sábado, 17 de fevereiro de 2024

Crianças que se perdem em praias - aconteceu em Canasvieiras neste sábado

 







     As praias catarinenses estiveram apinhadas de turistas na temporada 2023/2024. A de Canasvieiras, a qual frequento algumas vezes por ano, recebeu muitos deles, brasileiros e estrangeiros,  em dezembro e janeiro. Agora, está invadida por argentinos. Na Semana Santa, chegam os uruguaios. Já estou bem habituado aos costumes deles, sua língua e sua maneira de ser. 

      Entre 11 e 12 horas desde sábado de céu nublado e clima mornamente abafado, duas ocorrências me envolveram emocionalmente: Duas belas meninas, Josefina, de origem argentina, e Laís, filha dos brasileiros Djalma e Bethânia, afastaram-se de seus pais e extraviaram-se em meio à multidão. Bateu o desespero em todos os que estavam nas imediações. Alguém começou batendo palmas, que é o sinal para que todos saibam que alguém se perdeu. Eu estava em meu lugar costumeiro, defronte ao barracão-sede da Associação dos Pescadores de Canasvieiras quando um senhor passou avisando que uma menina se encontrava perdida e que todos deveriam ajudar a encontrá-la. Imediatamente, saí andando no sentido sul da praia, em direção a um Posto de Salva-Vidas. 

       Eu gritava que uma menina de três anos e pouco, vestida em cor-de-rosa e com cabelos claros estava perdida, e ia batendo palmas. Em cada grupo que eu passava, eu dizia, em voz muito alta: "Menina de três anos, vestida de rosa, está perdida"! Passei por mais de 10 grupos de pessoas que se assetavam nas cadeiras sob os guarda-sóis. O outro, ia pela beira da água fazendo a mesma coisa. E os seguidores se multiplicavam, todos chamando por Josefina, a menina vestida de rosa... Em poucos minutos, alguém gritou: "Foi achada"!. E, num átimo, dirigi-me para aquela multidão, uns 20 metros do posto de observação dos bombeiros, onde estão os salva-vidas. 

       A bela menina, de olhos claros e cabelos longos, já estava amparada pela mãe, que a enxugava com uma toalha. Conversei com a mãe e pessoas que estavam com ela. Eu chorava... Primeiro, num misto de preocupação e instinto de pai e avô que há em mim!

Menos de 3 minutos depois, uma nova gritaria e palmas batidas soando no caminho que eu já havia percorrido. Fui ao posto vermelho e amarelo e falei que uma menina se perdera. Disseram-me que ela já havia sido encontrada e eu falei que não. Uma feminina me dizia que uma pessoa da família é que tinha que comunicar a eles. Um masculino falava comigo em espanhol. Então comecei a responder a ele em Inglês. Havia muito barulho e não nos entendíamos. Em um minuto chegou a mãe da segunda criança que precisava ser encontrada. Ela viu que eu era um dos hóspedes da  Pousada Jéssi,  da ACP, e me mostrou a pulseirinha de identificação. Voltei correndo para o lugar de onde eu vim, gritando e pedindo para que todos batessem palmas. Eu gritava: "Menina Laís, quatro anos, vestindo rosa e cabelo enrolado, está desaparecida. Precisamos ajudar a encontrar. E eu não conseguia me conter, chorava... Brasileiros e argentinos, todos quantos tomavam conhecimento da situação, batiam palmas e procuravam. 

      Eu imaginei que ela pudesse ter voltado para a pousada e saí em disparada para lá. Mas lá ela não estava. Um minuto após retornar à praia, alguém gritou: "Encontraram a menina"! 

       Corri em direção da população que se aglomerara e lá estava o pai, Djalma, feliz e sorridente, com a menina postada em seu pescoço, na situação que costumamos chamar de "cavalinho". A mãe logo atrás, a avó, todos felizes...

       Após isso, fui ao posto de salva-vidas para entregar meu cartão pessoal ao Rodrigo, um dos integrantes, que é de Buenos Aires mas trabalha no salvamento. Pedi a gentileza de que me passasse algumas informações, mesmo que não oficiais, e aqui vai: Na alta temporada, extraviam-se em média seis crianças por dia, umas três pela manhã e outras tantas pela tarde. Cinco pessoas idosas, já com alguma dificuldade de se relocalizarem, perderam-se na temporada aqui em Canasvieiras. Houve um afogamento, na Cachoeira do Bom Jesus, mas que foi causado um um mal súbito enquanto o cidadão mergulhava no mar. Ana Júlia, uma jovem salva-vidas, tem os familiares em Campo Novos. Tive uma uma conversa proveitosa tanto com o Rodrigo como com a Ana Júlia. Todas as pessoas que se perderam durante esta temporada de veraneio  foram encontradas em poucos minutos. Já é costume que, quando alguém localize alguém perdido, conduza até o posto controlado pelos bombeiros. E quem perde, se dirige ao local para esperar pela volta do familiar querido. 

       Pouco antes das 20 horas, saí do apartamento e vim para o saguão do refeitório: Encontrei a família feliz, conversei com os pais Djalma e Bethânia, que são moradores de Biguaçu e vieram passar umas horas com os seus familiares aqui hospedados. 

      O Corpo de Bombeiros de Santa Catarina distribui pulseiras de identificação que os pais podem retirar e colocar nos punhos dos filhos pequenos e mesmo de  pessoas idosas com  limitação da identificação de sua localização. Recomendam que os pais brinquem com os filhos pequenos no limite entre a água e a areia, onde o risco de perder-se é menor. Todo o cuidado é pouco! 

       Que bom que os pais da Josefina e da Laís puderam voltar para suas casas felizes!

Carinhosamente,

Euclides Riquetti

Praia de Canasvieiras, em 17 de fevereiro de 2024. 

       

 


Te amar, te querer, incessantemente!

 





Resultado de imagem para imagens escrevendo com giz  te amo



Apenas dizer "te amo" e nada mais
Dizer isso do fundo de meu coração
Dizer palavras simples, naturais:
Escrever no muro com giz ou carvão!

Dizer "te amo" tantas vezes quantas
Quantas vezes isso for preciso
Com palavras doces e sacrossantas
Desejar-te uma vida de pleno paraíso!

Além de "te amo", dizer "eu te quero"
Dizer-te isso com toda a sinceridade
Seja no verão, ou no intenso inverno
Dizer que te amo com sinceridade!

Além das palavras já ditas e escritas
Dizer-te da forma mais convincente
Dizer-te com as palavras mais bonitas
Te amar, te querer, incessantemente!

Euclides Riquetti

Com seus olhos me seduz

 


 


Com seus olhos me seduz

Você é tudo o que eu tenho

Meus sonhos já realizados

Outros por se realizarem

É meu caminho já andado

Do lugar onde eu venho...


Você é presente e passado

A rua por onde vou andar

Amor sempre ao meu lado

É minha musa, é meu par!


Você é o rumo e o chão

É o porto mais seguro

Minha medalha e cordão.


Você é a águia que conduz

Tem coração doce e puro

E com seus olhos  me seduz!

Euclides Riquetti

Corpos e almas que se esculpem...


 




Corpos que se esculpem e se queimam

Imersos nas brasas da paixão

Corpos que se jogam nas areias

Corpos que se estendem pelo chão...


Almas que se julgam e se penam

Imersas nos pecados, na ilusão

Almas que insurgidas se condenam

Almas enegrecidas de carvão...


Corpos que se vestem de vaidade

Belos, formosos, sedutores

Com almas que se esquivam da verdade

Belos, charmosos, pecadores...


Corpos que se deitam em falso chão

Almas que se atormentam na  razão

Vidas que navegam em  incertezas...

São corpos que envelhecem cedo,  cedo

São almas que levitam,  sem sossego

São vidas que flutuam nas correntezas.


(E se vão embora!...)


Euclides Riquetti

Dona Iracema Maestri Bazzo - A Dama do Cafezinho Gostoso - reedição em homenagem!


 



          Ouro perdeu, nesta sexta-feira, uma pessoa muito querida por todos os que a conheceram: Dona Iracema, esposa do já falecido Ivo Luiz Bazzo, que foi Prefeito daquela cidade por dois mandatos. Trabalhei para ele, na condição de Secretário de Administração, em 1981 e 1982. Na época, criei laços de amizade com toda a família Bazzo, a quem prezo muito. Aprendi com eles que a seriedade e a honestidade são condições básicas para o exercício da atividade pública.

          Filha de Jacob Maestri, comerciante, Dona Iracema foi uma mulher perfeita para sua época: a dona de casa prendada que acompanhava, discretamente, a vida do marido. E olha que ser esposa do Seu Ivo, não era tarefa fácil. Ele sempre foi agitado militante da UDN, seu partido desde moço. Na casa deles se passaram muitos acontecimentos políticos. Adiante, a família fez parte dos quadros da ARENA e os partidos que a sucederam: PDS, PPR, PPB, PP.

          Importantes nomes da política catarinense estiveram na casa deles. E é aí que vem a figura de Dona Iracema, uma pessoa de corpo franzino, humilde, mas muito ligada em tudo: muito informada acerca dos acontecimentos locais, estaduais, no Brasil  e no mundo.  E tinha opinião sobre tudo! Quando chegavam pessoas no casarão (no antigo e no novo...) na Rua Presidente Kennedy, ela os recebia com seu inigualável cafezinho. Era adentrar pela porta e sentir o cheirinho gostoso que vinha do bule no fogão a lenha.  Para o Deputado Gilson dos Santos, amigo e companheiro sempre presente na vida deles, fritava ovos, que ele devorava com misturas.

         E olha que na saleta destinada a receber as visitas, com janela para as ruas, e uma placa de  fundador da UDN na parede, rolavam altos papos de política. Eu mesmo,  junto com ele, tomei café ali com gente da expressão de Jorge Bornhausen, Esperidião e Ângela Amin, Vilson Kleinubing, Gilson dos Santos, Odacir Zonta, e muitos outros. Seguramente que, antes disso, eles receberam Nelson Pedrini, Antônio Calos Konder Reis e outros ícones. No início da década de 1950, o casal e os familiares hospedaram o jovem Horácio Heitor Breda, por seis meses, para que pudesse habilitar-se a concorrer a Prefeito em Capinzal. Breda viera de Maringá, conviveu com eles e foi eleito Prefeito.

          Não  há como não associar a vida de Dona Iracema à do marido. Dividiram, juntos, as alegrias e as tristezas, as vitórias e as derrotas. Cuidaram da Nona Lúcia e do Egídio Balduíno, o Titi, que ficou paraplégico desde a adolescência. Uma pequena grande mulher, uma mulher de muita fibra. Um coração de bondade numa mãe que criou seus filhos Ivoney, Ione, Ivonete e Ionice,  dando-lhe os melhores ensinamentos morais dentro dos princípios da cristandade. Dona Iracema, a grande companheira do Seu Ivo, nossa amiga pessoal, a quem devotamos muita admiração, foi morar no céu. Foi reencontrar o esposo e a filha amada, Ivonete, nossa comadre, que nos deixou prematuramente.

          Na última vez que a visitei, já estava um tanto debilitada, mas mostrou satisfação em me ver. Senti que ela já não tinha mais a energia de sempre, pois a perda do esposo e da filha a abalaram muito,  embora não fosse de queixar-se.

          Que a família Bazzo tenha a plena certeza de que ela partiu sentindo-se amada e respeitada por todos vocês. E, igualmente, pela nossa família Riquetti. Temos amizade muito sincera  e verdadeira com os todos os descendentes do casal. Fomos verdadeiros amigos em todas as horas e em todos os dias. Uma amizade que se solidificou nos últimos 35 anos.

Um carinhoso abraço em todos e o desejo que possa ter, junto de Deus e dos familiares  que partiram antes, a felicidade eterna!

Euclides Riquetti
20-06-2015

Nem todas as rosas são vermelhas


 




Rosas, amo-as e lhes tenho devoção
De todas as cores, de todos os matizes
Amam-nas as donzelas e as meretrizes
Amam-nas princesas e imperatrizes
Sim, amam-nas com paixão!

Nem todas as rosas são vermelhas
Nem tudo o que brilha no céu são estrelas!

As rosas são as flores da nobreza
Perfumam e exalam encantamento
Imagens que se fixam no pensamento
Odores que se espalham pelo firmamento
A propagar o seu charme e sua beleza!

Nem todas as rosas são vermelhas
Nem tudo o que brilha no céu são estrelas!

Ofereço-lhe as rosas e as estrelas
Os perfumes e os brilhos que deleitam
Os jardins e as noites que elas enfeitam
Os laços de amor que em nós se estreitam
Rosas champanhe, brancas e vermelhas!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2024

Um sorriso bonito


Resultado de imagem para foto mulher sorrindo na janela

 

Um sorriso bonito


Um sorriso bonito enfeita a janela
Da casa dela...

Uma flor vermelha enfeita o jardim
Cultivado por mim...

Um perfume suave o ar contagia
E me traz alegria...

Um poema romântico me encanta
Enquanto ela dança...

Uma canção de ninar me embala
Enquanto ela fala...

E, enquanto eu escrevo seu nome
Ela apenas dorme...

Porque ainda é de manhãzinha
E eu espero pelo novo sol!

Euclides Riquetti

Sábado de sol e de cor


 


 



Sábado de sol e de cor
Dia de alegria desmedida
De andar livre na vida
Nada de tristeza, nem dor.

Sábado com muita euforia
Dia das doces sensações
De dar asas às emoções
Nada de melancolia.

Sábado dos corpos sarados
Dos corações atirando setas
Dos corações sendo flechados.

Dia de comemoração
Nas almas de todos os poetas
Que escrevem com amor e paixão!

Euclides Riquetti

Beatriz na janela


 

Beatriz na janela

Cândida, singela

Astuta, esperta 

Na medida certa!


Beatriz, a superação

A vitória da vida

Pequenina paixão

Menina querida!


Beatriz, agilidade

Muita tenacidade

Puro encantamento

Venceu pelo tempo!


Beatriz serenidade

Anja de verdade

Parabéns, Beatriz

Felicidades, Beatriz!


Euclides Riquetti

03-07-2021

Amanhã de manhã...

 


 



Amanhã de manhã
Vou andar por aí sem destino
Vou procurar em ti o abrigo
O afago de que tanto preciso
Amanhã de manhã...

Amanhã de manhã
Vou pegar a caneta e  papel
Vou levar também tinta e pincel
Desenhar o teu lábio de mel
Amanhã de manhã...

Amanhã de manhã
Vou sair pela estrada cinzenta
Vou vagar  pela estrada barrenta
Dar um beijo em tua alma sedenta
Amanhã de manhã...

Vou buscar teu olhar contagiante
Abraçar o teu corpo dourado
Na manhã  do céu azulado
Na manhã escaldante
Do encontro emocionante
Do encontro esperado
Desejado
Vou buscar, sim, os teus lábios rosados
Amanhã de manhã...

Euclides Riquetti

Em orações e versos!

 

Em orações e versos!







Não deixe que a amargura tome conta de seu ser
Que ela apague seu sorriso bonito
Não deixe que ela franza linhas em sua testa...

Não deixe que a tristeza tome conta de você
Que ela desvie seu olhar do infinito
Reponha a beleza em seu rosto de festa...

Deixe que eu ajude sua alegria voltar
A redesenhar em você a luz dessa alegria
Deixe que eu faça você se reanimar...

Deixe que Deus lhe dê a força do universo
E que eu possa lhe restituir a euforia
O que farei em orações e versos!

Euclides Riquetti

Há uma luz que brilha em teu coração


 




Há um luz que brilha em teu coração inquieto
Uma janela por onde o sol possa entrar
Ele que andou por caminhos incertos
Nas ondas do tempo foi te procurar.

Há uma luz intensa que não se apaga
Uma estrela prateada a me orientar
Uma paixão ardente  que me embriaga
Um norte que me conduz para te encontrar.

Há um coração que pulsa com força e vigor
Que procura outro que possa ser seu par
Diposto a te dar e a receber teu amor.

Há uma sintonia de amor, uma afinidade
Um desejo inefável, uma vontade de amar
Uma busca incessante da felicidade!

Euclides Riquetti

Abençoa, Meu Deus, as pessoas de bem

 


 
 
 
 

 
 

Querer-te





Querer-te em todas as horas do dia

Querer-te na fresca madrugada

Para que eu possa matar a nostalgia

Querer-te para que te sintas amada.


Querer-te porque és muito atraente

Querer-te porque és bela e sensual

Porque isso me soa bem normal

Querer-te deliciosa e envolvente.


Querer-te, apenas por muito desejar-te

Querer-te porque é bom te querer

Querer-te comigo em toda a parte...


Querer-te abraçada, olhando o mar

Apenas pelo prazer de te beijar e ter

Pelo gosto de ter, pelo prazer de amar!


Euclides Riquett

O primeiro sapato de salto alto da Gisele Bündchen


 



          Horizontina é uma cidade do Noroeste do Rio Grande do Sul. Está quase que com 20.000 habitantes. A fama da cidade veio, inicialmente, por ser sede da SLC, a fabricante das colheitadeiras de grãos famosíssima. Hoje a antiga SLC é de propriedade da John Deere Brasil e fabrica ali uma grande diversidade de máquinas agrícolas.

          Porém, nas duas presentes décadas, a cidade ficou muito mais conhecida em razão de ser o berço de nascimento da top model Gisele Bündchen. A mais poderosa modelo da atualidade, também considerada uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo, nasceu em 20 de julho de 1980. Também é relacionada entre as 100 pessoas mais influentes do Brasil. Mais um mês e a esposa de Tom Brady, o famoso jogador de futebol americano, completa 35 anos. O casal tem dois filhos.

            "La Bündchen" é uma pessoa de sucesso. Poucas modelos conseguiram sustentar-se por 20 anos em nível tão alto. Tanto que já amealhou aproximadamente Um Bilhão de Reais.  Modelo, atriz,  empresária e filantropa, Gisele tem um patrimônio superior a isso.

          Acompanho a vida da modelo como já acompanhei a da Shirley Malmann e outras gaúchas. Aliás, a mulher gaúcha é sempre exemplo de beleza e elegância. E, mais que isso, modelo de determinação. Sabem o que querem!

          O caso de Bündchen é o de uma pessoa fadada ao sucesso. Mas não que este tenha caído do céu espontaneamente. Na escola, em seus estudos de Primeiro Grau, era uma aluna muito forte lá em Horizontina. Obtinha notas muito altas. Era uma grande líder, capitã do time de voley da cidade. Um de seus professores costuma dizer que ela era tão talentosa e determinada que, se não fosse modelo, certamente chegaria à seleção brasileira de voleibol.

          GB teve duas participações no cinema: Em 2004 protagonizando "Taxi", no papel de Vanessa; e em 2006, uma participação especial em "O Diabo Veste Prada", no papel de Serena. Agora, depois de considerar o desfile que fez na São Paulo Fashion Week, em março deste ano, o último de sua carreira, seus fãs esperam por vê-la atuando novamente no cinema.

          Um vídeo de 1995,  que circula pela internet e foi reproduzido no programa Profissão Repórter, da TV Globo nesta semana, mostra-a em seu baile de debutantes, juntamente com duas irmãs. Era a mais alta dentre todas as debutantes. Naquele dia, usou seu primeiro salto de saltos altos. E, desde então, anda com desenvoltura e elegância sobre eles.

          Trabalhou como modelo fotográfico e em desfiles para Valentino, Zara, Bulgari, Versace, Victoria,s Secret,  Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Dolce & Gabbana, Colcci, etc. Foi capa  de revistas como Vogue, Arena, Marie Claire, Vanity Fair, Forbes, Newsweek, Time e Rolling Stone.       
          É  provável que tenha  aparecido em mais de quinhentas capas de revistas. É a segunda mulher que mais fez isso, perdendo apenas para a deslumbrante Princesa Lady Di.

          Embora não use isso para se promover ( e nem precisa disso), pratica permanentemente a filantropia, principalmente defendendo causas ambientais e humanitárias.

         Gisele Bündchenm é uma brasileira que muito nos orgulha!

Euclides Riquetti
17-06-2015

Para cada mulher, uma flor







Para cada mulher, uma flor
Para cada flor, um sorriso de mulher
Para as flores
De todas as cores
O sorriso que cada uma delas quer
E o meu para você
Se você também quiser.

Para seu rosto de finos traços
As carícias de minhas mãos
E muitos beijos e abraços...

Para os seus olhos brilhantes
Em tempos de muita emoção
Os encantos mais cativantes...

Para você, em especial
Um poema simples, talvez até banal
Mas um recado muito sincero
Uma mensagem bem legal
Pra lhe dizer que eu a quero
Pra não perdê-la jamais!

Euclides Riquetti

Visite o Blog do Riquetti - poemas e crônicas de
Euclides Celito Riquetti

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Conflitos da alma

 


Resultado de imagem para fotos rostos homens tristes



Conflitos da alma nos geram dores
Marcas indeléveis, vãs, duradouras
Sofrimentos que vêm de desamores
Nos deixam cicatrizes imorredouras.

Conflitos da alma nos enfraquecem
Aniquilam, mutilam e deprimem
Muitas vezes até nos enlouquecem
Geram danos que não se redimem.

Conflitos, mesmo que com cuidados
Podem deixar feridas muito fundas
Mágoas que formarão o mau legado
Deixarão as marcas mais profundas.

Fazei, ó Deus, com que a harmonia
Se instale em cada um de nós dois
E que nuvens do amor e de alegria
Jamais nos permitam viver sós!

Euclides Riquetti

Passa o tempo...

 




Resultado de imagem para imagem tempo que passa

 
Passa o tempo, sutilmente  passa
Passa pra mim e  pra você  também
Infelizmente, nosso tempo passa

 (E você não vem e não me abraça)
Rápido, mas quieto, ele vai além...

Passa pra mim e pra você o tempo
Manhã vem, tarde vai, noite vem mais uma vez
Passa o dia de sol, passa o cinzento

 (E eu caminhando só, eu no  relento...)
Caminhando e pensando em você!

Passa o tempo como passa a vida!
Passa e nos deixa seus sinais
Há a hora da chegada, a hora da partida!

 (A hora esperada, e a que quero esquecida...)
 E há aquelas que eu quero mais e mais!

Euclides Riquetti

Nossa Senhora Aparecida - mãe de todos os brasileiros - poema

 


 




Nossa Senhora Aparecida
Mãe de todos os brasileiros
Mãe dos pobres sem dinheiro
Mãe das senhoras e das meninas...

Nossa Senhora Aparecida
Mãe dos fracos e oprimidos
Mãe dos doentes e desassistidos
Mãe das crianças desaparecidas...

Nossa Senhora Aparecida
Mãe de todos os pescadores
Mãe das mães, dos pais pecadores
Mãe das mulheres frágeis e sofridas.

Nossa Senhora Aparecida
Mãe protetora, negra, morena
Mãe divina, angelical, mãe serena
Mãe tua, mãe minha, mãe querida!

Euclides Riquetti

Para ser feliz

 




Para ser feliz


Na vida, não há um futuro a se prever
Nem sempre nos contentamos com o que temos
Não queira nada além do que pode ter
O que é pra ser nosso, nós nunca perderemos...

Sermos felizes, vivermos contentes
Poder dar e receber muito amor
Contar com os que estão aqui presentes
Darmos à vida muita cor e sabor...

Para ser feliz, cuidar das coisas simplesmente
Dar valor a quem nos quer e a quem queremos
Oferecer carinho, segurar a mão fortemente
Presente e futuro risonhos é o que teremos.

A felicidade precisa da  busca incessante
Da harmonia tênue, do entendimento
De termos um coração alegre e cantante
Aplausos pra vida sem dor ou sofrimento!

Euclides Riquetti

Poetava o poeta (na beira do mar...)

 


 


Poetava o poeta (na beira do mar...)


Poetava o poeta
Na beira do mar
Fora ali na manhã discreta
Apenas para pensar
Sentir o vento e ...
Imaginar
Fazer seu pensamento navegar:
Poetar!

Poetava o poeta alexandrinos
Sobre mulheres, velhos e meninos!

Poetava redondilhas maiores
De sonhos  encantados
Já sonhados
Que rimava com as menores.

Ritmava em seus sonetos as raridades
O  romance,  o desejo
O ardor de cada beijo
Os encantos e sonoridades:
Poetava poemas e...  musicalidades
Poetava...

E, enquanto poetava
Sussurrava aos ventos
O nome de uma mulher
Que amara
Que amava...

Sob o céu anilado

 






Repouse:

Deite-se, tranquilamente, sob o céu anilado

Doure seu corpo em canela e bronze

Coloque no rosto seu sorriso encantado

E no corpo, a energia que vem do sol dourado e...

Se tiver que ousar, então... simplesmente ouse!


Ouse desafiar todas as convenções

Use seus dotes e toda a sua inteligência

A vida é feita de sentimentos e emoções

Não haverá vida se não houver chuva nos sertões

E até as sementes ficarão em eterna dormência...


Recrie-se

Saia de sua radical linha de conforto

Projete-se para a vida na atenção aos ideais

Não esmoreça nunca ,jamais

Procure ancorar-se em seguro e vasto porto

Mas não deixe de cuidar da mente e de seu corpo!


Repouse sempre quando necessário for

Sonhe com  pétalas de rosas e com humildes passantes

Pinte paisagens de pastos verdes e montes claros

Castanhos pedregados ou brancos nevados

Busque a alegria e refute qualquer forma de dor.


Reinvente-se, vá à luta, lute e vença

Erga seu braço comemorando cada vitória

Porque, homens e mulheres talentosos

Seres humanos destemidos e corajosos

Defendem com ardor seus propósitos e suas crenças!


Euclides Riquetti

Alimentar a alma


Resultado de imagem para fotos de mãos alimentando pássaros


Alimentar os pássaros eufóricos
Nas madrugadas melancólicas
Com seu canto de alento...

Alimentar as crianças indefesas
Colocar comida na mesa
Prover-lhes o sustento...

Mas, sobretudo, alimentar a alma
Com a meditação que acalma
Que ameniza o sofrimento...

E dar amor desmedido
A quem tenha sempre mantido
E preservado o sentimento...

Dar à vida o valor mais sagrado
Tê-la com todo o cuidado
Viver cada momento...

Enfim, amar quem nos  ama
Quem  mantém acesa a chama
Quem vive em nosso pensamento!

Euclides Riquetti

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Bonjour, mon amour!

 


 







Bom dia, meu amor
Bonjour, mon amour
Amo você
Quero você
Com todo o seu glamour!

Gosto muito de você
Gosto muito de tu
Gosto muito de ti
I love you!

Bom dia,com carinho
E diga que me quer
Que me quer todinho
Quer ser minha mulher!

Bom dia, meu amor
Bonjour, mon amour
Amo você
Quero você
Com todo o seu glamour!

Gosto muito de você
Gosto muito de tu
Gosto muito de ti
I love you!


Gosto tanto de ti
Que me atrapalho com pronomes
Mas eu nunca me esqueci
De como escrever teu nome!

Bom dia, meu amor
Bon jour, mon amour
Amo você
Quero você
Com todo o seu glamour!

Gosto muito de você
Gosto muito de tu
Gosto muito de ti
I love you!

Euclides Riquetti

Um coração num papel de seda

 



Desenhei um coração num papel de seda
E nele escrevi versos de amor e paixão
E quero agora  apenas  que você os leia
E que retribua com um de sua própria mão.

Quero que guarde meu coração-poema
E que me entregue o  que você escreveu
Pra ter certeza de que com este sistema
Terei o seu e você terá o poema meu.

Um poema simples, curto, mas sincero
Com palavras escolhidas  com todo o cuidado
Um poema assim  é apenas o que eu quero.

Quero que ele  me seduza e  contagie por inteiro
E que me deixe ainda muito mais enamorado
Pra viver um sentimento puro e verdadeiro!

Euclides Riquetti

Na letra daquela canção

 









Resultado de imagem para imagem mulher cantando


Fique bem atenta
Preste toda a atenção
Cuide de todas as notas
E da letra daquela canção
Aquela que você canta
Quando o sol se levanta
Bem cedinho, de manhã...

Atente para cada verso
Cada palavra cantada
Cada pensamento desconexo
Cada sílaba pronunciada...

Não esqueça de sentir
Sentir com o seu coração
Que na letra daquela canção
Há um motivo pra sorrir
Há uma mensagem de paixão...

A canção que você canta
E que se harmoniza, se eterniza
Que foi inspirada na brisa
Ou no frescor da noite de outono
Quando perdi o sono
É a canção que a dor espanta
É a canção da madrugada santa...

Sim, preste bem atenção
Fique bem atenta
À  mensagem  daquela canção
Que traz uma declaração de amor!

Euclides Riquetti