sábado, 16 de fevereiro de 2019

A primeira rosa






Saudei a primeira rosa do dia
Que me sorriu.
Era o bordô da alegria
Que me invadiu
E, como ninguém
Me fez sorrir também!



Depois, não me estranhe
Mas me intimidei
Quando a amarelo-champanhe
Eu vislumbrei
Ali no cantinho do jardim
Bem perto de mim!



E, bem de tardinha
Estava ali a rosa matizada
Divinamente rosinha
Encantada...
E, com seu delicioso charme
Animou meu final de tarde...

E eu fiquei muito feliz
Porque te amo!

Euclides Riquetti

Se te chamo de amor, é porque te amo!






Se te chamo de amor, é porque te amo
Porque te quero, quero só pra mim
E, mesmo,  com o passar dos anos
Nosso amor nunca chegará ao fim!

Se te chamo de gata, é porque te acho
Uma gatinha que me arranha e mia
Me perco em ti, pra ti me despacho
Quero buscar em ti a minha alegria!

Mas se te chamo e não me respondes
Dói-me o coração ferido pela dor
Não sei por que tu tanto te escondes
E tanto recusas receber meu amor!

Euclides Riquetti

Tributo a um Campeão - Homenagem ao professor Nelson Sicuro e outros...



          Não, não me refiro ao Aírton Senna, nem ao Guga Kurten, embora tenha sido  fã deles, nas memoráveis conquistas, nas pistas de Fórmula 1 e na Quadra de Roland Garros. O Rei de Mônaco foi num fatídico domingo de maio. O Rei do Saibro está ali, em Floripa, esperando o dia da chegada de um filho. Cada um Rei em seu Reino. Reinado construído sobre as bases da dedicação, do esforço, dos treinos.

          Minha personagem, como ele mesmo me ensinou, chama-se Nelson. Mas há tantos Nelsons por aí: O lendário Nelson Rodrigues, das crônicas; o Nelson Mandela, ficura carismática e legendária na África. O Nelson Piquet, trouxe-nos importantes títulos no Automobilismo, mesmo com seu sorriso-limão. O Nelson do Cavaquino, o "Nerso da Tapitinga",  e outros  "nelsons e nersons", que nos fizeram rir ou chorar.

          Falo do Nelson Sicuro, que no verdor de minha juventude foi meu professor, meu mestre na Faculdade, a FAFI, lá em União da Vitória. O professor Nelson Sicuro, marido da Neli, também professora universitária, ambos idealistas, carismáticos, bonachões. São daquelas almas que se encontram, se amam, se respeitam, e se propõem a superar todos os obstáculos que surgem em sua caminhada. Mencionei seu nome neste blog, no dia 06 de janeiro, Dia de reis, Dia da Gratidão. E eu nem sabia que ele partira em 28 de novembro último, dia do aniversário de meu filho, Fabrício, dia de aniversário do Ivan Casagrande, a quem telefonamos para parabenizar, pois que este sempre me ligava, parabenizando-me, em meus aniversários. A mim a aos nossos amigos. Obrigado,  Bianco...

          Nos últimos dias, resolvi buscar alguns de meus poemas 'perdidos". Liguei para a antiga FAFI, onde, solicitamente, a Rosane Torres enviou-me, escaneados, os meus primeiros poemas publicados, com ilustrações, em 1976, no livro Prismas, volume IV, da Coleção Vale do Iguaçu, organizado, articulado e publicado pelo Professor Nelson Sicuro. Não se pode dizer apenas "Professor Nelson", ou apenas "Professor Sicuro", tem que ser "Nelson Sicuro", nomes que se combinam, que combinam com a Literatura, a Gramática da Língua Portuguesa, a Fonética, a flauta, o francês, o latim, o inglês, o desenho... Nelson Sicuro foi juntar-se à amada Neli, que fora antes, em 25 de janeiro de 2010, exatos dois anos hoje, lá em cima....

          Há alguns anos convidei-o a vir palestrar-nos no Sílvio Santos, ali em Ouro. Veio ele e a Neli. Não quiseram cobrar nada, apenas amizade... O professor que  vem para atender um pedido de um ex-aluno, de quase duas décadas antes, para falar da língua portuguesa, mesmo depois de ter sofrido um derrame, do qual vinha se recuperando. Mas, mesmo assim, veio e deu o seu recado.

          Não posso deixar de dizer o quanto foi importante para mim e meus colegas: ao final do curso de Letras, costumava convidar os acadêmicos a entregar-lhe uns poemas para editar um livro... Certamente, mais de 200 ex-acadêmicos iniciaram-se nas letras por suas mãos. E eu, orgulhosamente, desde o dia em que selecionou "Uma Oração para Você" e "Tu", para fazerem parte do livro "Prismas  - volume IV",  senti que eu poderia, sim, tornar-me escritor. E, com hiatos temporários, continuo a escrever até hoje. Aprendi com ele a importância de "sentir" a poesia, a escrever sonetos, compor versos livres e brancos, alexandrinos, redondilhas maiores e menores. Que,  lá no céu,  junte-se ao Boni, o Geraldo Felltrim, o Abílio Heis,  e ao Filipak, que também está por lá... Que ele, com sua Neli, enturme-se com anjos e arcanjos! O mundo das artes literárias ficou menor sem o querido Nelson Sicuro, meu verdadeiro campeão. Minha sincera homenagem com o último verso de um poema que lhe entreguei, em 1975: "Ouço anjos cantando uma canção de acalanto"

Euclides Riquetti - Um seu criado!...
         
25-01-2012

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Meu pai, meu profssor: Guerino (Richetti) Riquetti



    

Alunos da Escola Municipal Professor Guerino Riquetti - Ouro - SC

           Fui privilegiado, sim! Quando eu nasci, em 23 de novembro de 1952, em Linha Leãozinho, então município de Capinzal, (hoje Ouro - SC), meu pai, Guerino Riquetti,  era professor numa escola de ensino primário.  E estava lendo "Os Sertões", de Euclides da Cunha. Ele havia estudado até o primeiro ano de Filosofia, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, no Seminário São Camilo, em São Paulo. Ali, hoje, funciona o hospital denominado Instituto São Camilo.
         Meu pai era leitor contumaz. Aos 40 anos, já não lia clássicos da Literatura, mas o Pato Donald, o Mickey, o Tio Patinhas.... Vidrava-se nas criações de Walt Disney. E passou o costume para nós, os filhos. Somos leitores e até escrevemos....
         Ao voltar para a casa dos pais, depois de quase que uma década fora, casou-se e voltou a estudar. Como não tinha documentos, em razão de haver "desertado" do Seminário, teve que fazê-los de novo. Então, abandonou a grafia de "Ricchetti" e mudou a sobrenome para Riquetti, que adotamos até hoje, embora nosso original, de descendência italiana, seja diferente. E, para obter documentos de escolaridade, frequentou o ensino complementar e o antigo "Normal", que equivale ao Magistério, em nível de Ensino Médio, hoje.
           Para quem já tinha estudado o início do curso superior, com formação em Latim e Francês, tocado piano e órgão ainda no Seminário, aulas de línguas e música eram diversão. E começou a lecionar em escolas "isoladas", como Leãozinho, Pinheiro Baixo, Linha Caçador, Barra do Pinheiro, Nossa Senhora da Saúde, Linha Savóia. Depois lecionou no Grupo Escolar Belisário Pena, em Capinzal e no Escolar Joaquim D´agostini, em Lacerdópolis, em 1964. Em 1960, quando lecionava na Savóia, levou-me junto com ele  algumas vezes nesta e aprendi a escrever algumas letras e palavras. Em 1961, com 8 anos de idade, entrei para a escola, efetivamente, no Colégio Mater Dolorum, no primeiro ano.
          Meu pai foi meu primeiro professor, informalmente. E, mesmo quando eu cursava o primário, no Mater, me dava lições d uso dos pronomes oblíquos e aritmética. Aprendi a fazer cálculos para trabalhadores da roça que vinham em nossa casa pedir ajuda a ele. Empreitadas de roçadas ou carpidas eram pagas por "quartas de terra", ou seja, 6.050 m2, um quarto de um alqueire, que tem 24.200 m2. Me ensinava que se multiplicava a base pela altura e se obtinha a área roçada ou carpida.
Para triângulos, fazíamos base vezes altura, divididos por 2. Toda essa prática me ajudou muito na vida. Até hoje gosto de fazer cálculos enquanto faço minhas caminhadas diárias. Ou crio poemas enquanto caminho. Coloco minha mente para funcionar....
          Meu pai me ensinou muitas coisas. Como professor e como pai. Então hoje, lembrando dele, do Ebenezer  Brasil, que lecionava em Linha Bonita, do Thomás (Thomasin) Pilatti, que lecionava em Leãozinho e Linha Bonita, rendo minha homenagem a todos os meus professores, vivos ou de saudosa memória. Grande abraço em todos, aos que foram uma oração sincera e sentida, e aos que restam uma saudação muito carinhosa.

Deus abençoe todos os professores!

Euclides Riquetti
15-10-2016

Com o calor de seu corpo





Quero que me aqueça com o seu calor
Que me alegre com suas palavras amáveis
Que me abrace com seus braços adoráveis
Que me ame com volúpia e com ardor.

Quero que me beije com beijos de cereja
Que me afague com a mão suave e  macia
Que me olhe com seus olhos de alegria
Que me diga que me quer e me deseja.

Quero ainda que nunca se esqueça de mim
Que reze por mim nas noites enluaradas
Que me envolva em seus pijamas de cetim.

Que aqueça,  com seu calor,  o corpo meu
Que viaje nas nuvens esbranquiçadas
Porque eu, docemente,  aquecerei o seu!

Euclides Riquetti

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Diamante cor de rosa





As mais belas flores desabrocharam
Na manhã ensolarada e juvenil
Quando já era outubro primaveril
E as rosas vermelhas me encantaram.

Surpreendeu-me a roseira bem viçosa
Engalanada em seu vestido escuro
Espalhando seu encanto mais puro
Com seu fulgor de diamante cor de rosa.

Esse mesmo diamante que admiro tanto
Me anima, me instiga, me desperta
Poe minha alma negra bem alerta
Devolve-me as lágrimas de meu pranto...

Ora, eu não quero apenas te contemplar
Prefiro-te basalto do que diamante
Quero-te mais amada do que amante
Quero-te ao meu lado e não num altar!

Euclides Riquetti
02-10-2016



A canção que vem das estrelas






Ouça a canção melódica que vem das estrelas
Que brota dos sentimentos e vai pelas estradas
Você pode, sim, facilmente percebê-las
Porque elas se deitam no céu nas madrugadas...

Ouça e preste bem a devida atenção
Cuide de cada nota por ela propagada
Guarde a melhor delas em seu coração
Fiz para você, minha eterna namorada...

A canção que vem das estrelas é meu presente
É algo que lhe dou para que sempre guarde
E, quando a alma de meu corpo estiver ausente
Ouça-a na manhã fresca  e na suave tarde!

Euclides  Riquetti





quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Eu só queria falar das plantas






Eu só queria  falar das plantas que vêm da terra
Eu só queria  falar das flores que brotam das plantas
Eu também só queria  falar das senhoras respeitosas e santas
Que sempre rezam pra que os  filhos não morram nas lutas e  guerras

Eu só queria que as estrelas cintilassem na escuridão
E que o sol da manhã  nos energizasse com seus raios dourados
Que os ventos que sopram do sul para o norte não virassem tornados
E a calmaria pudesse estar sempre presente no meu coração.

Eu queria que os pássaros que pousam nos galhos da pitangueira
Enfeitassem com cores e  flores a vista azulada de minha janela
E entoassem os cantos que me fazem lembrar da moça faceira....

Eu só queria que no fim deste dia, depois de tanto cansaço
Eu  recebesse o carinho que um dia foi meu e que já ganhei dela
E me regozijasse no amor, no carinho e o seu terno abraço.

Euclides Riquetti

Na noite fria e escura



Na noite fria e escura me agasalhei em você
Dividimos afagos e compartilhamos carinhos
Mandei embora meus medos, você sabe por quê
Nós buscamos nos sonhos reencontrar um caminho.

Na noite fria e escura eu rezei com você
Pedimos a Deus por nós dois, pela sua proteção
Rejeitamos viver o que nos faça sofrer
Juramos amor, muito amor, amor e paixão...

A noite fria e escura eu só queria que acabasse
Que as horas corressem bem rapidamente
E que um  dia  de sol de imediato voltasse

A noite é dos anjos, dos seus clarins e seus cânticos
É amiga dos namorados,  de quem se ama fielmente
É a hora do poeta compor os seus versos românticos.

Euclides  Riquetti

Quando a lua o céu prateou





Quando a super lua o céu prateou
Na noite dos enamorados
Quando o seu coração chorou
Por causa dos sonhos frustrados
O condor voou...

Quando você foi à janela espiar
Para ver o colorido do entardecer
E uma paisagem de beleza singular
Prenunciava o enluarado anoitecer
Eu fui sonhar...

Quando a super lua monopolizou
A atenção de toda a gente
Das pessoas a quem encantou
Com seu brilho fulgurante
Uma andorinha voou...

Voou pra levar um recado:
Foi pra dizer que em algum lugar
Vive um poeta inspirado
Que escreve poemas "de amar"
Pra você!

Euclides Riquetti

O inefável silêncio do amor


Resultado de imagem para foto jardim com mulher


O amor é inefavelmente silencioso
Difícil de ser descrito ou definido
É um sentimento que se fortalece
Que vem pequeno e depois cresce
Vai tomando uns rumos incontidos
E vai se tornando grande e formoso!

O amor é sentimento que encoraja
É capaz de tornar um fraco valente
E acalmar o mais intrépido humano
Torna humilde o poderoso soberano
Ou alegra o ser triste e descontente
Desafia um acomodado pra que aja!

O amor pode agir com leve sutileza
Ou nas atitudes muito barulhentas
Navegar em mares de total calmaria.
Para agir não escolhe hora nem dia
Nem manhãs azuis e tardes cinzentas
Na tenda da plebeia ou da princesa.

Euclides Riquetti
13-02-2019









terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

Num poema, no brilho do luar






  
Olhe para o universo vasto e estrelado
Contemple a beleza deste nosso céu
Olhe para o teto imenso e enluarado
Que se veste  com este santo véu.

Olhe para a beleza do medalhão prateado
Que compõe o cenário que nos cobre
Olhe todo este mundo santo e encantado
Que nos presenteia com seu retrato nobre.

Olhe, intensamente, para nunca mais esquecer
E marque cada canto de nosso belo espaço
Guarde, carinhosamente, enquanto você viver.

Abra sua janela, busque-me em algum lugar
Receba, com toda a paixão,  meu carinhoso abraço
Que lhe mando num poema, no brilho do luar.

Euclides Riquetti

Aquele céu de final de tarde





Aquele céu de final de tarde é encantador
Tão belo como nosso amanhecer colorido
Parece um Deus  no firmamento esculpido
Ou desenhado com pinceladas de amor...

O céu de final de tarde do sábado de inverno
Até parecia ser de o de uma plena  primavera
Parece até aquele poema que eu lhe dissera
Parece  ser a descrição do pensamento eterno...

O céu,  que foi colorido pela mão Divina
Me transporta pela vastidão universal
Até sua alma que me encanta e que me anima.

É o nosso céu, céu de nosso mais belo sonho
Algo que nos aproxima, algo sem igual
É a descrição do amor em seu rosto risonho....

Euclides Riquetti

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Um galo canta...

Resultado de imagem para imagem de galo cantando

Na vizinhança
Um galo canta...
Quem sabe empoleirado
Num galho quebrado
Que balança.

Na madrugada
Com a voz bem afinada
Canta um velho galo...
Canta para nos acordar
Para irmos trabalhar
Canta aquele galo.

Depois silencia
Pois crianças dormiam
Não queriam ser perturbadas
Nem incomodadas
Pelo barulho do canto
Do galo vigilante!

E, sempre que o galo canta
Na madrugada santa
Eu rezo com  devoção
Enquanto tomo meu chimarrão
Para que nosso novo dia
Venha cheio de paz... e alegria!

Euclides Riquetti
12-02-2019






Me faz bem a chuva



Resultado de imagem para imagens casal se beijando na chuva


Me faz bem a chuva como o faz a ti
Porque ela dissipa o calor do verão
Traz-me de volta o frescor que senti
Na primavera florida de meu rincão.

A chuva fria me traz a terna sensação
E me reporta às lembranças de dantes
Me traz ânimo ao acanhado coração
E paz como nos tempos já distantes.

Em meio à chuva paira o vento suave
E borbulham  meus ânimos fogosos
E eu espero pela mão que me afague.

E, enquanto as nossas almas pecam
Os pecados mais lascivos, deliciosos
Me perco em teus lábios que vicejam.

Euclides Riquetti
11-02-2019





Choveram pétalas ou lágrimas






Choveram pétalas de rosas
Que se confundiram com folhas coloridas
Como que se tivessem sido derrubadas pelo vento
Na noite escura, calma, mas chuvosa
Quando choveram pétalas de rosas...

Choveram lágrimas sentidas
Como que se fossem cristais quebrados
Ressentidos pela dor imensa que vem do tempo
Na noite das lembranças revividas
Choveram lágrimas sentidas...

E, sempre que chovem pétalas ou lágrimas
Minha alma abre em prantos suas feridas
Voltam as lembranças a castigar o pensamento
Enquanto a vida vai virando suas páginas
Porque chovem pétalas ou lágrimas...

Euclides Riquetti

Com açúcar ou adoçante








Quero um beijo melecado
Com açúcar ou adoçante
Beijo ardentemente beijado
Deliciosamente estonteante.

Quero um beijo demorado
Daqueles de me faltar o ar
Beijo dado, beijo roubado
Aquele que me faz flutuar.

Quero em beijo qual me deu
Para eu nunca mais esquecer
Um beijo que seja meu e seu
Para sentir enquanto eu viver.

Euclides Riquetti

Em meio às rosas






Perdidamente, te escondes em meio às rosas
Procurando, dentre todas elas, bem aquela
Descendo em meio aos canteiros, vais formosa
Trazendo-me tua alma digna e tão singela
Cantando doces canções em verso e prosa
Suavemente, dentre todas elas, és a mais bela ...

Infinitamente elegante e tão encantadora
Alegras-me e me fazes feliz e mais contente 
Marcando-me com tua aura de luz e sedutora.
Tardes se colorem na primavera aqui presente
Nuances de todos colores e de todos os matizes 
Sorriso nos olhos, faces rosadas, corpo quente
Deixa-me mergulhar em teus sonhos  mais felizes.

Baterias asas, se fosses uma borboleta azul
Pretendida musa que enfeitas  nosso belo sul.
Pequenas florinhas roçam os teus pés desnudos
Poucos pássaros cantam alegremente para mim 
Poeta, me encabulo e ao ver-te linda, fico mudo
Perco até a noção do tempo, fico embevecido, sim
Tropeço nas palavras, tu  pra mim és  tudo...

Euclides Riquetti

domingo, 10 de fevereiro de 2019

Perto do mar


Resultado de imagem para imagens trapiche de canasvieiras

Procuro por você insistentemente
Ali pertinho do mar em calmaria
Busco-a nas nuvens sorridentes
Busco pelo seu rosto contente
Para que aplaque minha nostalgia.

Tento encontrá-la nas areias nuas
Caminhando sob o sol escaldante
Procuro-a nas travessas e nas ruas
Faço isso em todas as horas e luas
Mas nada de rever o seu semblante...

E, depois de um belo entardecer
Encontraram-se as almas aflitas
Já o sol se esconde para anoitecer
O mundo fica mais bonito de se ver
Eu rezo por você na noite bendita!

Euclides Riquetti
10-02-2019








E expectativa de novos tempos!


Mercado otimista aposta em safra de soja do Brasil mais perto de recorde

       Com a posse do novo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e a eleição de Davi Alcolumbre para presidir o Senado, vislumbram-se novos tempos para a política brasileira. Rodrigo Maia foi reeleito para Presidente da Câmara Federal. Bolsonaro é um ex-militar, político muito polêmico, tendo sido Capitão no Exército Brasileiro. Alcolumbre não possui curso superior, é do Amapá;  e Maia não concluiu seu curso de Economia, tendo nascido no Chile, quando seu pai lá esteve exilado. Os legisladores são jovens e têm pouca experiência na área privada. O fato relevante foi que Renan Calheiros não conseguiu se tornar presidente do Senado pela quinta vez. E, mais uma vez, houve barraco na eleição, mostrando-nos o quanto a falta de ética está presente na política e a vergonha da fraude na urna. Uma Senhora me disse: “Será que aquele voto a mais já não estava lá dentro da urna antes mesmo de se iniciar a votação?” É possível! Imagino muitas contendas na Câmara Alta...

       Em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa teve eleito Júlio Garcia como presidente, pela unanimidade dos votos dos deputados estaduais. Político experiente e habilidoso, formou uma mesa altamente eclética e consensual. A harmonia deverá estar presente na Casa. 

       Na segunda, 05, o Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, apresentou à nação brasileira, através dos meios de comunicação, e em reunião presencial com autoridades policiais dos estados brasileiros, o seu projeto de lei anticrime, com significativas mudanças nas leis brasileiras, com o fulcro de aumentar cumprimento das penas em regime fechado, e dificultar a vida dos criminosos, em todos os gêneros, bem como minimizar as penas aos policiais que “jogarem duro” contra os bandidos. Na terça, Moro passou a detalhar o projeto aos congressistas.

       Por sua vez, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, começou a costurar a Reforma da Previdência junto aos Poderes e à classe política. A discussão com os entes que podem viabilizar eu emperrar as reformas é fundamental para que o projeto seja aprovado no Congresso Nacional. A equipe econômica tem se mostrado mais severa do que o próprio Presidente Bolsonaro nessa questão, principalmente com relação à idade mínima para homens e mulheres conquistarem sua aposentadoria.

       Os noticiários televisivos têm sido ocupados pelas informações acerca da busca de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. E o detalhamento dos projetos das barragens mostra a sua fragilidade e o risco das pessoas que moram ou têm suas atividades à jusante delas e mesmo à montante, que podem ser engolidas em caso de desastres como os de Mariana e Brumadinho.

       O verão Sul Brasileiro trouxe elevadas temperaturas, com mesclas de chuva e sol, favorecendo a agricultura. Vamos ter mais uma forte safra de grãos. O turismo, setor importante da economia catarinense, ficou muito prejudicado pela instabilidade econômica na Argentina. Vieram menos de metade dos turistas argentinos, houve acentuado fluxo nas duas últimas semanas de dezembro e na primeira de janeiro, depois forte redução na atividade em nosso litoral. Aliás, temos muitas deficiências na área, um grande despreparo para o atendimento, que vai desde a falta de sanitários nas praias até a visível falta de higiene e capricho em quem vende alimentos nas orlas. Não é apenas conceder um alvará para vendedores ou camelôs, como forma de regularizar sua situação. É preciso ver as condições em quem está se colocando como oferecedor de produtos aos turistas, principalmente quando oferece alimentos.

       Agora, é torcer para que as coisas andem em bom rumo e possamos ter vida melhor para os brasileiros!

Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ABL/SC   www.blogdoriquetti.blogspot.com

Texto publicado no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC, em 08-02-2018

Quando os pássaros me acordam





Quando os pássaros  me acordam
Desde as horas da madrugada
E me convidam  para esperar
Por mais uma  manhã ensolarada
Meus sonhos azuis  a procuram
Sentados à beira da estrada.

Quando o canto deles me chama
Lembrando-me que já é um novo dia
Sou tomado por algo muito bacana
Um misto de entusiasmo e euforia
Pois sinto que sua alma me emana
Muito amor, paixão e alegria ...

Quando, já passado algum tempo
Percebo que nosso dia valeu a pena
Constato que em todos os momentos
Das tardes longas ou pequenas
Você reanima os meus sentimentos
Com suas palavras mais serenas.

E,  quando a noite vem novamente
Quando é hora de dormir e sonhar
Penso em você na cama quente
Imagino-a desnuda a me esperar
E meu coração feliz e contente
Não vê a hora de encontrá-la.

Euclides Riquetti