sábado, 21 de setembro de 2013

Primeiros Versos da Primavera

Depois de nove meses de espera
E das três estações intermediárias
De um verão, de um outono e de um inverno
(Com divagações extraordinárias)
Volta-nos,  prazenteira, a Primavera!

Vem, Primavera, com suas noites frescas me acalentar
Vem, Primavera, com seu vento suave me acariricar!

Estação dos amores e das cores
Dos pássaros felizes saindo dos ninhos
Das rosas perfumosas em ramos de espinhos
Nossa adorável Estação das Flores
Dos encantos, dos aromas, dos odores!

Vem, Primavera, com suas belas flores, vem  me acalentar
Vem, Primavera, com seu céu de anil,  vem me acariciar!

De setembro, por outubro e por novembro
Do contemplar de um formoso roseiral
Da expectativa dos tempos do Natal
De todos os ternos meses eu relembro
Até das  manhãs ensolaradas de dezembro!

Vem, Primavera, com seus perfumes, vem me acalentar
Vem, Primavera, com seus encantos, vem me acariciar!

Euclides Riquetti
22-09-2013
22-09-2013

O valor da Amizade

Eu quero que tu sintas
Sinceramente
O valor da amizade
Que existe entre a  gente.
Eu quero que tu sintas que me preocupo
E se eu tiver algumas falhas
Aqui me desculpo!

Eu quero que tu sintas
Que sou teu amigo
Que tenho um coração
Bastante afetivo.
Eu quero que tu sintas que podes confiar
Que eu sou teu companheiro
Em todo dia e lugar!

Minha amizade é como a tua
Leal, firme, verdadeira
Tem o encanto da lua
A fidelidade companheira.
Minha amizade é simples mas sincera
É amizade o ano inteiro
E tão pura como o ar... na Primavera!

Euclides Riquetti
21-09-2013

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Pelo Direito de Frequentarem Escolas Especiais - APAES

          Nosso Brasíl é pródigo em apresentar  "planos e mais planos" para salvar seus habitantes. Sempre há alguém, algum tecnocrata, político ou burocrata "inventando" algo para que a vida da população fique melhor, para que possamos, todos, sermos mais felizes! Ah, como é bom isso!
     
          Seria bom, sim, se cada vez que planejam impor algo respeitassem o que já existe, o que está dando certo, e o que é, realmente, melhor para a população. Mas, pelo que se tem visto, os remédios que nos são oferecidos têm, sempre, péssimos efeitos colaterais. E, um deles, é o novo Plano Nacional de Educação, que tramita no Congresso Nacional desde 2010, que passou pela Câmara, teve aprovação unânime na Comissão de Educação do Senado  e se encontra na de Constituição e Justiça do mesmo desde agosto deste ano. O projeto, com a atual redação, propõe que os alunos portadores de necessidades especiais, os que hoje frequentam as Escolas de Educação Especial - as históricas APAES - passem a frequentar, até 2017, o Ensino Regular, com o que as nossas APAES serão extintas.

          Ora, leitores, a legislação atual vinha no sentido de que as crianças da APAE, no que se refere à Inclusão, viessem a frequentar o Ensino Regular dentro das possibilidades e isso já acontece em Santa Catarina, onde as crianças frequentam ambas as instituições, mas que na regular têm um professor/monitor a auxiliá-las e continuam a frequentar a de Ensono Especial.  Mas a Meta 4 do Plano Nacional de Educação que está sendo proposto já provocou uma chiadeira geral, pois, segundo os que o acompanham, é uma coisa "pior que a combatida PEC 37, uma vez que acabará extinguindo os recursos do MEC para as APAES, impossibilitanbdo o seu funcionamento.

          Bem sabemos da importância que as APAES têm para o suporte complementar e suplementar às necessidades dos apaeanos. Ademais, elas protegem,  educam e promovem o desenvolvimento de habilidades e ocupação de pessoas de todas as idades. São dotadas de equipes técnicas fabulosas, pessoas que se dedicam e dão muito carinho profissional e até pessoal a todos os que as frequentam. Dão apoio moral, psicológico e t´cnico também para os familiares dos apaeanos. E isso não pode parar de acontecer.

          Em Joaçaba, tomei conhecimento pelo rádio, a exemplo de outras Câmaras Legislativas de Santa Catarina, o Vereador Juscelino Ferraz tem argumentado sobre isso junto ao Senado, obtendo, inclusive, a resposta de que o projeto não será aprovado neste Poder nos termos em que está proposto.

          Esperamos que assim seja. Esperamos que aquelas pessoas que estão alojadas em muitos órgãos públicos brasileiros, em todas as esferas e poderes,  maquinando soluções para todos os nossos problemas, tenham uma compreensão maior e melhor das coisas. Quando quiserem melhorar algo, que não estraguem o que está funcionando, e muito bem, a exemplo de nossas APAES de Joaçaba e Capinzal, que já prestaram e continuam prestando valioso serviço de inclusão social. 

          Cidadão brasileiro: Diga NÃO À Meta 4 do Plano nacional de Educação e ajude a manter as APAES atuando em favor da Inclusão.

Euclides Riquetti
20-09-2013

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

O Amílcar, os Embargos Infringentes e as Novelas

          Liga-me, indignado, o Amílcar. "Riquetto, tchó, tu vio? Aquele Ministro Sérgio de Mello votô pra que os Mensalero num vão pra cadeia! Ma que cosa, Riquetto?!"

          Falei que vira na internet a notícia e até relatei no meu facebook, mas que não era Sérgio, era Celso o nome do Ministro do Supremo. E que eu já imaginava que isso ia acontecer,  porque ele já votou nesse sentido no passado, que até falei para o amigo lá do Porto, o Osvaldo Bet, meu compadre, que isso ia ser assim. Que agora foi sorteado um ministro para ser o relator de um novo processo, que vai apreciar os recursos e toda a situação, e que esse Ministro, o Luíz Fux, é aqui de Faxinal dos Guedes, aqui pertinho, na ida para Chapecó. Que ele havia votado contra os embargos, mas que agora tudo pode acontecer, porque vai ter muita protelação, muitas chicanas, que vamos demorar a ver o julgamento, que provavelmente, até lá, alguns desses acusados nem mais estejam vivos quando isso acontecer.

          Isso tudo só aumentou a indignação do Amílcar, porque ele achava que tudo ia ser diferente. Pergntei-lhe como havia passado desde nosso encontro em General Carneiro, há um mês.  Disse que está tudo bem, só que têm aparecido "uns frio" a mais, que pensava que o tempo ia ficar melhor, com menos chuva e mais sol. Então ele me explicou aquela situação de que "geada em cima de barro é chuva" , que é um ditado que os italianos aqui do Sul usam para dizer que, depois das chuvas, se vier uma geada, a chuva volta. Falei-lhe  que vamos ter um fim de semana muito chuvoso aqui em Joaçaba. Perguntei-lhe sobre a patroa, disse-me que ela continua pegando no pé dele porque de vez em quando desaparece para jogar um "isnuque".

          Perguntei-lhe se ainda assiste a novelas e disse-me que sim, mas veio com uma história muito hilária, que me fez rir muito: "Olha, Riquetto, na sextafera pensei em assistir o último capítolo da Flor do Caribe e na hora tava na casa da sogra que a patroa foi lá levá uns anholine pra ela por num brodo. Deu seis e poco e eu ficava olhando pra televisón e nada de ela  ligá. Tava já muinto ansioso, sentado numa carega e olhando pra ela num armário do lado da geladera. E nada de a sogra ligá o apareio. Inté que ela foi lá e abrio e puxô o vidro e num é que ele se abrio? E botô um copo de leite drento e apertô dois botón e acendeu uma luiz e teve uns baruio de uma cosa arrodiando e saiu de lá um copo de leite fervendo despois de um minuto. Achei tudo muinto esquisito e intón me explicô  que aquele era um forno de eletricidade,  que disse que se chamava microonda. E eu isperando que ligasse pra vê o último capítolo da novela!... Ah, ma nun  aguentei e fui na sala e tinha uma Tevê véia daquela que eu sabia ligá e consegui vê a novela do Caribe"... Magine, um forno bem ingual de uma televisón!...

          Perguntei-lhe o que achou do final da novela e ele disse que se decepcionou, porque achava que o Alberto tinha que pagar pelas maldades que fez e isso não aconteceu. "Foi masomeno como o julgamento do Mensalón: o dootorzinho num foi pra cadeia, o Hélio, aquele bandido, ficô numa boa, inté ficô com una manorada, só o véio Dionízio que foi pra cadeia, mais  por una questón do istrangero, ele era um nazista de marca maió.  Se fosse por una  questón brasilera, nem aquele ia preso!  E tu vai vê que na otra novela, aquela Amora, bem bonitinha mais muinto ordinária,  vive aprontando e nem vai acontecê nada cum ela quando a novele terminá, nem co Félice, da novela que vem despois, que é um baita dum mentiroso, um criminoso. Só dón  mal exempio pras criança!

          E nosso papo foi longo, mais uma vez. Ainda bem, que temos o Infinity-pré! Se não fosse assim,  haja conta de telefone!


Euclides Riquetti
19-09-2013

                   

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O "Parque Calçadão" da Praia do Oi!

         Você já ouviu falar sobre a "Praia do Oi!"? - Poi bem, ela existe e está aqui pertinho de nós, um pouco mais de 400 Km distante de minha casa. Por que "do OI!?" Ora, porque, dizem meus amigos, que na Meia Praia, em Itapema, quando você anda pelas ruas e pelo comércio, sempre encontra algum conterrâneo, algum conhecido. E isso me aconteceu em todas as vezes que fui para lá. Em todas elas, acabei encontrando colegas de trabalho e amigos que eu nem imaginava que lá estivessem. O pessoal está tão habituado a frequentar que, quando resolve, se manda pra lá. Fiz isso na semana passada.

          A simpática e charmosa Itapema, que conheci quando minhas filhas eram ainda bebês, é uma das que mais me surpreenderam em termos de evolução na infraestrutura de recreação e conforto para o turista, e isso tem nome: O Parque Calçadão de Itapema, na orla marítima do Bairro Meia Praia, com mais de 5 Km de extensão. Num primeiro momento, o leitor que não conhece aquela cidade pode imaginar que seja um parque convencional como os demais, com muitas árvores antigas, muitos pássaros, animais e lagos. Não, não tem nada disso! É um parque urbanizado, com no máximo 10 metros de largura, implantado entre os prédios e as areias do mar de Itapema. Mas é algo fantástico em termos de urbanismo para o lazer.

          Iniciado o projeto em 2008, com recursos do próprio município, constitui-se numa faixa alongada de "bem-estar", sendo que comporta uma dupla pista para ciclistas, ( em que também as pessoas fazem cooper), em pavimentação com paver bordô, e uma pista para caminhadas. Entre ambas, uma faixa de gramado verde, onde estão assentados os postes (de belíssima arquitetura), para iluminação pública. Outra faixa de gramado situa-se entre a pista de ciclismo e os prédios. Depois, a partir dos sete metros, uma vegetação de restinga bem identificada, separando o empreendimento das areias da praia. Cidade com sistema de águas e esgotos (privatizados), que evitam a poluição das águas ou geração de locais impróprios para banhos de mar. Academias ao ar livre, cancha de bochas, opções para exercícios físicos e recreação também.

          Ainda, no espaço das restingas, foram plantadas centenas e centenas de palmeiras, compondo um cenário exuberante. Deques, escadas, muros de contenção, tudo confeccionado com madeira de eucalipto tratada, completam a beleza da paisagem que tem como pano de fundo.... o mar! O belo mar da meia Praia!

          Ora, essa cidade de cerca de 50 mil habitantes, que deve receber outros 700 mil nesta temporada, é o lugar certo, hoje, para pessoas que desejam ter qualidade de vida irem morar. Portanto, se você, amigo leitor do Brasil ou dos outros países que me pretigiam com sua leitura diária, ainda não conhece, procure conhecer nossa belíssima Itapema. Só pelo seu "Parque Calçadão", já vale a pena. Parabéns aos seus idealizadores! Sabemos que houve resistência dos setores especulativos da cidade quando de sua implantação, mas a perseverança do Prefeito Sabino deixou-nos uma herança que deve ser comemorada.

           Mas, sobretudo, o que mais nos encanta na composição do cenário de esplendor são as pessoas. Gente bonita, de todas as idades, mulheres saradas, elegantes, muito bem cuidadas, que desfilam pelas areias ou pelo calçadão, que frequentam os restaurantes ou lojas, que se estendem ao sol com seus óculos de belíssimo design, sorrisos Colgatte, Oral B ou Sensodine, mas todos muito lindos,  corpos que mostram que Deus foi "mais generoso" na sua formatação!
          Ah, para confirmar que lá é, mesmo, a praia do Oi!, vai aí: Na primeira manhã que saímos para caminhar, antes das sete horas, quem encontramos? - Ora, o Juca Parizoto, meu vizinho, e sua esposa Neuzete. Há apenas um muro a separar minha casa da dele, aqui em Joaçaba. Fui para o aniversário de minha sogra, Dona Ana. E ele para o aniversário de seu cunhado, Waldemar Katschor, que foi meu vizinho aqui em Joaçaba. Haja coincidência!

Euclides Riquetti
18-09-2013

terça-feira, 17 de setembro de 2013

O mar colossal

O mar é colossal
Move-se em suas ondulações francas
Gera e extingue as espumas brancas
De água e de sal.

O mar é imenso e colossal
É um oceano de águas turbulentas
Que balamça as mais  doces emoções
Que se quebram nas ondas que chegam lentas
Aos pés, corpos, peles, almas e corações.

O mar que me traz dos tempos de criança
As mais ternas lembranças
É o mar de todas as idades.

O mar que nos manda a brisa generosa
É aquele que embala a alma esperançosa
E que nos faz sentir saudades... saudades... saudades!

Euclides Riquetti
17-09-2013

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Sentirei saudades, sim!

Sentirei saudades, sim, sentimento forte
Saudades de amor, de desejos, de vontades
Sentirei saudades, sim, de seus olhos encantadores
E até de suas roupas multicores
Ah, sim, sentirei muitas, muitas saudades!

Sentirei saudades, sim, de seu lábios saborosos
E até me encantarei com sua vaidade
E, embora sejamos dois sonhadores ( de sonhos tão gostosos...)
Há em nosso caminho uma realidade:
A realidade de sentir saudade!

Ah, saudades que nos punem e ao mesmo tempo nos animam
Ah, saudades que nos confundem e que nos dominam
Saudades que são apenas saudades, nada mais
Saudades que quem eu não me esquecerei jamais:

De ti!

Euclides Riquetti
16-09-2013

domingo, 15 de setembro de 2013

Laços de Amizade

Laços de amizade
Constroem-se lentamente
Solidamente
Se houver reciprocidade...

Não se escolhe com quem
Mas tem que haver lealdade
Acontecerem com espotaneidade
Os laços de amizade.

Laços de amizade imorredoura
Que se consolidam no dia a dia
Que nos dão mais alegria
E uma amizade duradoura.

Eles acontecem pela confiança
Pela mútua solidariedade
No enfrentar das adversidades
Com a  mão amiga que se alcança.

Amizade verdadeira
Amizade sincera
Amizade verdadeira
A amizade que eu quero
Quero sempre
Sim...
Quero!

Euclides Riquetti
15-09-2013