sábado, 7 de agosto de 2021

Enquanto chove...

 



A chuva fina que cai
Refresca sua pele morena
Leva embora seus dilemas
E pelas valas se vai
A chuva fina  que cai...

A chuva que molha seus cabelos
É a mesma que rega a planta
Enquanto que você canta
E  atiça os meus desejos
Enquanto molha seus cabelos.

E enquanto chove
Olhe bem nos meus olhos
Pois há, ali, um recado pra você:
Olhe bem nos meus olhos
Enquanto chove.

Olhe bem e procure entender
Há uma mensagem sem igual
Guarde com carinho, meu bem
É pra você, meu bem-querer
É algo muito especial.

Então, enquanto chove
E a chuva refresca sua pele morena
E alisa suas franjas e melenas
Diga-me que também me deseja
Enquanto chove...

Euclides Riquetti

Guerino (Richetti) Riquetti - meu pai - Faria 100 anos hoje!

 



       Meu pai nasceu em 07 de agosto de 1921. Faleceu em 18 de junho de 1977, poucos dias antes de completar 56 anos. Se estivesse vivo, estaria completando 100 anos neste sábado, 07 de agosto de 2021.

       Meu pai me foi um grande exemplo de homem, de ser humano, de pai. A mim e aos meus irmãos. Meu irmão mais velho, Ironi, tinha 30 anos quando o perdemos. Ficamos em seis, eu com 24, a Iradi com 23, o Hiroito com 21, o Vilmar com 15 e o Edimar com 11. Minha mãe, Dorvalina Adélia,  estava com 54. A perda foi muito sentida por todos nós. Ele tinha muitos amigos, fora professor e Diretor de Escola. 

       Era um sábado quando ele partiu. No domingo, aconteceu a celebração de Corpo Presente. Chovia muito e isso fez com que a Missa de Despedida fosse celebrada no pátio do Posto Esso, da Família Dambrós, ali na frente da casa de nossa família. Muita gente presente, muitos amigos vindo para se despedir. Tudo está bem claro em minha mente, como se fosse hoje. Lembro-me do Ernâni Simon Bonissoni, do primo Sérgio Riquetti, do Amadeo Boz, do Adelir Baretta e da Elba Andrioni e outros ajudando a organizar a celebração. 

       Lembro, com carinho, dos seus ensinamentos e de suas preocupações. Estava preocupado em concluir o acabamento de nosso sobrado, ali Felip Schmidt. Sofremos muito com a perda dele. Lembro-me do Altevir Zampieri, com seu fuscão branco, eu e ele levando-o, com minha mãe, para o Hospital Nossa Senhopra das Dores, onde veio a faleceu. O Dr. Acióli Viecelli, naquela manhã, esteve lá no Hospital e nos disse que nada mais havia a ser feito. Permitiu que o deixássemos fumar, que seria uma das últimas vontades dele.

       Logo ao anoitecer, chegou minha irmã Iradi, que já estava morando em União da Vitória. Ela chegou, pegou na mãe dele, compartilharam afeto e carinho, e ele partiu...

       Agora, apenas lembrar, emocionar-se, rezar por ele, pela nossa mãe e pelo mano Ironi. Que eles se reúnam e comemorem o CENTENÁRIO DELE, LÁ NO CÉU!

       Com muitas saudades e todo o meu e o nosso carinho!


Euclides Riquetti e Família

07-08-2021

Abençoa, meu Deus, todos os pais

 



Abençoa, meu Deus, todos os pais

Aqueles que se dedicam e preocupam

Os que pelos filhos sempre labutaram

Sem reclamos, sem choro, sem os ais!


Abençoa os que geram e protegem

Todos os que lhes dão amor e carinho

Que superam obstáculos e espinhos

E os que pelas Leis Divinas se regem. 


Abençoa as esposas, os filhos, as filhas

Os que vivem a família e o entendimento

Nos momentos difíceis ou entretenimento

À luz do Senhor, são estrelas que brilham.


Que Deus proteja a todos os ainda presentes

Também àqueles que já partiram

Aqueles cujas almas aos céus subiram

Para que lá no céu se regozijem contentes!


Euclides Riquetti

07-08-2021












Há algo em você...

 



Guerino Riquetti (Richetti) - O Seminarista - década de 1930 - Vila Pompeia - SP - revivendo e homenageando pelo aniversário de nascimento



 Descobri, na web! Quem procura, acha! Fotos de meu pai e seus colegas do Seminário São Camilo, da Vila Pompeia, em São Paulo, na adolescência dele. Encontrei no "Acervo da Provincia Camiliana do Brasil"... E está aqui para os seus familiares se deliciarem...

 

 

A06.P008.F010

http://acervo.camilianos.org/files/original/A06.P008.F010.jpg

 No plano superior, o segundo da esquerda para a direita, meu pai, Guerino Richetti... O segundo da direita para a esquerda, o primo de minha mãe, Albino Baretta, também noviço, mais tarde "Padre Albino Baretta".

 

Título

Colaborador

Pe. Antonio Longato & Pe. Carlos Pigatto

Meu pai, meu professor: Guerino (Richetti) Riquetti - Homenagem em seu aniversário, com saudosas lembranças.

 




    

Alunos da Escola Municipal Professor Guerino Riquetti - Ouro - SC

           Fui privilegiado, sim! Quando eu nasci, em 23 de novembro de 1952, em Linha Leãozinho, então município de Capinzal, (hoje Ouro - SC), meu pai, Guerino Riquetti,  era professor numa escola de ensino primário.  E estava lendo "Os Sertões", de Euclides da Cunha. Ele havia estudado até o primeiro ano de Filosofia, pouco antes da Segunda Guerra Mundial, no Seminário São Camilo, em São Paulo. Ali, hoje, funciona o hospital denominado Instituto São Camilo.
         Meu pai era leitor contumaz. Aos 40 anos, já não lia clássicos da Literatura, mas o Pato Donald, o Mickey, o Tio Patinhas.... Vidrava-se nas criações de Walt Disney. E passou o costume para nós, os filhos. Somos leitores e até escrevemos....
         Ao voltar para a casa dos pais, depois de quase que uma década fora, casou-se e voltou a estudar. Como não tinha documentos, em razão de haver "desertado" do Seminário, teve que fazê-los de novo. Então, abandonou a grafia de "Ricchetti" e mudou a sobrenome para Riquetti, que adotamos até hoje, embora nosso original, de descendência italiana, seja diferente. E, para obter documentos de escolaridade, frequentou o ensino complementar e o antigo "Normal", que equivale ao Magistério, em nível de Ensino Médio, hoje.
           Para quem já tinha estudado o início do curso superior, com formação em Latim e Francês, tocado piano e órgão ainda no Seminário, aulas de línguas e música eram diversão. E começou a lecionar em escolas "isoladas", como Leãozinho, Pinheiro Baixo, Linha Caçador, Barra do Pinheiro, Nossa Senhora da Saúde, Linha Savóia. Depois lecionou no Grupo Escolar Belisário Pena, em Capinzal e no Escolar Joaquim D´agostini, em Lacerdópolis, em 1964. Em 1960, quando lecionava na Savóia, levou-me junto com ele  algumas vezes nesta e aprendi a escrever algumas letras e palavras. Em 1961, com 8 anos de idade, entrei para a escola, efetivamente, no Colégio Mater Dolorum, no primeiro ano.
          Meu pai foi meu primeiro professor, informalmente. E, mesmo quando eu cursava o primário, no Mater, me dava lições d uso dos pronomes oblíquos e aritmética. Aprendi a fazer cálculos para trabalhadores da roça que vinham em nossa casa pedir ajuda a ele. Empreitadas de roçadas ou carpidas eram pagas por "quartas de terra", ou seja, 6.050 m2, um quarto de um alqueire, que tem 24.200 m2. Me ensinava que se multiplicava a base pela altura e se obtinha a área roçada ou carpida.
Para triângulos, fazíamos base vezes altura, divididos por 2. Toda essa prática me ajudou muito na vida. Até hoje gosto de fazer cálculos enquanto faço minhas caminhadas diárias. Ou crio poemas enquanto caminho. Coloco minha mente para funcionar....
          Meu pai me ensinou muitas coisas. Como professor e como pai. Então hoje, lembrando dele, do Ebenezer  Brasil, que lecionava em Linha Bonita, do Thomás (Thomasin) Pilatti, que lecionava em Leãozinho e Linha Bonita, rendo minha homenagem a todos os meus professores, vivos ou de saudosa memória. Grande abraço em todos, aos que foram uma oração sincera e sentida, e aos que restam uma saudação muito carinhosa.

Deus abençoe todos os professores!

Euclides Riquetti

Ao meu pai - homenagem em seu aniversário, com muitas saudades.

 





Dias sem pássaros, noites sem estrelas
Dias de densas nuvens, o vento a volvê-las
Noites tão escuras, luar contido, ausente
Fazem dos meus sonhos futuro sem presente...

Dias de chuva forte, sem sol, sem luz no céu
Dias sem esperança, cinzento mausoléu
De alguém que foi distante, buscando seu destino
Tombando para sempre, subindo ao céu divino.

Conforto-me em saber que fez o bem na terra
Que pela sua bondade fará novos amigos
No céu que é manto azul, é flor da primavera
Verá,  mais uma vez, seus entes tão queridos.

E entre dias sem lindas noites, noites sem dias lindos
Eu fico recordando, pensando nos já findos
Em que você se foi, naquele longo inverno
Buscando nova vida, buscando o Pai Eterno!


Guerino Riquetti nasceu em 07-08-1921 - Em Caxias do Sul - RS
Faleceu em 18-06-1977 em Capinzal - SC
Euclides Riquetti
Composto em julho de 1993.

Bituruna no Carnaval de Joaçaba - Relembrar dos bons tempos!

 





       Pelo segundo ano consecutivo, Bituruna esteve presente no Carnaval de Joaçaba. Neste ano, contamos com a presença do prefeito Claudinei de Paula Castilhos, o Neguinho, com sua esposa Adriana; do Vice Rodrigo Marcante, com a esposa Raquel (ambas desfilaram pela Escola de Samba Aliança, com mais 4 dezenas de mulheres biturnenses); do Secretário de Administração Enéias Santos  Mello, com a esposa Cíntia; e os casais Jamar e Márcia Gobbi e Roque e Sandra Claus. Bituruna se localiza entre os municípios de Porto Vitória, General Carneiro e Pinhão, no Paraná. . Suas terras são banhadas pelo Rio Iguaçu.

       Recebi o Neguinho e sua turma nas proximidades da Catedral Santa Terezinha, com os seus amigos, e os conduzi ao Camarote das autoridades. Lá revimos o Prefeito Dioclésio Ragnini e a esposa, o Secretário Jorge Dresch e a esposa; e os secretários Sartori e Sampaio. Fomos convidados pelo Prefeito Dioclésio para irmos a um gabinete no andar superior da Prefeitura, onde trocamos algumas ideias sobre carnaval e turismo.
WhatsAppXImageX2018-02-12XatX12.08.44X-XCopia

Fomos recebidos pelo Prefeito Dioclésio Ragnini -

       Quando voltamos ao Camarote das Autoridades, revi  e apresentei a eles alguns amigos de longa data como o ex-Deputado e Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, Gilson dos Santos e a esposa Geni (Rebelato); Senador Paulo Roberto Bauer, a quem outorgamos o título de Cidadão Ourense na época em que fui Prefeito daquela cidade; alguns empresários, a Vice-prefeita de Capinzal Noemia (Bonamigo) Pizzamiglio e o marido, amigo Shirlon.

       Motivo de muita alegria foi ter reencontrado meu amigo e ex-aluno, agora deputado estadual César Valduga, natural da Barra do Leão, com quem jogamos muito futsal aos sábados à tarde, no Abobrão (Ginásio André Colombo), no Ouro, nos anos 80 e 90. Apresentou-me sua esposa, uma chapecoense muito simpática, que me fez lembrar de que atrás de um grande homem sempre há uma dedicada e grande mulher.

      O desfile da Aliança, mais uma vez foi perfeito. Um estrutura fortíssima, muita gente competente e bem situada liderando a turma, e o resultado sempre muito expressivo: fazendo bonito na Avenida do Samba. na XV, em Joaçaba.


Euclides Riquetti
10-02-2018

Sábado, bem no fim da tarde!



A chuva  da tarde de sábado
Veio fresca, em meio ao  vento
Veio para expiar meus pecados
(Os que ainda não estavam  confessados).
Veio trazer-me de volta os alentos
A chuva que escondeu o firmamento.

Fugiram os pássaros assustados  
E foram juntar-se às  borboletas
Migraram por todos os lados
Ficaram tristes  e acanhados
Enquanto que a água enchia  as valetas
Das ruas estreitas!

Mas, bem no final da tarde
O céu se recompôs
Sem nenhum alarde!

Então, o coral do passaredo voltou
O céu reazulou
E o sol se redourou
Sábado, bem no fim da tarde!

Euclides Riquetti

Hoje o sol brilhou mais forte

 







Hoje o sol brilhou mais forte, intensamente
Trouxe-nos alegria e alto astral
Prometendo-nos um dia colossal
De volta o contentamento presente.

O brilho do sol atiçou as folhas
Deu novo ânimo a todas as flores
E é possível que nossas escolhas
Recebam tintas de todas as cores.

O sol escaldante atropela o frio e nos traz luz
A luz que ilumina minha alma e o meu coração
E me impele a buscar seu sorriso que seduz
Que encanta meu ser, me devolve a razão.

Ah, sol, sol da saudade
Sol da minha vida, da emoção
Sol das turbulências e das amenidades
Seja bem vindo pra iluminar meu chão!

Euclides Riquetti

Nunca digas nunca, jamais!

 


Resultado de imagem para foto mulher bebendo água de fonte


Nunca digas nunca, jamais
Que desta água tu não beberás
Pois nos conflitos pessoais
Muitas voltas o mundo dá!

Nunca digas nunca, certo?
Pois o futuro a Deus pertence
O amanhã é sempre tão  incerto
E tudo pode mudar de repente!

Nunca  digas nunca, amor
Pois os caminhos são diversos
Se num verão há muito calor
No inverno te escrevo versos!

Não, não digas nunca, então
E procura nadar na calmaria
Reserva-me o lugar no coração
Para onde voltarei um dia!

Euclides Riquetti

Um poema romântico

 






Desejo compor pra você um poema romântico, sem igual
E nele colocar rosas de todas as cores
Algo fantástico, divino,  fenomenal
Depois, apenas ver o que acontece
Mandar-lhe, também, um buquê de flores
Pois você merece!

Um poema com palavras bonitas, com sabor de café quente
Perfumado com as mais finas essências
Um poema para calar na alma da gente
Que denote muito carinho e paixão
Eivado de amor,  a maior das evidências
Para ser guardado em seu coração!

Eu queria desenhar meu poema no seu corpo fogoso
Iniciando pelo seu ombro esquerdo e sensual
Escrevê-lo, também,  em seu dorso formoso
Como se os versos fossem guardados num altar
Uma mensagem lírica de teor universal
Onde somente eu, ninguém mais que eu, possa chegar!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 6 de agosto de 2021

Se eu soubesse pintar...

 




Se eu soubesse pintar
Começaria pelo teu rosto contente
Pincelaria teu corpo envolvente
Poria vermelho nas unhas de  teus pés...

Se eu pudesse pintar
Pintar-te-ia com roupas pretas
Que te tornam bonita, atraente
Que te deixam morena fascinante...

Se eu soubesse pintar
Pintar-te-ia como és:
Com toda a tua exuberância
Com tua beleza e elegância.

Se eu pudesse pintar
Pintaria teu rosto com tinta clara
Cor da primavera que chegara
E o próprio verão cobrir-te-ia com verniz...

Mas,  todo o teu corpo
Idealizado, desejado
Eu jamais conseguiria concretizar!
Não eu, nem outro:
Ninguém conceberia o ideal de tua perfeição...

Mas teu beijo
Sensual, gostoso, (ardoroso?)
Eu levaria!
Tuas palavras
Doces, amáveis, (adoráveis?)
Eu também as levaria!

E teus olhos fugidios teriam que fitar os meus e dizer:
"Eu te amo!"

Euclides Riquetti

Isaquias Queiroz - Mais uma medalha de Ouro para o Brasil.

 





Izaías Queiroz - É OURO para o Brasil na canoagem em Tokyo! É o bahiano da comida bem temperada!


'Isaquias Queiroz dos Santos é um canoísta brasileiro, atleta do Flamengo. Sua melhor conquista foram três medalhas nos Jogos Olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro: Prata na Canoa Individual 1.000m, Bronze na Canoa Individual 200m e Prata na Canoa de Dupla 1.000m, com Erlon de Sousa Silva. Wikipédia
Nascimento3 de janeiro de 1994 (idade 27 anos), Ubaitaba, Bahia
Altura1,75 m
CônjugeLaina Guimarães (desde 2017)

FONTE -  SITE OFICIAL 


Parabéns, campeão!


Euclides Riquetti

07-08-2021




Apenas uma palavra de amor

 



Quero que digas apenas uma palavra:
Um palavra de amor
Que venha de tua lavra
De teus poemas,  a fina flor...

Uma palavra que não esteja no dicionário
Talvez um pequeno sussurro
Que não esteja no glossário
Que não tenha sentido obscuro...

Preciso ouvir uma palavra carinhosa
Muito mais que um não ou um talvez
Que venha de tua voz melodiosa...

Quem sabe uma palavrinha inventada
Com a lógica da alma e da sensatez
Pelos teus lábios pronunciada!

Euclides Riquetti

Darlan Romani é nosso herói! Veja por quê!

 



Darlan Romani arremessando a pesada esfera de aço. 

Darlan Romani treinando num terreno baldio, em Concórdia, preparando-se para a Olimpíada. Afastou os entulhos e preparou um lugar para treinar. Seu treinador, cubano,  estava fora do Brasil e não retornou por causa da pandemia. Ele treinou sozinho e ele mesmo construiu seu campo de treino, com a ajuda de um pedreiro, que preparou um platô de cimento para ele se postar para os arremessos. Recentemente, ele e a família pegaram Covid 19. Também realizou cirurgias de hérnia de disco. Perdeu peso e energia, mas mesmo assim preparou-se, obstinadamente, para nos representar. 


Darlan com a esposa Sara e a filha Alice. Família bonita e sempre unida! 


        Darlan Romani é meu herói nas Olimpíadas de Tokyo. Aqui da vizinha cidade de Concórdia, uma hora de carro de minha casa até a cidade dele, Darlan Romani obteve um honroso quarto lugar na modalidade de  Arremesso de Peso, nas Olimpíadas de Tokyo, no Japão. Esse moço de 30 anos, (nascido em 09 de abril de 1991), marido da Sara e pai da Alice, de seis anos, é um obstinado praticante de um esporte que exige muita dedicação e treino. A força muscular de braços e pernas é fundamental para que atletas da modalidade tenham bom desempenho. Em 2019 ficou em quarto lugar no Mundial e é o atual recordista sul-americano, com 22,61 metros de distância. Também foi campeão do Panamericano. 
 
      Perdeu o seu maior incentivador, seu pai, que morreu dirigindo um ônibus. Uma família que se acostumou a vencer obstáculos. 

       Li um comentário de Alcides Marques, um internauta, que resume o que Romani representa: "Esse atleta não foi prata. Não foi bronze e não foi ouro nesta Olimpíada 2020. Ele foi uma joia rara das ++++ valiosas que um ser iluminado pode ser". 

Faço minhas as palavras desse comentarista virtual.

Parabéns, Darlan Romani, Sara e Alice! Parabéns aos vizinhos concordienses, aos catarinenses e brasileiros. Romani - Paris 2024. Que lhe deem estrutura para treinar. e ele fará o resto. 


Euclides Riquetti 
06-08-2021






Love Stories (Minha Índole Romântica)

 






     Histórias de amor, quem não gosta de ouvi-las? Histórias de todas as eras, buscadas nos livros os vistas nos filmes, sempre me encantaram e, acredito firmemente, até o mais rude ( e fingido) dos mortais, tem o seu lado romântico. Por conveniência, (ou por machismo), alguns o escondem, disfarçam, mas isso sempre acaba vindo à percepção das pessoas.

          Ah, quantos livros tu leste, leitor (a), em tua juventude, em que o foco romântico estava presente, em primeiro plano? Quantas revistas compraste ou trocaste, como as "Capricho", "Ilusão", ou "Sétimo Céu"? Depois, adiante, quantas garotas não leram "Sabrina"? E, quantos de nós, não lemos os livros de Camilo Castelo Branco, José de Alencar, ou os apimentados romances de Jorge Amado? Tu vais, certamente, lembrar de dezenas, centenas de outros autores...


          Mas, as histórias que vimos nos filmes, em nossa juventude, jamais esqueceremos. Além daqueles  românticos musicais, normalmente estrelados por jovens atores/cantores italianos, tu lembrarás de outros dois grandes sucessos do cinema: Romeo and Juliet (1968) e Love Story (1970), que viste no Cine Glória, de Capinzal, no Odeon ou no Ópera, de Porto União, no Avenida ou no Vitória, de Joaçaba, ou ainda no Marrocos, de Lages, nas salas de cinema de Curitiba ou Florianópolis.  Que belas histórias de amor esses cinemas nos ofereceram! Esses e outros, que em sua maioria viraram templos, lojas, supermercados ou até hotéis...

          Hoje, porém, quero  indicar-te  um filme muito bonito, para ti que gostas de romance, de paixões arrebatadoras, ou mesmo de tenros  contos românticos: Assisti, há instantes, ao filme do diretor franco-americano Iann Samuell, uma das revelações do gênero, a "My Sassy Girl", que tem tradução em Português como "Ironias do Amor", mas que poderia  ser mais ou menos assim: "minha garota doidinha".

           "Ironias do Amor", de 2008, é mais uma daquelas produções que os americanos fazem para encantar o mundo. Conta a história de Jordan (Elisha Cuthbert - 30-11-1982, canadense), e Charlie (Jesse Bradford - 28-05-1979, norteamericano). Charlie salva Jordan de morrer, atropelada por um  trem de metrô, fazem uma amizade de 33 dias e, depois, pactuam afastar-se por um ano... Depois de um ano e um dia, encontram-se, e vem uma grande surpresa.  Apesar de muito jovens, a bela Elisha e o tímido Jesse, têm uma filmografia que inclui mais de 20 trabalhos cada um entre cinema e TV.

          Entretanto, a história romântica vivida pelos dois, não vou tirar o prazer de que a descubras, tu mesmo (a), no google ou nas locadoras. É de mexer com os corações mais duros,  e de roubar lágrimas de todas as que ao filme  assistirem.

         É, os tempos passam para todos nós. Mas as  coisas bonitas ficam. Alguém, numa poesia que escrever, num romance que editar, num filme que produzir, vai remeter-te ao sensível e profundo mundo do amor, do sentimento, da percepção romântica. Eu, estou nessa há muito, muito tempo...

Euclides Riquetti
02-07-2012

É hora...

 









É hora
De ir embora
De deixar os sonhos
O mar medonho
E ir embora!

É hora do reencontro
Com a realidade.
E, com serenidade
Escrever um conto
Compor um poema novo.

Tiro papel do caderno
Caneta do estojo
Da alma tiro o fogo
E escrevo no inverno
Um poema que pretendo
Que se torne eterno!

Como eterno é o amor
Como eterna é a cor
De seus olhos...

Euclides Riquetti

Poetize

 



Família de poetas: Júlia, Miriam, Euclides. A poesia mora lá em casa!
Júlia, terceiro lugar categoria infantil; Miriam: Campeã categoria sênior;
Euclides: Campeão categoria Soneto - no Concurso de Poesias Miguel
Russowsky - Casa da Cultura Rogério Sganzerla - Joaçaba - SC, em
20-12-2018.



Poetize...
Em todos os seus bons momentos
E deixe que seus versos vaguem ao vento
Poetize...
E deixe que seus versos se dispersem no tempo
Mas poetize!

Realize...
Transforme seus sonhos em realidade
Todos os imaginários e os de verdade
Realize...
Mesmo  que amanhã possa sentir saudades
Mas realize!

Poetize nas madrugadas de domingo
E nos dias de semana...
Realize os sonhos mais lindos
E transforme em poemas os seus sentimentos
Toda a sensibilidade que de sua alma emana
Sem tristezas, incertezas ou lamentos!

Realize...escreva..., pense em mim e...
Eternize:
Poetize!

Euclides Riquetti
25-12-2018

Você me seduz...

 





Você me seduz
Com o seu jeito imponente e importante  de ser
Você me reduz
A um ninguém maltratado, largado outra vez.

Você é assim
A mais bela mulher que eu já vi  por aí
Você é pra mim
A mais formidável senhora que já conheci.

 Procuro compor
Um poema com lindas palavras e rimas para lhe agradar
E sinto uma dor
Quando percebo que busco e não tenho o que encontrar.

Procuro pensar
Que você já sentiu quanto amo seus olhos castanhos
E me conformar
Pois não há como ser de você, que me vê como estranho.

Você  me seduz
E maltrata o meu coração perdido e incontido em desejo
Você me reduz
A um frangalho, um  rejeito sem coragem de olhar-se no espelho.

Você é assim
Eu não sei se é maldade, se é medo, ou pura vaidade
Você é pra mim
A deusa distante que finge e me esnoba assim sem piedade.

Procuro compor
As canções mais sensíveis com com letra romântica e melhor  melodia
E sinto uma dor
Que faz com que eu sofra por não receber nem um simples "bom dia"!

Um bom dia
Um aceno
Um olhar...

Apenas um olhar
Disfarçado que seja.
Como a noite sem luz
Você me seduz!


Euclides Riquetti

Na cadência das ondas do mar

 



Sonhei que flutuavas
Na cadência de um ninar
E enquanto repousavas
Num barco a derivar
Meu olhos te buscavam
Cansados de chorar.

Sonhei que, no  flutuar
Do teu belo rosto lívido
Naquele barco,  no mar
Onde o vento sopra rígido
Só me restaria  cultuar
Os teus jeitos  tímidos. 

Sonhei que me esperavas
Banhando-se com o luar
E que as estrelas que contavas
E que estavam a te cintilar
Eram palavras cantadas
Dos versos singelos de amar:

Versos meus que são teus
Que compus pra te louvar!

Euclides Riquetti

Na lentidão dos sonhos...


Resultado de imagem para imagens casal dormindo



Na lentidão de meus sonhos, na noite desvalida
Os anjos tocam seus clarinetes, harmoniosamente
Querem acordar-me,  suavemente
Querem apenas  dar-me de presente
Uma  noite já protegida.

Meu sonhos se portam bravamente!
Não é uma bravura com espadas
Nem com revólveres e coronhadas.
Não é um agredir minha agressora
Nem um reagir diante de uma mulher... sedutora!
É apenas um deixar-me levar por ela... mansamente!

Enquanto os cavalos da noite trotam seus galopes
Flechas encupidadas singram os ares embebidas
Para estraçalhar corações de mulheres ofendidas!
Ah, como sofrem aquelas que amam
E não são correspondidas!

E enquanto os sonhos vagam entre medos e coragens
Vão-se fortalecendo as almas que pedem passagem
Que querem se encontrar.
Para  singelos e delicados afagos
Trocarem beijos delicados
E apenas ... querer, desejar.... amar!!
Apenas isso...

Euclides Riquetti

De todos os versos, o primeiro

 



Gastei muito papel, talvez o caderno inteiro
Para escrever o poema ideal
Algo fenomenal
De todos os versos, o primeiro
O bonito, terno, sensacional.

Eu queria, certamente, encantar
Chamar toda a tua atenção
Fazer teu coração balançar
Tua cabeça repensar
Despertar amor e paixão...

Gastei todo o meu papel
Risquei e rabisquei ternamente
Até embaralhei minha mente
Busquei retratar com  pincel
Algo belo e  surpreendente!

Eu queria, certamente, chamar
Toda a tua  atenção
Dos teus olhos cor de mar
Os teus sonhos, teu sonhar
Sua alma e Teu coração...

Sinceramente
Verdadeiramente
Apaixonadamente...
Apenas isso!

Euclides Riquetti

A lua azul...

 



Noite de poemas  e de lua cheia
Um belo luar de cor azul
Que como uma luz de candeia
Brilhará para a América do Sul.

As almas dos poetas flutuarão
Surfando nos ares enluarados
O coração exalando uma paixão
No luar dos sonhos enamorados.

Uma lua azul, um forte brilhar
Que adorna a terra e o firmamento
Uma lua azul a nos encantar...

Na noite de lua azul, de lua plena
O poeta eterniza o doce momento
Na noite clara, prateada e  serena.

Euclides Riquetti

quinta-feira, 5 de agosto de 2021

Rodovia em estado de "calamidade pública" em Piratuba. Até quando, Sr. Governador?

 Seis anos depois, está tudo igual! Novo governador... 


Foto atual... créditos - Rádio Capinzal

         Sabe, leitor, leitora, quando você, em algum lugar que julga muito desenvolvido, em que a qualidade de vida da população é assunto recorrente no discurso dos políticos, dá de cara com um problemão, e que este já esta se arrastando por muito tempo?

        Pois vamos à realidade! É moda no Brasil mudarem-se nomes de programas de Governo, de Órgãos de Governo, etc, etc. Pois, em Santa Catarina, a parir de 2011, resolveram mudar a nomenclatura das rodovias e a SC 303, que liga Porto  União a Piratuba, construída e asfaltada no início da década de 1970,  a partir de decreto governamental, passou a denominar-se SC 135. E, não está claro para a população alguma coisa nessa identificação, ainda. Pois alguns sites da região publicam notícias dando como SC 150 o trecho entre Joaçaba e Capinzal. De Ibicaré para o Norte, tem outra identificação.

        Sempre tive que a rodovia que  se desprende da SC 135 e que nos leva (será que leva mesmo??), até a barragem da UHE de Machadinho, no Rio Uruguai, na divida de Santa Catarina com o Rio Grande do Sul, tivesse outra identificação: SC 150...

         Bem, deixando à parte essa confusão, os fatos nos mostram uma dura realidade com relação ao pequeno trecho (uns 15 Km, no máximo...). Está com os buracos disputando o direito de permanecerem na pista de rolamento, atrapalhando a vida das pessoas e ocasionando acidente. O último aconteceu ontem, com uma caminhonete de Joaçaba.

         Ora, a "estradinha" foi construída na segunda metade da década passada, quando estavam construindo a barragem, para que o acesso ficasse facilitado, podendo passarem ali os caminhões e carretas com materiais e equipamentos. Porém, a pista está se deteriorando, está horrível e perigosa. Os órgãos do Governo do estado de Santa Catarina, em especial o DEINFRA, sabem muito bem que aquilo ali é um "estado de calamidade pública", acima de uma situação de emergência. E ninguém tem-se responsabilizado pela sua recuperação. Isso me faz lembrar do trecho entre o Engenho Novo e o Barro Preto, em Capinzal, que foi asfaltado há duas décadas e meia e, com o tempo, dada a deterioração, o leito da estrada foi "patrolado e britado", pois, assim, oferece mais conforto e segurança para quem o utilizado  do que se tivesse permanecido "asfaltado".

         Mais do que se dizer se o trecho é denominado SC 150 ou SC 135, é  preciso que se diga que os usuários da citada Rodovia, que tem muita importância para a região por facilitar e encurtar a distância na ida (ao) e na vinda (do) Rio Grande do Sul. E que está abandonado faz tempo, que se anunciam medidas paliativas para resolver a situação, e que mesmo assim não acontecem. Enquanto isso, mesmo com os protestos dos moradores locais (que são muitíssimo pacíficos, não sei até quando...), estão se ferrando.

Lamentável, Sr. Governador! Lamentável, autoridades que o representam na região! Vergonha para nossa Santa Catarina!

Euclides Riquetti
30-07-2015