sábado, 25 de março de 2017

Vem beber do cálice da paixão


Resultado de imagem para foto casal  bebendo vinho

Vem beber no cálice da paixão
Vem beber do vinho que nos excita
Vem beber de minha alma e de meu coração
Vem beber-me  com tua boca bonita...

Vem, e traz com ela teu corpo sedutor
Os teus olhos amendoados
Delicados...
A tua pele macia
E tua  voz de poesia...

Traz também as tuas mãos carinhosas
As tuas pernas formosas
O teu rosto divinal
O teu corpo colossal.

Vem beber de meus sonhos
De meus lábios risonhos
Vem banhar-te em meu suor
Declamar-me versos de cor.

Vem. Te espero...
Vem beber no cálice da paixão!

Euclides Riquetti

Uma carícia em seus ombros

Resultado de imagem para foto mulher de costas


Uma carícia em seus ombros
Quem sabe um beijinho delicado
Um abraço leve ou apertado
Um doce agrado, um combo.

Um apalpar na sua pele morena
Gostosa,  suave, cheirosa
Um mordidinha deliciosa
Minha mão em suas melenas.

Um olhar um tanto acanhado
Um sorriso bem matreiro
O seu jeito simples, brejeiro
O desejo de estar ao seu lado.

Então você, bela belíssima
Apenas você, ou nós dois
Agora, antes ou depois
Sempre você e minha cobiça!

Euclides Riquetti
25-03-2017







Há uma dor em mim...


Resultado de imagem para foto homem muito triste

Há uma dor em mim:
Algo inimaginável, inconcebível
Mas que me faz sofrer e me aflige
Não sei por que isso tem que ser assim
Mas há uma dor em mim!

Há um desconforto em mim:
Algo que me incomoda e preocupa
E de que não tenho nenhuma culpa
Mas há essa dor assim
É uma dor que está dentro de mim!

E, se o tempo cura as nossas feridas
As mais consistentes, as mais doloridas
Pois que este passe!
E, que nas novas jornadas a serem vividas
Venha o vento que anima e que você me abrace!

Apenas isso!

Euclides Riquetti
17-12-2015

sexta-feira, 24 de março de 2017

Não importa qual o perfume das flores


 Resultado de imagem para fotos flores
Não me importa qual o perfume das flores
Todas elas me atraem  e me seduzem
Não importa quais sejam as suas cores
Mas sim os encantos que produzem...

Não importam quais as mãos que as plantaram
Todas o fizeram com amor e com carinho
Não importa com quais  águas as regaram
Ou se tenham ramos ternos  ou de espinhos...

Importa-me, sim, que sejam flores, apenas isso
Que possam deleitar-nos com sua doce singeleza
E que possam sorrir  com todo o garbo e todo o viço...

Flores de todas as cores, matizes e perfumes
Flores que inspiram os poetas por sua beleza...
Flores que te entrego porque tu  me seduzes...

Euclides Riquetti

Rosas vermelhas também choram


Resultado de imagem para fotos rosas vermelhas chorando


Rosas vermelhas também choram
Quando não são recebidas com amor
E quando dadas nos momentos de dor
As rosas vermelhas também choram.

Choram por causa do coração  incompreendido
Choram pelo amor não correspondido
Apenas choram...

Rosas vermelhas da conquista
Rosas vermelhas da comemoração
Rosas do dia dos namorados
Do pedido de perdão pelos pecados.

Choram porque existem as distâncias
Choram por causa da intolerância
Mas choram...

Choram as rosas vermelhas, choram tanto
Choram o leve e o copioso pranto
Choram a pureza, choram o mundano
Enquanto esperam, como eu, pelo novo ano.

Algumas rosas riem
Outras comemoram...
Enquanto algumas delas...
Apenas choram!

Euclides Riquetti

quinta-feira, 23 de março de 2017

Aquífero Guarani

Veja as áreas de

 localização do GuaraniResultado de imagem para imagens do aquífero guarani


         Na década de 1960,  acompanhei pelo menos duas perfurações de poços artesianos em Capinzal, uma próxima ao Cine Glória e outra aos fundos do Banco do Brasil, a primeira das agências instaladas no Baixo Vale do Rio do Peixe, ali na Rua XV de Novembro. Os operadores das perfuratrizes, as pica-paus, como eram chamadas, viraram amigos meus e moravam numa pensão ali no Ouro. Curioso, acompanhei os demorados trabalhos para atingirem o "lençol d´água", de onde retirariam o precioso líquido.

          Em termos de abastecimento de água, era uma revolução para a época, uma vez que nossas cidades não tinham sistema de abastecimento de água tratado, o que só viria a acontecer na década seguinte, quando eram Prefeitos Apolônio Spadini e Adauto Colombo, respectivamente, de Capinzal e Ouro e, através da Fundação SESP,  implantaram o SIMAE Capinzal/Ouro. Hoje, a coordenação dos SAMAEs em Santa Catarina é efetuada pela Funasa.

          Foi, talvez, a maior conquista da história das duas cidades. Joaçaba, Herval D ´Oeste e Luzerna também têm as autarquias intermunicipais SIMAE.

         Os primeiros poços tubulares abertos nas duas cidades anteriormente mencionadas, buscavam captar água do Aquífero Fraturtado da Serra Geral, que no Vale do Rio do Peixe pode estar  até a 150 metros de profundidade. É  possível obter-se água facilmente entre 80 e 100 metros, os poços rasos. O primeiro geólogo com quem passei a conviver a partir de 1988 foi o Custódio Crippa, que me passou muitas valiosas informações a partir de 1989, quando fomos, juntos, localizar ponto ideal para implantar um poço no Distrito de Santa Lúcia. Ele me deu as descrições de características de lugares onde se poderia encontrar fendas subterrâneas, em convergências de vales, e o levei para a Cascata de São Cristóvão. Achou que o lugar era o ideal e contratamos a abertura do poço, que deu água o suficiente para abastecer uma comunidade de mais de 100 famílias e está correspondendo positivamente há 23 anos.

          Na época, dizia-me o geólogo que já existiam máquinas no Brasil, as rotopneumáticas, que em apenas dois dias poderiam perfurar poços com 800 metros de profundidade, captando água do Aquífero Guarani, mas que custariam uma valor correspondfente a um ano de arrecadação do Município de Ouro.  E que poderia ser encontrada água igual à do Thermas de Piratuba, quentes e sulfurosas. E que até seria possível constuir-se um balneário em nossa cidade. Eu imaginava isso impossível, mas passei a ligar-me em assuntos relacionados ao Aquífero Guarani. Hoje, a situação mostra-se bem diferente.Obtém-se água com investimentos de menos de R$ 80.000,00.

          Posso asseverar que, nos últimos 20 anos, ouvi todas as barbaridades possíveis a respeito de poços artesianos tubulares, rasos ou profundos. Os rasos, do Fraturado da Serra Geral, e os profundos, do Guarani.  Mas também ouvi muitas preocupações verdadeiras e com lógica. Formei meu próprio senso e meu censo sobre isso. Em Ouro, onde mais acompanho, há quase que uma centena de poços razos já perfurados, muitos deles desativados. O perigo não é a abertura de um novo poço, que precisa estar licenciado junto à FATMA, ter ART assinada por Geólogo como responsável Técnico,  e outras convenções necessárias. O perigo reside nos chamados "poços secos", que foram abertos e não lacrados devidamente. Os outros, como receberam o encamisamento à altura do subsolo e do  solo, estão protegidos da invasão de águas contaminadas, dejetos de animais, ou venenos. Mas também há a preocupação com a contaminação das áreas de recarga, que é onde a água da chuva  penetra na terra e desce até os lençóis.  Os abertos nos últimos 10 ou 15 anos, foram bem monitorados, os secos lacrados.   A preocupação deve recair sobre os anteriores, quando não havia licenciamento e acompanhamento. E o cuidado em não poluir as águas superficiais deve persistir sempre, para que só se utilizem as águas dos poços na falta das superficiais.

          Mais recentemente, nos últimos 10 anos, o foco passou a ser a busca de captação no Aquífero Guarani, reserva que tem 45 trilhões de metros cúbicos de água e está localizado na América do Sul. No Brasil, atinge os estados de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Em termos de localização, o AG se distribui 70% em território brasileiro, 5% no Paraguai, 5% no Uruguai e 20% na Argentina.  E, em Santa Catarina, a recarca inicia-se na região de Lages. A preocupação é tanta, e as autoridades e técnicos ambientais estão muito atentos, que até uma pedreira em Lages foi fechada, há uma década, para que não ocorresse a poluição na recarga do Guarani.

          Posso até estar errado, e aceito contestações e observações, mas minhas estimativas são de que, se a água do Guarani sob o território nacional fosse utilizada apenas para o consumo dos lares brasileiros, à razão de 10 metros cúbicos por mês, que é o que eu gasto em minha casa, teríamos reservas para 5.250 anos aproximadamente, sem considerar a recarga ou reposição. Então, é muita água. Basta que cuidemos bem dela, não causemos contaminações nessas recargas e estaremos adequadamente servidos, bem como as  250 gerações que nos sucederem. E, com a reposição, infinitos tempos. É nosso grande capital. Temos águas superficiais em abundância, chuvas suficientes e luminosidade capazes de gerar alimentos como em nenhum lugar do mundo.

          Nas conversas que tenho tido  com os geólogos Custodio Crippa e Jorge Augusto da Silva, meus amigos e ambos residentes em Ouro, tenho conseguido informaões que me permitiram formar meus conceitos sobre isso. E, acompanhando as prospecções, constatei que as águas são localizadas sempre a cerca de 100 metros acima do nível do mar. Ou seja, se a altitude for de 400 metros,  o lençol poderá ser alcançado  uma profundidade de 300 metros. E pelo menos três poços existem em Ouro em que foi obtida a água do Guarani a menos de 300 metros. É um norte aproximado, não uma conclusão definitiva. Como Guarani é um platô inclionado e a composição geológica é irregular, é possível que se tenha que ir alguns metros mais ao fundo para encontrar o líquido. E, quanto mais você for para o Oeste, mais profundo será, sendo que em São Miguel D ´Oeste encontrou-se água com 1.410 metros de profundidade.

           No Balneário Thermas Leonense, da Barra do Leão, aqui próximo, com 280 metros chegou-se a ele num dos poços. Encontrados vestígios de petróleo, com mais uma pequena intervenção foi possível chegar-se a uma água límpida e com temperatura maior. E o poço foi revestido com tubos, isolando-se a área onde haveria o petróleo.

          Então, estão certos aqueles que têm preocupação com a grande quantidade de poços já perfurados. Mas a perfuração, em si, não é o problema. O problema reside em não se cuidar das águas superficiais e da erradicação dos possíveis locais de contaminação.

            Lembro a todos os leitores (as) que é nosso dever sugerir e exigir medidas e contenção da poluição em todas as suas modalidades de  geração. E que nós, potenciais poluidores, façamos nossa parte, não esperando que sejamos cobrados, pela natureza, a fazer isso. Quando ela cobra de nós, o seu preço é sempre muito alto. Preservemos!       
         

Euclides Riquetti
20-12-2012

Madrugada de Outono


Resultado de imagem para fotoss azulão  figos

Madrugada de Outono e chega uma chuvinha
Calma, suave, mansinha...
Molhando a roseira
Animando a laranjeira
Fazendo vicejar a vida minha.

Madrugada da nossa bela estação outonal
Magnificamente colossal...
Os pássaros se refestelando
Na galhada da ameixeira se alojando
Para ir beliscar o figo natural.

Esperam os figueiros e os caquizeiros
Esperam as ramas dos chuchuzeiros
O afável cumprimento da pereira
O amável olhar da jabuticabeira ...
E o teu sorriso prazenteiro.


E tuas mãos delicadas a colhê-los
E tuas palavras doces a bendizê-los...

Euclides Riquetti
23-03-2017

Bom dia, Outono!

Resultado de imagem para imagem manhã de outono



Bom dia, Outono! Seja bem vindo!
Com o frescor da noite escura
Com a espera pela laranja madura
Com o sol dourado sorrindo!

Bom dia, Outono das lembranças
Das memórias reavivadas
Das jornadas cansadas
Do  recordar da infância!

Bom dia, Outono do céu azul
Das manhãs se acinzentando
E depois o sol chegando
Para embelezar o nosso Sul.

Bom dia, Outono meu e seu
Outono do entendimento
Que vem trazido pelo vento
Um Outono só seu e meu

Euclides Riquetti
23-03-2017


quarta-feira, 22 de março de 2017

Vale do Rio do Peixe, o Vale Soberano! Homenagem pelo Dia da Água

Resultado de imagem para fotos capinzal e ouro

Rio do Peixe - separa Capinzal (foto) -  de Ouro - SC

A névoa alva nivela os montes no vale soberano
Torna-se  uma imensidão de algodão desfiado
Como se Deus o tivesse num sopro criado
Para que os anjos pudessem caminhar sobre o  plano.

O Rio do Peixe  se oculta calmo e sinuoso
Até o  ruído das aves some , esconde-se nas plantas
As mães protegem  seus filhotes com as asas  santas
A natureza repousa seu  concerto mudo, silencioso.

Vale encantado de nosso Rio do Peixe, que orgulho!
Venho do planalto e te contemplo  em todas as  manhãs
Mergulham  em ti os vindos  das paisagens  chãs
E eu também mergulho,  nesta tenra manhã de julho.


Euclides Riquetti

Entrevista e Poema: O Voo da Garça - antiga...


Euclides Riquetti (Entrevista e Poema: O Voo da Garça)

O professor Euclides Riquetti recebeu, no auditório do Praia de Palmas Beach Resort, em Governador Celso Ramos, na região da Grande Florianópolis, a Medalha do Mérito de Literatura professor Lauro Junckes e uma placa em sua homenagem pela conquista do 10º lugar no concurso nacional de poesias Prêmio Mário Carabajal. O Tempo – Como foi isso?
Riquetti – Bem, Eu compus um poema denominado O Voo da Garça, em 1997, que já foi publicado em O Tempo – e ainda na capa do jornal O Balainho, da Unoesc, de Joaçaba. Quando tomei conhecimento do concurso, mesmo sabendo que ia concorrer com escritores habilidosos, apostei neste poema, pois acreditava que ele iria ficar entre os 100 primeiros colocados, que poderiam ser selecionados. Mas, sinceramente, sentia que ele tinha condições de ficar entre os dez melhores, e isso acabou acontecendo. É um poema que foge da linha convencional, em suma, é um poema diferente. Se eu fosse cantor, diria que seria minha “música de trabalho”. Mas é apenas um poema, mas que tem seu valor, lá isso tem.
O Tempo – Há quanto tempo compõe?
Riquetti – Componho poemas desde minha adolescência. Lia muito e admirava Olavo Bilac, Álvares de Azevedo, Casimiro de Abreu e muitos outros, principalmente os românticos. Isso levou-me a optar pelo curso de Letras/Inglês. Estudei muito as Literaturas Portuguesa, Brasileira, Inglesa e Norteamericana. Na juventude, época de faculdade, lia pelo menos um romance em português e dois ou três em inglês por semana. Eu era fanático por literatura. Houve semana em que cheguei a ler cinco romances, de mais de 100 páginas cada um, em inglês. Admirava Júlio Verne, Charles Dickens, Camilo Castelo Branco, Shakespeare, Alexandre Herculano, Eça de Queiroz e outros grandes. Mas também li muitos brasileiros, de Machado de Assis a José de Alencar. Bem, isso significa que para compor é preciso conhecer. E, para conhecer, é preciso ler, mergulhar no maravilhoso mundo dos livros.
O Tempo – Tem poemas publicados?
Riquetti – Nunca fui muito dado publicar, embora contribuí com dois poemas no livro Primas, volume IV, da Coleção Vale do Iguaçu, em União da Vitória, Paraná, ainda em 1976. No ano passado emplaquei cinco poemas na coletânea “Santa Catarina Meu Amor”. Há outras publicações em jornais, inclusive em O Tempo.
O Tempo – Pretende publicar livros?
Riquetti – Tenho poemas prontos para editar dois ou três livros. Mas, com o passar do tempo, vou ficando mais exigente comigo mesmo. Tenho algumas crônicas e tenho, praticamente, a História do Município de Ouro. Tenho, também, uma visão das questões dos limites à época do Contestado. Mas, História, é compromisso, você não pode sair aí escrevendo aquilo de que não tem comprovação, só porque alguém falou… Mas pretendo escrever uma história meio leve, não com cunho épico, nem demagógico…
O Tempo – Como foi receber uma homenagem lá em outra cidade?
Riquetti – Bem, recebi a medalha, das mãos do presidente da Academia de Letras de Santa Catarina, professor Miguel Simão, juntamente com outros cerca de 50 escritores presentes. Mas minha emoção maior foi ter recebido do Doutor Mário Carabajal a placa pela conquista do décimo lugar no concurso em homenagem a ele. Foi um concurso em que os dez primeiros colocados são das cidades de Itararé (SP), São Vicente (SP), Divinópolis (MG), Florianópolis (SC), Petrópolis (RJ), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Pirapetinga (MG), Congonhal (MG) e Ouro (SC), no meu caso.
O Tempo – O que tem a dizer para outras pessoas que escrevem?
Riquetti – Vejo que há, em nossas cidades, muitas pessoas que escrevem anonimamente, e que não costumam, por alguma razão, expor o que escrevem. Mas temos pessoas, de todas as idades, que escrevem muito bem. Mas, também, há muitos publicando em jornal. A Internet é um meio barato de propagar a literatura. Tenho poesias, comentários e crônicas em meu blog na internet: http://www.blogdoriquetti.blogspot.com . Quem acessar, clica nos números que estão à sua direita e vai encontrar minhas postagens. E até podem postar comentários.
O VOO DA GARÇA  A garça voa o voo leve da alma
Voa a garça
Voa como a branca pluma, com graça
Voa a garça.
E no voo breve, voa lenta, calma
Voa com toda a graça a garça.
Voa o infinito, voa por instinto
Voa sobre o monte a garça…
E pousa na torre da igreja
Ou na árvore da praça
Voa pousa a garça.
E seu voo atrai o disperso
O menino, o esperto
O velhinho, o passante
E voa de novo a garça.
Vai, seguindo os trilhos dos raios de sol
Cortando o azul, a garça.
E pousa suavemente sobre a nuvem
Uma nuvem feita branco lençol…
E descansa outra vez a garça!
(A garça povoa os meus sonhos, orienta minha vida.
A garça é meu ser, é você, sou eu…
A garça é meu norte seguro, é minha inspiração…
É minha emoção transmitida no papel…
Euclides Riquetti)

terça-feira, 21 de março de 2017

O nhém, nhém, nhém da Globo News "em pauta" e a "Merda Jacta Est".

      
 Resultado de imagem para fotos trabalhadores da Perdigão



          O pessoal da Globo News está engajadíssimo na defesa dos projetos do Presidente Michel Temer, personagem conhecida como "Vampiro Temer", que acha que todo o mal do Brasil é a Previdência Social e seu déficit.Não tanto pela paixão pela causa, mas o Governo está empenhadíssimo em fazer as reformas "a toque de caixa", sem a devida discussão. Bem aposentado, vergonhosamente diz que quem está reclamando da reforma é o pessoal que faz parte de grupos organizados ou privilegiados, apenas 36 por cento dos brasileiros.

          Dizem que 64% dos brasileiros "não vai perder nada" porque são aposentados com o salário mínimo. Admitir que 64 por cento dos brasileiros está aposentado com apenas esse miserável salário mínimo, e que ficam nas filas dos hospitais e dos laboratórios para exames e cirurgias, é zombar do povo.Governo fraco, desacreditado, incapaz. Tão incapaz que não consegue nem peitar a PF que, desastradamente, em sua comunicação causou tremores na nossa economia desde a última sexta-feira. Porque está com medo...porque tem muita culpa no cartório!

        Esse pessoal, do Globo News, e TV Globo,  comenta, comenta, mas nunca fez muita coisa além de falar, falar, ventrilocar a linguagem do Governo. Aliás, todo aquele poderoso esquema de comunicação, está sempre  a favor do Governo. Fez assim com Collor, destruindo-o depois. Fez com Sarney, antes,  e depois jogou-o na lama, embora, até hoje, compactuem com as "filosofias" dele.Alinhou-se a Itamar Franco, depois a Fernando Henrique Cardoso, depois a Lula, Dilma e,a agora, está afinadíssimo com o Vampiro Temer. Além de sua aparência física, as atitudes são semelhantes. Está querendo sugar o sangue do trabalhador brasileiro.A verdade é que apoiam um Governo enquanto podem sugar e, quando a situação fica ruim, começam a detonar com quem está no Poder e a namorar com quem vai chegar.

         Toda aquela tropinha desavergonhada que vai votar o destino da vida dos brasileiros está até o pescoço afundada na corrupção. E os jornalistas, que não entendem nada de carne, que nunca entraram num aviário, num chiqueiro (que eles conhecem apenas por pocilga..), estrebaria (que conhecem com o vocábulo mais sofisticado  estábulo...) ficam com seu nhém, nhém, nhém falando "molemente" ou "bundamolemente" sobre a operação "A carne é fraca". Não conseguem distinguir um galo de uma galinha, um porco de uma porca... Vacas conseguem,  porque não há como não perceberem a diferença de um úbere com um membro ou órgão genital do boi ou do touro.

          Ora, pra todo mundo que anda falando bobagem: Perdigão, Sadia, catarinenses; Seara, localizada no Paraná, mas com origem em Santa Catarina,  são empresas que produzem com extrema segurança sanitária! E, das empresas citadas nas "conversas" da PF, apenas 3 delas com comprometimento na conservação de seus produtos. A PF exagerou. O Governo está entricheirado, a imprensa divulgou MERDAS SEM O CONTRAPONTO DAS EMPRESAS E DO MINISTÉRIO DA AGRICULTURA. Aqui em Santa Catarina, conversei hoje com uma empresária que estava abatida, temerosa de que sua atividade de prestação  de serviços fique grandemente prejudicada se algo acontecer com uma das grandes empresas catarinenses. Disse-lhe que era para acalmar-se, que a verdade virá à tona, e que nossos produtos são de alta qualidade.

         Merda jacta est!

Euclides Riquetti
21-03-2017

Novos ventos, novos alentos


Trouxe-me o vento na morna noite novos alentos
A doce paz que meu coração há tanto procurava
Na verdade, eles amainaram meus sentimentos
Trouxeram conforto a uma alma que os buscava.

E os alentos que me revigoraram e me devolveram
Aquela energia que por dias havia desaparecido
Foram os bálsamos que de novo me fortaleceram
E me transportam a ti para novos sonhos revividos.

E, com eles, voltaram-me as esperanças ausentes
Que estavam navegando em estranhos universos
E me inspiraram a cantos românticos e repentes.

Ah, suaves alentos inebriantes que nesse novo dia
Me repõem toda a inspiração para meus versos
Obrigado por tanta  paz e pela renovada alegria!

Euclides Riquetti
18-12-2015

segunda-feira, 20 de março de 2017

O Dia Internacional da Felicidade, ou: The International Day of Happiness

    
Resultado de imagem para imagem gente feliz



            O Dia Internacional da Felicidade é comemorado hoje. Pela quinta vez, desde sua criação, em junho de 2012. Também estamos comemorando a chegada do Outono aqui no Sul. Uma dia muito bonito, com sol, temperatura amena e convidativo para sermos felizes.

          O International Day of Happines veio para que seja promovida a felicidade e a alegria entre os povos do mundo.No Butão, pequeno país asiático, as pessoas se consideram as mais felizes do mundo. Nós, brasileiros, somos muito divertidos, gostamos de fazer troça e, a mioria, escreve bobagens na internet. Fazem piada até com a desgraça alheia.

          A ONU criou esse dia durante uma reunião geral das Nações Unidas, quando se discutia o tema: "Felicidade e Bem-Estar: Definindo um Novo Paradigma Econômico", em abril de 2012, quando o Governo do Butão fez uma proposta nesse sentido, a qual foi aprovada pelos 193 países membros e passou a incorporar o calendário oficial da ONU em 20 de março, tendo a primeira comemoração ocorrido em 2013. Veja isso:

"Desde 1972, Butão adota uma postura de "felicidade bruta e absoluta", fazendo com que a "Felicidade Nacional Bruta" seja prioridade acima do Produto Interno Bruto (PIB) do país".

          E, como anda a felicidade dos brasileiros?  Quem pode responder a isso são os psicólogos, psiquiatras, ou as pessoas que convivem com "muita gente". Pessoas que perdem a auto-estima, entes queridos, ficam sem emprego,  e mesmo bens materiais, mostram-se infelizes e deprimidas, Não sou do ramo, mas percebo que há muita gente angUstiada e inquieta nos meios onde convivo. E você, leitor, leitora, o que acha disso/

Euclides Riquetti
20-03-2017


No Dia Internacional da Felicidade, primeiro dia do Outono aqui no Sul.

Santa Catarina mandando a Educação e a Saúde para o brejo?


Minha coluna no Jornal Cidadela, de Joaçaba, em 17-03-2017

Resultado de imagem para foto professora dando aula



       Algumas atitudes protagonizadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, aqui na região de Joaçaba, estão causando revolta nos meios educacionais. Professores, pais e alunos estão indignados com decisões dos representes do Governo e que estão repercutindo negativamente, trazendo como resultado a perda de qualidade no ensino. Além das críticas verificadas nas postagens nas redes sociais, foi-nos possível obter as seguintes informações:
a)      Estamos em meados de março e as escolas da rede estadual ainda não receberam material de expediente, de limpeza e para as atividades esportivas;
b)      Houve redução nos quantitativos de merenda entregues nas escolas;
c)      Escolas ainda não receberam os recursos do cartão de pagamentos (CPESC), que confere recursos para aquisição de materiais e serviços de terceiros, de pessoa jurídica, despesas de natureza extraordinária ou urgente, de pequeno vulto;
d)      Há falta de livros didáticos, sendo que escolas receberam número ínfimo deles, infinitamente menor do que a necessidade pelo número de alunos matriculados nas séries;
e)      Há falta de computadores na maioria das escolas. O fornecimento das máquinas é aguardado há três anos.
f)       As escolas receberam uma CI (Comunicação Interna), da GERED, limitando o uso de cópias xerox, (por ordem do Agente de Desenvolvimento Regional, Rafael Laske,) para utilização nas aulas, ficando restrito a 30% do que realmente precisam. Há a determinação de que, se o número for extrapolado, as máquinas serão retiradas das unidades escolares, ocorrendo o distrato com a empresa fornecedora. Nem é preciso ser do ramo para saber que alunos precisam de materiais adequados para a atividade que gera sua aprendizagem.
      Ora, a chiadeira é geral. Fomos procurados por pessoas que argumentam que o Governo do Estado continua com seu cabidaço de empregos com cunho estritamente político. Apenas trocaram o nome de Secretaria DE Desenvolvimento Regional para Agência de Desenvolvimento Regional, mas o espírito administrativo e político continua o mesmo. Saiu o comando do PR e entrou o do PSD, partido do Governador Raimundo Colombo.
       Sabemos que os índices de qualidade da educação de Santa Catarina não têm evoluído. Também, os noticiários televisivos nos mostram, frequentemente, hospitais com falta de funcionários, materiais, número insuficiente de exames, etc. E, paralelamente, os partidos políticos descaradamente defendendo seus espaços políticos. Os governos atuando na contramão dos interesses e necessidades da população.
       Enquanto isso, em Brasília, os políticos afundados até o pescoço em denúncias de corrupção, esses mesmos que querem votar uma REFORMA PREVIDENCIÁRIA QUE VAI FAZER VOCÊ, CIDADÃO, TRABALHAR ATÉ FICAR BEM VELHINHO. Uma pouca vergonha, tanto lá, como cá!
Euclides Riquetti – Escritor e professor aposentado

O suave barulho da chuva




Há um suave  barulho na chuva que cai lá fora
E que afaga suavemente meu pensamento
Enquanto o tempo segue  frágil e lento
Levando meus versos jogados ao relento
Na noite  fagueira que se vai  embora...

Há um barulho terno na chuva que cai
E um mergulhar no mar da imaginação
Que me transporta ao porto solidão
Ao cais do oceano da grande ilusão
Na busca do sonho que vem e que vai...

Ah, chuva que molha minha saudade
Chuva que apaga as marcas da nossa  vaidade
Que deixa seus cabelos úmidos e sensuais

Chuva que banha sua pele queimada
Que  refresca o cair da doce madrugada
Vem curar a dor dos meus ais!!!

Euclides Riquetti

domingo, 19 de março de 2017

Abaixo do céu, em algum lugar


Resultado de imagem para imagens Torres RS


Por debaixo do céu, em algum lugar
É possível que você esteja
Andando na beira do mar
Ou talvez rezando numa igreja
Mas, certamente que abaixo do céu
Você deve estar!

Não sei exatamente onde
Mas eu  posso imaginar
Não sei se você se esconde
Para eu não a encontrar.
Talvez eu tenha que a procurar
Na beira do mar!

Procurarei, sim, eternamente
Procurarei de modo diferente:
Escreverei um poema na areia
E, quem sabe você, vestida de sereia
Possa ler o meu recado
E, se for se seu agrado
Venha me encontrar!

Euclides Riquetti
23-12-2015

Cuida de mim e eu cuidarei de ti


Resultado de imagem para foto mulher cuidando de homem

Cuida de mim e eu cuidarei de ti
E dar-te-ei todo o meu carinho
Para o amor que veio de mansinho
Que veio pra ficar e me fazer feliz!

Na normalidade ou na inconstância
Na turbulência ou na calmaria
Nos momentos de tristeza ou alegria
Tu és a primeira em importância.

Cuida de mim com teu jeitinho
Fala-me as palavras mais graciosas
Sorria-me teu sorriso marotinho...

Cuida de mim com as mãos macias
Acaricia-me com as mãos sedosas
Em todas as noites e nossos dias!

Euclides Riquetti
19-03-2017


O grito da sua alma


Resultado de imagem para foto mulher gritando


O grito de sua alma ecoa, livremente, no universo
Vem para encontrar o meu, sua ressonância
Enquanto meu pensamento jaz, ali submerso
Sob os eufemismos da matéria em substância!

O grito de sua alma, quando encontra a voz rouca
Da noite, dos lençóis de algodão, de travesseiro
Funde-se nas delícias de uma sensualidade louca
Para buscar em meus braços o afeto verdadeiro.

O grito de sua alma que me seduz afetuosamente
Move as imensidões, sobrepõe-se às montanhas
Cala em mim o desejo, que vem silenciosamente...

Vem para se juntar aos pingos da chuva fria
Vem para atiçar nossas vontades mais estranhas
Vem para me trazer amor, pra me trazer alegria!

Euclides Riquetti
20-12-2015