sábado, 26 de agosto de 2017

Pele com cheiro de avelã


Resultado de imagem para imagem mulher comendo de avelã


Paira algo  muito doce e  gostoso  no ar
É algo tão terno, difícil de se descrever
Talvez um verso novo para me encantar
Talvez uma estrofe que você possa ler.

Um poema de luz no céu é derramado
Com que eu  a proclamo e abençoo
No vasto universo de estrelas decorado
O céu abre lugar para seu cândido voo.

Venha, espalhe  pelos ares seu perfume
Traga-me suas palavras e sua candura
Seja no dia meu norte, na noite meu lume.

Traga seus lábios com gosto de hortelã
E a sua voz com aromas e com doçura
Quero beijar sua pele com cheiro de avelã.

Euclides Riquetti

Tour pela Serra Gaúcha - Serafina Correa e Nova Bassano

   
Resultado de imagem para imagens de Serafina Correa rs
Portal turístico de Serafina Correa


           Dentro do propósito de estabelecer relações culturais e turísticas com cidades que estão interessadas em melhorar seu fluxo turístico e que têm forte apelo cultural, estivemos, com um grupo de 38 pessoas da região de Joaçaba, visitando algumas cidades gaúchas. Já na sexta-feira, 18 de agosto, ao final da tarde, chegamos à "Nave dos Imigrantes", em Serafina Correa, onde fomos recebidos pela Secretária de Cultura, a dinâmica e bem informada Fernanda, pela Prefeita Maria Amélia Arroque Gheller , pelo Vice Valdir Bianchet e diversos secretários. Ficamos honrados  e agradecidos pela amável recepção, pois nos deram informações valiosas sobre sua cidade.

Resultado de imagem para Fotos la nave dei imigrante serafina correa

La Nave Degli Immigranti - rm Serafina Correa - RS

          Nossos convidados conheceram as réplicas dos castelos de Romeu e de Julieta, (Montécchio e Capuletto), La Rotonda, Castelo da Maróstica e outros atrativos localizados na Via Gênova. . O pessoal comprou artesanatos na associação das artesãs daquela cidade, senhoras muito simpáticas que nos atenderam. Caminhamos em grupo pelo centro da cidade. As pessoas são muito atenciosas com os visitantes e prestam informações bem precisas.

          Desde 2009, o talian é língua co-oficial em Serafina, o que foi instituído por Lei. As características italianas são bem marcantes na cidade. 

          À noite, jantamos no Restaurante Rossatto, comida italiana muito boa, dentre as quais destaco os nhoqui de moranga, as massas, a polenta e queijo e salames fritos. Sobremesa muito boa e variedade de salada, com a companhia da Fernanda e do Badã, um jovem Secretário em uma pasta que inclui Educação, Esportes e Turismo. Aliás, desde a primeira visita que fizemos a eles, sempre se mostrou muito atencioso e está fazendo um ótimo trabalho naquela cidade. Pelos projetos que tem para o turismo, a cidade vai ficar ainda melhor.

Resultado de imagem para imagens hotel del grappa nova bassano rs

Hotel Del Grappa, e Nova Bassano - RS

          Depois do jantar, nos dirigimos a Nova Bassano, onde fomos recepcionados pelo proprietário Luciano Dalla Costa e pela recepcionista Marta.Pouco depois chegou a mãe dele, Dona Vera, com o marido, e combinamos o jantar-baile do sábado, no salão Paroquial. No domingo cedo, Dona Rosane preparou um ótimo café colonial, quando dividimos a mesa com o Prefeito Ivaldo Dalla Costa e trocamos muitas ideias sobre turismo. Sobre a cidade, me referirei em capítulo especial, nos próximos dias, aqui no blog. O Hotel Bassano Del Grappa é novo, tem ótimas acomodações, tudo é muito limpinho e novo, o atendimento é excelente, com apelo familiar. Ali o hóspede se sente em casa!

Resultado de imagem para imagens nova bassano rs

Igreja Matriz de Nova Bassano, atrativo que não deve deixar de ser visitado naquela cidade.

          Ficamos muito agradecidos ao Luciano e aos seus familiares e colaboradores me atenção que nos foi dada e a gentileza com que nos atenderam.


Euclides Riquetti
26-08-2017

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Joaçaba - 100 anos de História (hoje)



Resultado de imagem para fotos de Joaçaba sc



       Joaçaba está completando seus 100 anos justamente hoje. Nossa cidade foi construída por gente brava, empreendedora e dinâmica. Foi favorecida, inicialmente, pela existência da estrada de ferro, do outro lado do Rio do Peixe, inaugurada 7 anos antes de sua fundação oficial. O rio, outrora de águas límpidas e muito piscoso, muito nos favoreceu.  O relevo do vale montanhoso, com características da Europa, e as terras muito férteis, o pós Segunda Guerra Mundial, que ensejou a vocação industrial, a chegada de descendentes de italianos e alemães, principalmente, deram o tom de nossa atividade econômica. Ficamos fortes na agricultura e na indústria, e nas duas últimas décadas, porém, estacionamos nos dois setores, por descuido do Poder Público. Em termos de agricultura e pecuária, até para trás fomos.
       Crescemos muito na prestação de serviços, principalmente em termos de educação e saúde. Boas escolas, uma universidade bem organizada, bons hospitais e clínicas, profissionais na área do ensino e da saúde altamente qualificados. Mas, em termos de cultura, paramos no tempo. Ainda, não soubemos aproveitar nosso grande potencial para o turismo. Considero que em cultura nós regredimos. Em turismo, nunca saímos do chão e não vejo perspectivas de sairmos. Uma pena, pois nossa economia ficaria muito bem fortalecida se tivéssemos a devida atenção a esse setor importante para a geração de ocupação qualificada, trabalho e renda. Eu poderia listar todas as nossas deficiências em ambos os setores, mas deixo para que as autoridades e os que são pagos para fazerem isso o façam.
       Na política, perdemos espaços para outras cidades, como Chapecó e Concórdia. Temos sorte em elegermos um deputado federal, não pela nossa força e engajamento, mas porque ele mesmo sabe se conduzir no meio político. Éramos considerados, há 50 anos, a Capital do Oeste Catarinense, porque tínhamos indústria e comércio muito fortes. Hoje ficamos bem atrás das duas cidades, cuja economia suplanta grandemente a nossa. No esporte, nem sequer estádio de futebol temos mais. Algumas modalidades, sobrevivem e têm êxito pela força e empenho pessoal de algumas lideranças da área.
       Em termos de infra-estrutura e saneamento, estamos atrasadíssimos. Há um século, implantou-se a cidade com uma avenida razoavelmente larga, a XV de Novembro. Adiante, foram construídas as demais ruas estreitas, criando-se gargalos na mobilidade urbana. E falta-nos a coragem e a capacidade para resolvermos,  de forma definitiva, os nossos principais problemas. Nossa cidade precisa de um choque de gestão. Temos muitos líderes em potencial, mas não há a necessária articulação para que todos se engajem num projeto muito sério de desenvolvimento. Vivemos numa cidade pequena, mas com cara de cidade grande. É bonita nas fotos, precisamos que seja viável e bonita em todos os aspectos.
Euclides Riquetti – Escritor
Membro da ALB/SC

Noites românticas de agosto


  Resultado de imagem para imagem casal luar

Agradáveis noites de agosto
Escondem corpos alados
Que abrigam corações almados
Amados,  no mês de agosto...

Agradáveis noites estreladas
Dos amantes e dos apaixonados
Dos namorados e namoradas
Dos sonhos acalentados.

Agradáveis noites das nuvens que flutuam
De Alpha e de Centauro, e do Cruzeiro do Sul
Do sol escondido que prateia a lua
Da negritude que sombreia  o universo azul.

Agradáveis noites dos sonhos relembrados
Dos nossos, (dos meus, dos teus...)
De nossos sonhos e pecados
Dos sonhos das Julietas e Romeus...

Euclides Riquetti

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

O som que vem do tempo


Resultado de imagem para imagens notas musicais flutuando


Escute, com seu coração, o som do tempo
Uma melodia agradável, afável, infinita
Uma música leve, divina, bonita
Escute, com seu coração, em cada momento
O som que vem... do tempo!

Escute e perceba a carga de sentimentos
A sensibilidade que aguça e que envolve
Até as lembranças que a vida não nos devolve
E que nos trouxeram dilemas e tormentos
No som que vem do tempo...

Não se importe  se ele não se move célere como o raio
Não se aflija  se ele não corresponde aos seus anseios
Não se intimide se ele a olha de frente ou de soslaio
Se ele vem beijar os seus lábios ou afagar seus seios
Mas escute o som... que vem do tempo!

O som do tempo, sim!
Aquele que vem para acalmar seu coração
Abrandar sua alma cheia de paixão
O som do tempo. Apenas ele, sim!

Euclides Riquetti

Soneto da madrugada


Resultado de imagem para imagens vaso com cravos




No inerte vaso, amarelos cravos em macetos
Cujo perfume em nenhum lugar do mundo há
Meus versos se emparelham  em dóceis sonetos
Nos lanços de palavras que se embalam no ar.

Na madrugada, vagam pensamentos desconexos
A mente voa, vai campear em algum lugar
Buscar espelhos planos, côncavos, convexos
Em mil faces, mil sorrisos se espelhar.

E eu me ambalo nesses sonhos encantados
E neles abraço o teu corpo desejado
Enquanto beijo os teus lábios delicados.

E nas manhãs de sol, vento ou calmaria
Em todos os momentos, noite tarde,  ou mesmo dia
Espero-te: vem juntar-te aos meus pecados.


Euclides Riquetti

quarta-feira, 23 de agosto de 2017

A banalização da vida, a moral e os bons costumes apedrejados







Minha coluna no Jornal Cidadela, de Joaçaba
em 18-08-2017

       No Rio de Janeiro, até o dia 13, último domingo, 97 policiais militares já haviam sido mortos pelos seus antagonistas, a turma que manda no tráfico, principalmente. Os papéis estão sendo invertidos, os bandidos estão virando mocinhos e estes, bandidos. Mata-se simplesmente por se matar. Perdeu-se o respeito à autoridade policial. A vida do ser humano está banalizada. O assunto violência anda paralelo ao assunto corrupção naquele estado, naquela cidade que já foi considerada a “Cidade Maravilhosa”. O Rio de Janeiro, historicamente, é a janela brasileira aberta para o mundo. É a cidade brasileira mais identificada no exterior, mais mesmo do que Brasília, a Capital Federal.
       No País, de uma forma geral, estamos vendo um governo despreparado tentando governar. Agora, vemos o Ministro Henrique Meirelles a toda hora tentando justificar a existência de um déficit nas contas do Governo, que vai passar de 139 para 159 bilhões de reais para 2017 e outro igual para 2018. O Governo promete cortar despesas com funcionários vinculados ao Executivo Federal e não conceder nenhum aumento para 2018, ficando congelados os salários dos mesmos. O mesmo deveria acontecer com os dos poderes Legislativo e Judiciário. Ora, a falta de credibilidade do Governo e a instabilidade política “congelou” o crescimento de nossa Economia e isso tem diminuído a força de arrecadação. Não houve efetivo corte de despesas e estamos vivendo num ambiente de incertezas.
       A reforma política está sendo bombardeada por todos os lados. É certo de que a maioria dos que vão votá-la apenas estarão atendendo a seus próprios interesses. E, como de costume, foi deixada para ser encarada “de última hora”. Agora, estão atropelando-a.
       Uma “assessora” de Marcela Temer, a primeira dama do Brasil, foi autorizada a morar num imóvel funcional do Governo. A Assessora cuida da rouparia e outros assuntos ligados à primeira dama. Agora, descobre-se que não apenas os Deputados ganham apartamento funcional para morar, mas também assessores de confiança do Planalto. Está nomeada para atender o Presidente, mas atende Dona Marcela. O Palácio do Planalto veio com aquelas “justificativas técnicas e legais”, uma das coisas mais ridículas que já vi ou ouvi.
       Centenas de UPAs e creches iniciadas ou construídas no Governo de Dilma Rousseff estão fechadas, por falta de profissionais e equipamentos, ou nem mesmo foram concluídas. Tudo isso é característica de um Brasil onde o planejamento dá lugar à improvisação.
       Falar-se em moral e bons costumes soa como coisa fora de ordem. Há muito isso tudo deu lugar à sem-vergonhice descarada. Uma vez dizia-se que tudo se resolveria pela Educação. Aposentei-me como educador, mas nem eu mais acredito nisso...
Euclides Riquetti – Escritor
Membro da ALB/SC

Poeta estradeiro


Resultado de imagem para imagens de coração gigante


Meu coração é maltrapilho
Mas meu coração é verdadeiro
Minha alma é serena
Minha alma é caprichosa
Minha alma é bondosa
Mas não é nada pequena.

Tenho um coração andarilho
Pois sou poeta estradeiro
Minha mente é secreta
Mas perpassa as fronteiras.
Minha mente é faceira
Minha conduta é discreta.

Meu coração é palpitante
Minha alma é prodigiosa
Tenho os braços de um gigante
Pra te abraçar, pra te agarrar
Lábios sedentos de te beijar
Mulher bonita e carinhosa!

Euclides Riquetti
23-08-2017











terça-feira, 22 de agosto de 2017

Versos brancos e rosas vermelhas

Sorriem os cravos e as rosas vermelhas
Como se a primavera tivesse chegado
No primeiro dia de agosto,  ensolarado
Dia de sol, amor explodindo em centelhas.

Sorriem as dálias e as sempre-vivas
Sorriem também os lírios acanhados
Saúdam você , que busca em sua vida
Ver os seus sonhos todos realizados.

Sorri você o seu sorriso qual criança
O gentil sorriso do rosto e da voz que fala
Que você guarda desde a sua infância.

E eu escrevo versos nas pétalas macias
E tomo o vinho que me inspira e embala
Com as palavras que me contagiam.

Euclides Riquetti

Obrigado por me amar e me querer



Resultado de imagem para imagem mulher em estrada


Obrigado por me amar e me querer
Eu te amo!
Obrigado por sempre me ouvir te dizer:
Eu te amo!


Obrigado pelo teu sorriso
Eu te amo!
É de ti que eu tanto preciso
Porque eu te amo!

Obrigado por me entender
Eu te amo!
Obrigado pelo teu jeito de ser
Eu te amo!

Obrigado pelo beijo fatal
Eu te amo!
Obrigado, et... cetera e tal
Eu te amo!

Obrigado por me ouvir e compreender
Eu te amo!
Obrigado por me fazer viver
Eu te amo!

Obrigado por querer que eu te queira
Eu te amo!
Minha doce e leal companheira
Eu te amo!


Euclides Riquetti
22-08-2017





segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Voltou minha rosa champanhe


Resultado de imagem para imagem de rosa champanhe


Voltou minha rosa champanhe, voltou, sim
E eu a recebi com alegria, com muito gosto
Crescida ali num cantinho de meu jardim
Veio para enfeitar os dias do mês de agosto.

Uma rosa bonita, rosa linda, simplesmente
Que se ampara em galho verde e espinhoso
Foi plantada com carinho, verdadeiramente
Rosa delicada, com seu cheiro perfumoso...

Voltou, tinha que voltar, pois eu a esperava
E eu a abençoei com todo o  meu carinho
Veio me trazer o amor com que eu contava.

Uma rosa sublime, levemente encantadora
Seivada pelo amor, defendida pelo espinho
Rosa champanhe, sim, fortemente sedutora.

Euclides Riquetti
21-08-2017

Nas incertezas do tempo...


Fotos de Sereias


Flutuam nas águas serenas as sereias
Prateiam-se nos lustros raios solares
E, depois, vêm deitar-se nas areias
Vêm deleitar-se nas orlas dos mares.

Cantam, as sereias, os cantos líricos
Dançam, as sereias, as coreografias
Desfilam, nas areias, corpos líricos
Cantam canções de amor e nostalgia.

Enquanto as garças e  gaivotas voam
Os grunhidos espalham-se nas dunas
Nos rochedos, nossos gritos ecoam
Planam nos ares suas brancas plumas.

E se ocultam nas incertezas do tempo
As dores mais fortes e inimagináveis
Enquanto olho o mar e te contemplo
Nas lembranças suas, inapagáveis...

Euclides Riquetti
21-08-2017











domingo, 20 de agosto de 2017

Meus sonhos são teus...


Resultado de imagem para fotos sonhos de amor


Meus sonhos são teus e os teus são meus
Descobri isso agora, não faz muito tempo
Teus sonhos são meus e os meus são teus
Não deixe que sejam levados pelo vento.

Quando meus sonhos aos teus se misturam
E, juntos, caminham na mesma estrada
Perceba que eles se fortalecem e maturam
Na busca da paz e da felicidade desejada.

Nossos sonhos se somam e se completam
São uma combinação harmônica e perfeita
Entre eles se degustam e se  locupletam.

Sonhar com você, simplesmente adoro
É o momento em que minha alma é refeita
Quando também me refaço e me enamoro!

Euclides Riquetti
02-08-2015