sábado, 30 de maio de 2015

Quarta Feijoada da APAE de Joaçaba - sucesso que se repete

          Aconteceu neste sábado, 30, ao  meio dia, a Quarta Feijoada da Apae de Joaçaba, no Pavilhão Frei Bruno. Participei das 3 anteriores e esta não ficou devendo em nada às três primeiras edições. É um evento que já se tornou tradição na cidade, pois as pessoas ficam esperando por ele tão logo apareçam os primeiros frios do outono.

          Sou admirador do trabalho dos Apaeanos, já faz muito tempo. Comecei participando das Noites Italianas de Capinzal, iniciadas na época em que o saudoso Prefeito Celso Farina, em meados dos anos 80, inaugurou o Centro Educacional que leva seu nome. Porém, minha admiração vem pelo trabalho meritório que toda uma equipe de funcionários, direção, professores e amigos voluntários fazem em favor de pessoas que têm limitações de alguma ordem, mas que não têm nenhum limite em seu coração, por isso mesmo pessoas muito especiais.  Hoje moro aqui pertinho da sede de Joaçaba, um educandário de excelência, onde se presta serviço de educação especial a crianças de Joaçaba e de algumas cidades próximas.

          Tenho muitos amigos, tanto no trabalho direto com os seus alunos, quanto na gestão. Gente que "pega junto" e,  por isso mesmo, tudo o que fazem tem a marca do sucesso. Organização impecável, mais uma vez. E, o evento, é uma ótima oportunidade para  rever amigos. Aliás, tenho comentado com muitos deles sobre a importância do trabalho inclusivo e humanitário que acontece na Instituição, não apenas em Joaçaba como nas demais cidades onde morei, principalmente em Capinzal e Porto União da Vitória.

          Nesta semana, ainda, visitando um amigo em Ouro, falei sobre o quanto sonho em ver que Capinzal e Ouro também possam ter instalações novas para Apae de Capinzal, em terreno amplo e plano, onde pudessem ser construídos equipamentos para a fácil mobilidade dos que a frequentam. Imagino um projeto com área de lazer muito ampla, onde eles possam praticar esportes, divertirem-se e receberem equinoterapia, como já acontece aqui. Seria um projeto de alta relevância social e educacional.

          Uma ação desse gênero colocaria por terra a teoria de que, "antigamente", construíam as Apaes longe da vista das pessoas, para que os "observadores" não precisassem se preocupar com os integrantes. Não creio que possa ser por isso, mas sim porque as áreas disponíveis ( e mais baratas), situavam-se em locais fora da cidade. Hoje, vejo que justamente locais fora das áreas urbanas movimentadas  são os ideais para a implantação das unidades de atendimento, desde que posam comportar os equipamentos adequados e oferecer alto padrão de conforto aos alunos e equipe.

          O evento,  que movimentou o meio-dia deste sábado em Joaçaba,  foi aberto com uma belíssima apresentação de jovens bem ensaiados e trajados, numa performance que os levou a receber efusivos aplausos dos presentes. Organização muito boa, gente muito bonita e atenciosa, um delicioso "caldo de feijão"  para a abertura (Feijão e Arroz Urbano, que a empresa gentilmente fornece através do conterrâneo Roney Parisotto, seu representante), tudo preparado com a coordenação do mestre Juca Parisotto,  nosso simpático vizinho.

Parabéns, amigos da APAE  de Joaçaba e que venham as demais promoções que fazem com tanto carinho!

Euclides Rquetti
30-05-2015



         

Sábado de sol e de cor....

 
Sábado de sol e de cor
Dia de alegria desmedida
De andar livre na vida
Nada de trizteza, nem dor.

Sábado com muita euforia
Dia das doces sensações
De dar asas às emoções
Nada de melancolia.

Sábado dos corpos sarados
Dos corações atirando setas
Dos corações sendo flechados.

Dia de comemoração
Nas almas de todos os poetas
Que escrevem com amor e paixão!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 29 de maio de 2015

O Adeus a Adelino Casara

          As pessoas deixam de ser uma folha de papel em branco quando legam aos familiares e concidadãos alguma coisa que, por mais simples que seja, marque, de alguma forma a vida delas. Ainda, pessoas que chegam à velhice com os cônjuges, mesmo que não tenham vivido em perfeita harmonia, podem nos deixar belas lições. Laços sentimentais as levam a, na perda do outro, sofrerem as agruras da separação definitiva.

          A comunidade de Capinzal perdeu, nesta quinta-feira, 28 , o Sr.Adelino Casara, 88 anos (nasceu em 28-10-1926). No dia 01 de fevereiro deste ano ele perdeu a esposa Clorinda. Além de tios, eles foram meus padrinhos de Batismo, na Matriz São Paulo Apóstolo, de Capinzal. Eram originários da Linha Bonita, no Distrito de Abelardo Luz, município de Cruzeiro, hoje Joaçaba. Linha Bonita faz parte do território do município de Ouro.

          O jovem casal teve sete filhos. Os dois primeiros, os gêmeos Celito e Anelito, faleceram em tenra idade. Depois tiveram a Iradi (Ira), Geni (Gena), Gelci (Gessa), Luiz Carlos (Dinho). Ainda deixaram 8 netos, oitos bisnetos e uma tataraneta.  Participei da celebração de sua despedida em nossa suntuosa Matriz, em Capinzal, hoje pela manhã. Fui convidado pelos filhos a apresentar uma biografia de meu padrinho na abertura da cerimônia religiosa.
         Alguns pontos tive que ressaltar sobre Adelino: a) Era uma pessoa muito religiosa, um cristão de muita fé. Quando nos encontrávamos, na rua, dizia que ia rezar por mim, pela minha saúde, pelas pessoas da família.  E lhe dizia que rezaria pela saúde e felicidade dele também. Herdou de seu pai, Joaquim Casara, todo o seu Capital Cristão. O pai foi um santo homem, pessoa muito respeitada na comunidade de Linha Bonita (Ouro), onde fazia as vezes desde  catequista a celebrante de ofícios aos mortos.
          b) Há quase três décadas, procurou-me com uma mala de viagem cheia de documentos: recibos e guias de recolhimento de institutos de previdência social. (IAPETEC - INAMPS- INPS). Queria aposentar-se, tinha realizado as contribuições mas tinha dificuldades em organizar as planilhas das mesmas. Datilografei tudo, fiz requerimentos e ele apresentou-os para buscar seus direitos. Foi aposentado pelo INSS. Ficou maravilhado e agradecido porque deu tudo certo. Trouxe-me um presente e disse-me que, em vez de ele ser meu padrinho, eu é que havia me tornado o padrinho dele. E ia rezar para que meus projetos pessoais fossem bem sucedidos. E isso me aconteceu.

         c) Quando saiu da colônia para morar na cidade, instalou-se como comerciante numa casa da esquina entre a rua XV de Novembro e a Dom Vicente Gramázzio, onde, por muitos anos, funcionou o antigo BESC, em Capinzal, no que foi sucedido pelo bananeiro Augusto Hoch. Adquiriu, depois, uma casa na Rua Ernesto Hachmann (antiga Rua do Comércio), na mesma cidade, onde sua família reside até hoje. Com muita coragem, construiu sua casa na década de 1970, um patrimônio valioso e bem localizado. Ali viveu e recebeu o carinho dos filhos, netos e bisnetos. Visitei-o no dia 01 de maio quando o percebi muito debilitado.  Há duas semanas eu o vi de novo e conversei com ele. Senti que estava animado e julguei que tivesse dado a volta em seus problemas de saúde. No entanto, a partir dali, sua condição de saúde entrou em queda livre.

          d) Dois fatos marcantes de meu tempo de infância: uma vez, cavado um poço de água ao lado da sua casa, mostrava-nos que a água se mostrava ainda turva, em razão da terra vermelha. mas que era abundante e muito fresca. Dizia-nos que, com o tempo, as aguas turvas ficam límpidas. E que tínhamos que cuidar bem dela. E assim aconteceu. Outra vez, retirou uma folha de um galho de uma laranjeira, amassou-o, cheirou-o e nos deu para que também o cheirássemos. Pediu-nos para que sentíssemos bem aquele aroma delicioso e natural. Fiz isso. E, sempre que sinto o cheiro da folha da laranjeira, lembro-me disso.

          Pequenas coisas que acontecem na vida da gente, mas que se eternizam. Bom  poder lembrar, por ocasião da despedida definitiva, de alguns fatos que compartilhamos. É bom poder lembrar de momentos que ficarão eternos e saudosos. É bem lembrar de uma pessoa que, na sua simplicidade, nos deixou lições de honestidade e humildade. Assim foi com meu padrinho, Adelino casara, que descansa em paz na Gloria Divina.

Euclides Riquetti
29-05-2015

         

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Nem todas as almas são brancas

Nem todas as almas são brancas
Algumas  têm segredos bem guardados
Alvas, puras, doces, brandas, francas
Mas nem todas são  nuvens sem pecados!

Almas perdidas na inquietude
Maculadas, de breu, de asfaltos vertidas
Manchadas como da noite a negritude
Jazem no universo,  pervertidas.

E as nossas andam de mãos dadas
Nus nos caminhos da ilusão profana
Desde agora,  plenamente condenadas
Pela perdição e pelas ilações  mundanas.

Almas, nem todas são brancas
Nem a minha, nem a tua, nem outras tantas!

Euclides Riquetti

Escândalo Na Fifa...

          Após investigações do FBI norte-americano, aconteceu a prisão de integrantes do alto escalão da FIFA, por autoridades policiais de Zurique, na Suíça, sede da poderosa entidade controladora do futebol mundial. Os detalhes e a repercussão vou deixar que vocês leiam nas matérias que a imprensa mundial vem publicando.  No Brasil, causou grande repercussão a prisão do atual Vice-Presidente da CBF José Maria Marin. Ele já foi presidente da CBF, Governador de São Paulo e Presidente do Comitê Local  da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.  Sucedeu a Ricardo Teixeira na CBF, que ficou 23 anos em seu comando. Hoje, a CBF está sob o comando de Marco Polo Del Nero, que voltou imediatamente ao Brasil.
          No Brasil, dirigentes de federações esportivas, notadamente às do futebol, gostam de perpetuar-se no Poder. Marin, no início de 2014, foi notícia por ter suprimido (colocado no bolso), uma medalha que deveria ser dada aos jogadores do Corinthians, campeões da taça São Paulo de Juniores. O Poder fascina e o gosto por ele vem fácil, principalmente para os que exercem cargos eletivos. Isso se aplica ao Público e ao desportivo, como é o caso do futebol.
          A FIFA é uma entidade altamente politica, tendo Josefh Blatter como Presidente desde 1998. Digo política porque Blatter, desde que foi alçado ao Poder, veio sistematicamente ampliando o número de países participantes na Copa do Mundo. Busca, nesta sexta-feira, seu quinto mandato, concorrendo contra um Príncipe Jordaniano.
          A corrupção, que vem campeando nas diversas esferas da política brasileira, está muito presente no futebol brasileiro. O atual deputado e ex-jogador Romário tem denunciado, sistematicamente,  que existe muita corrupção na CBF. A Copa do Mundo, em que vergonhosamente levamos um  chocolate de 7 a 1 da Alemanha, foi um notório exemplo de desperdício de dinheiro  público. Agora, em razão da prisão de Marin, uma CPI está sendo criada no Congresso Nacional - a CPI do Futebol Brasileiro. Lembro que,  para que novas CPIs sejam instaladas,  há a necessidade de conclusão de algumas em andamento. A do BNDES está na fila para entrar na pauta. Mas isso somente pode acontecer de houver conclusão de  duas das 5 já instaladas, assim é a norma.
          Nós, brasileiros, esperamos que o futebol brasileiro, a exemplo da Petrobrás, também seja passado a limpo.

Euclides Riquetti
27-05-2015
         

O ciclo da vida (Ciclovida)

O vento
Moveu a folha
Que passou dos galhos
E caiu na relva
E depois secou.

O frio
Branqueou a neve
Que cobriu as plantas
Se estendeu no vale
E depois se foi.

Setembro
Coloriu a flor
Pôs de verde a planta
Pôs azul no rio
E encantou a vida.

O sol
Fez o céu tão claro
Que estrelou a noite
E morenou a pele
E fez você bonita.

O verde
Abandonou a folha
Que virou amarela
Que virou marrom
E de novo secou.

Euclides Riquetti

Este poema está publicado no livro Santa Catarina Meu Amor, de 2010.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Amor Radical

Eu queria que tu arrancasses meu coração
E o colocasses dentro do teu.

E eu ficaria sem vida,
Sem sensibilidade,
Sem sentir saudade...

E tu terias para sempre o meu coração.

No céu, eu viraria um anjo alado
Que ficaria sobrevoando-te
Onde quer que estivesses
Para onde quer que fosses...

Assim, eu sempre estaria por perto
Protegendo-te
Guiando-te...

E continuaria a compor meus versos
Que virariam sonetos românticos.

E continuaria a rezar
A  pedir perdão
A declarar ao mundo que tu és meu grande amor.

E, no dia em que precisasses de minha presença
Apenas me acenaria
E eu viria
Com todo aquele amor que tenho em mim
Que guardo em mim.

E nós continuaríamos  felizes
Tu e eu.

Te amo demais!!!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Vontade de abraçar

Tenho vontade de te abraçar
Sentir o calor de teu corpo e o frescor de tua alma
Na manhã chuvosa e calma
Tenho o desejo de te encontrar.

Tenho vontade de me perder
E me ver reencontrado num lugar distante
Sinto  em mim a saudade constante
Tenho o desejo de te rever.

Tenho vontade de amor e delícias
Embalar-me nos teus braços que me seduzem
Sonhar os sonhos que me induzem
Tenho o desejo de ganhar tuas carícias.

Tenho vontade de andar nas nuvens
Flutuar com elas mesmo quando densas e escuras
Esquecer-me das angústias e das agruras
Reviver os sentimentos que nos unem.

Euclides Riquetti


domingo, 24 de maio de 2015

O incidente com Angélica e Luciano Huck no Mato Grosso do Sul



         
          Um avião modelo 820 C Carajá, fabricado pela Embraer, conduzido pelos pilotos José Flávio de Souza Zanatto e  Omar Frattini, após sofrer pane em sua bomba de combustível, fez um pouso forçado numa fazenda próximo a Campo Grande, no Mato  Grosso do Sul, na manhã deste domingo, 24. Além destes, estavam na aeronave os apresentadores da TV Globo Luciano Huck, sua esposa Angélica, os três filhos e duas babás. Felizmente, o simpaticíssimo casal não sofreu maiores traumas. Foi um susto muito grande para todos eles. Pelo que se viu nas redes sociais, Angélica, que foi transportada em maca para a Santa Casa daquela Capital, era a que sentia mais dores, enquanto o marido apenas mancava ao caminhar.

          Claro que sempre que acontecem incidentes (ou acidentes?!)  dessa espécie, a notícia se espalha rapidamente. A Santa Casa emitiu nota na tarde deste domingo relatando sobre a situação clínica dos 9 pacientes atendidos, sem distinção, da maneira mais correta e lúcida. Fez o papel que se espera de uma Instituição Hospitalar. E, a SC, é muito respeitada pelo sua história de serviços de relevância já prestados aos brasileiros. Atendeu todos os pacientes  pelo SUS, mobilizando equipe médica e proporcionando os necessários exames.

          Na minha opinião, Luciano e Angélica se completam como casal. Têm a "química" que faz com que relacionamentos humanos e, em especial o casamento, possam dar certo. Assisto, eventualmente o "Estrelas", da apresentadora, e o programa dele aos sábados à tarde. Considero que ele faz, hoje, o que Senor Abravanel, o Sílvio Santos, fez durante décadas na TV. Têm a mesma dinâmica e o mesmo carisma, respeitada a diferença de idade entre ambos.

          Mas, o que me espanta, é a maneira como a Globo trata os assuntos que envolvem seus colaboradores e os que os cercam. Vejam o que copiei do portal G1, o noticioso virtual da Poderosa:

NOTA DA CENTRAL GLOBO A Central Globo de Comunicação divulgou uma nota sobre o ocorrido:

"Luciano Huck, Angélica e filhos estão bem após pouso forçado de avião que vinha do Pantanal.
O avião turbo-hélice Carajá que trazia do Pantanal, essa manhã, o apresentador Luciano Huck, a apresentadora Angélica e os filhos precisou fazer um pouso forçado nos arredores de Campo Grande. A família passa bem e foi levada para exames num hospital da capital do Mato Grosso do Sul.
O avião saiu da Fazenda Caiman, no Pantanal, às 9h e, em seguida, fez um pouso forçado num pasto a cerca de 30km de Campo Grande. Levada para um hospital da cidade, a família está bem, em observação e deve seguir hoje ainda para São Paulo."

          Ora, então as babás e os pilotos não contam? Não faziam parte do grupo de pessoas envolvidas no acidente? Não poderiam escrever:  "os pilotos e as babás..." Tudo bem que não são seus funcionários, mas estavam assessorando os apresentadores. E a apresentadora estava voltando de gravações que realizaram no pantanal mato-grossense. Então...

Apenas para refletir!

Euclides Riquetti
24-05-2015


       


       

Desolação - o universo da alma...

Penam-se as almas, dilaceram-se corações aflitos
Corroem-se os sentimentos, mutilam-se paixões
Constroem-se seres inquietos, ensejam-se conflitos
Tropeça-se nas pedras bandidas das tensas desilusões.

Edificam-se muros frágeis com a  solidez das verdades
Encurtam-se os caminhos, alongam-se as trajetórias
Derrubam-se barreiras, despem-se as frívolas vaidades
Descobre-se que há lutas renhidas, perdidas e inglórias.

O universo é, por si mesmo,  algo não dimensionável
Sujeito a tempestades, intempéries e turbulências
O universo é uma imensidão desconhecida e formidável.

O universo da alma se constitui em algo dócil e  sensível
Sujeito a decepções, inconstâncias e incoerências
O universo  humano comporta a face do incompreensível.

Euclides Riquetti
24-05-2014