sábado, 13 de março de 2021

Sorria a Lua

 



Sorria a Lua com seu jeito acanhado
O seu sorriso dócil, gentil, encantado
Sorria aquele sorriso de alma pequenina
Que me deixava deslumbrado
Porque eu amava o seu sorriso de menina.

Amei desde sempre
Desde que eu estava no ventre
De minha mãe (querida!).
Certamente!

Oh, terno sorriso  a ameigar meus sentimentos
A amainar meus instintos
A me confortar em todos os momentos:
Vem abraçar o amor que eu sinto
E que me faz poeta e cantador
E que faz de mim um amante trovador.

Sorria levemente
Delicadamente
O seu sorriso bendito
Bonito
Envolvente.

Sorria. Apenas sorria.
E deixe seu prateado beijar
Com seu afeto lunar
Os meus lábios sedentos!

Euclides Riquetti

A Legião dos Dançarinos Extraordinários

 



       Quem já não se encantou com danças harmoniosas, passos bem ensaiados, ou mesmo "singles" ou "dobles", que se apresentam em festivais de dança? Quem não se encantou com musiciais que viu na TV ou no cinema?

         Bem, a harmonia da dança á algo extraordinário.Às vezes movimentos espontâneos, outras com grupos cadenciados, articulados extraordinariamente, encantadores. Há, na dança, um inimaginável senso de poesia. É o belo expresso nos movimentos, que nos atrai, embasbaca, embala nossos sonhos, nos leva às mesmas viagens que nos leva a música, o poema, o canto, o voo do pássaro, o flutuar das patas dos animaizinhos sobre a relva, o sorrir e o abanar da criança, a calmaria das ondas nas águas. A dança, como a poesia e o canto, exercem um magnânimo fascínio sobre mim. Tudo se reveste de musicalidade. Definitivamente, é o belo que se expressa em múltiplas formas.

          Mas, o que me tem encantado docemente, nos últimos dias, é a capacidade coreográfica dos componentes da Legião dos Dançarinos Extraordinários. Vi-os num filme, busquei vídeos no you-tube, estudei sobre eles. Encantaram-me, sobremaneira, alguns personagens: Primeiro, Trevor Drift, o menino moço que consegue expressar-se em movimentos harmonicamente extraordinários, e que se incorpora à LXD. Igualmente, Jato e Katana, Katana e Jato, dois apaixonados, pela dança em um pelo coração, pela alma do outro. Jato, com sua estupenda  beleza ( e sutileza) de movimentos de seu corpo, atrai Katana, seu partner, seu amado, e nos embebece, nos envolve, transporta-nos para um mundo irreal, de imedível encantamento.

          E o maravilhoso mundo web nos permite buscar isso, deleitar-nos, navegar pelo universo sem sair de casa. Deus, salve os dançarinos, os músicos, os cantadores, os poetas extraordinários.

Liberta-te das amarras que te prendem




Liberta-te das amarras que te prendem
De quem te sufoca, de quem te reprime
Livra-te das almas que não te entendem
De quem te confunde e também  te divide.

Busca encontrar quem te dê afeto
Quem te compreenda e te valorize
Busca encontrar o lugar certo
Onde possa ver que o céu azul existe...

Procura alguém  na multidão imensa
Que possa ter um belíssimo coração
Onde possa colocar tua energia intensa

Alguém que possa compreender teus sonhos
Que possa te dar amor e viver a paixão
E conquistar teus belos olhos... e teus  lábios risonhos...

Euclides Riquetti

Razões para viver

 



Procure encontrar razões para viver
Imaginando que cada manhã é apenas o início de um novo dia
E que, mesmo que nem tudo  esteja como é de seu querer
Sempre haverá  motivos para se  ter alegria.

Procure olhar ao seu redor com mais atenção
E ver quanta gente se importa com você
Há muito amor em cada ser, em cada coração
E sempre  uma fonte de água onde possa  beber.

Nunca deixe que o pessismismo a contamine
Nem que a desesperança venha alojar-se em seu interior
Haverá sempre um tempo para que Deus determine
Quanto poder amar e quanto receber de  amor.

Acredite na força do bem que pode nos ajudar
E enseje pensamentos sempre muito positivos
Conjugue, diariamente, amar e sonhar
Os verbos balsâmicos que nos mantêm vivos.

E, mesmo que as coisas não aconteçam como espera
Lembre que o tempo pode  curar todas  as feridas
Depois do inverno voltará a primavera
Para florir a minha, a tua, as nossas vidas!

Euclides Riquetti
02-03-2014

O rebuliço nos meios políticos, jurídicos e econômicos. E o caos na Saúde em Santa Catarina

 



       Nem Lula acreditava no que aconteceu no STF no início da semana, com o Ministro Edson Fachin anulando todas as ações de condenação do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Lula, pela Justiça Federal de Curitiba, capitaneada pelo então Juiz Sérgio Moro, articuladas por ele e o Procurador Federal Deltan Dallagnol. O fato gerou perplexidade nos meios políticos, muitos comentários nos jurídicos e confusão na economia brasileira.

       A decisão do Ministro do Supremo, que anulou as condenações de Lula em Curitiba e mandou as ações para a primeira instância, em Brasília, surpreenderam os brasileiros e até mesmo o ex-Presidente. Um novo cenário passa a desenhar-se na política brasileira, o que valia para o domingo não mais valia para a segunda-feira. O espanto começou pelo presidenciável Ciro Gomes, que vinha se articulando para ter o apoio da esquerda nas próximas eleições e também amealhar considerável faixa do centro e da direita. Bagunçou as pretensões de João Dória, Luciano Huck, Ciro Gomes, Luiz Henrique Mandetta  e até do seu correligionário, cão fiel, Fernando Haddad. Jair Bolsonaro sentiu mais uma facada no peito, mas agora, para ele, ao menos, o cenário nebuloso se dissipa. É mais fácil ter um alvo no qual atirar do que ficar atirando pra tudo o que é lado e não acertar em ninguém. Lula já se apresentou como o legítimo antagonista de Bolsonaro e o é, de fato, agora de direito. Pela história política, o Presidente da República sempre vai para o segundo turno das eleições. E Lula será o favorito da esquerda. A tendência é que, no segundo turno, a maioria do eleitorado antipetista e de centro fique com Bolsonaro. Mas falar em previsão é uma temeridade. Vamos aguardar...

       Claro que a decisão de Fachin não vai ser engolida a seco, assim. O próprio STF terá que chancelá-la. Também se aguarda nas mãos de qual juiz irão parar em Brasília. Mas se tem em conta de que a decisão será mantida. E que um novo caminho passa a ser percorrido, estendendo-se sabe-se lá até quando. Mas, para o meio político, a situação está bem clara. Sérgio Moro está sem rumo, teremos muitas novas articulações e a sucessão de Jair Bolsonaro, por ele mesmo ou por um opositor, vão ficar muito interessante. NO STF, o julgamento da suspeição de Sérgio Moro, na terça, na segunda turma, ficou em 2 a 2 e com pedido de vistas de Kássio Nunes Marques, nomeado por Bolsonaro. Moro, por todos os lados, vai sendo triturado.

       Nos meios jurídicos, a notícia mexeu com os advogados constitucionalistas que, cautelosamente, foram emitindo suas opiniões, uma vez que muito procurados pela imprensa nacional, pois o assunto dividiu os noticiosos com a pandemia. Nos econômicos, subida do dólar e queda da bolsa. Nos postos de abastecimento, nova alta dos combustíveis, desta vez sobreposta pelo noticiário originado pelo STF.

       Enquanto isso, a Covid 19 ceifando vidas e os casos ativos se propagando com intensidade violenta. Atrasos no fornecimento de vacinas por falha técnica, pela demora na concretização das suas compras, e assim por diante. Aqui na região, Joaçaba, São Miguel d´Oeste e outras três regiões estão com nota máxima no estado gravíssimo, o vermelho mais encarnado, enquanto que Chapecó, com tudo o que vem acontecendo, está um ponto abaixo de nós. E, em nosso meio, é muito perceptível que grande parte da população deu as costas ao risco, mudou seu comportamento, possibilitou a expansão do vírus mais rapidamente, com afrouxamento da fiscalização e acomodação. Mas o vírus letal está aí, levando a vida de amigos e conhecidos. Iniciamos a semana com mais de 350 casos ativos em Joaçaba. No Estado, 108 óbitos da terça, com 395 pessoas esperando por leitos na UTI. Quanto à fiscalização, é possível constatar que, dentro dos supermercados grandes, as pessoas entram com a máscara e, lá dentro, alguns teimosos deixam a mesma apenas no queixo, ou com o nariz fungando sobre os produtos. Mesmo com o sistema de são recomendando aos clientes o uso da máscara e do álcool disponível. Em alguns mercadinhos e bares, nem sequer os funcionários as usam. A fiscalização precisa ser intensa e operosa.

       Nos meios televisivos, os tais comentaristas ficaram atrapalhados, não tinham sequer posições claras sobre o que estava acontecendo, buscando a ajuda dos advogados constitucionalistas. Aqui em Santa Catarina, no meio da semana anterior, o apresentador da NSC, sucessora da RBS TV, Fabian Londero, de origem gaúcha, depois de ficar 4 semanas afastado do trabalho, voltou à tela falando sobre a experiência de passar pela Covid 19. Mas mostrou-se desatualizado ao criticar o Prefeito de Chapecó, João Rodrigues, por optar para que sua cidade, a partir da segunda-feira, seguisse o decreto estadual vigente, sugerindo que a cidade deveria entrar em lockdown. A cidade, no entanto, vinha nessa condição já há duas semanas, com o comércio não essencial fechado. João Rodrigues, comunicador nato e bem mais ativo, rebateu Londero dizendo que o achava ótimo como apresentador, mas nota zero comentarista. Nem sequer se viu qualquer reação do apresentador, que deveria pedir desculpas pelas bobagens ditas.

       E você, caro leitor, que se preocupa com todas as pessoas, cuide-se e ajude a cuidar dos outros. Seja um bom exemplo. Faça tudo o que é recomendado pelas autoridades da saúde. Esperemos que cheguem vacinas o quanto mais rápido possível, mas sabemos que nada acontece assim, pois houve demora na confirmação das compras pelo Ministério da Saúde e mesmo na aplicação em muitos municípios. A chegada vai ser gradativa e lenta. Cuidados e orações!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

 

 

 

Sentindo-me feliz

 



Eu hoje estou contente
Sentindo-me feliz
Nem bem sei o porquê
O que será que eu lhe fiz
Mas algo assim, de repente
Me deixou muito feliz.

Eu hoje descobri
Aquilo que eu sempre sabia
Saudade é nostalgia
É uma dorzinha que contagia
Mas não me impede nadinha
De eu ser feliz, feliz...

Eu hoje encontrei você
Porém você não  me viu
Chamei pelo seu nome
Mas você não me ouviu

Então escrevi  um poema
Igual a tantos  que eu fiz
Declamei na madrugada
Pra deixar você feliz
Pois você em minha vida
É a musa que eu sempre quis
E você ouviu ali de longe
E como eu,  ficou  feliz!

Euclides Riquetti

Ciclovida - o ciclo da vida





O vento
Moveu a folha
Que passou dos galhos
E caiu na relva
E depois secou.

O frio
Branqueou a neve
Que cobriu as plantas
Se estendeu no vale
E depois se foi.

Setembro
Coloriu a flor
Pôs de verde a planta
Pôs azul no rio
E encantou a vida.

O sol
Fez o céu tão claro
Que estrelou a noite
E morenou a pele
E fez você bonita.

O verde
Abandonou a folha
Que virou amarela
Que virou marrom
E de novo secou.

Euclides Riquetti

Nada há no céu azul

 



Nada há no céu azul
Além de meus pensamentos que trilham
Buscando encontrar teus olhos que brilham
E o desejo de mergulhar profundamente
Infinitamente e perdidamente
Em teu corpo fogoso e... atraente!

E, por detrás das  nuvens esparsas
A vontade de encontrar encantamentos
De acasalar corpos e sentimentos
De abraçar-te com  vigor e tenacidade
De refutar as fugacidades e veleidades
De trocar a dor pela inspiração
De ouvir as notas de uma sublime canção
De amor e de saudades!

Nada há no céu azul que não seja o nosso sonhar
Nada há no céu azul que não seja a vontade de te encontrar!
É no céu azul que flutuam as almas serenas
É no céu azul que eu disperso meus versos
E que nos abraçamos e nos beijamos
Nós dois. Apenas nós dois!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 12 de março de 2021

Na noite serenada ... eu te encontrei!

 



Na noite serenada
Bem de madrugada
Eu te encontrei.

Estavas caminhando
Quem sabe procurando
Me encontrar na estrada
Bem de madrugada
Na noite serenada.

Na noite serenada de março
Também te procurei
E eu não disfarço...

Viramos dois caminhantes
Duas almas errantes
Que vagavam naquela estrada
Divinamente serenada.

Naquele sábado de março
De baixo para cima
E de cima para baixo
Com os pés descalços.

Era um corpo desnudo
De mãos dadas e pensamentos afinados
Sintonizados
Despidos de tudo.

Apenas vestidos de amor e de paixão
Andávamos sem destino
Procurando abrigo
No nada
Na noite estrelada
Mas serenada!
.
Euclides Riquetti

Não sei o que esperas de mim...

 




Pedes-me para fazer-te um poema

Mas não sei o que esperas de mim:
Um elogio, uma declaração de amor, algo assim
Ou uma promessa de felicidade sem fim
Mas não me dás as palavras,  nem me sugeres o tema.

Ora, ser poeta não é uma profissão:
Escrever poemas requer certas habilidades
Além de ter alguma sensibilidade
Como  sentir amor e sentir saudades
Ou fechar os olhos para sentir inspiração!

O poeta precisa enxergar mais do que com os olhos
O poeta precisa entender o que os outros não entendem
O poeta precisa desembaralhar os imbróglios
Encontrar as palavras que não se compram e nem vendem!

Ora, animar pessoas pode ser uma arte:
Mas não se pode iludi-las com horizontes risonhos
Nem alimentar nelas vontades e sonhos
Que não possam concretizar-se!

Pedes-me para fazer-te um poema de amor
Talvez uma declaração de uma paixão exacerbada
Ora, não te quero ver iludida, nem enganada
Só quero que tu sejas uma risonha flor!

Euclides Riquetti

Anda, poeta da noite...




Anda, poeta da noite, cantor de boemia
Procura a forma de dizer a poesia...

Anda... Procura a dona desta noite: a prostituta
Não te preocupes com moral ou com conduta!

Afinal...
A noite é o dia, a noite é o claro do cantor
E a viola, é a glória do incansável tocador!

Anda...Anda, menestrel de nosso tempo moderno
Dize aos ouvintes que teu canto é eterno!

Que o amor é a rima, a rima do teu verso
E que no mundo, só o poeta escreve o certo...

Afinal...
O poeta, pra ser rei, só se for rei pobre
Pois se o rei é poeta, esse rei é nobre!

Anda, tocador de viola, em seu bom repente
Nas praças e palcos faze-te presente
Leva a alegria ao coração partido...
E não ter aborreças com o amor perdido!

Pois, se hoje és tu e amanhã não és
Pode vir um louco e beijar teus pés...

Vai, Anda...Cavaleiro andante das estradas
Cantando em bares, clubes e pousadas.
Sê mais guerreiro do que foi o romano
E não te intimides com o soberano!

Afinal...
De que vale o ouro, esse vil metal
Se a vida rica é sempre tão banal?

Anda, soldado bravo, anda pelo mundo!
Cabelos longos, barba espessa, olhar profundo.
Grita pra todos que esta vida é uma grande festa
E que não há outra cidade como esta!

Afinal...
Onde se encontram os tesouros que procuras?
Aquelas almas sem pecados, brancas, puras?
Busca teu caminho entre os bons e o bem...
Busca teu caminho sem o mal!
Euclides Riquetti
_____________________

Quando me disseste adeus

 


Quando me disseste adeus, eu não acreditei
É tudo brincadeira...
Foi o que pensei
Mas com o passar do tempo
Bagunçou meu  pensamento:
Onde foi que eu errei?

Quando me disseste adeus, eu não pedi por quê
Estavas me deixando...
Não sabia que te perder
Iria me abalar tanto
Mas para meu espanto
Foi grande o meu sofrer!

Ora, porque somente agora
Descubro que és a musa
Dos versos das canções
De hoje e de outrora?

Ora, porque eu não percebi
Que eras minha luz
A minha inspiração
Que deixou-me e foi embora?

Então, depois que compreendi
O meu amor por ti
Só te peço que me dês o teu perdão
Eu  só peço que tu voltes
E que nunca mais me soltes
Que venhas me trazer teu coração!

Euclides Riquetti

Verdes folhas... do ramo da rosa





Verdes folhas
Do ramo da rosa
Flutuam solitárias
Sobre as incertezas.

Pequenas bolhas
Na água inodora
Emergem crisálidas
Em sua leveza.

Nuvens densas
Confundem o dia
Mudam o céu
Escondem o sol.

Tardes imensas
Nos dão nostalgia
Da noiva, do véu
Do céu arrebol.

Pequenas lembranças
As folhas nos trazem
Do tempo passado
Do longo caminho.

A vida balança
Na verde ramagem
No ramo quebrado
Na ponta do espinho.

E eu
Que sou eu
Que sou teu
Quero o amor que foi meu
E que nunca morreu.

Euclides Riquetti

Uma musa que me sorri...

 


Resultado de imagem para imagens mulher olhando praia  de canasvieiras



Dize-me, mulher dos cabelos escuros  e dos lábios rosados
Azul é o mar que tu contemplas com teus olhos castanhos
Da beleza exótica,  dos teus seios nus e braços  esculturados
Alma encantadora  e sorriso leve  que não me são estranhos
Ideal de forma sutil,  personagem  de meus devaneios sonhados
Vais com teus pés na areia enfrentar a fúria dos ventos tacanhos.

Esta mulher, quem é, de onde vem, o que faz ali no mar ?
Rainha do sol que bronzeia, que doura a pele fresca e macia
Algo assim, indescritível, a perturbar meu coração e meu pensar
Igual a uma sereia, que me faz mergulhar na nostalgia?

Num átimo de êxtase, num momento de doce frenesi
Te entregas ao balanço das ondas, ao cenário de azul infinito
Divinamente enudecida, desejada, uma musa que me sorri
Arte projetada na imaginação do poeta, do pintor magnífico
Ponte entre o céu e a terra, paixão de lá, paixão que sinto aqui...

Euclides Riquetti

quinta-feira, 11 de março de 2021

Poeminha

 


Resultado de imagem para imagens mulher praia



Eu fiz pra ti este poema
Um poema de amar e querer bem
Eu fiz pra ti este poema
Apenas pra ti e pra mais ninguém.
Euclides Riquetti

Quando os sonhos se desfazem

 


Resultado de imagem para imagens casal brigado


Quando os sonhos se desfazem
Não há mais razões para edificar
Não há mais motivos para cantar
Quando os sonhos se desfazem!

Porque os sonhos se desfazem
Nosso mundo perde o sentido
Nosso castelo parece ter ruído
Porque os sonhos se desfazem!

Se nossos sonhos se desfazem
De nada adianta termos o mar
De nada adianta ainda respirar
Se nossos sonhos se desfazem

Sempre que eles se desfazem
Deve haver outro recomeçar
Deve haver por quem sonhar
Sempre que eles se desfazem!

Eu falo dos sonhos do sonhar
Falo das perdas mais sentidas
Porque as almas mais sofridas
Não conseguem se recuperar!

Euclides Riquetti

Um belo entardecer



Foto: Caçadores de Imagens - Capinzal - SC -

-  granjas de grãos entre Capinzal e Zortéa



Está ali um belo entardecer

Depois de uma tarde ensolarada

Com um céu de azul discreto

As folhas da palmeira balançadas

Ouvindo as músicas prediletas

Prenúncio do breve anoitecer...


Mais um dia com esperanças

Vendo as horas indo embora

Enquanto alguém triste chora

Pelas desventuranças.


Esperar pelas boas novas

Para que as pessoas se animem

Pra que você, então, se energize

Que sinta os olores das rosas

E, depois, se regozige!


Rezar, amar, e muito acreditar 

Que possam vir dias bem melhores

Que se possa andar pelos arredores

Sem se preocupar...


E que o bom Deus nos proteja

Nos dê saúde e muita alegria

Que o amanhã, sendo um novo dia

Que Ele guie meu barco que veleja

Para que eu possa navegar

E rever, de novo, nosso velho mar!


Euclides Riquetti

11-03-2021





Ironi Vítor Riquetti - Feliz aniversário, saudoso irmão!

 

I


Ironi        
Resultado de imagem para imagem flor branca

      

Se estivesse vivo, meu irmão Ironi estaria 
completando 74 anos hoje -  dia 11 de março.

        No dia 04 de maio, completam-se 23 anos do falecimento de meu querido irmão Ironi. Partiu aos 51 anos, vitimado por doença gravíssima. Estava internado no HUST, em Joaçaba e passou seu ultimo dia de vida na UTI. Eu vim cedo de Ouro para Joaçaba, pois minha cunhada, a Lurdes, me avisara de que ele passara mal e fora transferido para a UTI do hospital. 
          O pessoal da família já estava exausto, tinham ido comer algo em alguma lanchonete. Eu permaneci nas proximidades do hospital, era de tardinha, e os funcionários me informaram de que ele havia falecido. Esteve internado algumas vezes, no mês anterior, em hospital de Curitibanos e no Spessatto, de Joaçaba. Dada a gravidade da situação, o último internamento ocorreu no Hospital Santa Terezinha, hoje HUST.
          Deixou a esposa Lurdes, a filha Graziela, adolescente, e a Gabriela, com apenas 4 anos. Nossa mãe, Dorvalina,  já estava adoentada, mas conseguimos levá-la até o local onde foi velado, na Funerária Nossa Senhora dos Navegantes, em Ouro. Tínhamos perdido o pai, Guerino, em 1977. Minha mãe viveu mais um ano e meio depois da partida dele. Ficaram os irmãos Euclides, Iradi, Hiroito, Vilmar e Edimar. As cunhadas Miriam, Marise e Isolete, o cunhado Luiz Fernando Ghidini.  Na época, os sobrinhos Michele, Caroline e Fabrício (meus filhos), Rafaela e  Roberta (filhas da Iradi), Naiana (filha do Hiroito), e Guilherme e Ana Carolina (filhos do Edimar).
          Meu irmão Ironi construiu o sobrado de nossa família, no centro da cidade, em Ouro, onde mora meu irmão Vilmar. Estudou no Mater Dolorum, e nos ginásios Padre Anchieta e Juçá Barbosa Callado, em Capinzal. Aprendeu com Ângelo Gramazzio a profissão de pedreiro e construiu diversas edificações em Ouro e Capinzal. Formou diversos outros profissionais, que até hoje atuam na profissão.
         Meu irmão  muito me apoiou nos tempos em que eu estudei na Fafi, em União da Vitória. Muitas vezes, quando eu voltava para minha cidade, em visita aos familiares, ele me mandava na alfaiataria do tio Ivo Mário Baretta para fazer uma calça nova, de tergal. Quando minha irmã, Iradi, foi mirar em União da Vitória, deu-lhe uma máquina de costura para que ela pudesse trabalhar sem se preocupar com emprego e poder financiar seus próprios estudos.
         Era torcedor do Botafogo e do Palmeiras. Jogou futebol nos campinhos de nossa cidade, no Palmeirinhas e no Noroeste, de Nossa Senhora da Saúde, era bom jogador.  Aos 18 anos, já era treinador do Palmeirinhas, do Ouro. Alto, forte, e com olhos azuis, atraiu a atenção da Lurdes Maria Andrioni, com quem se casou.
          Quero agradecer  minha cunhada Lurdes por ter cuidado bem de meu irmão nos anos de convivência matrimonial, do que resultou o nascimento da Graziela e da Gabriela. Grazi é casada com Fabiano Lago e têm um filho, Pedro Miguel.
          Dele tenho ótimas e saudosas lembranças, sempre tivemos carinho mútuo. Nos seus últimos anos de vida, costumava vir em minha casa em muitas noites e domingos. Ele tinha admiração pelas nossas filhas e influenciou o Fabrício a trocar de time de preferência na infância: de são-paulino, virou palmeirense.
         O primeiro carro da família ele comprou em 1976, um fusca azul, modelo 1300 L, com rodas de tala larga, som, Kadron e volante de Fórmula 1. No toca-fitas, Raul Seixas, com "Amigo Pedro", e os outros sucessos dele. Era fã de Roberto Carlos e de todos os cantores, cantoras e grupos da Jovem Guarda. Tinha, na juventude, os discos do RC, Renato e seus Blue Caps, Os Incríveis, e colecionava os LPs de "As 14 mais", com os cantores da Jovem Guarda. Quando começou a construir nosso sobrado, comprou "Coração de Papel", um compacto do Sérgio Reis. O Ivanir Csagrande, popular Nico, trazia para ele os discos lançados em São Paulo. Comprava revistas de fotonovelas e pendurava os pôsteres dos artistas da Revista Capricho nas paredes do nosso quarto.
         A perda de nosso pai abalou-o muito, com a todos nós. Ele for o filho que mais tinha convivido com nosso pai e sentiu muito a sua perda. Está sepultado no cemitério da Vila São José, em Ouro, junto com os pais Guerino e Dorvalina.
          Meus sentimentos, e de toda a minha família, a todos os que participaram da vida junto com meu amado e saudoso irmão.
Euclides Riquetti

Em 11-03-2021


Sol, onde você se escondeu?



 


Sol, por que você se escondeu?
Onde você  foi parar?
O que foi que lhe aconteceu
Que teima em não retornar?

Fugiu de mim, talvez ofendido...
Provavelmente com razão
E eu fico desprotegido
Esperando por sua compaixão!

Então, volte, sol dos meus dias
Volte, ilumine os meus sonhos
Traga-me somente alegrias
E dias ensolarados, risonhos!

Apenas isso...
Bem assim!

Euclides Riquetti

Nas ondas do sonho



Nas ondas do sonho
Ganhei  teu abraço
Um beijo gostoso
Um olhar carinhoso
Depois do cansaço...

Nas ondas do sonho
Enrolaste-me em laço
Entreguei-me de todo
A teu corpo cheiroso
Perdi-me em seus braços!

Mulher carinhosa
Na tarde de verão
Na tarde gostosa
Me atacas fogosa
Roubas meu coração.

E nas ondas do sonho
Me levas embora
Com teus beijos de fogo
De amor e de gozo
Me levas, senhora
Me levas embora.

E eu
Por minha própria vontade
Me deixo levar!

Leva-me
Para algum lugar
Onde possas me amar
E me fazer sonhar.
Leva-me
E não me deixes voltar!

Euclides Riquetti

Eu quisera ser...




Eu quisera ser
Aquele que te encanta
Que te faz tremer...
Enquanto cantas.

Eu quisera ser
Como o beija-flor
Que no alvorecer
Te beija com amor...

Eu quisera ser
Como o sol brilhante
Que te leva a ter
Calafrios a todo o instante...

Eu quisera ser
A canção que tu cantas
E poder te dizer
O quanto me encantas...

Eu quisera ser
Um poeta terno
E poder merecer
Teu amor eterno...

Eu quisera ser
O grande inspirador
E poder te dizer
Que sou teu único amor!

Euclides Riquetti

Há algo que brilha dentro de ti.

 



Há algo que brilha dentro de ti
E que vem até mim:
Inexplicável
Bonito
Adorável!

Há um transbordar de sorrisos
Um exalar de alegria
Sonhos antigos
Que nos dão nostalgia.

Uma saudade agradável
Numa manhã chuvosa
Um sentimento afável
Uma pele cheirosa
Num corpo saudável
Uma alma deliciosa...

Que vêm de ti
E que chegam a mim.
E que me contagiam suavemente
Envolvem minha alma
Meu corpo
Minha mente!

Euclides Riquetti

quarta-feira, 10 de março de 2021

Mãos que afagam o peito

 



Mãos que tiram a roupa
Mãos que afagam o peito
São mãos que estendem a colcha
São mãos que preparam o leito.

Mãos que alisam o rosto
Mãos que abanam pra mim
São mãos que beijo com gosto
São mãos que arrumam o jardim.

Mãos que se estendem de pronto
Mãos que seguram a flor
São mãos que preparam o encontro
São mãos que se prendem no amor.

Mãos que seguram as mãos
Mãos que recebem presentes
São mãos que ajudam irmãos
São mãos que se movem contentes.

Mãos elegantes e ágeis
Mãos atraentes e belas
São mãos que parecem tão frágeis
São mãos tão macias e singelas.

Me ligo nas mãos carinhosas
Me ligo nas mãos da senhora
Que cuidam dos cravos e rosas
Que cuidam do filho que chora.

Euclides Celito Riquetti



Composta em 17-05-1995