sábado, 21 de dezembro de 2013

O Rei do Brega - Meu tributo a Reginaldo Rossi


          O Brasil perdeu, nesta sexta-feira, pela manhã, o cantor Reginaldo Rossi, o "Rei do Brega". Nascido Reginaldo Rodrigues dos Santos, na cidade do Recife, aos 14 de fevereiro de 1944, Reginaldo Rossi era um moço muito inteligente e estudioso. Cursou Engenharia Civil por quatro anos e, simultaneamente, lecionava Física e Matemática. Mas, nos anos 60,  passou a dedicar-se exclusivamente à música. Foi lider do grupo musical "The Silver Jets" - Em sua carreira de mais de 50 anos, gravou 21 LPs. Fez muito sucesso!

          Na minha juventude, as rádios Clube de Capinzal, Catarinense de Joaçaba, Fátima de Vacaria, Bandeirtantes de São Paulo e Tupi, do Rio de Janeiro, as que eu costumava ouvir, rodavam, incessantemente, as músicas de Reginaldo Rossi. As meninas suspiravam quando o ouviam. E ele vendia milhões de discos. Gravou, inicialmente, na Chantecler, mas foi na poderosa CBS que viu seus discos invadirem as lojas. Somente grandes cantores, a exemplo de Roberto Carlos, cantor que Rossi iniciou imitando, gravavam na CBS. E  RR foi mais um dos grandes representantes da geração que ficou conhecida como a Jovem Guarda, da qual faziam parte o Rei, Erasmo Carlos, Jerry Adriani, Vanderlei Cardoso, Vanderléa e Martinha. Rossi cantava o "rock nordestino", como ele mesmo classificava. Era fã dos Beatles, que faziam o maior sucesso nas paradas mussicais do mundo inteiro na época.

          Não há quem, um dia, não tenha ouvido:

"Lembro com muita saudade
Daquele bailinho
Onde a gente dançava
Bem agarradinho
Onde a gente ia mesmo
É pra se abraçar.

Você, com laquê no cabelo
E um vestido rodado
E aquelas anáguas
Com tantos babados
E você sentou
Só pra me mostrar..."

Pois nosso Rei do Brega fez muito sucesso com essa música chamada "A Raposa e as Uvas", onde manifesta,  se uma forma simples e sutil, usando palavras bem do vocabulário da época, o seu amor por uma namoradinha. Do tempo das lambretas, os anos passaram e a música que mais ficou na memória do brasileiro é aquela que,  até hoje, em altas horas dos bailes ou mesmo nos grupinhos que se regam a cerveja, entoam:

"Saiba que meu grande amor
Hoje vai se casar
Mandou-me uma carta pra me avisar
Deixou em pedaços meu coração.."

que faz parte da letra de "Garçom", música que representa sua "marca registrada".

          Reginaldo Rossi, depois de três semanas internado em Recife, faleceu em decorrência de câncer nos pulmões. Está sendo velado na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde Município e Estado decretaram três dias de luto oficial.

          Hoje, com muito carinho e saudades, vou ouvir um CD que tenho guardado e em que estão inclusos seus maiores sucessos. Fique com Deus, RR, você que encantou tanto os  corações das pessoas que hoje estão na casa dos 60 a 80 anos!  

Euclides Riquetti
21-12-2013

         

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Sucesso do Balneário Termas Leonense

          Quem iria imaginar que uma vila que fora progressista no auge da extração da madeira, em meados do Século XX,  fosse um dia sucumbir e quase que ser varrida do mapa catarinense? Mas que, por uma outra razão, pudesse ressurgir como um local de desenvolvimento primeiramente promissor e,  ainda,  isso tornando-se uma realidade? Pois isso tudo aconteceu com a sede do Distrito de Barra do Leão, um povoado localizado entre os Municípios de Capinzal e Lacerdópolis,  no território de Campos Novos, no Vale do Rio do Peixe.

          Meu pai foi Diretor do grupo Escolar André Rebouças, na Barra do Leão, no final da década de 1960. Justamente a década em que os empresários que foram pioneiros no lugar começaram a transferir suas empresas para outros lugares. A localização, ao lado da Estrada-de-Ferro, já não era mais um atrativo ou garantia de facilidade para escoamento dos produtos. Distante da Sede Municipal em 50 Km, as estradas de ligação com Barra Fria, Capinzal e Campos Novos eram estreitas e altamente sinuosas. E da prograssista vila, restaram apenas meia dúzia de casas...

          Mas, em pleno Novo Milênio, um jovem arrojadíssimo, Sérgio Coronetti, teve a "doida"  ideia de mandar perfurar um poço tubular profundo para captar águas termais do Aquífero Guarani na sua propriedade, a mesma em que ele e seus irmãos se criaram. Poucos acreditavam que o jovem de espírito empreendedor pudesse realizar o que conseguiu: Implantou ali o seu Balneário Termas Leonene, um empreendimento que conta hoje com nove piscinas de águas termais em que estas já podem ser desfrutadas em banhos de até 37 graus. Piscina de hidromassagem, tobogã aquático, piscina semi-olímpica, piscina coberta, com as opções que vão dos 0,40 até os 1,80 metros. Uma grande área para camping em meio ao verde da natureza, com toda a infra-estrutura necessária para a segurança e bem-estar dos campistas. Diversão garantida para pessoas de todas as idades. E, a partir de agora, funcionamento nos 365 dias do ano!

          Serviço de retaurante, lanchonete e bares, sala de jogos, som ambiente durante todo o dia, um atendimento muito especial e personalizado pela própria família Coronetti, mais uma equipe de funcionários bem preparada para o atendimento, tudo isso completa o complexo termal. Barra do Leão, hoje, tem disponíveis, em pousadas e chalés, capacidade para hospedar 300 pessoas.

          Os dois principais acessos ao local, por enquanto, são em estradas macadamizadas ou britadas. Pelo sentino Norte, fica distante 30 Km do centro de Joaçaba. Em Lacerdópolis, cruza-se o Rio do Peixe e, margeando-o, segue-se pela Barra Fria. Há 10 Km de estrada não pavimentada, mas muito bem drenada e macadamizada, em que é possível trafegar com chuva ou sol. Que vai por Capinzal, o Balneário está localizado a menos de 10 Km do centro desta cidade. E é aí que vem o grande diferencial em relação aos anos anterior. Já está implantada e em fase de preparação da base para pavimentação, uma estrada em que foram eliminadas as curvas mais acentuadas e ocorreu o seu alargamento. Agora, pode-se dizer que tornou-se uma Rodovia. Nestes dias, está sendo concluída todas a britagem do leito. E a previsão é de que, antes da chegada do inverno, esteja totalmente asfaltada e devidamente sinalizada.

          Admira-me, muito, ver como a coragem de uma pessoa, no caso o Sérgio Coronetti, pode mudar os destinos de uma comunidade. Hoje, além da geração de 35 empregos diretos no Balneário, há toda uma cadeia de atividades econômicas ali, com destaque ao Pesque-Pague Pasquali, onde as pessoas poderão pescar ou mesmo deliciar-se comendo no próprio local. Alías, um empreendimento bem estruturado, com excelente atendimento, e muita natureza disponível para o visitante desfrutar.

         Visitei o local na última quarta-feira, fiquei encantado. A mudança ali foi extraordinária. Já estou imaginando como é que estará em breve, quando toda a sede do distrito estiver com suas ruas asfaltadas. Coisas que acontecem somente quando uma pessoa empreendedora "tem uma ideia" e luta, obstinadamente, para que se torne uma realidade. Parabéns, Sérgio Coronetti e família!

          (E você, leitor, está convidado a visitar o local, pois vale a pena! Veja, no www.termasleonense.com.br  como está aquele complexo turístico.)

Euclides Riquetti
20-12-2013

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Eu quisera que tu me quisesses com eu te quero!

Eu quisera que tu me quisesses como eu te quero
Eu quisera que tu me entendesses como eu te entendo
Eu quisera que tu me dissesses,  pois  não compreendo
Por que não dizes as palavras que eu tanto espero?

Eu pensei que  em teus sonhos divinos  estivesse presente
E mergulhei na paixão desmedida que tanto nutri
E agora me vejo sozinho, afastado de  ti
Sedento de amor e desejo na noite fervente!

Os anos passam, o mundo anda ligeiro, ligeiro
Não há porque não deixar as coisas acontecerem
E os sonhos precisam ser vividos agora,  por inteiro.

Os anos passam e as pessoas também se vão
Sem que elas possam tudo isso perceberem
Sem conviver  com  a alegria de uma paixão...

Euclides Riquetti
19-12-2013

O Drama dos Pofessores ao final do ano

          A chegada do fim de ano e as férias escolares para professores e alunos deveriam sempre ser comemoradas por todos eles. Afinal, alunos têm a oportunidade de livrar-se do compromisso de levantar cedo, de sair de casa logo após o almoço ou, ainda, chegarem tarde e cansados em seu lar,  após um dia em que, normalmente, consorciam trabalho e estudo. Vêm as formaturas, a entrega de boletins para os demais, a comemoração pela aprovação ou a decepção de pais e alunos quando da perda do ano. É gente cansada e esperando pelas festas de Natal e Ano Novo,  o dar e receber presentes, as festas com os amigos, os banhos nos balneários, a ida à praia, os bailinhos, a bebidinha bem gelada (que deve ser consumida com muita moderação, muita, mesmo!).

          Alguns professores, por força das circunstâncias, no dia em que iniciam as férias passam a ser os "novos desempregados do pedaço"! Que triste isso!

          Nos 31 anos em que atuei em sala de aula, já a partir de outubro, quando iniciava a revisão de todos os conteúdos do ano, eu utilizava muito o quadro-negro e isso me deixou com algumas dores no braço direito, das quais nunca mais me livrei. Movimentos repetitivos por três décadas, apertar aquele giz duro no quadro, até segurar, com a mão esquerda, o braço direito levantado,  para poder escrever. E, mesmo agora, cinco anos depois de haver-me aposentado como professor, o mesmo desconforto. Mas isso pouco representa quando comparado ao drama dos professores ACTs que, ao final de cada ano, ficam desempregados. Você parabeniza um colega pelas férias e ele já está demitido! Assim é o serviço público, cercado por suas leis e suas características peculiares.

          Todo o ano, o Estado e os Municípios lançam editais de processos seletivos para a contratação de professores para atuar em caráter temporário, em razão de que há a necessidade de substituir os que entram em Licença para Tratamento de Saúde, Licença-prêmio, os afastados para ocupar cargos de confiança ou em funções gratificadas. Quando chega lá pelo mês de março ou abril, praticamente todos eles já estão empregados. Alguns conseguem contratos temporários para 20 horas, outros para 40 horas semanais de trabalho. E ficam esperando os concursos, que muitas vezes demoram para a contecer. Angustiados, não há outra coisa a fazer.

         A Legislação assim prevê. Se os procedimentos não forem realizados na conformidade com as normas, tornam-se ilegais. Mas já houve um tempo em que era possível a prorrogação dos contratos por mais anos. E os que tivessem trabalhado por cinco anos ininterruptos ou 10 intercalados, adquiriam estabilidade.  É uma pena que não possa ser assim, pois seriam reduzidas as despesas, as escolas teriam profissionais já adaptados com elas e com o perfil dos alunos. E a vida de quem estudou e se preparou para o exercício do magistério ficaria facilitada.

          Como isso difícilmente irá acontecer, o negócio é os que desejam tornar-se profissionais na Educação ir estudando muito, preparando-se, conhecendo os conteúdos de suas disciplinas, as normatizações e a leis relativamente à mesma.

          Então, quero manifestar-me solidariamente aos professores ACTs, pois que, além de enfrentarem todas as situações adversas do próprio sistema educacional, ainda têm que amargar a angústia e muitas vezes a depressão. Só quem conhece o drama deles é que pode avaliar o quanto são sofredores.

Um forte abraço e o desejo de que todos possam ter seu trabalho no ano que vem, pois sei que vontade de trabalhar não lhes falta.

A todos, enfim, uma férias bem "auspiciosas"!

Euclides Riquetti
18-12-2013










Euclides Riquetti
18-12-2013

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Preciso que tu me faças sorrir

Preciso que tu me faças sorrir
Preciso que tu me faças cantar
Preciso que me faças ouvir
A doce canção de ninar. 

Preciso, sim, que me faças sonhar
Pois sonhar é algo que eu posso
Um sonho assim, singular
Que devolva os momentos só nossos.

Mas os  anos passam  ligeiro
Mudam destinos e trocam caminhos
O tempo fugaz é passageiro
Não me imagino ficar sozinho.

Preciso que tu me faças sorrir
Preciso que tu me faças viver
Quero dar  meu amor só pra ti
Quero que sejas meu bem-querer!

Te amo!

Euclides Riquetti
16-12-2013





segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Pedaços de amor (em teus sonhos, quero ser o primeiro)!

Amor em pedaços, quero mais, mais
Adoro tanto, que não me satisfaço
Quero amor com sabores  reais
Quero nozes, morangos, melaços
Quero sabores com amor, demais!
Quero um amor inteiro, de pedaço em pedaço!

Amor em fatias enormes, colossais
Amor da saudade que volta e que bate.
Quero o pedaço cheiroso que me atrai
A  polpa da maçã vermelha escarlate
E, da uva,  o suco bordô que se extrai
Pedaços de amor com sabor chocolate!

Quero, sim, nas noites de calor
Que busques os recheios no teu coração
Quero, sim, teus pedaços de amor
Que trazem os sabores da forte paixão
Apenas amor: em pedaços ou inteiro
E em teus sonhos, quero ser o primeiro!

Euclides Riquetti
16-12-2013

domingo, 15 de dezembro de 2013

Sábado, bem no fim da tarde!

A chuva  da tarde de sábado
Veio fresca, em meio ao  vento
Veio para expiar meus pecados
(Os que ainda não estavam  confessados).
Veio trazer-me de volta os alentos
A chuva que escondeu o firmamento.

Fugiram os pássaros assustados  
E foram juntar-se às  borboletas
Migraram por todos os lados
Ficaram tristes  e acanhados
Enquanto que a água enchia  as valetas
Das ruas estreitas!

Mas, bem no final da tarde
O céu se recompôs
Sem nennhum alarde!

Então, o coral do passaredo voltou
O céu reazulou
E o sol se redourou
Sábado, bem no fim da tarde!

Euclides Riquetti
15-12-2013