  provavelmente nunca ouviu falar nisso, a não ser que já pertencia a uma daquelas famílias minoritárias que conseguiam comprar um aparelho de TV.

Sou antigo mesmo. Do tempo em que a TV chuviscava, transmitia em preto e branco e só assistíamos a programas que nos chegavam através das emissoras do Rio Grande do Sul. E nem com um bombril em cada haste da anteninha de alumínio se conseguia eliminar os chuviscos ou os grilos que saltavam na tela.

Em 1972 veio a TV em cores. Então, os menos privilegiados, que não conseguiam um bom aparelho, uma sharp, adquiriam umas lâminas plásticas, parecendo um arco-íris, um degradê de verde, vermelho e azul, que simulava cores e postavam  na tela da preto e branco. Que pobreza!

Ainda assim,  não tínhamos TV. Só os primos, só os vizinhos, só quem podia...

Mas, voltando à Marjorie Estiano, depois de uns 2 CDs e uma boa participação numa novela do horário nobre, eis que ela ressurge na nova novela "das seis", no papel de Manuela, irmã da outra bonitinha, que joga tênis, e que ambas sofreram um acidente nos capítulos deste início de semana. Se falei em "outra bonitinha", é porque já estou admitindo que ela está bem "na figura". Simpática, tem carisma, muito mais talento como atriz do que como cantora. E não é que ela está ficando bonita, mesmo?! Não é mais bonitinha, é bonitona!

Sou antigo, sim, mas me permito ver, sentir, analisar e comentar, em meios virtuais, sobre a vida de algumas pessoas. Marjorie Estiano é atriz contratada pela Rede Globo de Televisão. E vai longe, pelo seu talento. Tem meu apoio, se é que isso tem alguma importância...

Euclides Riquetti
12/10/2011 - "Dia da Criança que há em cada um de nós!

Quando os espinhos machucam



Quando os espinhos machucam
Nos ferem de dor extremada
Deixam a alma dilacerada
Deixam o corpo cansado...

Quando os espinhos machucam
Deixam a gente frustrada
Nossa vida conturbada
Nosso ânimo muito abalado...

Sim, eles nos machucam severamente
Com seu poder avassalador
Eles nos fazem sentir ódio e dor
Porque nos tratam dolorosamente.


Mas haverá o tempo para reagir
A defesa contra o maltrato e o insano
A energia que nos faz ressurgir
Pois isso é próprio do ser humano!

Euclides Riquetti
05-11-2016







sexta-feira, 4 de novembro de 2016

E, se a rosa bordô...




E, se a rosa bordô
Não me sorrisse
E me tratasse com indiferença
Apenas para me maltratar?

E, se a rosa champanhe
Não me ouvisse
E se portasse com indecência
Apenas para me provocar?

Pois eu as mandaria pensar:
Vejam que isso pouco me importa
Pois tenho quem me conforta
Tenho a quem amar...

Tenho, sim...
Bem assim!

Euclides Riquetti
04-11-2016


Nos lábios seus






E, se eu roubasse um beijo seu
Assim, furtivamente
Deliciosamente
Será que eu me perderia
Definitivamente?

E, se você recusasse
Porque não me quisesse
E me dissesse
Que não me quereria
Será que eu ficaria
Bem triste, tristemente?

E, se nós dois concordássemos
Que a reciprocidade
O beijo dado e o recebido
Caloroso, ardente ou bandido
De feliz  felicidade
É tudo o que queremos?

Então, me deixe experimentar
Me deixe me embalar
Nos sonhos seus
Nos lábios seus!

Euclides Riquetti
04-11-2016






Perde-se de mim...




  
Dócil e envolvente
Despida de pudor, a roupa ausente
Com ímpetos de amor e de vontade
Silhueta  de perfeita divindade.

Mulher,  alegre, sorridente
Corpo espelhado na luz:  reluzente.
Charme e olhar provocador
Lábios que desejo com amor.

Vai assim, depressa como veio
Nega-me  o abraço, o lábio, o seio
E desaparece num repente, num instante...

Perde-se na noite chuvosa e escura
Perde-se com seus afagos e sua ternura
Perde-se de mim, mas acha-se  adiante!

Euclides Riquetti

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Um poema romântico




Desejo compor pra você um poema romântico, sem igual
E nele colocar rosas de todas as cores
Algo fantástico, divino,  fenomenal
Depois, apenas ver o que acontece
Mandar-lhe, também, um buquê de flores
Pois você merece!

Um poema com palavras bonitas, com sabor de café quente
Perfumado com as mais finas essências
Um poema para calar na alma da gente
Que denote muito carinho e paixão
Eivado de amor,  a maior das evidências
Para ser guardado em seu coração!

Eu queria desenhar meu poema no seu corpo fogoso
Iniciando pelo seu ombro esquerdo e sensual
Escrevê-lo, também,  em seu dorso formoso
Como se os versos fossem guardados num altar
Uma mensagem lírica de teor universal
Onde somente eu, ninguém mais que eu, possa chegar!

Euclides Riquetti
16-09-2015

No inverno primaveril




No inverno primaveril deste novembro
Fez frio, fez belo sol, fez muito vento
Nunca vi algo assim, eu não me lembro
Não gravei isso em meu pensamento!

Dias de inverno em plena primavera
Ventanias, chuvas , noite muito frias
Impossível prever o que nos espera
Na estação-flor  que nos vem tardia!

O que dizer das tardes ensolaradas
De céu azul, de nuvens tão alvas?
Das plantas pelos ventos açoitadas
E das folhas que caem tão calmas?

É assim nosso inverno prolongado 
É assim nosso novembro primaveril
De sol quente e do vento resfriado
É assim a primavera de meu Brasil!

Euclides Riquetti
03-11-2016





A canção que vem de tua alma


A canção sutil que vem de tua alma
Me traz em seus versos toda a poesia
Vem  flutuando sobre a nuvem alva
Vem pra apagar a minha nostalgia. 

Quando minha alma se abre para a tua
Como um sacrário para o pão e o vinho
Espera-te grácil, bela, totalmente nua
Espera que venhas te abrigar no ninho.

É formidável a canção que tu cantas
Que se embala nos acordes sonantes
Como a música que tu sempre danças.

É santificada a luz que tu irradias
A luz de teus olhos meigos  e brilhantes
Que se mistura às belas melodias...

Euclides Riquetti
15-09-2015

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

Reverenciar quem já se foi...




Dia de Finados, de reverenciar os que amamos
De lembrar dos entes queridos que foram morar no céu
Dos que não nos esquecemos, mesmo que com os anos
Estejam eles sob terra, em sepulturas ou mausoléus...

Dia de silenciar, de muita meditação e muitas orações
De manifestar nosso carinho pelo que nos representam
De levantar os olhos ao céu, manifestar as intenções
Verdadeira é a vida quanto as rezas que a sustentam.

Lembro, com muito carinho, de tantos que nos deixaram
Alguns prematuramente, outros nos deixando história
Todos aqueles que amamos e todos os que nos amaram.

Reconhecer o mérito de cada um, dar-lhes o devido valor
Ter a imagem de todos eles gravada em nossa memória
Seguir os caminhos mais justos, viver para distribuir amor!

Euclides Riquetti
02-11-2016




Compondo meus sonetos na beira do mar...



Desconecte-se, completamente,  da sua realidade
Saia pra  fora de si, de seu mundo real
Embarque  no seu pensamento e viaje
Navegue pelo espaço sideral...

Vá, em nau imaginária, para os outros planetas
Tente encontrar neles os poetas e escritores
Abrace-se aos satélites e aos cometas
Mergulhe nos seus perfumes e colores.

E, em cada porto celestial, em cada estação
Em cada lugar em que estiver me procurando
Deixe-se entregar pela desmedida paixão

E, se outros poetas,  você não encontrar
Volte para mim, pois estou aqui esperando
Compondo meus sonetos na beira do mar.

Euclides Riquetti
25-09-2015

Feliz aniversário, meu querido pai!

 

 

 

 

 Escrevi há 3 anos... e hoje tenho que relembrar. Afinal... saudades, meu querido pai!

Feliz aniversário!

                Se meu pai, Guerino Riquetti, estivesse ainda conosco, estaria completando 92 anos. E saber que o perdemos há mais de três décadas, quando ele estava com 55 anos. Eu tinha 24 anos e fiquei muito abalado. Muito chateado e sentido por termos tido a separação definitiva tão cedo, sem antes termos parado para que ele me passasse todas as recomendações que um pai deve fazer a um filho antes de partir. Éramos muito identificados eu e ele. Cursou o primeiro ano de  Filosofia,Seminário São Camilo, na Vila Pompeia, em São Paulo, tendo antes passado pelo de Iomerê, enquanto que cursei Letras na Fafi, em União da Vtória. Em 1974 ele prestou vestibular na mesma para o Curso de Geociências, aos 52 anos. Viramos colegas acadêmicos, o que muito me orgulhava. Lembro-me que ele tinha um professor raivinha e autoritário que mandou-o sair da sala porque estaria mascando chiclete, uma injustiça, pois ele detestava goma de mascar. Meu pai ficou indignado com isso, pois o professor era o dono da situação e queria impor sua autoridade a qualquer preço...

          Herdei muitos dos seus hábitos, temos um biotipo semelhante, ambos gostávamos  de ler muito, eu lhe emprestava meus gibis, O Pato Donald e o Mickey. Ele me emprestava seus livros, lembro bem de "História Sagrada - Antigo e Novo Testamento", que li e reli muitas vezes. Havia a História "José do Egito", que eu adorava. Tinha muita pena do José, que fora vendido pelos irmãos. Também me encantava com a "Parábola do Filho Pródigo", pois ela lembrava muito a hisória de meu progenitor, somente que este saiu para o Seminário adolescente e ficou  anos sem ver seus pais e irmãos, que moravam na Colônia Linha Bonita, no antigo Distrito de Ouro, antigo Rio Capinzal.

          Minha maneira de andar, a postura e o movimento de minhas mãos, a mesma cor dos olhos e dos cabelo  ambos castanhos claros , o precoce agrisalhamento, enfim, restou  muito dele em mim. As mesmas posições sobre religião, política e até sobre carreira profissional.  E acabei fazendo minha carreira profissional como professor, sendo que  por 28 anos atuei na Escola Sílvio Santos, da qual ele foi o primeiro Diretor.

          Tinha muita amizade, era muito inteligente e criativo, falava italiano padrão e francês e, embora poucos saibam, fora organista e pianista nos tempos de seminarista. Quando o perdemos achei que poderia fazer algumas das coisas que ele queria fazer, fiz, consegui usar o poder sem nenhuma vaidade, saí da mesma forma como entrei, sem mudar meu padrão de vida, meus hábitos e meus costumes. Segui a recomendação socratiana que me fez numa correspondência na época em que eu estava na Faculdade, até colocamos em sua lápide, está lá no latim que ambos estudamos: "In medio virtus"! Mais uma semelhança entre nós: ambos estudamos Latim.

          E, desde aquele ano de 1974, quando mandou-me o provérbio, procuro pautar minha vida nesse ensinamento, agindo e me portando dentro de um razoável padrão de equilíbrio e na tomada de atitudes corajosas, mas sensatas.

          Hoje, depois de tantos anos, tenho todas as lembranças bem fixadas em minha memória. E alguns conceitos assumidos; "Pai é  pai! "Filhos devem respeitar os pais!". "Meu pai é o melhor pai do mundo!" "Meu pai é meu herói!" "Meu pai é grande e tudo pode!".  Ele partiu sem ter conhecido meus filhos, infelizmente. Mas me importam, mesmo, são  as lições e exemplos que me deixou e até as amizades que dele herdei. Feliz aniversário, meu velho e querido pai, onde quer que você esteja.

Euclides Riquetti
07-08-2013

Primeiro Dia de Finados de Hebe Camargo no Céu

 

 

Lembram? pois aqui está o replay...

 domingo, 4 de novembro de 2012


Primeiro Dia de Finados de Hebe Camargo no Céu

         Passou-se pouco mais de um mês desde que Hebe Camargo subiu ao Céu. Viveu momentos encantados ao reencontrar amigos e, em especial, seu esposo Nélio, único homem que diz realmente ter amado em sua vida. Deram-se uns amassos discretos, uma beijoca  (que é a instância entre o selinho e o beijo apaixonado). Nada que pudesse ser interpretado como mau exemplo, pois o Nélio, lá em cima, está ainda mais maduro e discreto. Discretíssimo... Ambos consideram que são uma casal-referência e não podem influenciar a comunidade celestial a tomar muitas liberdades por lá!

          Na sala reservada para ela (privilegiada, como nos tempos de SBT...), Hebe assistiu às comemorações do Dia de Finados através da Globo Intercelestial, único canal brasileiro que detinha direitos de transmissão ao vivo para o Céu. (Depois da bobeada em que a Globo perdeu a concorrência para a Record para transmitir as Olimpíadas de Londres, os Marinho não se descuidam mais e estão investindo em novos mercados potenciais. E, a constatação é de que, depois da Terceira Idade, da China e da Índia, o mercado mais promissor é o Celestial). Os outros canais, só umas inserçõezinhas nos jornais.

          A Globo Celestial tinha vários repórteres espalhados (espiritualmente) pelos principais cemnitérios do Brasil. Destaques para  o Costa Manso, que se foi há 37 anos,  e o  Tim Lopes, que foi morto no Rio de Janeiro, e outros. E pode ver a sensacional cobertura dada ao evento que mais desperta audiência no céu, que é quando todos os moradores de lá ficam esperando para ver o que a mídia noticia sobre eles no Brasil.

           Hebe viu que os túmulos de Leonel Brisola e Getúlio Vargas não têm mais aquela significativa visitação que costumavam ter.  Agora,  há outros que são mais atrativos: O do Ayrton Senna, do Leandro, irmão do Leonardo; o do João Paulo, parceiro do Daniel; o do Roberto Marinho, considerado o Todo-poderoso; o do Chico Anísio, que é visitado pelos filhos de todos os seus casamentos; o do Paulo Autran, porque sempre foi muito simpático e atencioso com os colegas e fãs. O do cantor Paulo Sérgio ainda recebe alguns fãs que vão lá para entoar "A ùltima Canção": (Esta é, a última canção, que faço pra você...Já cansei, de viver iludido...) Até o da Clara Nunes ainda recebe visita de fãs. E o da Hebe Camargo também foi muito visitado. Colocavam-lhe flores, umas gracinhas. Ficou contente, pois considera isso uma demonstração inequívoca de que os brasileiros, em especial paulistas e paulistanos,  a admiravam muito.

          Hebe considerou que passar um Dia de Finados em condição irreversível de finada não é tão ruim assim. Principalmente porque passou bons momentos junto com o seu Nélio, vendo a telona LED da Globo...

Euclides Riquetti
04-11-2012

terça-feira, 1 de novembro de 2016

Mas não se esqueça de falar de amor...




Fale de negócios, fale de arte, fale de futebol
Fale das plantas, fale dos jardins, fale da flor
Fale de dias cinzentos, chuvosos, ou de sol
Mas não se esqueça de falar de amor!

Fale de lugares, fale de vales, fale de viagens
Fale dos montes, do por do sol, de sua bela cor
Fale dos rios e dos riachos, fale das paisagens
Mas não se esqueça de falar de amor!

Fale de amor, porque só ele constrói pontes
Fale de amor, amor de homem, amor de mulher
Fale de amor, porque ele alisa os horizontes.

Fale de flores, não fale das lágrimas de dor
Fale de todos os assuntos que você quiser
Mas não se esqueça de falar de amor!

Euclides Riquetti
01-11-2016

Moça mulher




Ombros elegantes
Pés nus acariciando a calçada
Molhada...
Ou maltratando-se nos pedriscos da rua
Que é nossa, que minha, que é tua
Pés nus roçando a água...

Idealizo-te:
Olhos cativantes
Brilhantes
Provocantes:
Cintilantes!

Ternos  braços
Esperando meu abraço.

Lábios rosados
Almados
Desejados
Gostosos
Pecaminosos!

Morenice brejeira:
Short jeans franjado
Do algodão malhado
Estonado e...
Desbotado!
Sorriso de moça faceira.

Provocante e provocadora:
Blusinha branca casual
Brincos acrílicos
Pendurados
Grandes e  argolados
Cabelos inspirando meus  versos líricos
Dengosa  e sensual...

Moça mulher:
Vai, enegrecendo as  almas dos passantes
Embasbacados e confusos
Confusos como eu!

Apenas confuso...

Euclides Riquetti

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Dance Joaçaba - que sucesso!

         



          Joaçaba respirou dança durante quatro dias, desde a quinta, 27, até o domingo, 30 de outubro. O evento, denominado XXV Festival de Danças de Joaçaba, aqui conhecido como o Dance Joaçaba, trouxe cerca de 800 bailarinos, oriundos de 25 cidades paranaenses e catarinenses. No palco do nosso magnífico Teatro Alfredo Sigwalt, 170 coreografias atraíram público que possibilitou lotação completa em todas as sessões.

           Participamos da Noite dos Campeões, no domingo às 19h e 30min, quando vimos os presentes aplaudirem, efusivamente, todos os números apresentados, a maioria de altíssima qualidade, em condições de competirem eu qualquer outro festival de danças aqui no Brasil, com grande possibilidade de êxito. E, quando falo em êxito, falo em disputa pelas melhores classificações. 


          As performances foram em espetáculos de ballet clássico de repertório, ballet clássico livre, dança contemporânea, jazz, danças urbanas, danças populares e estilo livre. Passaram pelo crivo competente dos jurados Eladio Prados (PR), Rosane Gonçalves (PR) e Lisa Jaworski (SC). E os campeões nios brindaram com um belíssimo show na noite de ontem.
            Estão de parabéns o jovem gerente de eventos da Prefeitura de Joaçaba, Otávio Schueda, e a empresa Dance & Concept Brasil, da cidade de Curitiba, que coordenou todo o festival.
Luzes perfeitas, sonorização perfeita, espetáculo perfeito!
     


          Nossos aplausos aos participantes e oranizadores. Obrigado pela excelência do espetáculo. .


Euclides Riquetti
31-10-2016






domingo, 30 de outubro de 2016

No silêncio da madrugada




Recolho-me ao silêncio da madrugada
Espero, calmamente, pelo novo dia
Por uma intensa e harmoniosa jornada
Para  que ela me traga paz e alegria.

Traga-me em pequenas doses o sucesso
E pitadas de êxito nos meus intentos
Porções de vitórias, mas sem excesso
E a medida certa em todos os eventos.

E que todos os que comigo partilham
Seus anseios e vontade de crescer
Saiam-se bem naquilo que imaginam
Se deem bem em seu desejo de vencer.

E que, em toda a madrugada silenciosa
Haja motivo para dias mais promissores
Que nossa bandeira seja toda vitoriosa
 E que a vida se pinte em belas cores.

Euclides Riquetti
31-10-2016



Feche bem seus olhos




Feche bem seus olhos
E escute a música do vento
Ouça a canção do firmamento
Com seus olhos bem fechados...

Fecha bem seus olhos
E veja que cenário bonito
Com anjos cavalgando no infinito
Com seus corcéis alados...

Veja quantas coisas interessantes
Você pode ver
Com seus olhos fechados
E seu sorriso acalentado.
Veja o sol e as paisagens verdejantes
Sim, você pode ver...

E perceba que, muitas vezes
Com seus olhos bem abertos
Brilhantes, castanhos  e despertos
Você não vê nada!

Porque a gente vê somente aquilo que quer
Aquilo que não depende de termos olhos ou não
Como sente sua divina alma de mulher
Como sente meu frágil coração!

Então, feche bem seus olhos!

Euclides Riquetti
30-10-16


O seu sorriso, o meu sorriso






          Tenho muitas amigas, conheço muitas pessoas. Vou a muitos lugares, converso com muita gente. De todos os tipos e comportamentos. Sou muito observador, tiro minhas conclusões sobre elas. Cada ser é um ser, cada pessoa é uma pessoa. Fico imaginando se são felizes, infelizes, se o que aparentam ser é o que realmente são. Não sou psicólogo, nem filósofo. Sou um cidadão comum, que sente, pensa, tem opinião sobre as coisas, escreve.

          Assim, procurei lembrar de pessoas e de como elas sorriem. Algumas, nem as conheço pessoalmente. Mas minha imaginação me permite até criar personagens com características que, se eu tivesse o domínio da arte de desenhar ou pintar, poderia dar-lhes o devido retrato. Então, estou propondo a meus leitores que tentem se enquadrar num dos tipos de sorriso que estou sugerindo. Mas não escolha a primeira opção, simplesmente. Procure ler todas e,  depois,  escolha as três que mais combinam com você. Então, dentre estas, escolha a primeira, aquela que "fecha" com seu perfil de sorrir. É uma atividade que pode empolgar, pois você pode até "classificar", pelos dados apresentados, pessoas que você conhece ou com quem mantém relações de trabalho, amizade, ou mesmo pessoais:

1. angelical: sorriso terno, mas não ingênuo, de moça que tem uma luz oculta na expressão de seus olhos e de seu rosto.

2. felino: sorriso de gata, normalmente nos olhos verdes e azuis, sobrancelhas bem delineadas, cílios
vistosos, jeito de quem está sempre pronta a dar o bote, unhas bem afiadas.

3.sutil: olha com graça, os músculos do rosto se movimentam levemente, há um charminho escondido propositalmente, como se fosse uma criança a sorrir.

4. provocador: o mesmo que provocante, a gatona sabe o que quer, sabe atrair o outro, vem e vai, ora olha, ora finge que não vê, mas quando olha procura chamar a atenção. O seu sorriso se alia a repentinos e estudados movimentos  do corpo.

5. praia-sol: sorrisão aberto, olhos escondidos por um óculos grande, de belo desenho. A condição dos cabelos ajuda a compor o quadro visual e a definir o conceito de mulher poderosa.

6. terno-apaixonado: muito tender, dócil, cordato, sem no entanto ser submisso. Olhares e sorrisos dirigidos somente para o amado.

7. loucamente apaixonado: tipo saia de perto que esse cara é meu, entusiasmado, arrojado, combina com movimentos rápidos do corpo em mulher desenvolta e que sabe defender o que é seu.

8. rebelde: mostra contrariedade se algo lhe é subtraído, quer exclusividade do outro e se vê que há perigo de concorrência mostra as garras e se rebela.

9. lascivo: olhar pecaminoso, sorriso que atrai, quer, deseja ardentemente possuir, não importa onde e quando e nem quais as consequências que podem advir.

10 - pecaminoso: cheio de pecado, convida a pecar ainda mais, esbanja desejo, perfuma o ar do entorno, está disposto a levar o outro à perdição.

11. clear eyes: muito atraente, encanta mesmo sem provocar, na dele, sabe que tem muito poder, mas demonstra ingenuidade e desproteção. Porém, é uma arma que pode tanto fazer feliz quanto destruir.

12. tímido: ligeiramente acanhado, dá a impressão de fragilidade, mas não de fraqueza, parecendo de bebê ingênuo, mas tem alto poder de contaminação de almas e corações.

13. ousado: capaz de arrasar quarteirões, parte para a ofensiva, não está preocupado com as consequências, o que importa é o resultado imediato.

14. debochado: muito dirigido à concorrência, demonstrando que a bela é muito segura de si, não permite que ousem sequer chegar perto do que é seu.

15. dissimulado: o disfarce está sempre presente, há perigo na área, muita culpa no cartório, a mentira é uma arma poderosa e ferina.

16. diabinho: sempre pronta a levar para o inferno, a queimar a alma de alguém, não sem antes tirar proveito do corpo da vítima, é uma tentação que deleita, mas que pode dar dor de cabeça depois.

17. namoradinha apaixonada: características  de estreante nas lidas do coração, alto índice de fidelidade, muito carinho e amor a dar, mas há um longo caminho a percorrer ainda.

18. cínico: reveste-se de intolerância, com olhar de desdém, faz qualquer coisa para mostrar insatisfação com a situação presente, é uma agressora em potencial.

19: abundante: largo sorriso, generoso, encantador, abre espaço para a chegada, mas isso não significa entrega. está mais para simpatia do que para convites...

20. generoso: o sorriso de quem costuma agradecer, de quem dá e recebe, de quem valoriza pequenas coisas, por mais simples que sejam.

21. anjo azul: sorriso de sereia, cheio de mistérios, mas inspira alguma confiança e até ingenuidade, fragilidade e necessidade de proteção.

22. sedutor: reúne muitas qualidades num único sorriso, sensualidade constante, movimentos do corpo que atiçam os olhos e instigam as mentes.


          Bem, agora minha parte está feita. Faça a sua: complete a lista, veja quais deixei de mencionar e escreva em algum lugar onde as pessoas possam ver.

Grande abraço! Sorria, ame, seja feliz sorrindo e recebendo sorrisos em troca dos seus!

Euclides Riquetti

Será que os deuses estão loucos?





Espere um pouco
Observe o tempo
Ouça o lufar do vento
Será que os deuses estão loucos?

Pare e fique olhando
Olhe bem o sol dourado
O céu de anil azulado
Nuvens brancas flutuando.

Então, por que tanto venta?
Se já vem novembro
Foi-se o outubro nevoento
E o dia não esquenta?

O mundo está  solto
Jogado no espaço infinito
E meu coração em conflito
Acha que os deuses estão loucos!

Euclides Riquetti
30-10-2016