sábado, 21 de janeiro de 2017

Sorria, sorria!



Sorria, sorria com seu sorriso de menina-moça
Com vestidinho de chita, com sandálias brancas
Sorria com o rosto desenhado da boneca de louça
O sorriso de menina-moça-mulher que encanta!

Sorria, desde o amanhecer do dia mais ensolarado
Sorria em todas as horas e em todos os lugares
Sorria ao fim do dia, mesmo tendo sido atribulado
Sorria contemplando a lua, pensando nos mares!

Permita-se sorrir com seu rosto e com seu corpo
Com seus movimentos cândidos, leves, sensuais
Faça  nascerem flores no caminho pedregoso e torto.

O sorriso natural é uma dádiva santa, dádiva divina
Vem de dentro de você, como os instintos naturais
É aquele que nos acalma, nos motiva e nos anima!

Euclides Riquetti

Sobre um Pioneiro do Oeste Catarinense








Joaçaba - 1942


          Já me referi ao cidadão José Waldomiro Silva, que nasceu no interior de Campos Novos, em 21 de junho de 1902, na fazenda do avô paterno, Jordão Francisco da Silva. Silva é um exemplo de pessoa simples, que deu a volta por cima, que podemos considerar um vencedor, com méritos. Um menino de fibra, que tornou-se um homem de fibra, um líder incontestável. Exerceu, em sua vida,  mais de uma dezena de ocupações. O menino que, aos 12 anos,  ajudava a defender o povoado de Rio Capinzal empunhando uma Winchester 44, mesmo pobre, conseguiu, pela sua maneira simples a carismática de ser, eleger-se duas vezes prefeito de Joaçaba e duas vezes Deputado Estadual. Mas sua biografia vale mais pela maneira como conduziu sua vida simples mas de sucesso do que pela carreira política.


          Aos sete anos mudou-se para as proximidades do Rio Pelotas, poróximo da hoje Zortea e em 1910 a família foi para Rio Uruguai, ali próximo de Marcelino Ramos. Acompanhou a chegada da linha férrea, sendo que seu pai vendia carne para os trabalhadores da mesma. Ficaram pobres depois que revolucionários que vinham do Rio Grande do Sul passaram pela propriedade da família e saquearam seus bens.  Viu a construção da ponte sobre o Rio Uruguai, ligando Santa catarina ao Rio Grande, em Marcelino Ramos.

          Em seu livro, "O Oeste Catyarinense - Memórias de um Pioneiro", ele conta toda a história de sua vida, com riqueza de detalhes sobre a construção da estrada-de-ferro, a enchente de 1911, o assalto ao trem pagador pelo grupo liderado por Zeca Vacariano e Manoel Francisco Vieira. Em 1912 foi  morar em São João do Triunfo (Paraná), voltando, em 1914, aos 12 anos, para Rio Capinzal.

          Sobre essa época,  faz uma minunciosa descrição do centro de Capinzal e dos acontecimentos de então,  sobre os conflitos entre os revoltosos do Contestado e os homens da madeireira Lumber. Conta sobre o acampamento de 500 soldados de uma Força Federal que ficaram acampados nas proximidades da estação Férrea de Rio Capinzal, para guarnecê-la,  na época. Interessante é saber que, naquele tempo,  a área situada à  margem esquerda do Rio do Peixe, chamada Rio Capinzal era ligada por uma balsa de Afonsinho da Silva à do lado direito, o então Distrito de Abelardo Luz, onde havia somente a rua central povoada, e hoje se localiza a cidade de Ouro, que pertencia ao Paraná, enquanto que a outra, Rio Capinzal,  pertencia a Santa Catarina.

           Vale muito a pena conhecer as descrições e narrações de José Waldomiro Silva, pois foi uma testemunha presencial dos conflitos em nossa região contestada.

          Das descrições em seu livro, citarei uma que julgo importante para todo o capinzalense conhecer, às páginas 21 e 22:   "O nome de Rio Capinzal se originou do seguinte fato: Segundo voz corrente na época, o fazendeiro-proprietário das terras de Capinzalo, de nome Antônio Lopes, cuja fazenda de campos e matos fazia fundos com o Rio do peixe na barra do rio que levou o nome de Capinzal. Para fazer pastagens e invernar suas criações, fez grande desmatação à  margem do Rio do peixe, da barra do lajeado ali existente, acima e, depois da queima, semeou capim melado ou capim gordura, cuja semente trouxe de São Paulo, para onde viajava seguidamente com tropas de muares que vendia em Itapetininga, tendo assim formado uma grande pastagem (capinzal)"

          Em 1917, quando da criação e instalação de Cruzeiro, no povoado de Limeira (hoje Joaçaba), eles foram morar ali, onde exerceu diversos ofícios, inclusive o de balseiro. Em 1921, morou em Rio do Peixe (Piratuba), depois em Irani, e voltando para Limeira 9Joaçaba), ao final de 1924 para exercer a função de Escrivão de Paz. No ano seguinte, foi para Itá como cartorário, voltando a Limeira em 1927.

         Em suas memórias, José Waldomiro Silva fala da Revolução de 1930, da Construção da Ponte Emílio Baungharten, entre Joaçaba e Herval, sobre a passagens dos comboios de trem, sobre a fundação do Clube 10 de maio, de Joaçaba, sobre a morte do pioneiro de Treze Tílias Andreas Thaler, sobre a fundação do Município de Concórdia, o Tiro de Guerra, a enchente de 1951, e outros fatos marcantes.

          Em 1947, já aposentado, foi morar em Ponta Grossa, mas foi convidado a voltar a Joaçaba para concorrer a Prefeito, tendo sido derrotado por oscar Rodrigues da Nova. Fez sua campanha montado em lombo de cavas emprestados pelos seus correligionários, visitando as fazendas de Herciliópolis e Irani.

            Novamente candidato, foi eleito Prefeito de Joaçaba, assumindo em 31 de janeiro de 1951, ficando até 1954, ano em que se elegeu Deputado estadual, sendo o mais votado do Estado, reelegendo-se em 1958. E, em 1960, elegeu-se novamente Prefeito de Joaçaba, vencendo ao jovem Paulo Stuart Wright por uma diferença de apenas 9 votos. Ao final da década de 1960 foi morar em Florianópolis e em 1987 lançou o seu livro de memórias.

           José Waldomiro Silva foi propriamente um cigano. Nas cidades onde morou frequentou escolas do antigo primário, mas sua evolução na escrita veio em razão de tê-la praticado muito na atividades cartoriais. Seu livro de memórias nos traz muitas informações valiosas, incluisive citando os nomes dos primeiros moradores dos povoados onde residiu. Vale a pena ler!






Joaçaba - foto atual - aos fundos, Herval d ´Oeste


Euclides Riquetti
14-09-2013

Sorrindo na chuva





Fico olhando pra você, que se vai feliz
Pela rua cinzenta, com cheiro de luar
Anda, livremente, buscando o seu mar
Sonha acordada com os versos que fiz.

Fico imaginando o que a anima tanto
O que a faz andar sorrindo na chuva
Tão protegida como a mão numa luva
Adeus às tristezas, adeus aos prantos.
 
Vai, esbaldando-se em sua felicidade
Na busca da recomposição de seu eu
Envolta no frescor da pura liberdade.

Vai, flutuando nas nuvens das certezas
Colhendo os frutos do pomar que é seu
Majestade coroada com sutis realezas.

Vai, feliz, sorrindo na chuva!

Euclides Riquetti
21-01-2017




Congratulations, Obama!

Escrevi em 07 de novembro de 2012...estou republicando...



Barak Obama, humildade sempre...

          O mundo viu, na chegada desta quarta-feira, os noticiosos de todos os meios de comunicação apresentando o Senhor  Barak Obama reeleito Presidente na terra do Uncle Sam, pelos Democratas. Obama venceu Romney por menos de um milhão de votos, mas obteve uma vitória muito consagradora.

          Os olhares de todos os países miraram os Estados Unidos da América nos últimos meses, onde um advogado e ex-senador enfrentava um poderoso magnata, de um partido conservador, que manifestava em sua campanha uma posição de corredor de riscos. Mas os negros, mulheres, latinos e asiáticos que formam a diversificada população norteamericana saíram de casa em temperaturas próximo de zero graus para votar e reeleger o negro marido de Michelle e pai de Sasha e Malia. Se os sonhos românticos dos escritores e do cinema, ao longo da história, idealizaram heróis brancos, a América vê um cenário novo, com uma família bonita, presente, inteligente, ocupando os espaços na mídia e dentro dos corações dos habitantes da América. (Para os estados Unidos, eles são a América)... Governando, mais uma vcez.

           A não obrigatoriedade de votar, lá, é um fator relevante, e nos dá a lição que precisamos ter: A manipulação do eleitor, as ilegalidades muito presentes nas campanhas brasileiras, a corrupção e a incompetêcia, poderiam diminuir muito no Brasil e, em, todos os níveis, ocorreria a depuração política se nós colhêssemos o bom exemplo da eleição deles.  E pessoas de bem poderiam candidatar-se, principalmente aos cargos legislativos, e não passar a vergonha de perder para os incompetentes, apenas espertalhões que tiram proveito dos ganancios.

          Enquanto Romney representava o risco, talvez a solução mágica para os principais problemas de seu País, Obama representava a segurança, o avanço social. Em seu Governo, teve posições fortes e bem definidas, reordenou os Planos e Saúde, com significativos ganhos para a população, combateu com mais resultados e terrorismo, ajudou a derrubar, caçar e eliminar ditadores.  E esses fatores contaram mais que a Economia, na eleição. O mundo todo estava focado na maior economia do planeta, nos detentores do dólar, moeda que já foi mais forte, mas que continua a ser o principal referencial de valores internacionais. E, agora, pelo menos, todos os países já conhecem a maneira do Presidente agir, pensar,  governar, e as ações serão efetivadas segundo essa linha, para que haja recuperação na economia mundial. E os americanas estão comemorando, efusivamente, sua grande vitória.

          Congratulations, Mr. President!

Euclides Riquetti
07-11-2012

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Cuida de ti, mulher



Cuida, severamente, de todas as tuas emoções
Não te deixes levar por impulsos incontroláveis
Cuida, para não sofreres as fortes desilusões
Nem te deixes abalar por revezes infindáveis.

Cuida  das dores intermitentes de teu coração
Não te deixes maltratar por quem não te quer
Cuida, para que teus pés não percam o teu chão
Nem te deixes intimidar em tua condição de mulher.

Cuida, sim, de teus bens mais caros e  preciosos
Cuida de tua alma e de teu coração ferido
Cuida como o  fazes com teus seios formosos.

Cuida como cuidas de teus cabelos ondulados
Cuida como cuidas de teu corpo esculpido
Cuida como cuidas de teus olhos amendoados!

Euclides Riquetti

A Chape e os Origamis de tsurus

         

         

Jovens confeccionam origamis no gramado da Arena Condá, o estádio da Chape, em Chapecó.

          Passamos por Chapecó na quarta-feira, dia 11, quando íamos a Campinas - SP. Chegamos pela manhã e fomos visitar a Arena Condá, o estádio da Chapecoense, que teve seus atletas e dirigentes vitimados pela tragédia de Medelín, na Colômbia, na madrugada de 29 de novembro de 2017, quando 71 pessoas perderam a vida, sendo 19 delas jogadores de futebol profissional, que iriam disputar o título da Copa Sul-americana de Futebol, contra o Atlético Nacional daquele país.

          O estádio da Chape tem sido visitado por grande parte das pessoas que passam pela cidade.Vão lá, tiram fotos, conversam com os funcionários. Particularmente, dirigi meu olhar para o gramado, as arquibancadas, e fiquem lembrando-me das imagens do velório dos atletas, do choro das pessoas que lotaram a Arena para esperar pelas vítimas, do verde-e-branco que tingiu com as cores da natureza todo o cenário daquela cidade e ainda tinge. Ainda me emociono quando vejo reportagens sobre o acontecido...

          Estivemos a poucos metros da trave onde o goleiro Danilo operou defesas milagrosas na semi-final da Sul-americana, garantindo a classificação de nossa Chape. Numa das entradas, ao lado esquerdo, está um grande pôster com os jogadores comemorando a última vitória...

           Eu estivera lá há uns dois anos com a nora Luana, que também gosta de futebol. Lembrei-me de jogos que vi pela TV, do entusiasmo da torcida, lembrei que, num Cruzeiro que fizemos para o Uruguai e Argentina, jantávamos na mesma mesa que uma adolescente filha de um dos dirigentes falecidos  no desastre aéreo. Rezei por ela também, para que tenha forças para superar a perda do pai...

         Agora a Chape está tentando recompor-se, com novos dirigentes, nova Comissão Técnica, novos jogadores. E, nesta sábado, joga contra o Palmeiras, atual campeão brasileiro, em jogo cuja renda será revertida em favor das famílias das vítimas. Para este jogo, crianças, adolescentes e jovens estão confeccionando origamis de tsurus, com pássaros e corações. Estão pendurando nos alambrados, vão confeccionar 15.000 deles para distribuir entre os torcedores que lá estarão. É uma forma de eternizar as lembranças, de mostrar que sentem saudades do que se foram... Também sou sentimental, tendo coração e alma, também sofri com a perda dos atletas, que eram treinados pelo Caio Júnior, de quem sempre fui fã, influenciado pelo meu cunhado Celso Kaminski, pai da Juliana, do Fernando e do Cassiano, fundador e que foi conselheiro do Paraná Clube, em Curitiba.

          Pesquisei sobre os origamis e copiei para vocês num site: "Os origamis, nos desenhos de tsurus (pássaros) e corações, significam a paz e o amor. Mas, no caso da Chapecoense, o sentimento vai muito além. A intenção da campanha intitulada “Manifeste seu amor” é passar uma mensagem de confiança e expressar apoio e fé no..."

          Ora, o povo de Chapecó e os catarinenses, mesmo os brasileiros, estão ainda muito consternados com o que aconteceu com nossa Chape. Em Campinas, nesta semana, comprei uma camisa da Chape, agora Campeã da Copa Sul-americana, por uma especial deferência do Atlético de Medelín. Ainda me emociono, sim... e isso vai acontecer por muito tempo, ainda.

E continuo fazendo minhas orações pelos que ficaram... Que Deus lhes dê forças para irem suportando... E ainda ecoa em meu pensamento o grito famoso no mundo inteiro: "Vamos, vamos, Chapêêê...!!!!"

Força, Chape!

Euclides Riquetti
20-01-2017


Para quem sonha e os sonhos descreve...





Para quem sonha e  sonhos descreve
Um poema longo, terno, ou emotivo
Ou apenas um recadinho bem breve
A palavra amor tem o maior sentido.

Para quem ouve ou simplesmente lê
Minhas divagações tão apaixonadas
Que tentam fazer crer quem não crê
Há respostas a serem interpretadas.

Para quem costuma compor textos
Com teor sarcástico, talvez satíricos
Os argumentos são apenas pretextos
Para fugir dos românticos e líricos.

Pois o amor é essência e substância
É alimento que nos anima e sustenta
É o sentimento de maior relevância
Pois nossa alma estimula e acalenta.

 Euclides Riquetti
20-01-2016




A namorada do Teori Zavascki, o próprio, e outras considerações...

          Liliana Schneider é uma gaúcha de 41 anos, nascida em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Gerencia uma joalheria na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Até o final de tarde de ontem, quinta-feira, 20 de janeiro de 2017 era uma cidadã  desconhecida...

          A  bela gaúcha costuma usar uma frase da falecida e memorável Marilyn Monroe, aquela atriz americana famosíssima, que teve um caso com o saudoso John Fitzgerald Kennedy, então Presidente dos Estados Unidos, o país mais poderoso do mundo: “Não me alimento de quase, não me contento com a metade! Nunca serei sua meio amiga ou seu meio amor. É tudo ou nada”.

          Certamente que isso tem a ver com o Ministro do STF, Teori Zavascki, que morreu ontem, aproximadamente às 14 horas, no litoral brasileiro, 2 Km dentro do mar, em Paraty, RJ, quando o avião em que viajava, com mais 4 pessoas, caiu na água, partiu-se, e todos perderam a vida, de quem era namorada. Teori era viúvo desde 2013, quando perdeu a esposa, vítima de câncer. Deixa 3  filhos.





          Liliana não é uma mulher de badalação.É discreta e só passa a ser conhecida agora em razão da perda do namorado famoso. Famoso e poderoso. Muito Poderoso!

          Teori Zavascki é natural de Faxinal dos Guedes, aqui em Santa Catarina. Pois passamos por lá na madrugada de ontem, uma hora depois da meia noite, quando voltava de Campinas via aeroporto de Chapecó. A estrada estava com pouco movimento, a noite com um luar dourado´, a temperatura agradável. Ao passar por aquela cidade, na BR 282, lembre-me do tio de minha mulher, Dionízio Carmignan, já falecido. Lembre-me também de que no ano passado, ali esteve o ministro Teori Zavascki, por ocasião do falecimento de sua mãe. O saudoso nunca deixava de visitar sua cidade natal, embora tenha estudado Direito em Porto Alegre, onde iniciou sua carreira no meio bancário e depois jurídico, indo arar no Supremo como Ministro.

          Zavascki foi, até ontem, o relator do Processo denominado "Lava Jato", tendo colocado gente graúda na cadeia e sendo o responsável pela homologação das delações premiadas. No momento, estava prestes a homologar a delação de 77 pessoas ligadas à empresa Odebrecht. Sua perda vai atrasar o andamento do processo, acredito eu.

          Ele não precisa ser unanimidade, até porque é dito que "toda a unanimidade é burra', vocês sabem disso, leitores.  Mas é certo que a grande maioria dos brasileiros acreditava na seriedade de seu trabalho. Vi uma entrevista com um cunhado dele, que mora na casa até onde alguns meses atrás morava a sua mãe falando de sua seriedade e obstinação em seguir, nas suas decisões, os ditames da Lei. Concordo!



          Teori Zavascki foi um catarinense que nos representou bem, assim como o tenista Guga Kurten bem nos representa. Também considero nos representar bem a amiga Aline Rocha, pentacampeã da São Silvestre para cadeirantes, e a Natália Zílio, que veio para Joaçaba com 1 ano de idade, aqui aprendeu a jogar voleibol, e hoje é a ponteira da Seleção Brasileira, com a camisa número 12, e atua na Turquia, com seus pais e irmãs aqui morando. Temos muita gente gente que nos orgulha. Teori Zavascki, respeitosamente, é uma dessas pessoas.

Euclides Riquetti
20-01-2017


quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Ama, verdadeiramente, quem te ama!







Ama, verdadeiramente, quem te ama
Quem te ama, quem te respeita, quem te quer
Ama, verdadeiramente, quem te chama
Quem te chama e te valoriza como mulher.

Observa cada gesto, cada palavra que te chega
Não te iludas com promessas e  devaneios
A dor pode vir junto, sem que se perceba
Inserida nas falas  falsas  e nos vis galanteios.

Ama, verdadeiramente, o que julgares certo
Aquilo que é ditado pela tua intuição
Não procures longe o que pode estar bem perto.

Ama quem possa te trazer felicidade 
Aquele que pode ser filtrado  pela tua razão
Que te oferece amor, carinho, lealdade!

Euclides Riquetti

Almanaques de Farmácia



          Quem não teve em sua casa um "Almanaque Renascim" que fazia a publicidade do Sadol, o fortificante do organismo, do sangue e dos músculos?  Ou o do " Biotônico"que mais adiante virou "Almanaque Fontoura"? O Biotônico Fontoura, certamente, andou nas prateleiras de sua casa, não é, leitor? Pois eu vi muitos almanaques em minha casa  quando criança e ao longo de minha vida. E você, madurão ou madurona, certamente  conheceu o Xarope São João, o Melagrião, a Alicura, o Melhoral e muitos outros medicamentos que foram muito bem propagandeados ao longo do tempo.

          Era normal sermos presenteados com almanaques nas farmácias São Pedro e São Paulo, em Capinzal. O pessoal da Colônia, ali do Ouro, dava muito valor ter um almanaque todos os anos. Alguns os colecionavam, pois traziam histórias do Jeca Tatu ou  Jeca Tatuzinho, personagem de Monteiro Lobato.  Muito engraçadas, enfocavam o homem caipira preguiçoso e com vermes na barriga.Também trazia uma  "Carta Enigmática", que as famílias se desafiavam em decifrar.  Em algumas cidades havia também o Almanaque d'A saúde da Mulher, em que constavam muitas recomendações para elas.

          Nos tempos em que ainda não havia televisão e poucos eram os proprietários de aparelhos radiofônicos, a maneira mais efetiva e garantida de se fazer chegar ao consumidor de medicamentos a propaganda desses era o almanaque. Então, os grandes laboratórios brasileiros, para divulgar seus produtos, faziam o hábil uso dos almanaques. Havia dezenas deles em nosso país.

          Com uma linguagem simples e ilustracões de excelência para a época, lembro bem de alguns medicamentos que eram bastante divulgados: "Colírio Moura Brasil", bom para os olhos irritados; Pílulas de Vida do Dr. Ross; a Cibalena,além do Sadol e do Biotônico.   Pois agora o SESC está brindando seus integrantes e alunos com uma expoição sobre os almanaques. E, em Joaçaba, na tarde de ontem, 13 de novembro, os alunos SESC tiveram a oportunidade de conhecerem uma exposição com material que mostra muito sobre a História deles. De produção da cuiabana Yasmin Nadaf, pós-doutora em Literatura Comparativa pela UFRJ. Além da visualização dos cartazes da exposição e uma bem feita explanação pela professora Rita Baratieri, que propôs uma reflexão sobre o conteúdo dos almanaques,  cada aluno foi contemplado com exemplar do catálogo "Tempo de Almanaque", que foi produzido em função de uma pesquisa de Nadaf. É um material de fina produção textual, visual e gráfica. Algo para se guardar para sempre.
         Nossos colegas, gente que tem muita história em sua vida, lembraram de muitas situações relativamente a isso, rodando um verdadeiro saudosismo no amiente.

          Coincidentemente, bem no momento em que concluo o texto, a Canal Brasil deTV a cabo traz as imagens de um filme do Mazarópi, este interpretando o Jeca Tatu, de nosso consagrado Monteiro Lobato. Lembranças que nos remtetem à infância e juventude, que tanto nos fazem bem!


Euclides Riquetti
14-11-2013

Um doce pecado




Um doce pecado
Que brota de algo gostoso
De algo muito desejoso
Um pequeno pecado...

Veio junto com as goiabas
Com o mamão cristalizado
Veio com seu aroma nas estradas
Para ser por mim consumado.

Um doce pecado
Que veio na manhã de chuva
Nas ondas dos figos e da uva
Um pequeno pecado...

Veio junto com as flores
Com as gérberas e as roseiras
Nas suas belíssimas cores
Da Holambra brasileira.

Um doce pecado
Das delícias da confeitaria
Um sonho que me delicia
Um pequeno pecado...

Veio num contágio especial
Pra me trazer contentamento
Pois, em meu poema universal
Vou levar-te meu pensamento.

Sim, porque, para o poeta sonhador
Doces, sonhos, frutas ou chás
Tudo vira verso de amor
Até os morangos, kiwis ou ananás!

Euclides Riquetti
19-01-2017


Alimentar os pássaros...


Alimentar os pássaros eufóricos
Nas madrugadas melancólicas
Com seu canto de alento...

Alimentar as crianças indefesas
Colocar comida na mesa
Prover-lhes o sustento...

Mas, sobretudo, alimentar a alma
Com a meditação que acalma
Que ameniza o sofrimento...

E dar amor desmedido
A quem tenha sempre mantido
E preservado o sentimento...

Dar à vida o valor mais sagrado
Tê-la com todo o cuidado
Viver cada momento...

Enfim, amar quem nos  ama
Quem  mantém acesa a chama
Quem vive em nosso pensamento!

Euclides Riquetti

Dia de poesia...



Todo o dia é dia
De fazer poesia
De escrever lembranças saudosas
De dizer palavras carinhosas.

Todo o dia é dia
De fazer poesia
De falar de sonhos vividos
De falar de amores sentidos.

Todo o dia é dia
De fazer poesia
De pensar nas breves ilusões
Que flecham os corações.

Todo o dia é dia
De lembrar com nostalgia
Dos momentos de nossos sonhos
De seus olhos morenos, risonhos.
Todo o dia...

Euclides Riquetti

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

As flores que você plantou



Não sei onde se encontram agora
As flores que você plantou
Se apenas sumiram por ora
E por causa delas você chora
Depois que a tormenta passou...

Não sei onde estão as rosas e as margaridas
Que você regou com seu pranto
Mas que deixaram suas manhãs floridas
E ajudaram a curar suas feridas
Que desapareceram como que por encanto...

Mas sei onde se encontram os versos
Que você me inspirou a compor:
Vagam pelas ondas dos mares mais  incertos
Nos lugares mais diversos
Num universo de paz e de amor......

Euclides Riquetti

João Libório - o vendedor de bananas



          Pessoas podem ocupar generosos espaços em nosso imaginário. E, mesmo que esse espaço seja compactado e armazenado lá no fundo da nossa consciência, é possível que,  de um momento para outro,  ele nos volte à memória, como se as personagens, os ambientes, os fatos, esteivessem, de novo, desfilando em nossa frente. E, para determinados seres, não importa se a fortuna os contemplou, se seus nomes ocuparam os noticiários ou as páginas dos jornais ou livros de história. Importa, mesmo, é que essas personagens nos tenham deixado boas lembranças e que, quando elas nos voltam, a realidade parece refazer-se e nos trazer a alegria de uma saudosa e maravilhosa lembrança.

          É possível viver dignamente, estar bem, ficar bem, continuar bem, ter o carinho dos familiares, amigos e vizinhos, quando se tem a bondade na alma, a simpatia se estampando no semblante, a elegância nos gestos. É possível, sim, marcar a presença na cidade,  mesmo sendo um quase que anônimo cidadão, ter a admiração das pessoas, construir uma biografia simples mas recheada de méritos. E o mérito principal ser o de ter vivido e deixado os outros viverem.

          Na minha infância, em muitas de minhas tardes e manhãs, eu presenciava a passagem de um cidadão de altura mediana, magro, rosto fino, pele morena (como diria o Dr. Vítor Almeida, cor de cuia!)  que, alçando alternadamente nos braços  uma cesta de vime, oferecia no comércio, nas casas, ou mesmo para os que andavam despretenciosamente nas ruas, pequenas pencas de bananas,  João Libório. Belas e saudosas lembranças de sua fala calma e macia, de seus gestos delicados, da singeleza de seus modos.
(Não, não é preciso ser "poderoso" para cativar ou influenciar os outros. É preciso ter, em si, algo que nos caracterize, que nos dê uma marca, que nos identifique, que faça com que os outros nos percebam...)

          Pois o Seu João Libório, com seu nome inteiro, assim, não apenas João, nem apenas Libório, vendia-nos bananas, em pencas com oito, nove, dez, onze bananas, dependendo do tamanho de cada uma delas. Mas pencas que dificilmente tinham seu peso distanciado de 1 Kg. Ora, tinha ele tanto conhecimento de seu afazer, que apenas pelo olhar ou por segurar nas mãos uma das pencas, sabia dizer exatamente o seu peso, nem prcisava usar de uma balança para verificar isso. Ninguém duvidava dele. E vendia uma cestinha de bananas pela manhã e outra à tarde. Apanhava-as em dois pontos de abastecimento: o Depósito de Bananas do Augusto Hoch ou a Bodega do tio Adelino Casara, em Capinzal. Saía à rua e já tinha os fregueses certos. E, ainda, havia os colonos que estavam a visitar a cidade nas bandas do Ouro ou do Capinzal, e que compravam uma, até duas pencas, para levar para casa. Não era uma fruta rara, mas na época tudo era difícil, não havia os supermercados, os sacolões, como há hoje, onde pudesse ser comprada.

          E, nesta manhã, ao acordar bem cedo, não sei se para sugerir-me o escrever de uma crônica, não sei realmente por qual  motivo, mas algo me trouxe à tona a imagem do João Libório. De origem simples e humilde, um homem honesto, um pai zeloso, um cidadão exemplar, nunca teve telefone, provavelmente não teve aparelho de tevê em casa, jamais imaginou que pudesse ter um carro... Mas nunca  perdeu sua credibilide, jamais deixamos de confiar na decência e seriedade com que nossa personagem levava a vida e nos deixava bons exemplos, dentre eles o de como tratar bem as pessoas com quem convivemos ou com que nos relacionamos!

Minha homenagem ao João Libório, de cujos descendentes não tenho nenhuma notícia, mas que devem estar por aí vivendo honrosamente como ele viveu.

Euclides Riquetti
04-10-2013

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Canção para Eduarda



Ilha do Mel - litoral paranaense - um lugar de encantos e próprio para cantos...


Ao cantar esta canção
Me lembro, com emoção
Da praaaaia!...

Foi lá que eu te conheci
Me encantei quando te vi
Na praaaaia!...

Encontrei-te junto ao mar
Com a  areia a te queimar
Da praaaaia!...

/Hoje eu canto esta canção/Que me traz tanta emoção/
Ao lembrar o som do mar/Ao lembrar o som do mar... do mar!/
(duas vezes)

Foi amor, foi alegria
Foi amor naquele dia
Na praaaaia!...

Eu me lembro bem feliz
Do ceú claro, azul aniz
Da praaaaia!...

Na verdade eu nunca tinha
Visto algo tão bonito
Na praaaaia!...

/Hoje eu canto esta canção/Que me traz tanta emoção/
Ao lembrar o som do mar/Ao lembrar o som do mar... do mar!/
(duas vezes)

Foi  minha vez primeira
A pisar naquela areia
Da praaaaia!...

Não me deste o telefone
Mas escreveste teu nome
Na areeeeia!...

Até hoje te procuro
Seja claro, seja escuro
Na areeeeia!...

/E hoje eu canto esta canção/Que me traz tanta emoção/
Ao lembrar o som do mar/Ao lembrar o som do mar... do mar!/
(duas vezes)

Nota:

Canção poética composta especialmente para a filha da prima
Vero Richetti, Eduarda, de Cascavel-PR. Decendente de meu Tio
Marcelino Richetti.
Euclides Riquetti
07-11-2013

Liberta-te das angústias que te afligem


Liberta-te das angústias que te afligem
Que te incomodam, que te atormentam
Afasta-te de todos os que te agridem
Que o teu ânimo abalam e violentam.

Liberta-te de tudo o que te entristece
Agarra-te a aquilo que te traz o bem
Não é saudável aquilo que te aborrece
Não há o que receber de quem nada tem.

Busca, nas pessoas meigas ter o bom dia
O bom ânimo, o otimismo, a motivação
Alia-te a quem possa te dar toda a alegria.

Busca, procura encontrar toda a felicidade
A palavra de conforto, de apoio e atenção
Em quem lhe devota amor, luz e lealdade!

Euclides Riquetti

segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Você me seduz




Você me seduz
Com o seu jeito imponente e importante  de ser
Você me reduz
A um ninguém maltratado, largado outra vez.

Você é assim
A mais bela mulher que eu já vi  por aí
Você é pra mim
A mais formidável senhora que já conheci.

Procuro compor
Um poema com lindas palavras e rimas para lhe agradar
E sinto uma dor
Quando percebo que busco e não tenho o que encontrar.

Procuro pensar
Que você já sentiu quanto amo seus olhos castanhos
E me conformar
Pois não há como ser de você, que me vê como estranho.

Você  me seduz
E maltrata o meu coração perdido e incontido em desejo
Você me reduz
A um frangalho, um  rejeito sem coragem de olhar-se no espelho.

Você é assim
Eu não sei se é maldade, se é medo, ou pura vaidade
Você é pra mim
A deusa distante que finge e me esnoba assim sem piedade.

Procuro compor
As canções mais sensíveis com com letra romântica e melhor  melodia
E sinto uma dor
Que faz com que eu sofra por não receber nem um simples "bom dia"!

Um bom dia
Um aceno
Um olhar...

Apenas um olhar
Disfarçado que seja.
Como a noite sem luz
Você me seduz!


Euclides Riquetti

Na letra daquela canção



Fique bem atenta
Preste toda a atenção
Cuide de todas as notas
E da letra daquela canção
Aquela que você canta
Quando o sol se levanta
Bem cedinho, de manhã...

Atente para cada verso
Cada palavra cantada
Cada pensamento desconexo
Cada sílaba pronunciada...

Não esqueça de sentir
Sentir com o seu coração
Que na letra daquela canção
Há um motivo pra sorrir
Há uma mensagem de paixão...

A canção que você canta
E que se harmoniza, se eterniza
Que foi inspirada na brisa
Ou no frescor da noite de outono
Quando perdi o sono
É a canção que a dor espanta
É a canção da madrugada santa...

Sim, preste bem atenção
Fique bem atenta
À  mensagem  daquela canção
Que traz uma declaração de amor!

Euclides Riquetti

domingo, 15 de janeiro de 2017

Faltou luz. Que bom!


Caminhão Ford F - 600 - modelo igual ao do primo Rozimbo Baretta


          No final da ensolarada tarde de sábado,  o som da gaita do Adriano atravessava a rua, sobrepunha-se às roseiras que dão um especial e singelo colorido ao jardinzinho da frente de minha casa, varava as janelas, a porta da frente, a área de passagem lateral,  e ia parar lá no quintal, onde os sabiás, pardais e canários estão dividindo os galhos de minhas fruteiras para (re)pousarem,  e o gramado para ciscar.

          A melodia me transportava para as estâncias gaúchas,  para nossos pampas sulinos, onde as patas dos cavalos sulcam os carreiros em direção ao gado que pasta. O sol está-se escondendo atrás do morro, tornando nosso céu decorado por cores de indescritíveis matizes. Cada um de nós se ocupa com o que tem à mão: TV, telefone celular, computador, forno de microondas... De repente, tudo escurece e alguém gita: "Faltou luz!"  - É a Jujuba, que ainda pouco presenciou em sua vida essa questão de "faltar luz".

          Em poucos segundos, todos os recursos disponíveis acionados:  fósforos, velas, lanterninha de celular, pires para grudar as velas. (Duvido que, em sua casa, você nunca tenha usado um pires ou um cinzeiro para colar uma vela nessas ocasiões...) E a volta à normalidade (ou anormalidade?) - sem luz nas lâmpadas! Hora de ir ao encontro da realidade!

          A Jujuba ensaiou um pequeno choro, na verdade um resmunguinho de nada, fui logo imitando alguns animais, latindo, uivando, miando, fazendo "óinc", e ela foi adivinhando qual animal era. A Mama Ine e a Vó Mi começaram a mover as mãos,  formatando e projetando sombras e bichos nas paredes,  e ela, rindo, adivinhava que bicho era aquele. E falava: "Ih, sem luz não dá para ver desenho na TV! Nem dá pra tomar banho!" E, em poucos minutos, uma "brain storm" já estava instalada em nosso ambiente familiar. E a Jujuba, espreitando  pelo janelão do poço de luz: "Olha lá, tem uma estrelinha lá no céu! Como é bonita!"

         Pela sacada,  pude ver que na parte baixa da cidade e nas bandas da Unoesc a luz retornara. Comentei: " É só aqui no alto que está faltando luz. Algum carro deve ter batido num poste. Quando isso acontece, ficamos sem luz por um tempo, mas logo ela volta!"

          E a Julinha, com aquele seu jeitinho bem opinativo, me vem com essa: "Sabe, vovô, nas ruas tem muita gente comendo banana e jogando casca no chão. Se as pessoas pisam na casca, elas escorregam e caem. O pneu do carro deve ter escorregado na banana, derrubado o poste e daí ficamos sem luz!"

          E agora, velho?! Bem, rimos, vivemos meia hora de encantos, de diálogo, de alegria, coisa inexplicável. E lembrei-me das vezes em que faltava luz em minha infância, quando eu,  meus irmãos e meus pais ficávamos na varanda defronte de nossa casa, lá no tempo em que tudo era Capinzal, olhando para a ponte, esperando que algum carro passasse e nos trouxesse luz. Naquela época,  naquela mesma ponte onde agora passam dezenas de carros por minuto, tínhamos que esperar, muitas vezes, até meia hora para que passasse um. E nós acreditávamos que os caminhões, principalmente o F-600 do Rozimbo Baretta,  meu primo, nos traria de volta a luz, que muitas vezes demorava até dois dias para voltar. Mas, coincidência ou não, logo depois que o caminhão apontava lá perto do Cine Glória, no máximo quando se perdia lá na rua da cadeia, retornava a luz. Saudades disso também...

          Bendita a falta de luz no anoitecer de ontem. Apenas meia hora, mas tempo suficiente para vermos que há  outros modos de se viver mesmo sem termos à mão nossas comodidades e tecnologias. Como antigamente!

Euclides Riquetti
06-10-2013

O homem que matutava e os ombros da Letícia Sabatella




          O Apolinário matutava. Não era jeca, não era analfabeto. Tinha até pós-alguma coisa, acho que graduação, mas matutava. De vez em quando matutava e falava, baixinho, que era para que ninguém percebesse e não o achasse louco. Louco não era. Era normal como todos os outros meio anormais que estão por aí, matutando. Pensava no seu time que andava perdendo muitas. Não havia treinador que desse certo. O caso era de pouco sebo nas canelas. E a gurizada não quer mais saber de por o sangue nos olhos. Todo mundo quer sombra e água fresca, mesmo que seja à noite.
 
          Matutava o Apolinário. Não que matutar fosse sua predileção. matutava por matutar. E, enquanto matutava, contava. Não era o "contar causo", era o contar de fazer contas, contas "de mais" como a professora ensinou muito bem na primeira série. Na segunda, já as contas eram bem maiores, com mais algarismos. Algarismos são aqueles pequenos desenhos que hoje chamam de dígitos. E, matuta vai, matuta vem, e nada de respostas para suas indagações. Pensava na novela do horário das sete, "Sangue Bom". E constatava em sua matutice que pouco havia de bom no sangue daquela tropinha chamada elenco. Não nas pessoas deles, mas de suas personagens. Ah, que vontade de dar uma surra na Damáris. Podia ser na Gládis, aquela desavergonhada da irmã dela que está tentando o Lucindo...Não! Esses três fazem a parte boa, a engraçada da novela. Não merecem nehum castigo. Seria um sortilégio fazer isso, Santo Deus!

          Estava o Apolinário a matutar. Não havia outra coisa a fazer enquanto caminhava. As moçoilas e os rapazotes passavam, iam pra frente, pra trás. Certamente que não matutavam, não precisavam disso, nem tinham tempo para isso, tinham que falar ao telefone celular: " E aí, mano?! Vamos fazê umas quabrada na náite?! O Apôli não entendeu nada. Nem queria entender aquela falação sem graça. As "mâna", então, grudadas no seu Infinity-pré, também de nhém nhem:  "Oooooiiiii, lindaaaaa! Como cê tá massa!  - e o Apolinário, definitivamemente, nem queria ficar perto de gente assim. Continuava a pensar na novela: Quanta gente aquela Maiara/Amora, Amora/Maiara enganou antes de descobrirem todas as sacanagens que aprontou na novela! Pior que ela, só a mãe dela, a Bárbara Hellen. Elas são duas tranqueiras, bem que se merecem. Bonitinhas, mas ordinárias, como diria o Nélson Rodrigues... Mas tem o Bento que é gente boa. Tem sangue bom!

         Tendo matutato já um tantão,  o Apolinário pensou em virar o pensamento para outro lado. Uma psicóloga, uma vez, dissera para sua namorada que,  quando ela tivesse um pensamento runho,  era pra tentar pensar num pensamento bom, algo que deleitasse, que desse prazer. Então, ele começou a pensar nas personagens boas da novela e fixou-se na Verônica. A verônica, pra quem não sabe, é a mesma Palmira Valente que deixa seus afazeres de publicitária para exercitar seu hobby, cantar no Cantaí. E como ela canta! Com certeza seu vídeo vai bombar na internet. Mas a parte melhor, mesmo, a que mais toca o coração desapegado do amigo fica por conta dos ombros da Letícia Sabatella. Ah, que ombros! Você já reparou? Não? Então veja a novela e depois você vai ver se o Apolinário não tem razão. É um navio de areia para o seu caminhãozinho. Ah, se é! Como são belos os ombros da Letícia Sabatella.

Euclides Riquetti
20-10-2013

Quero que mergulhes em mim




Divina paisagem matinal
Em que o vento balança as folhas da palmeira
E as plantas  jazem sob o azul do manto celestial
De onde vem-me o doce aroma da cidreira.

Pássaros pousados nos galhos que se embalam
Bailam na harmonia  em  realeza
E seus belos cantos nos ares se propagam
Numa grande sinfonia da natureza.

Eu me transporto para o enlevo de teus braços
E me alento no desejo de estar junto de ti
Buscando apenas os teus beijos e teus abraços.

Preciso, ardentemente, mergulhar no teu divino ser
E quero que teu ser mergulhe em mim
E no teu corpo me envolver e  me perder.

Euclides Riquetti