sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Gostar de poesias...

          O gosto pela poesia depende muito da motivação e do clima que é proporcionado para que ocorra a criação. (Não esqueçamos que poesia não é apenas o poema. Poesia pode estar naquela roseira que plantei no último sábado, no sorriso e no abraço que ganhei da adorável Júlia, naquela senhora idosa que ainda conserva o ânimo e o entusiasmo,  apesar dos pesares...). Autores consagrados podem servir de exemplo para jovens seguidores, embora isso ofereça o risco de que pessoas com um determinado perfil de sensibilidade e de vida possam enveredar-se por caminhos desassociados aos que costumam trilhar.

          Na verdade, o autor passa ao leitor muito do que é seu, pessoal, interior, mesmo que seja objetivista, pois tem seu modo particular de sentir a realidade.

          A fantasia também é um vasto mar  a ser navegado. O compositor viaja pelo imaginário e externa suas impressões e sentimentos no papel,  resultando numa criação original, traduzindo o belo pela disposição harmoniosa das palavras.

          O animador do processo de composição precisa ser o grande motivador e indutor para que o outro sinta o desejo de produzir algo que, mesmo em sua simplicidade, represente sentimentos e encante o leitor ou o ouvinte. Deve haver cumplicidade entre o animador e o autor para que se gere confiança e se perca a inibição de expressar-se.

          A poesia, além disso, pode situar-se como o contraponto entre a tecnologia e a necessidade de se humanizar o mundo. O homem moderno não pode ser apenas movido por máquinas e eletrônicos. Não pode perder sua condição natural de ser romântico, humano, sentimental.

          A poesia romãntica, nestes tempos tão concretos e ásperos,  sempre terá grande espaço no meio literário e deverá se sobrepor-se a outros gêneros. Romântica, mas leve e livre, capaz de encantar e embalar os sonhos do ser humano e levá-lo a viver as belezas mais simples da vida.

         Inspiremo-nos no belo slogan da Pedreira Joaçaba: "Nós movemos as pedras para constuir os seus sonhos". Ah, quem me dera ter sido o autor desta maravilhosa frase. Parabéns ao autor.Parabéns à empresa que a adotou.

Euclides Riquetti
Joaçaba - 16/09/2011

        

domingo, 11 de setembro de 2011

Semana conturbada e com perdas

Além de termos passado uma semana com preocupações em razão das fortes e intensas chuvas ocorridas  em Santa Catarina, com os rios Itajaí e do Peixe transbordando, duas notícias me deixaram muito triste: a primeira, na sexta-feira, dando-nos conta de que perdemos o Serginho Piovezan, em  Capinzal. Doeu-nos o coração. Um cara trabalhador, educado, simpático, prestativo, "gente muito boa", que se foi de uma hora para outra. Depois, hoje, domingo, soubemos que o Dr. Acioli Viecelli perdeu um  filho, o Gustavo. Também foi de cortar o coração. Lembro dele, bem menino, quando andava com o pai e a mãe, loirinho, naquele Passat verde escuro, ou simplesmente brincando em parquinhos. O Dr. Acióli, que foi médico no Hospital Nossa Senhora das Dores, vindo depois para Joaçaba, sempre era o médico de nosssa família. Que deus dê forças para os familiares de ambos. E que eles  tenham uma feliz vida eterna lá em cima.
Família Riquetti