sábado, 22 de dezembro de 2018

As asas da Megan Fox


 

 

 
 
          Divina e maravilhosa. Atraente, sedutora, encantadora... Olhar distante e belo, olhos divinamente desenhados. Corpo esculpido, desejado... Assim é a atriz Megan Fox, protagonista de "O Anjo do Desejo", uma produção americana de 2010, em que nossa Diva tem seu coração ( e corpo de Vênus), disputado por Nate e Happy, personagens de Mickey Rourke e Bill Murray.

          No filme, nossa belíssima compõe uma personagem dotada de asas, Lily,  dominada por um dono de circo que a tem como principal atração dentre seu elenco de artistas. Nate, um trompetista boêmio que trabalha em clubes noturnos de Las Vegas, apaixona-se perdidamente por ela, mas precisa disputá-la com Happy, que vê nela o produto para muitos ganhos, financeiros e pessoais.

          O filme, na verdade, é um sonho de Nate, e gostar dele ou não é uma questão de preferência. Procurei nos sites da net e percebi que a maioria dos comentários postados por cinéfilos o consideram um péssimo filme. Mas a questão é como gostar de vinho, cachaça ou cerveja. Eu prefiro licor. Ou coca-cola. Ou guaraná da Antárctica sem pipoca... (Aliás, vi o filme no Telecine Pipoca)!

          Gosto da fábula, da fantasia, do romance, da paixão, da beleza feminina que escraviza os homens, que faz com que os machões se tornem cordeirinhos. Gosto de olhos bonitos, corpos esculturais, cenário bonito, coisas encantadoras. Gosto de viajar no imaginário, no mundo dos sonhos, na suprarrealidade, que é bem melhor do que a realidade e me faz bem. Tenho alma e sensibilidade para a arte e não consegui isso na escola nem lendo livros. É algo que veio naturalmente  em mim, que está em mim, que ficou em mim.

Mas também sei apreciar o filme cabeça, com bons enredos, com histórias consistentes, com bons atores. Assim como destesto ver alguns filmes  mal produzidos, fincanciados com o meu, com o seu dinheiro, com o leite generoso das tetas da  vaca da viúva. Não generalizo, pois temos ótimas produções brasileiras, com grandes atores e atrizes. Mas há muito oportunismo e produção barata com custo alto que pago para não ver.

          Recomendo-o, assim, às pessoas que têm a alma leve, que têm o coração sonhador, que entendem que  mundo não se pauta totalmente na lógica, que a vida pode ser um maravihoso sonhar. Não procurem entender nada no filme. Apenas curtam a beleza de sonhar, sonhar, sonhar... E aplaudir o amor e suas histórias!

Euclides Riquetti
09-08-2013

Silêncio no Asfalto - soneto undecassílabo









Euclides Riquetti recebendo premiação das mãos de Jucelino Ferraz, Prefeito em Exercício de Joaçaba, pelo primeiro lugar no "Concurso de Poesias Roberto Russoswsky", em 20-12-2018, por obter  Primeiro Lugar na categoria Soneto. O concurso foi promovido pela Gerência  da "Casa da Cultura Rogério Sganzerla" 




Silêncio no asfalto


O asfalto liso, azul-cinza matizado
É palco de nostalgias e de dilemas
O asfalto que tem o brilho prateado
É canteiro de meus prantos e poemas.

O asfalto escuro vai perdido na curva
Onde morre o sonho e vagam os atritos
Coração dilacerado em alma turva
Na sentida dor, abalos e conflitos.

O asfalto inóspito se alonga na vista
Duas faixas douradas decoram a pista
No desafio sutil, terno e sedutor.

É um instigar e uma dúvida presente
Tétrico palco da tragédia iminente:
Calou-se a voz do poeta sonhador...




Euclides Riquetti



22-12-2018 


Ansiedade


 

 

 
Quando estou ansioso
Tenho reações desmedidas
Impulsiono-me a ações
Que podem ser mal entendidas.

Quando estou ansioso
Busco algo incessantemente
Quero que tudo se resolva
Assim num repente.

Quando estou ansioso
Minhas ideias se confundem
Mas quando me acalmo
Elas de novo se fundem.

Quando estou ansioso
Você me acalma
Mas momentos depois
Incendeia minha alma!

Bem assim!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Nada é mais claro






Nada é mais claro na vida da gente
Do o desejo de seguir em frente
Refazer as coisas que não deram certo
Retomar o caminho inverso
Daquele que já se percorreu...

Nada deve impedir-nos de realizar
Os sonhos que nós desejamos
Alquilo que almejamos
Aquilo que pode nos fazer bem
Que é estar feliz também...

Nada no mundo nos deveria abalar
Nada no mundo nos deveria fazer sofrer
Nem  nos impedir de querer
Amar e ser muito amado
Viver o amor mais ousado...

Nada é mais claro
Do que a paixão que se sente
Do que o amor presente
Nada é mais claro...

Bem assim!

Euclides Riquetti

Poema de Natal


Resultado de imagem para imagem de papai noel com renas

É Natal...
Caminhos de luz se desenham no céu
De Noel
Ternos de renas saltitam ao léu
Acima das nuvens de claro de véu
Porque é Natal
Natal das crianças e de Noel!

É Natal
Inverno no Norte, verão no Sul
De céu anil,  azul.

Notas sonoras ecoam nas estradas
Articuladas.

No Polo Norte, anjos entoam cândidos  hinos
No outro, nas torres repicam o bronze dos sinos
Porque é Natal.

Lá, a neve matiza o verde nos pinos
Aqui, o bom velho abençoa os bons e os ladinos
Porque é Natal.

É o Natal dos velhinhos encurvados
Dos presentes desejados
Das crianças embevecidas
Das saudades mais sentidas
Mas é, de novo, Natal...

Natal de luvas, de barbas, de capuz
De sinos, de lembranças de Jesus
É tempo de amor, da cor vermelha que seduz
É, de novo, Natal.
De amor, de perdão, de  luz.

Euclides Riquetti

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018

Liberta-te


 
 

 Liberta-te das amarras que te prendem
De quem te sufoca, de quem te reprime
Livra-te das almas que não te entendem
De quem te confunde e também  te divide.

Busca encontrar quem te dê afeto
Quem te compreenda e te valorize
Busca encontrar o lugar certo
Onde possa ver que o céu azul existe...

Procura alguém  na multidão imensa
Que possa ter um belíssimo coração
Onde possa colocar tua energia intensa

Alguém que possa compreender teus sonhos
Que possa te dar amor e viver a paixão
E conquistar teus belos olhos... e teus  lábios risonhos...

Euclides Riquetti

Caio Zortéa - 24 anos depois...


Antonio Carlos Zortéa Neto

          Todos os anos, no dia 21 de dezembro, lembro-me do amigo Antônio Carlos Zortea Neto - o Caio. Conhecia-o da adolescência, quando perambulava pelas pacatas ruas de Capinzal, com os amigos de sua idade. Gostava de futsal nas quadras do Mater Dolorum e do Padre Anchieta, de teatrinhos, de brincadeiras ingênuas.  Dizem que, em casa, ajudava a cuidar dos irmãos pequenos, sabia até dar-lhes banho e trocá-los. Tinha sempre um sorrisinho discreto, de "bom menino". Esse sorriso se conservou por toda a sua vida, abreviada num acidente ocorrido na SC 303, ali onde passo todos os dias. E, em todas as vezes, lembro-me dele. A cada ano, nessa época, a paisagem de fundo se constitui pelo mesmo paredão de rochas e, acima, um milharal verdejante. Agora, muito mais verde após dias com chuvas...

           Quando voltei de União da Vitória para minha região e fui lecionar  em Duas Pontes como professor, fui convidado a trabalhar também na Zortéa Brancher, fábrica de compensados e esquadrias para os mercados nacional e internacional. O Caio era o Diretor Industrial, seu irmão Hilarinho Diretor Financeiro, o Pai Hilário Diretor Presidente, o tio Guilherme Brancher  Diretor Florestal, o primo Lourenço Diretor Comercial, o primo Aníbal Diretor Administrativo.

          Era muito fácil lidar com o Caio, uma figura humana extraordinária. Sempre fora  assim,  perdera a mãe ainda criança,  buscava nas pessoas a compreensão e o carinho. Tinha um Zoológico particular, com muitos animais. Não era de ostentações, tinha uma bela e elegante namorada, a Vera, que costumo chamar de "Moça Bradesco". Costumava contar algumas histórias como aquela do passarinho entre as mãos de um homem, uma metáfora possivelmente, para exemplificar e elucidar uma mensagem que quisesse passar para a gente.

          Mais adiante, trabalhou em minha campanha, foi meu colaborador, quando me elegi para um cargo público em Ouro, tínhamos até umas combinações em código para lidar com algumas situações, nos entendíamos muito bem.  Liderava, com a Vera, o Antônio Maria Hermes e outros, o Grupo Escoteiro Trem do Vale, do qual minhas filhas e os filhos deles e de muitos amigos faziam parte. Participava de gincanas, empenhando-se como se fosse a última batalha de sua vida. Dava o melhor possível para sua família, adorava suas belas crianças. Dócil, afetuoso, excelente pai e esposo. Cidadão honrado, honesto e exemplar. Tenho as melhores lembranças do amigo Caio. Guardo comigo, até hoje, o texto que, com emoção e dificuldade em controlar-me,  li na Missa de sua despedida, na Igreja Matriz.

          Na Primavera de 1994, Caio coloca uma placa num terreno dos Miqueloto, bem defronte a minha casa, com a seguinte frase: "Vera, Tibi, Deka, Manu e Greta - amo vocês mais do que ontem e menos do que amanhã!.  E, no primeiro dia do Verão, o acidente.

          Lembro-me que eu estava na regional de Educação, em Joaçaba, conversando com o Professor Sérgio Durigon, quando entrou um telefonema, do Valcir Moretto, dizendo-me que o Caio estava no Hospital São Miguel, ali pertinho, mas nada mais havia a fazer, tinha se acidentado e perdido a vida. Foi de cortar o coração. Ficamos muito chocados, abalados. E, em seguida, toda aquela sequência triste, com o corpo levado para sua casa e depois para o Ginásio Municipal de Esportes André Colombo, e para a definitiva morada ao lado da bela mãe, em Capinzal...

          Hoje passei pelo local da tragédia às 13 horas, mais ou menos o horário em que tudo aconteceu. São dezoito anos passados. Revivi tudo, como se fosse aquele dia. E senti saudades. Saudades que só sentimos por quem muito prezamos...

Euclides Riquetti

Redigido em 21-12-2012

O valor da amizade - poema









Eu quero que tu sintas
Sinceramente
O valor da amizade
Que existe entre a  gente.
Eu quero que tu sintas que me preocupo
E se eu tiver algumas falhas
Aqui me desculpo!

Eu quero que tu sintas
Que sou teu amigo
Que tenho um coração
Bastante afetivo.
Eu quero que tu sintas que podes confiar
Que eu sou teu companheiro
Em todo dia e lugar!

Minha amizade é como a tua
Leal, firme, verdadeira
Tem o encanto da lua
A fidelidade companheira.
Minha amizade é simples mas sincera
É amizade o ano inteiro
E tão pura como o ar... na Primavera!
 
Bem assim...

 Euclides Riquetti

A generosidaade que me encanta

Resultado de imagem para imagem de mulher dando presentes natal


A sua generosidade não me surpreende, me encanta
Assim como me encanta o céu na negritude estrelada
E isso provém de quem tem uma alma doce e santa
Porque você é digna, nobre, divinamente abençoada!

A generosidade que vem da sua alma bondosa e pura
Atribui-lhe as virtudes singelas que eu mais aprecio
Os seus gestos de amor trazem-me carinho e ternura
Quando você me sorri feliz, igualmente eu lhe sorrio!

Em tempos de Natal e das suas festas tão esperadas
Algo ainda maior toma conta de seu belíssimo ser
E sua bondade deixa as pessoas ainda mais animadas.

Então, o filme da vida me reprisa todos os momentos
E me mostra como é bom poder cantar, sorrir e viver
E ver nossos sonhos se eternizando através do tempo!

Euclides Riquetti
20-12-2018



quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

O dia está nublado:: Eu te amo!



 
 
 
 
 
 
O dia está nublado:
Eu te amo!
O dia parece encantado:
Eu te amo.
O dia parece emburrado:
Eu te amo...

O dia promete ser quente:
Eu te amo!
O dia é dia da gente:
Eu te amo.
O dia é o que a alma sente:
Eu te amo...

Cada dia é sempre um dia:
Eu te amo...
Cada dia é uma ousadia:
Eu te amo.
Cada dia é amor e alegria:
Eu te amo!

O dia, e cada dia, cada dia
Remetem a uma nova lembrança
A um mundo mágico, (uma dança)
Uma gostosa nostalgia...


Euclides Riquetti

Momentos de melancolia








Perco-me em lanços de melancolia exacerbada
Divago nos leitos barrentos das estradas
Mergulho nos pensamentos pecaminosos
Navego nos caminhos pedrentos e tortuosos.

Meus olhos buscam uma luz de brilho azul
No sorriso de quem saiu dos pampas do sul
Pra campear nos rastros das dúvidas e incertezas
Nas águas turvas dos ribeiros e suas correntezas.

Riscam os céus  as nuvens brancas alongadas
Como filetes de fina lã branca e algodoada
São meus desejos de te encontrar na imensidão
São mazelas que maltratam meu pobre coração.

Melancolia, estradas, pensamentos e caminhos
Luz, sorriso, rastros, dúvidas e incertezas
Desejos, imensidão, coração e correntezas
Confusão, abalos, impotência, rosas com espinhos...

Melancolia... apenas agonia...
Mas tudo pode ser melhor
E isso só depende de nós!


Euclides Riquetti

Quando a flor é transplantada






Quando uma flor é transplantada
E do jardim onde reina absoluta é retirada
E é transportada para um vaso isolado
Onde não tenha mais o sorriso estampado...

Quando os sentimentos perdem a sua liberdade
E os encantos naturais perdem a serenidade
Porque sua seiva da alma corre em tormentos
E não na tranquilidade em todos os momentos...

Quando já não se pisa em chão gramado
Mas em estradas de leitos duros, cascalhados
E já não se tem o rumo mais firme e certo
Porque parece que se vive num deserto...

Então é hora de voltar para um jardim
Misturar-se aos perfumes da rosas e jasmins
Porque o jardim é seu verdadeiro lugar
Onde possa receber e também possa dar

AMOR!

Euclides Rquetti

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

O "Parque Calçadão" da Praia do Oi! - em Itapema

Replay:




         Você já ouviu falar sobre a "Praia do Oi!"? - Poi bem, ela existe e está aqui pertinho de nós, um pouco mais de 400 Km distante de minha casa. Por que "do OI!?" Ora, porque, dizem meus amigos, que na Meia Praia, em Itapema, quando você anda pelas ruas e pelo comércio, sempre encontra algum conterrâneo, algum conhecido. E isso me aconteceu em todas as vezes que fui para lá. Em todas elas, acabei encontrando colegas de trabalho e amigos que eu nem imaginava que lá estivessem. O pessoal está tão habituado a frequentar que, quando resolve, se manda pra lá. Fiz isso na semana passada.

          A simpática e charmosa Itapema, que conheci quando minhas filhas eram ainda bebês, é uma das que mais me surpreenderam em termos de evolução na infraestrutura de recreação e conforto para o turista, e isso tem nome: O Parque Calçadão de Itapema, na orla marítima do Bairro Meia Praia, com mais de 5 Km de extensão. Num primeiro momento, o leitor que não conhece aquela cidade pode imaginar que seja um parque convencional como os demais, com muitas árvores antigas, muitos pássaros, animais e lagos. Não, não tem nada disso! É um parque urbanizado, com no máximo 10 metros de largura, implantado entre os prédios e as areias do mar de Itapema. Mas é algo fantástico em termos de urbanismo para o lazer.

          Iniciado o projeto em 2008, com recursos do próprio município, constitui-se numa faixa alongada de "bem-estar", sendo que comporta uma dupla pista para ciclistas, ( em que também as pessoas fazem cooper), em pavimentação com paver bordô, e uma pista para caminhadas. Entre ambas, uma faixa de gramado verde, onde estão assentados os postes (de belíssima arquitetura), para iluminação pública. Outra faixa de gramado situa-se entre a pista de ciclismo e os prédios. Depois, a partir dos sete metros, uma vegetação de restinga bem identificada, separando o empreendimento das areias da praia. Cidade com sistema de águas e esgotos (privatizados), que evitam a poluição das águas ou geração de locais impróprios para banhos de mar. Academias ao ar livre, cancha de bochas, opções para exercícios físicos e recreação também.

          Ainda, no espaço das restingas, foram plantadas centenas e centenas de palmeiras, compondo um cenário exuberante. Deques, escadas, muros de contenção, tudo confeccionado com madeira de eucalipto tratada, completam a beleza da paisagem que tem como pano de fundo.... o mar! O belo mar da meia Praia!

          Ora, essa cidade de cerca de 50 mil habitantes, que deve receber outros 700 mil nesta temporada, é o lugar certo, hoje, para pessoas que desejam ter qualidade de vida irem morar. Portanto, se você, amigo leitor do Brasil ou dos outros países que me pretigiam com sua leitura diária, ainda não conhece, procure conhecer nossa belíssima Itapema. Só pelo seu "Parque Calçadão", já vale a pena. Parabéns aos seus idealizadores! Sabemos que houve resistência dos setores especulativos da cidade quando de sua implantação, mas a perseverança do Prefeito Sabino deixou-nos uma herança que deve ser comemorada.

           Mas, sobretudo, o que mais nos encanta na composição do cenário de esplendor são as pessoas. Gente bonita, de todas as idades, mulheres saradas, elegantes, muito bem cuidadas, que desfilam pelas areias ou pelo calçadão, que frequentam os restaurantes ou lojas, que se estendem ao sol com seus óculos de belíssimo design, sorrisos Colgatte, Oral B ou Sensodine, mas todos muito lindos,  corpos que mostram que Deus foi "mais generoso" na sua formatação!
          Ah, para confirmar que lá é, mesmo, a praia do Oi!, vai aí: Na primeira manhã que saímos para caminhar, antes das sete horas, quem encontramos? - Ora, o Juca Parizoto, meu vizinho, e sua esposa Neuzete. Há apenas um muro a separar minha casa da dele, aqui em Joaçaba. Fui para o aniversário de minha sogra, Dona Ana. E ele para o aniversário de seu cunhado, Waldemar Katschor, que foi meu vizinho aqui em Joaçaba. Haja coincidência!

Euclides Riquetti
18-09-2013

Vem viver o calor do sol






Vem viver o calor do sol
Que traveste o inverno em primavera
Vem reanimar  o girassol
Que há tanto tempo a espera...

Vem afagar rostos sofridos
Que sentem as perdas doloridas
Vem para junto de seus queridos
Fazer as vidas deles bem coloridas...

Vem andar pelas nossas ruas
Pelos ladrilhos das calçadas
Traze todas as nuances tuas
Vem animar as madrugadas...

Vem...comemora...
E não digas nada
Apenas vem, sem demora...
E não digas nada...
Mas vem!

Euclides Riquetti

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Barulho de trenó... Feliz Natal!





Ouvi, há pouco, um tropel de animais
Vinha de lá de cima, vinha de lá do alto
Acordei-me, surpreso, em sobressalto
Um barulho que eu não ouvira jamais!

Era um ritmo de dança, uma cadência
Algo singular, devidamente ensaiado
A harmonia de dedos tocando teclado
Acordes sonantes, da maior excelência.

Não era como a melodia de uma nota só
Mas um andor de chão e terno de renas
Com o bom velhinho vindo num trenó.

Era Papai Noel e seu saco de presentes
Cheio de alegria e  felicidades plenas
Deixando as crianças todas contentes:

Hô, hô, hô...

Euclides Riquetti

O dia está nublado: Eu te amo!


 
 
 
 
 
 
O dia está nublado:
Eu te amo!
O dia parece encantado:
Eu te amo.
O dia parece emburrado:
Eu te amo...

O dia promete ser quente:
Eu te amo!
O dia é dia da gente:
Eu te amo.
O dia é o que a alma sente:
Eu te amo...

Cada dia é sempre um dia:
Eu te amo...
Cada dia é uma ousadia:
Eu te amo.
Cada dia é amor e alegria:
Eu te amo!

O dia, e cada dia, cada dia
Remetem a uma nova lembrança
A um mundo mágico, (uma dança)
Uma gostosa nostalgia...


Euclides Riquetti

Parque e Jardim Ouro em versos



Minha homenagem aos ourenses do Parque e Jardim Ouro, que iniciou-se com o nome de SIAP:


Vista do Rio do Peixe e do Parque e Jardim Ouro - Bairro
da cidade de Ouro - SC - onde fui Prefeito de 1989 a 1992



Ao Norte da cidade de Ouro
A Família de Werner da Silva
Fundou um bairro muito nobre
Que recebeu muitas famílias
Nosso Parque e Jardim Ouro
Um lugar que muito brilha!

Sua história é de gente honrada
Honrada e batalhadora
De gente de bem é a morada
Gente honesta e trabalhadora
Uma terra abençoada
Progressista e promissora!

Quantos ali já cresceram
E viram nascer as construções
Das pessoas que ali viveram
Temos muitas recordações
Saudades dos que já morreram
A quem devoto orações!

Frarom, Peroza e Thomé
Grulke, Martins, Bonamigo
Rodrigues, Bernardi e Bonato
Proner e  muitos amigos
Savaris, Lima e Mattos
Moradores muito antigos.

Precisamos também falar
Dos Zóccoli e Vilarino Dutra
E ainda nos  lembrar
Dos Duarte, Faccin e Oliveira
Dos Esganzela e dos Dacás 
Nesta terra hospitaleira.

Vieram depois os Córdova
Os Meneghini e os Deitos
Os Pereira e Schlindenwein
Os Chiocca e os Freitas
Mantovani e Franceschi
Os Andrioni  e os Vieira.

E  também dos Spadini
Com sua seriedade e respeito
Dos  Rosa,  Forlim e  Brandini
Dos Camargo e dos Fonseca
Beviláqua, Coeli e Tidre
Vian, Schwantes e dos Baretta.

Tieppo, Minks, Crippa e Gálio
Zambon, Wulf, Frá  e Franquini
Anjos,  Córdova e Bazzo
Biarzi, Recalcatti e Colpani,
Rático, Storti, Toigo e Santos
Miqueloto, Silveira e Souza.

Minha homenagem aos Garcia
Aos Bassotto e aos Teixeira
Aos Forlin e Morosini
Aos César e aos Possamai
Coronetti e Filipini
Bortolli e a todos os demais.

Os Casara e os Bressan
Pastore, Correa e Chiamolera
Parisotto, Casagrande e  Boz
Basei, Susin e os Durigon
Professora Ione  Dambrós
E ainda Adiles Masson!

Procurei aqui saudar
Os mais antigos moradores
Os pioneiros que lutaram
E ainda os fundadores
Os primeiros que chegaram
Os verdadeiros desbravadores.

Hoje podemos nos orgulhar
Desse povo tão educado
A quem eu quero homenagear 
Com esses versos rimados
Continuem a nos honrar
E sejam por Deus abençoados!

Euclides Riquetti

Taca-le pau, Marco Véio!


Replay:


 

 
 
 
           Há algumas semanas, num almoço em família, meu filho Fabrício mostrou-me, em seu celular, um vídeo que vem se tornando um hit nas redes sociais. As personagens são dois meninos, primos, de Gaspar e de Rio do campo, Santa Catarina, que filmaram uma brincadeira com seu celular e jogaram na rede. O viral catarinense, postado no início do ano, em pouco tempo passou de um milhão de visualizações apenas no seu original.  Eu me diverti vendo aquilo e passei a acompanhar o caso.

          Leandro Benincá, 9 anos, que é de Gaspar,  filmou seu primo,  Marcos Martinelli descendo o morro próximo à casa sua da Vó Salvelina Lorenzetti Lenzi, em Passo Manso, interior de Taió. Marco dirigia um carrinho artesanal, de madeiras, com volante de madeira e acionado por cordas, pneus, e eixos de metal,  feito por um tio deles. Marcos Martinelli, o Marco, 12 anos, é o piloto. A habilidade na condução do carrinho, vencendo uma curva,  não é o que gera o interesse e o sucesso, mas sim a maneira como o primo fala, com seu sotaque regional. E bota emoção na narrativa! Marcos costuma vir de Rio do Campo para encontrar-se com o primo nas férias, na  casa da avó. O conjunto "piloto+narrador" é que faz com que venha o sucesso!

          Postado no YouTube,  começaram a produzir memes e todo o que é tipo de coisa engraçada, satirizando, inclusive o Rubens Barrichello. Os jogadores do Grêmio de Porto Alegre usaram o vídeo para fazerem suas próprias brincadeiras.  O vídeo chamou a atenção de pessoas de todo o mundo e, em consequência, já foi criado um jogo para computadores. Ainda, o Grupo Tradicionalista Fogo de Chão, aqui de Curitibanos, na onda e embalo da fama dos garotos, gravou uma música com o título "Taca-le pau, Marco Véio!", que já está fazendo muito sucesso aqui no Sul do Brasil. Leandro faz sua narrativa dentro da música, muito divertida. No dia 30 de junho, Leandro, Marco e a avó Salvelina estiveram participando do Programa "Encontro com Fátima Bernardes"- na TV Globo. Andaram com o carrinho no Projac para a produção da participação.

          Claro que haverá quem ache defeito no que estão fazendo, mas, em termos de folclore e tradição, nada vamos dever às  milhares de porcarias que são gravadas nesse Brasil. Tomara que eles ganhem muito dinheiro e possam continuar a estudar, já que inteligência e criatividade não lhes faltou ao terem a bela e oportuna ideia de filmarem a brincadeira com seu celular e postarem na net.

          A lição que os meninos nos dão:  As brincadeiras convencionais, aquelas que fizeram a alegria de nossa geração, e ainda são cultivadas nas pequenas cidades, bairros e zonas rurais, serão eternamente vivenciadas. E, hoje, as tecnologias podem ser grandes aliadas para a preservação das tradições e das brincadeiras que, saudosamente, ficaram em nossa memória.

Valeu, Leandro! Toca-le pau, Marco Véio!

Euclides Riquetti
23-07-2014

domingo, 16 de dezembro de 2018

Vem, felicidade!









Vem, felicidade, vem me trazer o conforto
De que minha alma e meu coração tanto precisam
Vem, ancora-te  no porto do meu corpo
Ali onde nossos sonhos se realizam...

Vem, felicidade, apazigua os meus conflitos
Ameniza as minhas dores, afaga meu rosto
Vem pra me devolver os dias claros e bonitos
Não esperes  que ainda chegue o mês de agosto...

Vem, felicidade, o teu lugar é aqui
Ao meu lado, quem sabe bem dentro de mim
Vem viver a vida que tanto nos sorri...

Vem, agarra-te  nas naus do tempo e volta
Vem, aporta-te em mim, bem assim
Vem e te darei segurança, carinho  e escolta...

Mas vem!

Euclides Riquetti

Pessoas que irradiam luz






          As pessoas, em si, têm a sua individualidade. Cada ser é um ser. E isso vale também para os animais...

          Há pessoas que irradiam luz! Há gente que tem um brilho muito próprio, algo muito pessoal, que as diferenciam das outras. Muitas vezes, isso causa inveja a outras. Mas, ter um belo sorriso, ter carisma, saber portar-se diante dos demais, andar com elegância, ter comedimento ao falar, saber movimentar as mãos com habilidade e elegância, cuidar bem de si, evitar que o sofrimento as abata, tudo isso ajuda homens e mulheres a tornarem-se pessoas que irradiam luz. E, se irradiam, também recebem!

        Há pessoas capazes de encantar as crianças, cativar os velhos, atrair os da mesma idade, de dar e receber carinho e amor. São pessoas muito especiais, que ajudam os outros, e por isso mesmo, quando precisam, recebem ajuda. Muitas vezes, de pessoas que mal as conhecem.

        O planeta Terra é habitado por seres humanos muito diferentes uns dos outros. Os que têm a bondade no coração, os que se abrem para com seus semelhantes, os que os tratam com respeito, certamente são irradiadores e recebedores de luz.

        Admiro gente assim. Não lhes importa o que os outros pensam, mas observam o que eles fazem. E, como resultado, sempre ficam inseridos no contexto dos que são admirados e respeitados. Parabéns a você, leitor, leitora, vocês que têm a valiosa capacidade de ajudar os semelhantes, capazes de irradiar muita luz. Vocês  são muito especiais!

Euclides Riquetti

Inocente coração





Inocente coração, coração inocente
Mergulhado na doce melodia matinal
Decente coração, coração decente
Navega em tênue harmonia celestial.

Valente coração, coração valente
Busca a outra  metade com valentia
Ardente coração, coração ardente
Arde na chama do amor com ousadia.

Coração inspirado, coração inspirador
Dá ao poeta a inspiração pretendida
Falte sol, haja frio, nos exala o calor
Traz-nos o ânimo na noite comprida.

Ah, coração alegre, coração contente
Que torna a vida mais bela e colossal
Guardai, Deus, nossa alma e a mente
Levai o bem a triunfar sobre o mal!

Euclides Riquetti