sábado, 10 de setembro de 2022

Amada andorinha




Amada andorinha


 Lembranças claras me retornam à mente

Trazendo-me de volta cenários de outrora

Tardes e manhãs que já se foram embora

Pelos caminhos onde andei calmamente

Alimentar uma alma desnuda, sutilmente...


Cada pensamento meu que se movimenta 

Prende minha atenção à sua doce presença

Sempre discreto, o seu olhar me acalenta

Alegria que encantou a minha existência.

Poderosa e sedutora, a soberana inconteste

Amada andorinha de meu voo celeste...


Procure nas páginas dos livros e nas telas

Veja bem como que o seu nome foi escrito

Voe batendo as suas asas até a minha janela

Pouse na soleira com o seu corpo bonito

E deixe-me compor-lhe a poesia singela!


Euclides Riquetti

10-09-2022

Mariscália

 





Preciso encontrar meu norte no universo

Belos jardins e doces cheiros para sorver

Rios, vales, campos e os mares dispersos

Raízes fincadas na areia onde foste viver.


Dos anjos celestiais, os clarinetes sonantes

Nuances da alma que se mudam em flores

Sonhos a povoar a minha mente mutante...

Batidas aceleradas num coração que palpita

Procuro  "ti"  na imensidão azul e infinita

Nas beiras das estradas cingidas em cores.


Campos verdejantes, belezas celestiais

Louvores e cânticos leves e magistrais

Calmas ondas das águas mais fabulosas.

Olhares distantes miram mares colossais

Presentes que Deus nos deu tão naturais

Verdadeiros altares de vidas harmoniosas.


Uma exuberante mariscália jaz estendida

Como um tapete verde e seus bordados

Brancas vogas que ressoam na avenida

Todas explodindo em diques imaginados

Quando se encontrarem nossos pecados!


Sim, uma grande e fantástica mariscália

Guirlanda de cravos a enfeitar uma baía

Cingindo com graça esta terna tropicália 

Olhada com as vistas e odores da maresia

Quando o corpo dorme, o sonho me sacia!


Euclides Riquetti - Meu tributo ao Mariscal!

21-05-2021


O homem que matutava e os ombros da Letícia Sabatella

 


 Replay...






          O Apolinário matutava. Não era jeca, não era analfabeto. Tinha até pós-alguma coisa, acho que graduação, mas matutava. De vez em quando matutava e falava, baixinho, que era para que ninguém percebesse e não o achasse louco. Louco não era. Era normal como todos os outros meio anormais que estão por aí, matutando. Pensava no seu time que andava perdendo muitas. Não havia treinador que desse certo. O caso era de pouco sebo nas canelas. E a gurizada não quer mais saber de por o sangue nos olhos. Todo mundo quer sombra e água fresca, mesmo que seja à noite.
 
          Matutava o Apolinário. Não que matutar fosse sua predileção. matutava por matutar. E, enquanto matutava, contava. Não era o "contar causo", era o contar de fazer contas, contas "de mais" como a professora ensinou muito bem na primeira série. Na segunda, já as contas eram bem maiores, com mais algarismos. Algarismos são aqueles pequenos desenhos que hoje chamam de dígitos. E, matuta vai, matuta vem, e nada de respostas para suas indagações. Pensava na novela do horário das sete, "Sangue Bom". E constatava em sua matutice que pouco havia de bom no sangue daquela tropinha chamada elenco. Não nas pessoas deles, mas de suas personagens. Ah, que vontade de dar uma surra na Damáris. Podia ser na Gládis, aquela desavergonhada da irmã dela que está tentando o Lucindo...Não! Esses três fazem a parte boa, a engraçada da novela. Não merecem nehum castigo. Seria um sortilégio fazer isso, Santo Deus!

          Estava o Apolinário a matutar. Não havia outra coisa a fazer enquanto caminhava. As moçoilas e os rapazotes passavam, iam pra frente, pra trás. Certamente que não matutavam, não precisavam disso, nem tinham tempo para isso, tinham que falar ao telefone celular: " E aí, mano?! Vamos fazê umas quebrada na náite?! O Apôli não entendeu nada. Nem queria entender aquela falação sem graça. As "mâna", então, grudadas no seu Infinity-pré, também de nhém nhem:  "Oooooiiiii, lindaaaaa! Como cê tá massa!  - e o Apolinário, definitivamemente, nem queria ficar perto de gente assim. Continuava a pensar na novela: Quanta gente aquela Maiara/Amora, Amora/Maiara enganou antes de descobrirem todas as sacanagens que aprontou na novela! Pior que ela, só a mãe dela, a Bárbara Hellen. Elas são duas tranqueiras, bem que se merecem. Bonitinhas, mas ordinárias, como diria o Nélson Rodrigues... Mas tem o Bento que é gente boa. Tem sangue bom!

         Tendo matutato já um tantão,  o Apolinário pensou em virar o pensamento para outro lado. Uma psicóloga, uma vez, dissera para sua namorada que,  quando ela tivesse um pensamento runho,  era pra tentar pensar num pensamento bom, algo que deleitasse, que desse prazer. Então, ele começou a pensar nas personagens boas da novela e fixou-se na Verônica. A verônica, pra quem não sabe, é a mesma Palmira Valente que deixa seus afazeres de publicitária para exercitar seu hobby, cantar no Cantaí. E como ela canta! Com certeza seu vídeo vai bombar na internet. Mas a parte melhor, mesmo, a que mais toca o coração desapegado do amigo fica por conta dos ombros da Letícia Sabatella. Ah, que ombros! Você já reparou? Não? Então veja a novela e depois você vai ver se o Apolinário não tem razão. É um navio de areia para o seu caminhãozinho. Ah, se é! Como são belos os ombros da Letícia Sabatella.

Euclides Riquetti
20-10-2013

Eleições – pouco se foge do que foram as anteriores

 



       As eleições deste ano não são muito diferentes de todas as havidas nas três últimas agressões verbais e até físicas décadas. A língua solta, as acusações de lado a lado, o desrespeito ao ser humano, as calúnias, mentiras, tudo parece muito prostituído. E há quem esteja injetando dinheiro aos candidatos, na maioria das vezes por algum tipo de interesse. O antagonismo, principalmente entre os candidatos que apresentam melhores resultados nas pesquisas de opinião pública, está muito presente nas campanhas dos candidatos neste ano. Pouco se foge do que foram as eleições anteriores.

       Nos últimos dias, parece-nos que a imprensa está agindo com mais equilíbrio, executando um trabalho mais jornalístico. Assim como existem leis que normatizam a política em tempos de campanhas, também pode haver alguma forma de punição a quem exagere em sua tendência, selecionando os conteúdos, de forma a ajudar um e prejudicar outro candidato.

       Uma pessoa, militante da esquerda e simpatizante do candidato Lula, tentava me dizer, e convencer, de que o Governo deu muito dinheiro à TV Globo, que ela estaria vendida ao Bolsonaro, tendo deixado de noticiar, com ênfase, notícias que desgastariam a imagem dele. Ao longo dos anos, sempre houve esse tipo de comentário.

      O tempo está passando e em três semanas teremos o pleito. Em termos de Santa Catarina, os candidatos aos mais diversos cargos estão se movimentando muito em todas as regiões. Eu mesmo fui convidado a participar de reuniões e recebi alguns telefonemas de pessoas que buscam a sua reeleição. O Oeste e o Meio-Oeste estão sendo buscados por candidatos do litoral, pois cada um quer encontrar compensações para perdas em seus próprios domínios. A política exerce certo fascínio sobre o ser humano. O eleitor que se sente reconhecido pelo candidato acaba votando nele e, ainda, ajudando a fazer campanha em seu favor. Mas se você escutar o que é falado no rádio e na TV, verá que os discursos não são muito diferentes em termos de promessas. Agora, o que menos conta é a ideologia, que cede lugar ao pragmatismo eleitoral. Os marqueteiros instruem os que os contratam, orientam suas equipes, elaboram planejamentos de campanhas.

       Quatro candidatos de centro-direita e um de centro-esquerda estão na disputa do cobiçado cargo de Governador. Há um certo equilíbrio e, ao meu ver, a eleição se definirá mais pela rejeição do que pela preferência. Nas campanhas estaduais, o nível é bem melhor do que nas de nível federal. E, como não se tem nenhuma condição de se precisar quem iria para a disputa no segundo turno, todos tentam parecer simpáticos ao eleitor e mesmo ao adversário. Para o candidato à reeleição, Carlos Moisés, a estrutura de campanha implantada em cima de realizações de seu Governo e apoio aos prefeitos, muito conta. Porém, tem uma relativa vulnerabilidade, e as pesquisas mostram que tem mais rejeição do que preferência.

       Por ocasião da realização das pesquisas, muitos dos entrevistados escondem o jogo. Por vergonha ou outro motivo qualquer, até se manifestam por votar num candidato que não é o de sua preferência, achando que, de alguma forma, pode levar os adversários à acomodação, melhorando os lados de seu candidato preferido.

       Lançamento de meu novo livro – Na segunda-feira, 05, houve o evento de lançamento de meu livro “Crônicas dos Antigos Rio Capinzal, Abelardo Luz-Ouro e arredores. Organização impecável, em Capinzal, no auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer, tive o total apoio da Administração Municipal, através de seu Departamento de Cultura. Intensa atividade cultural, com uma bela performance do Sexteto da Banda Municipal, a costumeira excelente performance da cantora Carmen Baséggio, que entoou o Hino Nacional e o do Município. Jovens valores participaram da produção de um vídeo, onde se citaram registros históricos a partir dos saudosos historiadores José Waldomiro Silva, que foi prefeito de Joaçaba e Deputado Estadual, Holga Maria Siviero Brancher, professora de História, e Doutor Vitor Almeida, advogado e historiador. Agradecimentos ao Prefeito Nilvo Dorini, à Vice Noemia Bonamigo Pizzamiglio, Assessora Sirlei da Silveira, e Diretora de Cultura Tatiane Riffel. De Joaçaba, fui prestigiado pela Presidente do legislativo, Disnéia De Marco e pelo político e empresário Joventino De Marco. Amigos, políticos, familiares e leitores estiveram no evento e agradeço a todos pelo prestigiamento.

Euclides Riquetti – Escritor -  www.blogdoriquetti.blogspot.com

 

Viva com alegria, viva com paz!

 


 



Viva com alegria, viva com paz!



Ame todas as coisas que a rodeiam
Ame a luz do sol, o brilho das estrelas
Ame as estradas que serpenteiam
E todas as árvores que pode vê-las.

Viva com alegria, viva com paz
 Viva a magia que a vida lhe traz!

Valorize os seres  que lhe querem
Aqueles que a respeitam também
Acolha as palavras que não ferem
Refute aquelas que não fazem bem.

Viva co alegria, viva com paz
Viva a magia que a vida lhe traz!

Imagine campos e flores amarelas
Lugares bonitos e encantadores
E lembre das palavras tão singelas
E pense em dias mais promissores.

Viva  com alegria, viva com paz
Viva  a magia que a vida lhe traz1

Bem assim...

Euclides Celito  Riquetti

Meus medos e meus segredos

 


Tenho medo de meus muitos medos
Não de meus segredos...
Tenho lá minhas preocupações
Vivo, intensamente, todas as emoções
Pois pra viver nunca é cedo!

Há uma fragilidade emocional
Algo que até  parece banal...
Não sei se é por zelo desnecessário
Se é cuidado extraordinário
Mas só quero nosso bem, não o mal!

Conflitos, que fiquem longe de mim
Que toda a confusão tenha fim...
Prefiro o sol que doura ao céu cinza
E que nenhum raio me atinja
Que cresçam as flores no jardim!

Sou apenas um ser comum
No contexto complexo, apenas mais um
Que quer viver normalmente
Nem sei quão intensamente
Aqui, ali, e ou em lugar algum

Apenas isso...
Bem assim!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Uma canção que aquece a alma

 


 





Resultado de imagem para imagens praia canasvieiras



Preciso daquela canção que aquece a alma
Como o vinho que me atiça os sentimentos
De seus olhos que me ajudam e me salvam
De suas mãos que curam meus ferimentos!

É a canção que nasce de sua terna poesia
Que você compôs com toda a singeleza
Versos que escreveu com toda a maestria
Rimas perfeitas, versos livres e sutileza.

Preciso ouvir a canção saída de seus lábios
E do afago que abranda os meus tormentos
O seu sussurro me deseja bons presságios
E eu retribuo com o carinho e meus alentos.

A canção que vem da poesia que você faz
É como bálsamo pra curar as minhas dores
Me traz de volta minha alegria e muita paz
E meu mundo se povoa de brancas flores!

Euclides Riquetti

Mulheres exóticas

 


 



Mulheres exóticas são diferentes

Não têm beleza barbie, felizmente.

Têm em si a maturidade que encanta

A simpatia desde cedo, quando levantam

O charme que transparece, envolvente

Seguras, firmes, doces e inteligentes

Já nasceram com seu vivaz poder

Nada têm a provar, apenas ser!


Elas já são assim por sua natureza

Não se preocupam em produzir  beleza

Cuidam do corpo, a genética é privilegiada

Elas também têm sonhos bonitos na madrugada.

Cuidam de cuidar de tudo o que as rodeia

Mas têm alma quente que se incendeia

Por si só são tão fortes e poderosas

Altivas, fogosas, formosas!


Euclides Riquetti

Quero que mergulhes em mim

A rosa champanhe e o girassol










Cuida a rosa champanhe, quieta
O girassol imponente e vaidoso
Com seu olhar tímido e receoso
Na tarde clara, quente e discreta.

O girassol é rei e a rosa é rainha
No reino encantado do jardim
Solitários, acenam ao jasmim
Embevecido a namorar a vinha.

Descreve o poeta este cenário
Do palco da natureza cândida
Do palco da nobreza lânguida
E toca o sino lá no campanário.

Buscando o seu rosto delicado
Eu me entrego à doce harmonia
Do céu prateado ao fim do dia
Por Deus protegido, abençoado.

E eu aguardo a noite silenciosa
Em que seu perfume vem beijar
Em que você cavalga pelo luar
A sua alma a me esperar ansiosa.


Euclides Riquetti

quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Se eu digo "te quiero"...

 


 








Se eu digo "te quiero"
É porque, realmente, te quero
E porque te espero
Pra te dar meu carinho
Pra me colocar no teu caminho
Porque, simplesmente, TE QUERO!

Te "quiero mucho"
Sim, muito te quero
Nos dezembros e janeiros te espero
Eu e meu inefável carinho
Imaginando você no meu caminho
Porque, realmente, TE QUERO!

But, if I´ll  say:

I want you
I wait for you
Because I like you
And I hope (that)
You´ll like me too.

Truly, I love you too!

Euclides Riquetti

Cheia de poder!

 


 




Resultado de imagem para imagem mulher poderosa

Cheia de poder!



Eu apenas pretendo ver você
Poderosa, faceirona, cheia de poder
Empoderada, cheia de dinheiro
É bem assim que eu quero ver você...

Eu apenas quero ver você
Voando alto, como ave de rapina
Como uma águia poderosa, lá em cima
Toda cheia de razão e de poder...

Eu desejo firmemente ver você
Sonhando alto ali deitada na areia
Cantando alto aquele canto de sereia
Me provocando para ir amar você...

Eu me contento apenas por poder dizer:
É  muito bom ficar olhando pra você
Sem dizer nada, só pensando em querer
Poder dizer que gosto, gosto de você

Mas, se nada tiver, nada, nada de poder
Apenas seu charme, seu olhar convidativo
Isso me basta, já é um grande atrativo
Vale bem que mais ter dinheiro e ter poder!

Euclides Riquetti

Uma chuvinha ocasional

 






Hoje caiu uma chuvinha ocasional

Águas frias molharam os gramados

Buscaram as ladeiras, sangas e rios

Buscaram chegar aos mares bravios

Trazendo a umidade ao solo natural

Correndo para lugares acidentados

Elas trazendo você até minha mente...


A chuva me traz de volta a saudade

O primeiro frio chegou de verdade

Imagino escrever-te um belo soneto

Duas quadras e dois belos tercetos...

Mas, tendo a inspiração ido embora

Vejo-me aqui assim tão desamparado

Para voltar-me ela não tem dia e hora

Sinto-me como um poeta abandonado. 


E você, razão dos meus bons intentos 

Razão da realidade dos sentimentos

Espera, ansiosa, pelos poemas meus

Enquanto aqui os faço para gáudio seu

Para que seu sonho tenha os alentos.


Então, quando outras noites e os dias

Baterem à sua porta e quiserem entrar

Abra-a com toda a sua grande alegria

E ouça as melodias que lhe traz o mar.

São aquelas canções que eu lhe compus

Inspiradas num raio de intensa luz

Para seu rosto lindo poder vislumbrar.


Euclides Riquetti

quarta-feira, 7 de setembro de 2022

Entenda-me


 





Entenda-me... compreenda-me...
Procure me entender porque eu sou assim
Procure minha história de amor sem fim
E você vai finalmente me entender!

Pesquise então... busque mais informação...
Procure ler, procure ouvir e saber mais
E vai perceber eu sou do bem, que sou da paz...
Que a realidade determina o rumo de meu chão...

Verifique bem... constate muito bem...
Procure formas de viver a vida como eu faço
Não me entrego nem nas horas de cansaço
Busque viver bem...busque ser feliz também...

Mas me inclua no seu  contexto de cumplicidade...
Não me deixe fora de seus ternos planos
Deixe-me lembrar dos belos rumos que traçamos
De dividir os sonhos, a alegria, a felicidade!

(Bem assim...)

Euclides Riquetti

Voltaram nossos pecados...


 



Voltaram os pecados que haviam saído
Que buscaram encontrar os pecados teus
Voltaram leves e punidos
Voltaram os pecados meus...

Passearam,  de mãos dados, os nossos pecados
Foram sonhar os sonhos permissíveis
Desejavam ser perdoados, depurados
Buscaram os perdões mais impossíveis.

Então  a flecha do cupido, a arma tão letal
Sacramentou o perdão de ambos os pecadores
E foi a vitória do bem perante o mal.

E, as negras tintas  foram  dissipadas
A alvas rosas abriram seus botões em flores
E Deus abençoou nossas almas já purificadas.

Euclides Riquetti

Apenas uma triste canção de amor

 


 


Entoavam os anjos celestiais apenas uma triste canção de amor
Enquanto as canárias gorjeavam com os seus meigos cantos
Enquanto a minha alma em dores chorava os seus desencantos
E as lágrimas rolavam de meus olhos teimosos em se recompor.

Vergavam-se ao vento longos eucaliptos e as eretas bracatingas
Enquanto as perdizes se refugiavam em meio às folhas secas
Enquanto as garças, em bandos, voavam com suas asas lentas
E raros jatobás se impunham espalhados nas desérticas restingas.

Sorriam as mulheres bem amadas em seus colóquios  amorosos
Enquanto os rádios propagavam em suas ondas tangos e boleros
Enquanto os namorados fitavam suas damas com olhos sinceros
E eu esperava pelo seus perfumados cabelos lisos e sedosos!


Euclides Riquetti

Nuvens que escondem as estrelas

 


 



Nuvens de breu escondem as estrelas de prata

Do piano o maestro tira as suaves melodias 

Os casais se embalam na dança na pista da sala

Os vocais entoam canções da maior nostalgia.


O vento adentra o lugar pela larga veneziana 

Vai soprar o dorso desnudo da senhora gentil

A sutileza dos gestos e modos ilustram a dama

Um cavalheiro conduz os passos de modo sutil.


Os garçons carregam bandejas elegantemente

Taças de espumante rosé procuram por lábios

A sede do meu desejo a procura contentemente.


Vai-se a noite, vem a chuva, e você me ignora

E já não ouço sinos tocarem lá no campanário

Nada mais me resta a não ser chorar e ir embora. 


Euclides Riquetti

terça-feira, 6 de setembro de 2022

Na noite silenciosa...

 


 



Na noite silenciosa, o céu se fecha em escuridão
O claro do dia rende-se às trevas inclementes
Que afligem meus medos antigos e os recentes
E enquanto os anjos  me protegem firmemente
Eu rezo a Deus pela  Divina proteção.

E, no silêncio que campeia
Vem o seu pensamento
Vem encontrar os meus devaneios
E os meus tormentos
Vem  punir meu nefasto atrevimento
Vem punir-me em meu silêncio
Que também é o seu...

E enquanto ouço a orquestra dos ventos sinfonizando a natureza
Deixo-lhe uma oração de paz a vagar pelos ares
Quero que a encontre entre o céus, entre os mares
Arrefeço  meus pensamentos, dando-lhes leveza
Pois só os pensamentos leves e libertos é que perdoam
Extinguem as palavras e atitudes que magoam...

E, enquanto escrevo, ouvido o murmúrio do mar
Ali, do outro lado da rua
Algo me impele a pensar:
Há uma forte presença sua
Em meu sonhar...

Euclides Riquetti

O tempo resolve?

 


 



O tempo resolve, mas também judia

Tira o sono na noite, nos preocupa

Porque na vida, há pecados ou culpas

Pequenas coisas que nos angustiam. 


Tudo depende da maneira como vemos

Como encaramos cada situação

Os problemas solúveis e os do coração

Coisas da vida, incômodos que temos.


Quando isso acontece, o tempo não passa

Mas se passar, vamos ficando mais velhos

Então nos agarramos em todos os credos

Esperamos por vitórias, que o certo se faça...


Pois que o tempo resolva da melhor forma

E que aos problemas encontrem solução

A realidade é uma coisa, outra é a ilusão

Uma coisa é a água fria, outra é a água morna!


Euclides Riquetti

Me perder contigo

 


 








Quero te beijar...
Me deliciar...
Quero te dar
Um beijo com gosto de chima...

Pode ser aquele roubado
Ou aquele duramente conquistado
Deliciosamente degustado
Com sabor de chima...

Um beijo depois de uma cuia de mate
Acompanhado de chocolate
Junto com o desejo que bate
No sorver de nosso chima...

Pode ser um beijo curtinho
Mas dado com todo o carinho
Levemente, de mansinho
Mas delicioso como o chima...

Quero mais do que um beijo de amigo
Quero um beijo caliente
Quero um corpo efervescente
Quero me perder contigo!

E dar-lhe um beijinho
Gostoso:
Com sabor de chima
E de Diamante Negro!

Euclides Riquetti

Uma luz que me atrai

 


 



Há uma luz que brilha  na escuridão
Não é sol, nem estrela, nem  luar
Mas  é algo que me vem de seu olhar

E que eu guardo, com carinho,  na imaginação.

Há uma luz que me atrai, que nunca se apaga
Não vem do fogo e nem vem de lanternas

Vem de você, de suas palavras  ternas

É uma luz que me embala e me embriaga.

Luzes brilham onde quer que seja
Luzes que nos fazem viver e sonhar

Brilham apenas para o coração que deseja....

Ah, luzes, com seu brilho sutil e  encantador
Luzes da alma, dos lábios e de um  olhar

Luzes que vêm de você, que me  trazem o  amor!

Euclides Riquetti

Jogo de sedução

 


 




Não quero que me vejas como um fútil galanteador
Nem  quero despertar em ti uma faísca de paixão
Quero apenas que sinta em mim um poeta sonhador
Não como alguém vulgar que faz o jogo da sedução...

Não imagino que possamos dar luz a uma realidade
Apenas que possamos surfar nas ondas de uma ilusão
Em cada verso far-te-ei  uma jura de lealdade
Em cada um de meus poemas um recado ao teu coração...

Quero, sim, que penses em mim, como quero pensar em ti
Quero, sim, que tu me queiras, como eu quero te querer
Quero, sim,  que escrevas na noite, como quero escrever aqui...

Quero, sim, te seduzir, com palavras de amor e paixão
Quero, sim, que tu te percas, como quero me perder
Quero, sim, que guardes pra mim, a tua alma e teu coração...

Euclides Riquetti