sexta-feira, 25 de maio de 2012

Era uma vez, a casa...

          Treze Tílias é uma cidade encantadora. Lá, a maioria das edificações segue o padrão da arquitetura austríaca, pois a cidade foi fundada pelo Andreas Thaler, Ministro da Agricultura desginado pelo Governo do Tirol, no início do século passado. Vejam bem: Treze  Tílias era uma colônia Tirolesa, aqui no Brasil. O Ministro da Agricultura do Estado do Tirol veio  fundar a cidade e, adiante, morreu afogado no rio que a corta, tentando salvar uma ponte que construíra, e que a enchente queria levar, e levou, juntamente com ele.

         Mas a cidade foi-se firmando como destino turístico do Meio Oeste de Santa Catarina, pois é a que tem uma identidade cultural bem definida: música, arte, com predomínio da escultura, arquitetura característica, amabilidade, limpeza nas áreas públicas, muitas flores nas casas.  E também a poderosa Tirol, laticínio que está com muitas boas novidades no mercado.

          O jornalista Moacir Pereira, do Diário Catarinense, com quem várias vezes tive contato pessoalmente, inclusive com sua gentil esposa, é um grande fã da cidade. Já recebeu  o Título de Cidadão Honorário Trezetiliense. Contou-me que ficou muitíssimo honrado com o título, e que gosta muito de fazer-se presente por lá. Admira, por demais, o capricho e a cultura dos tirolezes.

          Meus contatos com aquela cidade vêm de mais de duas décadas, quando passei por ali algumas vezes vindo de ônibus de Porto União, estrada de chão, cidade acanhada. Depois, no início da década de 70, fiz-me presente muitas vezes, inclusive no Baile dos Artistas, quando filmavam ali a novela da TV Machete, a "História de Ana Raio e Zé Trovão". Ana Raio, interpretada por Ingra Liberado, então mulher do Diretor Jaime Monjardim; Zé Trovão, por Almir Satter. E havia outros, como o Carlos Eduardo Dolabella, o Rui Rezende, o Roberto Bomtempo e outros que conhecemos na época. Pois não é que agora, neste domingo, dia 27 de maio de 2012, o Almir Satter vai estar ali, sem cobrar cachê, para ajudar na recuperação de uma edificação histórica (igreja???), da Linha Pinhal, onde filmaram a novela? Ali esteve em 1991 e volta agora, já mais famoso, bem sucedido, ...

          Na quinta-feira, 24, estivemos lá para prestigiar o evento produzido pela Vanessa Schultz, mestre em Artes Visuais, uma "mostra" destinada a crianças, que acontece no porão do Castelinho de Treze Tílias e em  pátio gramado. A mostra vai até o dia 17 de junho e cerca de 2.000 crianças da região, 40 de cada escola pública, estarão por lá. Eventos do gênero, a princípio, podem parecer apenas "brincadeira de criança", mas há muito mais por trás disso: são crianças que estarão falando para os pais, irmãos, amigos e parentes, sobre os encantos daquela cidade. E é assim que o Turismo de Treze Tília cresce sustentável: quem vai para lá, sai falando bem do que viu, e a propaganda acontece, assim, de graça. E o turismo se fortalece.
   
         Tivemos a surpresa de encontrarmos por lá a Dirlene Bonato, Diretora do Recanto dos Anjos, lá de Ouro, com suas colaboradoras, levando crianças para visitar a cidade. E acabaram lá no Castelinho, por acaso, conhecendo o projeto Era uma vez, a casa... Parabéns, Treze Tílias, e a você, Vanessa, por trazerem algo novo para as crianças de nossa região.


Euclides Riquetti
25-05-2012

        

terça-feira, 22 de maio de 2012

Abraçar-te - (Dia do Abraço)

          Abraçar alguém é poder transmitir nosso mais sublime sentimento de  amizade, é  poder dividir nossas emoções. Hoje, Dia do Abraço, quero abraçar-te, amigo, amiga, e quero que tu sintas a emoção que eu sinto: a de saber que tu existes, o que  é gratificante, e quero compartilhar isso contigo!

          Poder abraçar-te significa ter alguém com quem contar, e isso nos remete a relembrar bons momentos que tivemos com pessoas a quem amamos, muitas vezes entes queridos que partiram e de quem, talvez, nem tenhamos tido a oportunidade de nos despedirmos.

          É dito que o tempo apaga lembranças mas, certamente, não nos esquecemos, nunca, dos melhores e dos piores eventos que se sucederam em nossa vida. É impossível deletar lembranças que nos marcaram, positiva ou negativamente. Assim, reservo o "Dia do Abraço", para render-te minha homenagem, a ti que, em qualquer momento de minha vida, pude abraçar, ou dividir contigo momentos felizes. Abraça-me e sê feliz, amigo, amiga!

Euclides Riquetti
22-05-2012