sábado, 9 de março de 2024

Amigos verdadeiros... Você os tem...?

 


 


Amigos verdadeiros... Você os tem...?

          Amigos, todos temos. Uns alguns, outros muitos. Houve quem quisesse ter "um milhão de amigos"... E você, leitor, leitora, quantos tem? E, se tem muitos, quantos são seus amigos verdadeiros, confiáveis?

          Não vou mencionar nomes. Eu seria injusto com aqueles que eu deixasse fora de minha lista. Fiz amigos em todos os lugares onde morei, nas escolas onde estuei, nos locais em que trabalhei. E, ainda, vou somar muitos outros em todas as circunstâncias de minha vida. Mas quero amigos reais, não circunstanciais. Os reais, são aqueles com os quais nos afinamos, com quem nos acostumamos, a quem nos adaptamos e que, quando ausentes, nos fazem falta.

          Mas temos os amigos ocasionais. Estes, surgem em nossa vida ficam um tempo e depois se vão. Não nos procuram, nós não os procuramos. Talvez a amizade tenha sido apenas fruto de interesse comum. Na verdade, apenas uma boa relação de entendimento, uma convivência harmônica, porém desprovida de conflitos de interesses.

          Meu pensamento e  minha alma são muito saudosistas. De vez em quando, me vejo a relembrar de meus amigos da infância. De alguns, restam-me os seus sorrisos, os seus olhos brilhantes, os seus gestos afáveis. De outros, ficam-me na memória passagens interessantes, engraçadas, aventuras vividas mutuamente, segredos compartilhados e guardados...

          Então, hoje, Dia do Amigo, quero que se sintam homenageados todos os meus amigas e amigas, os que, de uma ou outra maneira, um dia estenderam-me a mão, me deram palavras de incentivo, me respeitaram, e eu também pude fazer isso por eles, em reciprocidade justa e verdadeira. Um abração a todos os meus amigos verdadeiros, tão certo como o sol virá depois da chuva, o luar brilhará para os enamorados, o vento continuará balançando os galhos das árvores, as folhas cairão no sobre a relva no outono. Grande e fraterno abraço, amigos!

Euclides Riquetti

Raios de Sol

 


 



Raios de sol propulsionam pensamentos
Que flutuam no firmamento
Que pairam na leveza do ar
A vagar,  divagar,  de vagar.

Raios de sol incitam anseios  remotos
Escondidos nas mentes e corpos
Que andam a esmo nas ruas
Com as almas frias,  nuas.

Raios de sol são a vitamina do poeta
São a adrenalina discreta
Que movem o ideal compositor
E que fazem de mim um mero escritor.

Escrevo, sim, porque no céu há azul e sol brilhante
Escrevo, sim, porque sou apenas um corpo errante
Mas tenho uma alma que me inspira e impulsiona
E um há um coração que me anima e amociona.

Escrevo, sim, porque raios de sol iluminam meu pensamento
Que divaga em si
Que vaga até ti
Até ti...
Por isso escrevo, sim!

Euclides Riquetti

Ecoam cânticos angelicais

 







Ecoam cânticos angelicais


Ecoam nos céus os cânticos angelicais
Secundados pelas clarinetas dos serafins
Ecoam nos céus os cantos universais
E perdem-se nas imensidões e nos confins.

Festejam os anjos as glórias triunfais
As vitórias do bem sobre o vil e o mal
Festejam os anjos com perfumes e florais
A vida eterna no paraíso celestial.

E, quando as carruagens flutuam ao vento
Levadas pelo trotear dos cavalos brancos
As gaivotas brancas  plainam no firmamento.

Vai, meu coração, pelas celestiais savanas
Vai para te encontrar, vai juntar-se a tantos
Parceirar-se  aos anjos em suas caravanas...

Euclides Riquetti

Paraguai - A prosperidade que virá!

 



                                                No Polifuncional de Marianela, em Atyra, Paraguay


       A intelectualização dos povos resultará na prosperidade. A disseminação do conhecimento, a transformação deste em sabedoria, o aculturamento deles e a partilha dos costumes entre as pessoas pode melhorar a sua vida. O ser humano é inquieto pela sua própria natureza. E se molda ou transforma conforme o meio em que se insere.

       Sempre tive muito interesse em conhecer a História do Paraguai, nosso país vizinho, que foi muito maltratado pelo Brasil no passado, que se aliou à Argentina e ao Uruguai. Ainda não pedimos a eles desculpas suficientes, nem reparamos os danos dos homens e das crianças deles que matamos no passado. Bem que o Governo Brasileiro, a começar pelo casal mor, Lula e Janja, em vez de irem desfilar e gastar o dinheiro de nossos impostos no outro lado do planeta, ou quase lá, poderiam liderar uma ação social efetiva aqui ao  lado,  logo depois do Rio Paraná, que leva as chuvas do norte catarinense e do estado do Paraná, mais as que vêm do seu norte.

       O Paraguai, pela sua capital, Assunción, já foi  a Suíça da América do Sul. Quando éramos uns dependentes da Europa, eles já resplandeciam aqui no Sul da América. Busque conhecer aa História deles e verá a sua importância!

       Estive lá por cinco dias, com um grupo de pessoas de Joaçaba, Lacerdópolis, Ouro e Capinzal, capitaneado pelo Francisco Miqueloto. Chico é um cidadão rodado, trabalhou em todos os continentes, emprestou sua força física e a habilidade de entender o ser humano ao Circo Thiani. Foi  meu colega de ginásio, em 1968, em Capinzal. Naquela época, já falava das pirâmides do Egito. De memória privilegiada, conta-nos histórias de nossa História com total propriedade. Agricultor bem sucedido na Serra Alta, Lacerdópolis, tem seu museu particular, onde guarda pedrinhas e cédulas de dinheiro  de todos continentes, e frascos com terra de todos os estados brasileiros. Ele organiza excursões para locais religiosos e históricos. Desta vez, levou seus amigos a Caacupe, São Bernardino e Assunción. Participar do grupo, interagir, ouvi-lo, e fazer novas amizades, foi muito auspicioso para nós!

       O Paraguai está em franca evolução. É bem mais do que a bagunça de Ciudad del Este e das motocicletas e velhas vans que passam pela Ponte da Amizade. Mais do que os carrões dos endinheirados que vão jogas nos cassinos da cidade e dos que vão buscar muambas para vender e ganhar seu dinheiro. O Paraguai  não é uma bagunça, é um país que vem se organizando melhor politicamente e economicamente.

       Ao longo dos 330 Km da Rodovia que leva a sua Capital, Assunción, podemos ver fazendas estruturadas, empresas agropecuárias, bodegas, mercados, farmácias, muitas máquinas agrícolas, casas de alto padrão nas sedes das fazendas, plantações de milho e soja a se perderem de vista, olarias, indústrias novas, em especial de processamento de leites, carnes e soja. Terrenos planos e muito favoráveis, terras descansadas que estão sendo aditivadas com fertilizantes, rios e lagos com muita água. Primeiro os brasileiros (brasiguaios), agora holandeses e chineses e, e muitos outros empreendedores visionários, estão dando um forte impulso econômico no território paraguaio. O turismo de compras já vem sendo secundado pelo de lazer, de cultura, de gastronomia.

       A capital, Assunción, divide-se em duas partes, a cidade histórica, onde funcionam as instituições oficiais, hotéis antigos, casario antigo, grandes praças públicas e mutas feiras de rua, onde são vendidos artigos da Ásia, mais artesanato, comidas e frutas da produção local. O dinheiro nesses locais é o Guarani. Com 10 reais você compra 14.000 guaranis. Os preços dos produtos são mais em conta do que aqui. Com o equivalente a 30 reais você come um bom almoço. Com 60, um jantar top. Massas deliciosas e carnes macias e saborosas.

       Na parte nova da cidade, hotéis e shoppings suntuosos. Os preços dos produtos em shoppings não são nada convidativos. Há edifícios de alto padrão, modernos, vistosos. Entre a parte antiga e a nova da cidade, chácaras de milionários, onde se situam as embaixadas dos países, inclusive a do Brasil, casas dos ex-presidentes e do atual. A Embaixada dos Estados Unidos ocupa cinco quarteirões. Dá até para instalar um grande exército dentro dela...

       Os hotéis da parte histórica são acanhados. Mesmo os grandes, os seus serviços são medianos. Não têm os preços expostos, o café da manhã perde de longe para os de Joaçaba e região. Algumas lojas mais sofisticadas recebem em dólares. Nas vendas de rua e bodegas, somente aceitam o dinheiro deles, o Guarany. Nas ruas e praças, cambistas negociam reais ou dólares por guaranis. A segurança é extrema, há policiais em todos os lugares. Pouquíssimas pessoas “de rua”. Não vimos nenhum cachorro ou gato por lá. Não nas ruas, praças ou comércio. Nada!

       Além de todos os atrativos de Assunción, indico a o Complexo Polifuncional de Marianela, em Atyra, a 50 Km de Assunción , um complexo para eventos e práticas religiosas,  construído com muitos milhares de tijolos maciços, arquitetura exuberante, paz, silêncio, loja de produtos artesanais, bebidas e sorvetes.

       Estima-se que quase 30.000 acadêmicos brasileiros frequentem as faculdades de Medicina naquele País. A indústria têxtil está em alta, com os brasileiros levando as linhas para lá e trazendo os tecidos de volta para confeccionar peças do vestuário aqui. Tecnologia na agropecuária e na indústria muito avançada, gente séria, impostos baixíssimos, energia elétrica barata e relevo favorável. O progresso está presente no Paraguai! Visite e curta o país vizinho!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

 

 

Todos os meus pecados

 


 

Resultado de imagem para fotos homem contemplando



Todos os meus pecados


Espero  por um novo tempo, um terno  novo dia
Uma nova e bela manhã, uma nova esperança
Um tempo de muito  amor, um tempo de alegria
Um tempo de colher, um  tempo de bonança...

Um belo novo ano, com êxito e sucesso
Saúde, paz e flores, rosas perfumadas
Poemas sem dilemas, versos e mais versos
Pecados absolvidos, almas perdoadas.

Um novo ano feliz,  com abraços e muitos beijos
Uma rosa vermelha, champanhe ou amarela
Lábios de cereja, de doce e de desejo...

Manhãs ensolaradas, tardes de céu azulado
Pensamentos profanos passando pela janela
Indo juntar aos teus, todos os meus pecados...

Euclides Riquetti

Uma oração para você

 


Uma oração para você


Quando o céu parecer mais azul, atrás dos montes,
E as tímidas árvores receberem os primeiros raios de sol,
E as flores fizerem a vida mais colorida,
E até mais azuis ficarem as águas das fontes...
Então estarei pensando em você, menina!

Quando quente o tempo estiver em dezembro,
E eu estiver um pouco mais velho do que agora,
E minhas noites ficarem tristes sem seu calor,
Mesmo que eu não saiba onde você esteja vivendo,
Eu estarei pensando em você, querida!

Mas o tempo não para e chegará o outono!
As folhas,  já pálidas como eu, cairão sobre a terra,
Virá o vento e nuvens escuras cobrirão o céu,
A chuva fria molhará o meu rosto sofrido...
Mas estarei pensando em você, meu bem!

E quando o inverno chegar novamente,
E eu andar pelas ruas ao encontro do nada,
E como hoje o vento soprar fortemente,
Pensarei em você sem rancor, com saudes...
Pois quem errou fui eu, meu amor!


Euclides Riquetti
Composto em julho de 1973
e publicado no livros "Prismas - volume IV, da Coleção
Vale do Iguaçu", em União da Vitória - PR - em 1976,
(com ilustração).

Dê-me um abraço

 



Resultado de imagem para fotos de  namorados se abraçando


Dê-me um abraço gostoso
Deliciosamente perfumado
Um abraço calmo, silencioso
Mas muito prazeroso e apertado...

Um cândido e doce abraço
Que a nossa angústia ameniza
Que alivia a dor e o cansaço
Que o bom momento eterniza...

Dê-me um abraço casual
Ou mesmo com frenesi
Entusiasmado ou sensual
Algo como eu nunca senti...

Um abraço e seu sorriso meigo
A ousadia de seu olhar fatal
Que adorna  seu sorriso meigo
Belo sorriso, sem igual...

Euclides Riquetti

Poemar


 








Fui poemar
Fui rabiscar umas letras
Na beira do mar
Fui poemar.

Poemei versos rimados
Poemei poemas e poemetos
Compus poemas em tercetos
Tentei alexandrinos compassados...
Compus o que a alma me pediu
Compus o que meu coração permitiu
Mas compus!

Fui poemar
Numa manhã com sol.
Encontrei nuvens chuvosas
Ondas volumosas
Gaivotas que voavam,  ruidosas
Pranchas que surfavam, silenciosas.

Fui poemar
Lembrei, poemei, amei
Amei, lembrei, poemei
Poemei olhando pro mar
E encontrei você
No meu imaginar
Lá no mar...

Euclides Riquetti

Dividir contigo meus sonhos e meu coração

 


 


Dividir contigo meus sonhos e meu coração


Esquecer-te, eu nunca tentei

E isso nunca passou pela minha cabeça

Espero que jamais isso aconteça

Você é a preciosidade que tanto amei!


Poetizar, poetei versos com rimas

Fi-los lembrando de nossos bons momentos

Você que povoa os meus pensamentos

E que meu coração tanto quer e estima!


Amar-te, com toda a força da expressão

Cortejar-te com meus românticos poemas

Poupar-te de todos os meus dilemas

Dividir contigo meus sonhos e meu coração!


Euclides Riquetti 

07-03-2023

O valor da Amizade - Minha homenagem aos meus caros leitores

 




 
Eu quero que tu sintas
Sinceramente
O valor da amizade
Que existe entre a  gente.
Eu quero que tu sintas que me preocupo
E se eu tiver algumas falhas
Aqui me desculpo!

Eu quero que tu sintas
Que sou teu amigo
Que tenho um coração
Bastante afetivo.
Eu quero que tu sintas que podes confiar
Que eu sou teu companheiro
Em todo dia e lugar!


Minha amizade é como a tua
Leal, firme, verdadeira
Tem o encanto da lua
A fidelidade companheira.
Minha amizade é simples mas sincera
É amizade o ano inteiro
E tão pura como o ar... na Primavera!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 8 de março de 2024

Há uma luz que virá

 


 







Há uma luz que virá
Com o brilho bem forte
Um brilho que te dará
Uma direção, um norte.

Uma nova luz brilhará
Te dará um caminho
Uma rosa desabrochará
Uma flor com espinhos.

Mas tu os vencerás
Dobrarás cada um deles
E, ao fim, triunfarás
Quebrarás todos eles.

Então virá o belo dia
A noite bem dormida
O sol te dará a alegria
A felicidade merecida.

As bênçãos Divinas
Que sobre ti irão cair
Te darão auto-estima
E voltarás a  sorrir!

Euclides Riquetti

Mulher

 






Mulher dos olhos amendoados
Encantados...
Mulher dos lábios rosados
Beijados...
Mulher dos cabelos castanhos
Que já não me são estranhos...
Dos pensamentos proibidos
Dos sentimentos bandidos...
Do corpo sensual
Da atitude magistral...

Teus abraços me despertam desmedida paixão
Teus beijos me levam à perdição!

E meus devaneios me conduzem ao infinito
Minhas palavras são apenas iguais a outras tantas.
Mas, quando as combino
E dou-lhes o romântico destino
Eu as torno santas
E elas me remetem ao teu rosto bonito.

Em minhas ilusões e em minhas turbulências
Tu te fazes presente
Vens, e somes de repente
E levas contigo o carinho que guardei
Nas horas em que esperei
Pra te ver de novo
Pois sou a madeira
E tu és o fogo...

Tu és demais!

Beijos!

Euclides Riquetti

Loba mulher

 


 


Resultado de imagem para fotos mulher loba

Loba mulher

Loba mulher dos sonhos cor-de-rosa
Loba mulher dos pensamentos que anuem
Dos lábios que me retribuem
Dos pecados que os meus diluem.

Loba mulher dos cabelos molhados
Desalinhados
Perfumados...

Loba mulher de cabelos e olhos encastanhados
Delicados
Encantados...

Loba mulher
Dos sonhos e encantos
Que provocam meus prantos
(Prantos nada santos...)

Loba mulher fervilhosa
Deliciosa
Dos sonhos azuis, dos sonhos cor-de-rosa:
Loba mulher!


Euclides Riquetti

Mulher sulista




 

Mulher sulista

Lá, no Sul, onde sopra o vento minuano
Onde vicejam os vastos e verdes gramados
Onde nasce o sol mais garboso e soberano
E ali capeiam rostos bonitos e abençoados
Nascem as mais belas mulheres!

Lá, no Sul, onde se estendem as campinas
E as manhãs azuladas são alvissareiras
E as prendas se revelam desde meninas
Instruídas nas singelas artes campeiras
Nascem as mais belas mulheres!

Mulher sulista, gaúcha de alma e coração
Beleza de rainha, simpatia de realeza
Mulher sulista, mulher do fogo e da paixão
Beleza de senhora, corpo de princesa
Nascida para amar e ser amada!

Mulher sulista, que guarda bons sentimentos
Divina inspiradora de meus versos
Mulher com que divido os meus momentos
Divina inspiradora de meus versos
Nascida para amar e ser amada!

Euclides Riquetti

A canção que vem das estrelas

 

 







Ouça a canção melódica que vem das estrelas
Que brota dos sentimentos e vai pelas estradas
Você pode, sim, facilmente percebê-las
Porque elas se deitam no céu nas madrugadas...

Ouça e preste bem a devida atenção
Cuide de cada nota por ela propagada
Guarde a melhor delas em seu coração
Fiz para você, minha eterna namorada...

A canção que vem das estrelas é meu presente
É algo que lhe dou para que sempre guarde
E, quando a alma de meu corpo estiver ausente
Ouça-a na manhã fresca  e na suave tarde!

Euclides  Riquetti

Atrás da luz do sol


 




 

Atrás da luz do sol


Atrás da luz do sol está o seu sorriso
Estão seus olhos meigos e brilhantes
Uma mulher muito doce e cativante
Com rosto de fada, com cabelo liso

A luz do sol me provoca e me atiça
Com seu inefável fogo de esplendor
Traz  essências de perfume e de flor
Cheiro de mulher, de mulher noviça.

Luz que se esconde atrás da luz solar
Luz que se embaralha no astro-rei
Luz que vem a mim para me beijar...

Atrás do astro sol há uma outra luz
Muito mais forte do que eu imaginei
Uma luz eu me atrai e que me seduz!

Euclides Riquetti

O nada... o amor sem fim!

 

 


 




O nada... o amor sem fim!


O nada

Que se contrapõe ao tudo

O ócio

Da depressão o entrudo

O papel em branco

Sem lápis

Sem caneta

Como água sem rio

(Um grande e solitário vazio)

Sem valeta!


O não ter

O tudo faltar

A noiva sem altar

A casa sem goivos

A noiva sem noivo

O velho que não teve o novo

O novo envelhecido pelo tempo

Impuro

Prematuro!


O básico que falta

O silêncio do ostracismo

A vilania do consumismo

O poema sem rimas

A pobreza literária

A agonia primária

As confissões íntimas...


O cãozinho adestrado

Obediente

Inteligente

Educado.

O cabelo bem arrumado

As unhas aparadas

Delicadamente pintadas

Os sonhos sonhados

Os desejos frustrados

Abortados.


A vida é o movimento

O branco das nuvens intensas

Densas.

O azul do firmamento

O vão e frágil sentimento

A saudade

A reciprocidade

A flor sem jardim

O amor sem fim!


E eu, pensando em você:

Bem assim!


Euclides Riquetti

quinta-feira, 7 de março de 2024

Anda, poeta da noite...


Anda, poeta da noite...



Anda, poeta da noite, cantor de boemia
Procura a forma de dizer a poesia...

Anda... Procura a dona desta noite: a prostituta
Não te preocupes com moral ou com conduta!

Afinal...
A noite é o dia, a noite é o claro do cantor
E a viola, é a glória do incansável tocador!

Anda...Anda, menestrel de nosso tempo moderno
Dize aos ouvintes que teu canto é eterno!

Que o amor é a rima, a rima do teu verso
E que no mundo, só o poeta escreve o certo...

Afinal...
O poeta, pra ser rei, só se for rei pobre
Pois se o rei é poeta, esse rei é nobre!

Anda, tocador de viola, em seu bom repente
Nas praças e palcos faze-te presente
Leva a alegria ao coração partido...
E não ter aborreças com o amor perdido!

Pois, se hoje és tu e amanhã não és
Pode vir um louco e beijar teus pés...

Vai, Anda...Cavaleiro andante das estradas
Cantando em bares, clubes e pousadas.
Sê mais guerreiro do que foi o romano
E não te intimides com o soberano!

Afinal...
De que vale o ouro, esse vil metal
Se a vida rica é sempre tão banal?

Anda, soldado bravo, anda pelo mundo!
Cabelos longos, barba espessa, olhar profundo.
Grita pra todos que esta vida é uma grande festa
E que não há outra cidade como esta!

Afinal...
Onde se encontram os tesouros que procuras?
Aquelas almas sem pecados, brancas, puras?
Busca teu caminho entre os bons e o bem...
Busca teu caminho sem o mal!
Euclides Riquetti

À mulher amada...no Dia da Mulher!





À mulher amada...no Dia da Mulher!


À mulher, o poeta mandou flores vermelhas
E lhe deu paixão
Em centelhas.

Escreveu-lhe versos de amor
Que desenhou
Nas pétalas de uma flor.

Desenhou também um coração
E nele seus nomes pincelou
Com toda a sublime devoção:

A de amá-la, infinitamente
A de respeitá-la, eternamente
A de cortejá-la, docemente
A de valorizá-la, certamente.

E o poeta fez-lhe versos surpreendentes
Alegres
Bonitos
Românticos
Comoventes!

Pintou com suas palavras um retrato sem igual
Fantástico
Belíssimo
Magistral.

O poeta queria mandar-lhe um jardim todo.
Mas seria tolo
Se assim o fizesse.
Melhor que ele mesmo lhe dissesse:

Mando-lhe um ramalhete de cada vez
Assim me diz minha sensatez.

Educado,
Preciso fazer-lhe um agrado
Mostrar-lhe minha alegria
Um pouco de cada dia.

À mulher amada
A certeza de ser cortejada
Desejada
Endeusada!

Ao poeta
Que não é Deus nem profeta
Apenas uma certeza:
Poder descrever sua beleza
Infinita
De mulher bonita.

E fazê-la sentir-se, todos os dias
Muito bem amada
Pois é assim que ele a quer:
Feliz sempre, ter muita alegria
Pois todo o dia é dia
É Dia da Mulher!



Euclides Riquetti