sábado, 4 de janeiro de 2014

A primeira chuva de janeiro

Veio o verão, veio o mês de janeiro
Veio com ele a chuva
Veio no dia primeiro
Pra molhar as rosas, pra molhar os canteiros.

Veio a chuva que molhou o corpo, que molhou os teus cabelos
Que molhou teus cílios negros, os teus lábios com veneno.

Veio, em janeiro a chuva
A chuva tão esperada
Veio na tarde a chuva
A chuva tão desejada

Veio a chuva que molhou o corpo, que molhou os teus cabelos
Que molhou teus cílios negros, os teus lábios de veneno.

A chuva molhou as ruas
A chuva molhou as estradas
A chuva molhou a alma tua
Que chora nas madrugadas.

Veio a chuva que molhou o corpo, que molhou os teus cabelos
Que molhou teus cílios negros, os teus lábios de veneno.

A chuva, apenas a chuva
Que para os campos do Sul
Caiu como uma luva!

Euclides Riquetti
04-01-2014

quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Que venha o sorriso, o abraço, o beijo...

Quando o abraço não vem
O que é que tem?

O abraço que enternece
O mesmo que me anima
O abraço que aquece
Que melhora minha estima...

Quando o sorriso não vem
O que é que tem?

O sorriso que contagia
O mesmo que me encanta
O que me dá alegria
Que até meus males espanta...

Quando o beijo não vem
O que é que tem?

O beijo que estonteia
O mesmo que me excita
O beijo que me incendeia
Que me move, que me agita.

O sorriso
O abraço
O beijo
Que venha o primeiro
Que venha o segundo
Que venha o terceiro.

Mas que venham, não importando a ordem
Mas que venham
Para me dar muita alegria
Na manhã, na tarde, na noite
Deste belíssimo dia!

Euclides Riquetti
Primeiro dia do ano de 2014!

As matutações do Apolinário no primeiro dia do ano

          Já disse que o Apolinário era de matutar. Matutava porque gostava. Iniciou o ano novo  já na matutagem. Suas matutações não o levam a nada, mas precisam acontecer, porque o mundo precisa de reflexão, de indagação, até de investigação. Então, o Apolinário matuta por ele, por mim, por ti. Como é bastante novelento, está acompanhando duas novelas na Globo: A do horário das 18 e a das 21 horas.  Está indignado com a bestialidade do César. Nunca viu uma personagem tão burra e cega como a do Antônio Fagundes. Nos tempos que dirigia caminhão com o Stênio Garcia ele era bem mais esperto. Parou porque a carga estava ficando muito pesada.

          Ficou em casa na "virada". Não tem mais paciência para aguentar abraços falsos, falsas felicitações. Sabe que muitas  das manifestações de apreço têm um preço. E, às vezes, o preço é ter que aguentar o bafo de um bebum bafo de onça. Melhor tomar un vinhote, comer uma lasquinha de pernil que a Norma preparou. E dá pra ficar abrindo a caixa de entrada das mensagens do celular. Uma delas dizia assim: "Vc foi contemplado c/ 50.000 reais e um Fiat Bravo" Ligue para o número tal. A senha é 9999.

          Se fosse o  6666,  era o número da besta, pensou. É trote. E o seis virado pra cima é pra gente mais besta ainda, que cai em trote de ganhar coisa fácil.

          Lembrou de alguns amigos que foram lá pra cima. Imaginou a tristeza dos que ficaram. Rezou um Pai Nosso e um  Glória ao Pai entre cada matutada. Quer ajudar a salvar a alma deles e, ainda, ficar com crédito pra mor de que precise. Constatou que nos bailinhos da terceira idade há muita mulher e pouco homem. E que nunca vê homem com rosário na mão, apenas mulher. Então, a sua lógica é a de que, quem reza, vive mais, está mais protegido.

          Queria dormir, mas não conseguia. Os cachorros da vizinhança  estavam alvoroçados. Corriam pra cá, pra lá, queriam sair da corrente. Faziam barulho. É que os vizinhos deles ( e também os seus donos), estavam soltando foguetes. Bombas de todos os calibres, fogos de tiro-canhão, de três tiros, foguetinhos, foguetotes, foguetões. E aquelas baterias caras, de 25 tiros numa tacada seuencial. E as mais caras ainda, aquelas com 72 tiros. Coisa de até ressuscitar bicho já morto...

          Depois de muito clarão, muito foguetório no céu, foi requisitar o seu sono dos justos. Era justo, muito justo,  que tivesse um sono justo, depois de tanto tiro injusto. Demorou muito a adormecer. A Norma tentara lhe dar um copo de leite, como a Norminha fazia com o policial Abel naquela novela, mas ele só tomou água mineral, com gás. Acordou cedo. Leu o jornal do dia anterior, folheou a revista recheada de propaganda e notícia ruim, cortou lenha, temperou a costela, a picanha, a linguicinha, acendeu o fogo,  foi colocando as carnes, tomou uma beer. Ah, antes disso, deu um abraço carinhoso na Norma, desejou Feliz Ano Novo.

          Depois da comilança, do banho, da sesta, abriu a internet para ver quais seriam as primeiras notícias do ano: Numa época dessas, a maior parte é sobre acidentes. E, por falta de jogos, falam de jogadores que trocam de clube. Já até esqueceram da sacanagem que fizeram com a Portuguesa de Desportos para beneficiar o Fluminense. A Lusa é um time simpático e merecia ter ficado na Série A. Mas o que mais chamou sua atenção foi um fato que aconteceu na Praia de Xangri-lá, no litoral gaúcho: O serviço de segurança do trânsito multou o ex-jogador do Grêmio, Douglas Costa. Ele saiu da balada, da Maori Beach Club,  e fez uma manobra irregular, sendo multado. Dirigia uma possante BMW branca, conversível, sedã. Só as rodas dela valem  mais que muitos carros que rodam por aí fazendo o caos do trânsito.

          O teste do bafômetro deu que o atleta, atualmente  jogando no Shakhtar Donestk, da Ucrânica, não ingerira nada de bebida alcoólica. Que decepção pra todo mundo! Todos querendo ver o circo pegar fogo. A foto dele sendo multado correu o mundo net. Na frente dele, um Chevrolet Camaro Preto. E ninguém falou se este foi multado ou não. Não daria Ibope.

          O Apolinário ficou penando: Dia desses os jornais e a TV traziam a notícia que o Perivaldo, que jogou no Botafogo e na Seleção Brasileira, estava vivendo na pobreza em Portugal. Não cuidou do muito dinheiro que ganhou, estava vendendo roupas usadas para se manter. O Garrincha morreu pobre. Outros caíram nas drogas e  na cachaça. Aquele Zé Elias, que foi fo Corínthians, da Seleção, e jogou na Europa (ou seria na Ásia??) está quebrado e até já pegou cadeia porque não pagou pensão para a ex.

          O Apolinário continua matutando: Pouco foi noticiado sobre a vitória da paraatleta Aline Rocha,  que ficou Bi-campeã da São Silvestre para cadeirantes no último dia do ano.  Parece que pessoas como ela, por competir na categoria cadeirante, não dão Ibope. Mesmo que seja bem mais inteligente e bonita que todos os outros competidores que se acham normais. No google, às 17 horas do primeiro dia do ano, se você digitasse:  Douglas Costa multado, sem parênteses, iria encontrar 114.000 resultados.

          O carro dele deve valer uma nota preta. A multa, de R$ 127,69, nem faz cócegas no seu orçamento. Os 5 pontos na carteira de habilitação, morrem daqui a um ano. E lá na Ucrânia os pontos na carteira não têm influência.  Douglas Costa foi mais notícia que muito jogador de mais nome do que ele neste início de ano. Imagine se tivesse ingerido umas doses... Ou, imagine se fosse o Neymar. Bem, a notícia da tarde do primeiro dia do ano foi a de que Neymar saiu de seu apê de 4 milhões, em Itapema, num jatinho, com o rumo de Barcelona. Quem anda de jato com piloto não leva multa por fazer manobra irregular como o Douglas Costa. Mas, para chegar a Neymar, esse Douglas tem que queimar muito, ainda, matutou o Apolinário...

Euclides Riquetti
02-01-2014






         

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Meu primeiro poema (Só pra ti...)

Depois da noite ruidosa
Muitíssimo ruidosa
Dos fogos, dos brilhos nos céus
Para continentais
Florestais
E ilhéus
Veio a noite silenciosa!

A noite calorenta também foi chuvosa
Para os solitários, morosa
E passou num átimo para os amantes
Também para os perdidos, errantes
Os sem destino, pobres  andantes.

A noite calorenta podia ter sido estrelada
A noite passada.
Mas as estrelas,  escassas
Não foram vistas pelas almas devassas
Regadas em champanhe.

E  foram encontradas pela mente amorosa
Do poeta
Que as viu de olhos fechados
Na contemplação de seu imaginário.

E, quando a noite silenciosa voltou
Já era hora de os pássaros nos acordarem
Pois precisávamos, todos, festejar
Todos deveriam comemorar
Cada um à sua maneira
O ano novo que chegou!

Então, embalado no frescor da manhã que chega
Escrevo, pra ti, mulher solitária
Este meu primeiro poema!

Só pra ti!

Euclides Riquetti
01-01-2014

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fazer amizades (Que venha, com alegria, nosso 2014!!!)

          O ano de 2013 foi muito auspicioso para mim. Um ano "na boa", sem precisar cumprir horários, sem precisar pegar a estrada todos os dias, fazendo apenas aquilo de que muito gosto: caminhar, correr, cuidar de algumas roseiras, ver filmes, esportes, ler, novelar,  viajar e... escrever! Só coisas que me dão alegria e satisfação.

          Fiz muitos novos amigos, virtuais ou  pessoais.  Aqueles, prezo porque é possível fazer amizades com pessoas que não conhecemos pessoalmente. E, com a troca de informações, divisão de momentos de alegria e outros, até de tristeza, a gente vai-se afinando e ficando bem amigo, muitas vezes com mais lealdade e força do que com alguns dos pessoais. Estes, conheci muitos deles, fiz com eles amizade, principalmente em viagens e nos ambientes que frequentei. . Você mora numa mesma cidade, não se conhece e, de repente, conhece numa viagem, troca informações e gentilezas, interessa por aquilo que faz, nasce e se solidifica uma amizade.

          Outros, você conhece nos novos lugares que passa a freequentar no dia-a-dia: no posto de gasolina, supermercado, farmácia, livraria, lanchonete, Sesc, pista do clube, biblioteca, igreja, rua. E também com os vizinhos, que você vai conhecendo melhor. Alguns vão embora, vêm outros, as coisas vão mudando, você vai interagindo, forma as amizades.  É fácil fazer amizade com quem se  tem alguma afinidade.

          Tenho muita facilidade em fazer amizades. Sempre tive. Desde pequeno, na rua, no campinho de futebol, na escola. Depois, na faculdade, no trabalho, em todos os lugares em que vivi e com as pessoas que convivi. Eu poderia listar dezenas, centenas, milhares e amigos que fiz em minha vida. Sou de procurá-los, conversar. E, também de  afastar-me, estratergicamente, se perceber que possa estar sendo inconveniente. Minha maturidade, hoje, me permite isso.

          Então, você que se considera meu amigo, porque foi meu colega de infância ou juventude, de escola ou de trabalho, e até de militância política, está em meu coração. E você, que passou a ocupar seu espaço junto a mim pelos meios virtuais, também está com seu lugarzinho bem reservado, bem acolhedor em meu coração.

          No instante, o céu promete nos mandar uma boa chuva. Que venha. E que possa banhar as grandes plantações de milho e soja aqui de nossa região catarinense e no Rio Grande do Sul, onde estive na semana passada e fiz muitas amizades.

          Tenham, amigos, um ótimo 2014, com muitas amizades, pessoais ou virtuais, mas leais e verdadeiras.
Obrigado, 2013! Que venha, com muita alegria, nosso 2014!

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Reveillon da Hebe Camargo no Céu.

          Dona Hebe resolveu organizar uma inesquecível ceia de fim de ano no céu. Sentou com o Nélio e disse: "Querido, precisamos organizar nossa ceia. Não podemos deixar morrer uma tradição tão bacana. Você vai comprar tudo e "passa o meu cartão". O Nélio olhou, não disse nada, mas pensou: (" Ainda não perdeu a mania de achar que quem banca as contas da casa é ela! Bem... pensando bem, a loira sempre foi muito poderosa! Fazer o quê?").

          Na noite anterior havia-se reunido com duas amigas antigas, a Nair Bello e aquela que costumava mostrar os peitos na TV, a quase centenária Dercy Gonçalves. As três estão "podendo muito lá no céu". Hebe estava com uma caderneta e caneta na mão. "Queridas, preciso de sua ajuda. Quero organizar a Ceia da Virada. Gostaria de sugestões para as comilanças. E também para as bebidas. Quero tudo de primeira".

          Esta primeira parte foi fácil de resolverem. Arroz, muito arroz, disse nair, que é pra trazer riqueza e abundância de tudo, além de fertilidade. Dercy riu: " E nós, precisamos de alguma coisa a mais aqui, além do que temos? De que adianta riqueza? Você viu que lá na terra ainda estão decidondo o que vão fazer com a herança estimada em Sessenta Milhões que a Hebe deixou? Mas,se é para manter a tradição, então façamos um belo de um arroz à grega! E com lentilhas, que devemos comer popr primeiro, nem que seja ao menos uma colher!"

          O Nélio lembrara que carne tem que ser de porco, que só fuça pra frente, ou carneiro. Pode ser peixe, também que nada para a frente. O salmão ou o bacalhau estão caros agora, por causa do alto consumo, mas isso não é problema, o mastercard da Hebe é bem polpudo.

          Hebe disse que ouvira a Ana Maria Braga dizer que pernil assado com chutney de manga fica delicioso, mas que a Ruth Cardoso, a esposa do FHC, com muita moral lá no céu, acha que salmão em cama de legumes é delicioso. Fariam as duas receitas: "Quem não gosta de porco, come peixe!", sentenciou.

 Mangas, ameixas vermelhas, ameixas verdes, pêssegos, frutas in natura e secas. Nozes, castanhas, sorvete. Muito sorvete, que disso todo mundo gosta. Tem aquela torta de sorvete Chanitlly que fabricam em Herval d ´Oeste e é uma delícia. Tudo muito prático e fácil. Espumantes do Villágio Grando, lá de Água Doce. Vinhos de altitude, os da Serra gaúcha são extraordinários. Tem os de São Joaquim, Pinheiro Preto e  Tangará que são muito bons. Vamos prestigiar os produtos brasileiros.  As frutas da Bahia, de São Paulo. Mas as maçãs e ameixas de Santa Catarina. As castanhas do Pará, certamente. E foram fazendo a lista. Poucos minutos e tudo resolvido, passariam a lista para o Nélio que já tem prática. E lá foi o Nélio para o Supermercado. Há uns bem grandes no céu, parece que ia no Carrefour que lá o estacionamento é bem grande.

          Dercy lembrou que as uvas, champanhe e vinhos significam boa sorte. As uvas têm um poder sedutor.  Hebe convidou as amigas a dormirem na casa dela. Não é uma mansão do Morumbi, que lá no céu não tem. Nem um apartamento com vista para a Praia de Copacabana, no Rio. É uma casa diferente, que tem portas transparentes e sem fechaduras. Você chega na porta, passa por ela sem precisar abrir nem fechar. Tem uma piscina enorme. Não é de azulejos, nem de plástico. É de um material celestial bitérmico. Bitérmico porque no céu tem gente que veio de tudo o que é lugar: quem veio de Londres ou de Nova Yorque está com frio e quer água muito quente. Quem veio do Brasil precisa de água em temperatura mais amena porque no reveillon faz  sempre muito calor.. Então, a sensação térmica da água, no sistema heavens, que  é autotermostado individualmente, possibilita que cada um tenha a temperaturta da água que lhe aprouver.

          As três brincaram na piscina. A única preocupação da Hebe era a de que a Dercy resolvesse fazer um topless e levasse um xingão de San  Peter por fazer provocações sensuais na sua legião de anjos. Atiçados, se rebelariam e ele teria dificuldades em controlá-los. Ela que gurdasse bem os seus peitos e pneus dentro do maiô que a Diva emprestou. Com a Nair,  nada de preocupações.

          Levantaram cedo e começaram a lista dos convidados. Dercy sugeriu Chacrinha e Chico Anízio. Belo, Ronald Golias. A Hebe disse que não abria mão do Aírton Senna. Decidiram que não convidariam políticos, mas concluíram que cada uma indicaria um. Hebe sugeriu Mário Covas, que entrevistou algumas vezes. Nair Belo o Leonel Brizola, porque este semprte era deixado de fora da lista de festas da Globo. E Dercy Gonçalves convidou Getúlio Vargas, que era seu contemporâneo. Convidariam O Roberto Marinho, o Carlos da Nóbrega. Todos os convidados com suas esposas, naturalmente. Entrevistas, só para o Amauri Júnior, que esse, sim, sabe cobrir eventos assim. .

          A lista foi ficando grande, deu umas cem pessoas. Passaram uma mensagem pro Nélio que era para reforçar a quantidade de rango. E seria bom que encomendasse também uns 100 litros de choppe porque é uma bebida que vai bem em qualquer ocasião de comemoração. O problemas maior era como fazer o convite. Mandariam telegramas, pois essa turma, bem antiga, não tem celular, não tem nenhuma engenhoca eletrônica. Muita mão-de-obra para o Correio Celestial, que é estatal mas muito eficiente, vai conseguir trazer toda a turma.

          Esquecemos de algo muito importante, falou a Dercy. E quem vai fazer a animação?

          Fique tranquila, amiga. E chamou: "Venha, Reginaldo, quero que dê um abraço em minhas amigas"!

          E o Reginaldo Rossi, que já havia agendado com a Hebe, estava ali fora, embaixo de um pé de maçãs, aquele mesmo de que Adão tirou uma maçã e comeu, causando a desgraça na Terra, a maçã da Eva. Ele, seu banquinho e seu violão. Brincou: "Eu era a raposa, você era as uvas..."

          Acho que a festa da Hebe Camargo vai ser a melhor lá do Céu neste reveillon.

Euclides Riquetti
31-12-2013

Meu coração bem que sabia (poema/canção)

Meu coração bem que sabia
Quando me dizia
Que eu te amava...

Meu coração era zeloso
Me controlava feito um bobo
Pois eu te amava...

Meu coração maior que o mundo
Meu coração de amor profundo
Não me largou nenhum segundo
Pois só queria que eu te amasse, te queresse
Que eu te beijasse e não perdesse
Queria apenas a felicidade entre nós dois!

Meu coração bem que sabia
Quando me dizia
Que eu te amava...

Meu coração era zeloso
Me controlava feito um bobo
Pois eu te amava...


Meu coração bem que sabia
Por isso mesmo, me dizia
Para cuidar de noite e dia:
Cuide melhor de quem te ama além da cama
Cuide melhor dessa tua alma tão cigana
Queria apenas a felicidade entre nós dois!

Meu coração bem que sabia
Quando me dizia
Que eu te amava...
Meu coração era zeloso
Me controlava feito um bobo
Pois eu te amava...

Então os anos se passaram
E as coisas melhoraram
Co´s bons  ventos que sopraram
Anos e ventos nos trouxeram toda a felicidade
Ventos dos anos nos uniram para toda a eternidade
E garantiram a felicidade entre nós dois!

Agora somos companheiros
Somos amantes verdadeiros
Somos dois  inseparáveis companheiros

Namorados verdadeiros
Verdadeiros companheiros
Somos dois inseparáveis companheiros!

Euclides Riquetti
30-12-2013

domingo, 29 de dezembro de 2013

Nas ondas do sonho

Nas ondas do sonho
Ganhei  teu abraço
Um beijo gostoso
Um olhar carinhoso
Depois do cansaço...

Nas ondas do sonho
Enrolaste-me em laço
Entreguei-me de todo
A teu corpo cheiroso
Perdi-me em seus braços!

Mulher carinhosa
Na tarde de verão
Na tarde gostosa
Me atacas fogosa
Roubas meu coração.

E nas ondas do sonho
Me levas embora
Com teus beijos de fogo
De amor e de gozo
Me levas, senhora
Me levas embora.

E eu
Por minha própria vontade
Me deixo levar!

Leva-me
Para algum lugar
Onde possas me amar
E me fazer sonhar.
Leva-me
E não me deixes voltar!

Euclides Riquetti
29-12-2013