segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

O Reveillon da Hebe Camargo no Céu.

          Dona Hebe resolveu organizar uma inesquecível ceia de fim de ano no céu. Sentou com o Nélio e disse: "Querido, precisamos organizar nossa ceia. Não podemos deixar morrer uma tradição tão bacana. Você vai comprar tudo e "passa o meu cartão". O Nélio olhou, não disse nada, mas pensou: (" Ainda não perdeu a mania de achar que quem banca as contas da casa é ela! Bem... pensando bem, a loira sempre foi muito poderosa! Fazer o quê?").

          Na noite anterior havia-se reunido com duas amigas antigas, a Nair Bello e aquela que costumava mostrar os peitos na TV, a quase centenária Dercy Gonçalves. As três estão "podendo muito lá no céu". Hebe estava com uma caderneta e caneta na mão. "Queridas, preciso de sua ajuda. Quero organizar a Ceia da Virada. Gostaria de sugestões para as comilanças. E também para as bebidas. Quero tudo de primeira".

          Esta primeira parte foi fácil de resolverem. Arroz, muito arroz, disse nair, que é pra trazer riqueza e abundância de tudo, além de fertilidade. Dercy riu: " E nós, precisamos de alguma coisa a mais aqui, além do que temos? De que adianta riqueza? Você viu que lá na terra ainda estão decidondo o que vão fazer com a herança estimada em Sessenta Milhões que a Hebe deixou? Mas,se é para manter a tradição, então façamos um belo de um arroz à grega! E com lentilhas, que devemos comer popr primeiro, nem que seja ao menos uma colher!"

          O Nélio lembrara que carne tem que ser de porco, que só fuça pra frente, ou carneiro. Pode ser peixe, também que nada para a frente. O salmão ou o bacalhau estão caros agora, por causa do alto consumo, mas isso não é problema, o mastercard da Hebe é bem polpudo.

          Hebe disse que ouvira a Ana Maria Braga dizer que pernil assado com chutney de manga fica delicioso, mas que a Ruth Cardoso, a esposa do FHC, com muita moral lá no céu, acha que salmão em cama de legumes é delicioso. Fariam as duas receitas: "Quem não gosta de porco, come peixe!", sentenciou.

 Mangas, ameixas vermelhas, ameixas verdes, pêssegos, frutas in natura e secas. Nozes, castanhas, sorvete. Muito sorvete, que disso todo mundo gosta. Tem aquela torta de sorvete Chanitlly que fabricam em Herval d ´Oeste e é uma delícia. Tudo muito prático e fácil. Espumantes do Villágio Grando, lá de Água Doce. Vinhos de altitude, os da Serra gaúcha são extraordinários. Tem os de São Joaquim, Pinheiro Preto e  Tangará que são muito bons. Vamos prestigiar os produtos brasileiros.  As frutas da Bahia, de São Paulo. Mas as maçãs e ameixas de Santa Catarina. As castanhas do Pará, certamente. E foram fazendo a lista. Poucos minutos e tudo resolvido, passariam a lista para o Nélio que já tem prática. E lá foi o Nélio para o Supermercado. Há uns bem grandes no céu, parece que ia no Carrefour que lá o estacionamento é bem grande.

          Dercy lembrou que as uvas, champanhe e vinhos significam boa sorte. As uvas têm um poder sedutor.  Hebe convidou as amigas a dormirem na casa dela. Não é uma mansão do Morumbi, que lá no céu não tem. Nem um apartamento com vista para a Praia de Copacabana, no Rio. É uma casa diferente, que tem portas transparentes e sem fechaduras. Você chega na porta, passa por ela sem precisar abrir nem fechar. Tem uma piscina enorme. Não é de azulejos, nem de plástico. É de um material celestial bitérmico. Bitérmico porque no céu tem gente que veio de tudo o que é lugar: quem veio de Londres ou de Nova Yorque está com frio e quer água muito quente. Quem veio do Brasil precisa de água em temperatura mais amena porque no reveillon faz  sempre muito calor.. Então, a sensação térmica da água, no sistema heavens, que  é autotermostado individualmente, possibilita que cada um tenha a temperaturta da água que lhe aprouver.

          As três brincaram na piscina. A única preocupação da Hebe era a de que a Dercy resolvesse fazer um topless e levasse um xingão de San  Peter por fazer provocações sensuais na sua legião de anjos. Atiçados, se rebelariam e ele teria dificuldades em controlá-los. Ela que gurdasse bem os seus peitos e pneus dentro do maiô que a Diva emprestou. Com a Nair,  nada de preocupações.

          Levantaram cedo e começaram a lista dos convidados. Dercy sugeriu Chacrinha e Chico Anízio. Belo, Ronald Golias. A Hebe disse que não abria mão do Aírton Senna. Decidiram que não convidariam políticos, mas concluíram que cada uma indicaria um. Hebe sugeriu Mário Covas, que entrevistou algumas vezes. Nair Belo o Leonel Brizola, porque este semprte era deixado de fora da lista de festas da Globo. E Dercy Gonçalves convidou Getúlio Vargas, que era seu contemporâneo. Convidariam O Roberto Marinho, o Carlos da Nóbrega. Todos os convidados com suas esposas, naturalmente. Entrevistas, só para o Amauri Júnior, que esse, sim, sabe cobrir eventos assim. .

          A lista foi ficando grande, deu umas cem pessoas. Passaram uma mensagem pro Nélio que era para reforçar a quantidade de rango. E seria bom que encomendasse também uns 100 litros de choppe porque é uma bebida que vai bem em qualquer ocasião de comemoração. O problemas maior era como fazer o convite. Mandariam telegramas, pois essa turma, bem antiga, não tem celular, não tem nenhuma engenhoca eletrônica. Muita mão-de-obra para o Correio Celestial, que é estatal mas muito eficiente, vai conseguir trazer toda a turma.

          Esquecemos de algo muito importante, falou a Dercy. E quem vai fazer a animação?

          Fique tranquila, amiga. E chamou: "Venha, Reginaldo, quero que dê um abraço em minhas amigas"!

          E o Reginaldo Rossi, que já havia agendado com a Hebe, estava ali fora, embaixo de um pé de maçãs, aquele mesmo de que Adão tirou uma maçã e comeu, causando a desgraça na Terra, a maçã da Eva. Ele, seu banquinho e seu violão. Brincou: "Eu era a raposa, você era as uvas..."

          Acho que a festa da Hebe Camargo vai ser a melhor lá do Céu neste reveillon.

Euclides Riquetti
31-12-2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!