sábado, 28 de outubro de 2023

Devaneando...

 


 



10/11/2016 – Vânia Dramis

Devaneando
Pensamentos flutuando
Imaginação inquieta
Coração de poeta
Poetando...

Devaneando
Ansiedade imperando
Algumas incertezas
Dúvidas em sutilezas
Poetando...

Devaneando
Sonhos me embalando
Sobrevoando montanhas
Em tardes estranhas
Mas... poetando...

E pensando... em você!

Euclides Riquetti

Voa, pensamento...

 






Sagaz inspiradora de palavras e  versos
Mergulha-se  em devaneios e ilusão
Escravos pensamentos estão despertos
Companheiros na  sua solidão.

Olhos brilhantes e meigos que  censuram
As palavras nos seus lábios pronunciadas
As mãos graciosas outras mãos seguram
O sonho que rouba as  madrugadas.

Vaga pisoteando pedras entre a verde relva
Vaga sem cuidados, sem limites, sem reservas.
Entre sucessos, tropeços  e conquistas.

Voa o pensamento entre as nuvens alvas
Voa no firmamento sua dileta alma
Enquanto a névoa lhe embaraça as vistas.

Euclides Riquetti

Aquele céu de final de tarde





Resultado de imagem para fotos por do sol


Aquele céu de final de tarde é encantador
Tão belo como nosso amanhecer colorido
Parece um Deus  no firmamento esculpido
Ou desenhado com pinceladas de amor...

O céu de final de tarde do sábado de inverno
Até parecia ser de o de uma plena  primavera
Parece até aquele poema que eu lhe dissera
Parece  ser a descrição do pensamento eterno...

O céu,  que foi colorido pela mão Divina
Me transporta pela vastidão universal
Até sua alma que me encanta e que me anima.

É o nosso céu, céu de nosso mais belo sonho
Algo que nos aproxima, algo sem igual
É a descrição do amor em seu rosto risonho....

Euclides Riquetti

O seu sorriso, o meu sorriso...

 



Resultado de imagem para imagens sorriso de mulher atraente


          Tenho muitas amigas, conheço muitas pessoas. Vou a muitos lugares, converso com muita gente. De todos os tipos e comportamentos. Sou muito observador, tiro minhas conclusões sobre elas. Cada ser é um ser, cada pessoa é uma pessoa. Fico imaginando se são felizes, infelizes, se o que aparentam ser é o que realmente são. Não sou psicólogo, nem filósofo. Sou um cidadão comum, que sente, pensa, tem opinião sobre as coisas, escreve.

          Assim, procurei lembrar de pessoas e de como elas sorriem. Algumas, nem as conheço pessoalmente. Mas minha imaginação me permite até criar personagens com características que, se eu tivesse o domínio da arte de desenhar ou pintar, poderia dar-lhes o devido retrato. Então, estou propondo a meus leitores que tentem se enquadrar num dos tipos de sorriso que estou sugerindo. Mas não escolha a primeira opção, simplesmente. Procure ler todas e,  depois,  escolha as três que mais combinam com você. Então, dentre estas, escolha a primeira, aquela que "fecha" com seu perfil de sorrir. É uma atividade que pode empolgar, pois você pode até "classificar", pelos dados apresentados, pessoas que você conhece ou com quem mantém relações de trabalho, amizade, ou mesmo pessoais:

1. angelical: sorriso terno, mas não ingênuo, de moça que tem uma luz oculta na expressão de seus olhos e de seu rosto.

2. felino: sorriso de gata, normalmente nos olhos verdes e azuis, sobrancelhas bem delineadas, cílios
vistosos, jeito de quem está sempre pronta a dar o bote, unhas bem afiadas.

3.sutil: olha com graça, os músculos do rosto se movimentam levemente, há um charminho escondido propositalmente, como se fosse uma criança a sorrir.

4. provocador: o mesmo que provocante, a gatona sabe o que quer, sabe atrair o outro, vem e vai, ora olha, ora finge que não vê, mas quando olha procura chamar a atenção. O seu sorriso se alia a repentinos e estudados movimentos  do corpo.

5. praia-sol: sorrisão aberto, olhos escondidos por um óculos grande, de belo desenho. A condição dos cabelos ajuda a compor o quadro visual e a definir o conceito de mulher poderosa.

6. terno-apaixonado: muito tender, dócil, cordato, sem no entanto ser submisso. Olhares e sorrisos dirigidos somente para o amado.

7. loucamente apaixonado: tipo saia de perto que esse cara é meu, entusiasmado, arrojado, combina com movimentos rápidos do corpo em mulher desenvolta e que sabe defender o que é seu.

8. rebelde: mostra contrariedade se algo lhe é subtraído, quer exclusividade do outro e se vê que há perigo de concorrência mostra as garras e se rebela.

9. lascivo: olhar pecaminoso, sorriso que atrai, quer, deseja ardentemente possuir, não importa onde e quando e nem quais as consequências que podem advir.

10 - pecaminoso: cheio de pecado, convida a pecar ainda mais, esbanja desejo, perfuma o ar do entorno, está disposto a levar o outro à perdição.

11. clear eyes: muito atraente, encanta mesmo sem provocar, na dele, sabe que tem muito poder, mas demonstra ingenuidade e desproteção. Porém, é uma arma que pode tanto fazer feliz quanto destruir.

12. tímido: ligeiramente acanhado, dá a impressão de fragilidade, mas não de fraqueza, parecendo de bebê ingênuo, mas tem alto poder de contaminação de almas e corações.

13. ousado: capaz de arrasar quarteirões, parte para a ofensiva, não está preocupado com as consequências, o que importa é o resultado imediato.

14. debochado: muito dirigido à concorrência, demonstrando que a bela é muito segura de si, não permite que ousem sequer chegar perto do que é seu.

15. dissimulado: o disfarce está sempre presente, há perigo na área, muita culpa no cartório, a mentira é uma arma poderosa e ferina.

16. diabinho: sempre pronta a levar para o inferno, a queimar a alma de alguém, não sem antes tirar proveito do corpo da vítima, é uma tentação que deleita, mas que pode dar dor de cabeça depois.

17. namoradinha apaixonada: características  de estreante nas lidas do coração, alto índice de fidelidade, muito carinho e amor a dar, mas há um longo caminho a percorrer ainda.

18. cínico: reveste-se de intolerância, com olhar de desdém, faz qualquer coisa para mostrar insatisfação com a situação presente, é uma agressora em potencial.

19: abundante: largo sorriso, generoso, encantador, abre espaço para a chegada, mas isso não significa entrega. está mais para simpatia do que para convites...

20. generoso: o sorriso de quem costuma agradecer, de quem dá e recebe, de quem valoriza pequenas coisas, por mais simples que sejam.

21. anjo azul: sorriso de sereia, cheio de mistérios, mas inspira alguma confiança e até ingenuidade, fragilidade e necessidade de proteção.

22. sedutor: reúne muitas qualidades num único sorriso, sensualidade constante, movimentos do corpo que atiçam os olhos e instigam as mentes.


          Bem, agora minha parte está feita. Faça a sua: complete a lista, veja quais deixei de mencionar e escreva em algum lugar onde as pessoas possam ver.

Grande abraço! Sorria, ame, seja feliz sorrindo e recebendo sorrisos em troca dos seus!

Euclides Riquetti

Guerra, guerrilhas, violência e pânico – o saldo negativo de um outubro muito nefasto


      




       Há turbulência no ar, na terra, no mar. Os conflitos, a atividade bélica, os confrontos, a mistura dos interesses políticos, religiosos, ideológicos,  a ganância, o desprezo pela vida humana, povoam os quatro cantos do mundo, com maior ou menor intensidade. A guerra sanguinária, com vítimas dentre os civis, protagonizadas pelos terroristas do Hamas e o Estado de Israel, assusta as pessoas de bem no mundo. E, dentre nós, brasileiros, ainda temos os que defendem assassinos sanguinários, terroristas de marca maior. (E ainda há quem classifique como terrorismo, o vandalismo acontecido no coração dos Três poderes em Brasília no desastrado 08 de janeiro).

       A paz desejada está longe de acontecer. Guerra ou guerrilha, não importa qual a denominação, mas tudo é violência, são pessoas mortas, outras mutiladas, velhos e crianças sendo degoladas, horrores inaceitáveis para os tempos atuais. Enquanto isso, os Estados Unidos fazendo o seu jogo de um lado, e a Rússia e a China de outro. E o Governo brasileiro, com relação a isso tudo, titubeante!

       A cidade do Rio de Janeiro sendo palco de guerra, com mais de três dezenas de ônibus sendo incendiados, a ausência do Estado, a presença do perigo constante. E lembrando que, há pouco tempo, as forças de segurança militares do exército foram, por imposição das autoridades do Judiciário, “aconselhadas” a desocupar as áreas em que vinham atuando naquela cidade. Enquanto se age por questões ideológicas, a violência avança, as pessoas se sentem inseguras, o perigo é iminente.

      Ainda, aqui no território tupiniquim, seca no Norte e Enchentes no Sul. Incêndios destruindo os biomas no Norte, chuvas ocasionando desabamentos, pânico e desolação por aqui. A produção agropecuária prejudicada, a sinalização de alta dos hortigranjeiros pela menos oferta já é sentida. Quem faz compra nos mercados sabe muito bem do que eu estou falando.

       O Rio do Peixe não causou maiores danos nas cidades por onde passa. O Itajaí esteve bem monitorado a as barragens de contenção das águas ajudaram a salvar a situação contra um possível grande desastre. O Rio Iguaçu, que banha principalmente Porto União e União da Vitória, teve a terceira maior enchente da sua história. As queridas cidades gêmeas, onde vivi a maior parte de minha juventude, meus saudosos e relevantes tempos de universitário, ficaram com a maior parte de seu território urbano sob as águas. O Iguaçu costuma ter a elevação do nível de suas águas subindo lentamente e o mesmo processo se dá para o deságue, para a baixa das águas.

       Em 1983, a água permaneceu por 28 dias à altura da maçaneta da porta da entrada na casa de minha sogra, em União da Vitória, localizada a 300 metros de distância do rio. Neste ano, 70 por cento da área urbana ficou submersa. Vi os vídeos e as imagens da televisão. Meus caros amigos de longa data indo alojar-se nas casas de parentes ou amigos. Sem saída por rodovias tanto para o Paraná, quanto para Santa Catarina.

       Eleições em nível municipal à vista - Os dias estão com pressa. Num piscar de olhos, nos chegarão o Natal e o Ano Novo. Virão os desejos de Paz, Amor e Harmonia para o ano que virá. Dois mil e vinte quatro, anos dos milagres, das facilidades, do falar otimista: ano de eleições! A política fascina, encanta, ilude... As amizades são colocadas em risco, pessoas que têm pensamentos diferentes se antagonizam. Vêm as vitórias para alguns e as derrotas para outros. Pela simples lógica da aritmética, mais perdedores do que ganhadores, pois há mais candidatos do que cargos disponíveis. Enfim, ano de eleição, correm rios de leite e mel!

       A tese de eleições com candidaturas únicas a prefeito e vice e, por conseguinte, uma filtragem nas aos cargos proporcionais, com menos candidatos a vereador, é o sonho de muitas pessoas, de cidadãos comuns que querem a paz na política e a resolução dos problemas e conflitos. As cidades têm problemas de mobilidade, infraestrutura que precisa ser melhorada, saúde, educação e segurança com mais investimentos. Os sonhos vendidos nas campanhas geram expectativas geralmente não satisfeitas e o eleitor se frusta. Aqueles que precisam transitar por ruas barrentas nas chuvas, e poeirentas nas estiagens, estão cansados da falta de cumprimento das promessas. Queremos uma cidade melhor, queremos que os gestores escolham os melhores assessores, que realizem com eficiência a gestão de nosso dinheiro, com probidade e competência!

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com


Publicado no Jornal Cidadela - JOAÇABA - SC

EM 25-10-2023

    

Num poema, no brilho do luar

 




Resultado de imagem para imagens do ceu estrelado com lua

  
Olhe para o universo vasto e estrelado
Contemple a beleza deste nosso céu
Olhe para o teto imenso e enluarado
Que se veste  com este santo véu.

Olhe para a beleza do medalhão prateado
Que compõe o cenário que nos cobre
Olhe todo este mundo santo e encantado
Que nos presenteia com seu retrato nobre.

Olhe, intensamente, para nunca mais esquecer
E marque cada canto de nosso belo espaço
Guarde, carinhosamente, enquanto você viver.

Abra sua janela, busque-me em algum lugar
Receba, com toda a paixão,  meu carinhoso abraço
Que lhe mando num poema, no brilho do luar.

Euclides Riquetti

Bom dia, paixão!

 


 


Resultado de imagem para imagens bom dia, paixão






Bom dia, paixão!
Quero ficar perto de ti
Bem aqui...

Quero contigo dividir
Minhas tristezas e alegrias
Minhas saudades e nostalgias!

Quero apenas compartilhar
Meus poemas românticos
Com teus poemas quânticos!

Bom dia, amore...
Com um beijo, um abraço
Sem dor, sem cansaço!

Apenas ficarmos juntos
Com carinho, devoção
Com ardor, com paixão...

Bom dia, paixão!
Quero ficar aqui
Bem perto de ti...

Com amor...com carinho
Com paixão!

Euclides Riquetti

Há uma dor existencial dentro de mim

 



Cai, lentamente, uma chuvinha calma, discreta

Parece haver uma dor existencial aqui em mim

Talvez por não saber quantos anos me restam

Se vou poder realizar todos os sonhos e assim

Deixar um legado de escritor, coisas de poeta.


Cai a chuva que seria perigosa e tão anunciada 

Capaz de colocar todos de novo em polvorosa

Mas não com a intensidade que era esperada

Apenas cai, deliciosamente, fresca e teimosa

Vem refrescar-me na inspiradora madrugada!


Cai, e me desfia a digitar estes meus escritos

A pautar a essência dos versos pré-elaborados

Nem sei se vão além de pobres, ou são bonitos

Mass todos eles, certamente em ti inspirados

Mas carregados de afeto, de amor infinito...


Euclides Riquetti

28-10-2023




sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Como se o marcar do tempo estivesse parado

 


Como se o marcar do tempo estivesse parado


É possível que o teu coração não tenha guardado

As lembranças de nossos momentos bem vividos

E que o núcleo do pensamento não tenha gravado

Ou que nunca tu me tenhas sequer percebido...


Pode ser que teus objetivos ainda são ascendentes

Que tu não tenhas sequer notado os anos passados

Que teus movimentos já não são tão independentes

Como se o marcar do teu tempo estivesse parado.


Provavelmente estiveste ocupada só em sonhar

Sem perceber as transformações na tua realidade

Viraste as costas para o tempo que vai a passar.


Parece até que tu tens uma sutil varinha mágica

E que deténs todo o poder de decidir pela verdade

Mas a nossa mente não foge duma dor nostálgica!


Euclides Riquetti

28-10-2023







Eu vim te ver de madrugada

 


 



Eu vim te ver de madrugada


Transpus muralhas e paredes
Pra vir te ver de madrugada
Eu vim matar a minha sede
Voltei sedento, ganhei nada...

Não ganhei beijo, nem abraço
Nem o frescor de teu perfume
Vim e voltei com meu cansaço
Voando qual um vaga-lume...

Agora quero a compensação
Um "sim te quero, sim te amo"
Pra amainar minha frustração
Pra alegrar meu fim de ano!

Porque as muralhas e paredes
Não serão barreiras a impedir
Passá-las-ei por muitas vezes
Nada me impedir[a de vir!

Volto a  te ver de madrugada
Venho pra poder ficar contigo
Morena atraente, bronzeada
É só de ti que eu tanto preciso!

Euclides Riquetti

É de madrugada...

 


 Resultado de imagem para imagens de notas musicais para facebook

É de madrugada e eu estou feliz
Porque seu corpo encontra o meu
E meus lábios buscam os seus...


É de madrugada e eu estou feliz
Porque meus pensamentos buscam os seus
E seus olhos procuram pelos meus...

É de madrugada e eu escrevo
Buscando inspirar-se em seu corpo moreno
Enquanto cai o sereno..

É de madrugada e eu escrevo
Versos simples, afoitos, desconexos
Porque logo vem o dia dos seres complexos...

É de madrugada e eu ouço canções
Que saem de algum lugar e vêm até mim
Canções de amor, simples assim...

É de madrugada e eu ouço canções
Que me fazem lembrar de você
E eu, inerte, não sei o que fazer...

Porque são longas canções
Que despertam minhas emoções
Que parecem não ter fim.

Bem assim!

Euclides Riquetti

Apenas uma contrapartida (perder-me totalmente em você)

 


 




Resultado de imagem para imagem namorados

Quero me perder totalmente em você
E que seja uma perdição bem perdida
Quero ainda me reencontrar em você
Caminharmos naquela estrada florida.

Quero me jogar cego em seus braços
Morder  seus lábios ardentes, fogosos
Poder apertá-la com meu forte abraço
Eu, você e meu sonhos pecaminosos.

Quero sim, me perder, tanto assim
Navegarmos  na doce magia do vento
Quero ter você , ter somente pra mim
Satisfazer o nosso desejo sedento.

Quero você, quero amar, quero ter
Quero ter todo o carinho possível
Quero você, dia e noite,  querer
Para vivermos o amor mais incrível.

Então, apenas me cante uma canção
Não importa qual delas, não importa
Quero romance, fogo, desejo, paixão
Aquela chama que anima e conforta.

E eu quero apenas uma contrapartida:
Pegue meus versos, e nossas poesias
Pegue-os e guarde em toda a sua vida
Para lembrar de mim em todos o dias.

Mas nada valerá se você não os quiser
Pouco me adiantará se você não os ler
Quero você como minha musa mulher
Pra me fazer sonhar, ser feliz e viver.

Euclides Riquetti

Não quero que a solidão desta noite volte me volte de novo

 



Não quero que a solidão desta noite me volte de novo

Nem que todos os soldados passem novamente por aqui

Nem que caia toda aquela chuva que faz encher o rio

Só quero alegria, companhia, música, calmaria no Porto.


Não quero que os ventos voltem com a fúria desmedida

Nem que o granizo quebre as telhas de barro do telhado 

Tampouco que nuvens cinzentas roubem meu céu azulado

Só quero amor, carinho, nada de dor, só a paz merecida!


Não quero ser importunado para não reclamar de nada

Nem que me atrapalhem quando estiver atiçando a mente

Uma ideia perdida é uma poesia que deixa de ser editada.


Quero, sim, ter o direito de ser feliz, que é o que importa

Quero, sim, viver meus últimos anos de vida alegremente

E que as pessoas de bem me abram sempre a sua porta!


Euclides Riquetti

27-10-2023











Sem um porto para me abrigar


 


Sem um porto para me abrigar

Inspiração foi embora
Não sei onde foi se esconder
Não, eu não consigo entender
Agora é meu dilema:
Por que foi-se embora
Antes da hora
De eu compor meu poema?

Inspiração bateu asas
Voou sobre os jardins
Voou sobre as casas
Buscou o céu sem fim
E deixou-me com saudades
E isso é a mais pura das verdades.

Inspiração quis me deixar
Não quer mais nada comigo
Não mais para amor
Nem mais  para amigo
Não para dividir a dor
Nem para contemplar o mar.

Inspiração foi pousar numa janela
Ou num tímido telhado
Talvez de um castelo distante
Talvez num campo verdejante
Onde nascem as flores amarelas...

Inspiração se escondeu
E não me dizer onde está
Não  sei se morreu
Ou apenas se valeu
De minhas fraquezas
Para se ausentar.

Mas deixou-me desnudo
Distante de tudo
Sem um porto para me abrigar..

Euclides Riquetti

Um poema levezinho

 


 



Um poema levezinho

Lá vai!

Ou seria apenas levinho

Uaaai!


Um poema poemito

Pequeno, pequenito

Ou um gracioso poeminha

Por mim escrito? 


Um poeminha com jeito

De poemeto

Com duas quadras e dois tercetos

Um soneto!


Não importa o tamanho

Se é normal ou estranho

Se é poema rimado

Ou são versos livres, jogados.


Então, lá vai pra ti:

Escrevi, está aqui.

É um poema insignificante

Mas não é petulante...


É apenas mais um

Um poema desalentado

É um tum tum

Levezinho, adocicado

Sem preocupação com as linhas

Pobrinho em suas rimas.


Mas é um poema...


Euclides Riquetti

Nem todas as rosas são vermelhas

 


 



Rosas, amo-as e lhes tenho devoção
De todas as cores, de todos os matizes
Amam-nas as donzelas e as meretrizes
Amam-nas princesas e imperatrizes
Sim, amam-nas com paixão!

Nem todas as rosas são vermelhas
Nem tudo o que brilha no céu são estrelas!

As rosas são as flores da nobreza
Perfumam e exalam encantamento
Imagens que se fixam no pensamento
Odores que se espalham pelo firmamento
A propagar o seu charme e sua beleza!

Nem todas as rosas são vermelhas
Nem tudo o que brilha no céu são estrelas!

Ofereço-lhe as rosas e as estrelas
Os perfumes e os brilhos que deleitam
Os jardins e as noites que elas enfeitam
Os laços de amor que em nós se estreitam
Rosas champanhe, brancas e vermelhas!

Euclides Riquetti

Poetar com o coração, compor com o coração!

 


Poetar com o coração!


Poetar é arte

E faz parte

Do jeito de amar

De saber sentir

De saber sorrir

Com o coração!


Poetar é amar

A beleza da flor

A lisura do amor...

Palavras, rimas

Versos e estrofes

Para quem goste!


Poetar é arte

Em toda a parte

Em qualquer lugar

Na terra ou no mar

Sonetos rimados

Tercetos, redondilhas

Música, canção

O que vale mesmo

É compor com o coração!


Euclides Riquetti

27-10-2023





Café com o autor - Escola de Educação Básica São Cristóvão - Capinzal - SC

 



       Sabe o que é fazer algo que me dá muito prazer? Pois então: Nesta quinta, 26, participei, no início da manhã, de uma programação  programada pelo Clube de Leitores da Escola de Educação Básica Estadual São Cristóvão, de Capinzal, minha terra natal. Foi uma alegria chegar lá bem cedo e rever alguns antigos amigos, Já na chegada, encontrei a professora Vera Lúcia Mantovani, minha colega de antigamente, o Policial Militar Filbert, já aposentado, meu amigo de longa data que, com toda a sua experiência, ajuda a garantir a segurança dos alunos, professores e funcionários daquele educandário.

        Fui recepcionado por duas alunas da diretoria do Clube, Amanda Dalavéquia, e Ana Carolina,ainda  as professoras Regiane Bof e Rose Vilarino, que me apresentaram à Diretora Lilia Gotardo. e à Cimara Demin,  CVom alegria, revi a professora Andreia Scarton De Barba, que foi minha aluninha no Mater Dolorum e colega na Sílvio Santos. A Diretora  Lilia é dinâmica,  muito entusiasmada e detém  grande carisma. Na sala dos professores, conheci uma equipe de jovens mestres  cheios de energia, gente simpática, atenciosa e bonita. Uma escola cheia de sorrisos, gente respeitosa e cordial, e isso inclui os alunos e todos os educadores. 

    O clube tem uma diretoria engajada, e além de Amanda e Ana Carolina, fazem parte dela os alunos Roberta Vitória Maciel, Jasmine Masson Alves, Julya Campos, Maria Eduarda Varela, e Lara Gotardo Inácio, 


       Fiquei emocionado em ouvir um grupo de cinco alunos declamando uma poesia de minha autoria, "O cheiro do vento",  Lara Gotardo Inácio, Entony Miguel de Castro, Gabriela Debus, Isadora Bertoldo, e Isabela Anita Luduwig. 

       Fiz minha parte relatando causos que presenciei em minha vida, começando pelos acontecimentos nas redondezas da escola, em Capinzal, Ouro, Zortéa, falei de fatos importantes de nossa história regional, li alguns poemas, respondi perguntas sobre poesia em si, tudo de uma forma clara e simples.

       O convite para participar veio de longa data, feito inicialmente pela minha querida colega e ex-aluna dos tempos de Zortéa, Rose Vilarino Lira. Foi uma alegria muito grande conversar com todos, abraçar amigos, sentir o clima acolhedor da Escola São Cristóvão. Vale lembrar que a mesma chegou a ser dirigida pela saudosa Anador Schena Lanhi, que nos deixou logo após a sua aposentadoria, infelizmente. Vicente Regalin, que faleceu em acidente veicular, no passado, também foi um dos grande batalhadores para que uma pequena escola multisséries passasse a ter a grandiosidade que tem. 

        Com o aluno Guilherme Lovatel troquei umas ideias sobre a família Lovatel, com as alunas sobre coisas do cotidiano, sobre os locais onde moraram, a    Fries me mostrou dois poemas românticos que ela compôs. Todos os alunos que fazem parte do clube têm potencial para tornarem-se escritores.  

       Após o evento, muitas fotos, muitos sorrisos e um delicioso coquetel com comidas preparadas pelos próprios alunos ou seus familiares. Eita café gostoso!


Euclides Riquetti

27-10-2023


Perdi o luar




Perdi o luar

Na noite em que choveu, perdi o luar
Perdi as estrelas, perdi a estrada
Só não perdi a madrugada
Que ficou para me afagar...

Afagaram-me o miados da gata
Os latidos da fêmea desconsolada
Os  relinchos da zaina domada
Na noite chuvosa e... ingrata!

Afagou-me a mulher sem nome
Que me desejou bons sonhos
Leves, coloridos, rionhos
Que falou-me ao telefone

Mas, sobretudo, afagou-me quem me acariciou
Me abraçou, beijou, amou
E me fez feliz!


Euclides Riquetti

Amor Radical

 


 

Amor Radical


Eu queria que tu arrancasses meu coração
E o colocasses dentro do teu.

E eu ficaria sem vida,
Sem sensibilidade,
Sem sentir saudade...

E tu terias para sempre o meu coração.

No céu, eu viraria um anjo alado
Que ficaria sobrevoando-te
Onde quer que estivesses
Para onde quer que fosses...

Assim, eu sempre estaria por perto
Protegendo-te
Guiando-te...

E continuaria a compor meus versos
Que virariam sonetos românticos.

E continuaria a rezar
A  pedir perdão
A declarar ao mundo que tu és meu grande amor.

E, no dia em que precisasses de minha presença
Apenas me acenaria
E eu viria
Com todo aquele amor que tenho em mim
Que guardo em mim.

E nós continuaríamos  felizes
Tu e eu.

Te amo demais!!!

Euclides Riquetti

Não há tempo que possa apagar

 


 



Não há tempo que possa apagar

Algo que possa ter existido
Algo que se queira lembrar
Não importa quando  tenha acontecido
Mas que até hoje nos faz sonhar...

Não há tempo que apague
Memórias que estão registradas
Como não há luz que não se propague
Pela imensidão das estradas
Quando a saudade nos invade...

Nada há  que possa impedir
Que os corações pulsem eternamente
Enquanto ainda houver um sentir
Ou uma lembrança latente
Que nos resgate um pequeno sorrir...

Nada há que extinga da nossa  mente
Bons momentos que nós vivemos
Que estarão  sempre presentes
Nos sentimentos que ainda temos
Doces, ternos e envolventes...

Euclides Riquetti

quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Traga-me seus braços para me abraçar

 




Ártico, Mar, Oceano, Água, Antártica, Inverno, Neve



Leve pra você todo o meu carinho
Traga-me seus braços para me abraçar
Cante uma canção bem de mansinho
Todo mundo que ouvir você cantar
Sua canção doce, canção de ninar...

Pra você todos os meus novos versos
Por você os meus  cândidos delírios
Bato palmas aos corações dispersos
Mais do que rosas, mais do que lírios
Fico a contemplar  todo o universo
Adoro beijar seus lábios cor de vinho...

Campos de flores brancas e amarelas
Brilho de sol quente em céu cor de anil
Lenços brancos adornam mãos singelas
Olhar que me encanta, olhar bem gentil
Toadas são cantadas no Sul do Brasil.

Fogem das águias as aves pequenas
Planam nos ares as gaivotas brancas
Batem suas asas sobre as matas serenas
Não há nenhuma alma tão bela e franca.
Canta  a canária suas melodias amenas
Voa a garça seu voo na planície santa...

E eu penso em você!


Euclides Riquetti

Abençoai, Senhor, todas as mães

 


 



Abençoai, Senhor, as mães que perderam seus filhos
As que os tiveram nascidos em berços com ouros
As que os tiveram em leitos pobres e  maltrapilhos
Dai a todas elas  uma coroa com louros.

Abençoai, Senhor, todas as mães que choraram
As que os viram partir para ganhar o mundo
As que os viram  partir e que não mais voltaram
Mas levaram a certeza de  seu  amor profundo.

Abençoai-as , Senhor, com suas sagradas dádivas
Todas as mães que velaram em vigília
Abençoai as que derramaram rios de  lágrimas
E que em todos os momentos honraram a  família.

Abnçoai, Senhor, aquelas que tiveram filhos adotados
E que os amaram como seus, incondicionalmente 
Que foram gerados em outros ventres abençoados
Mas que os amaram, sempre, verdadeiramente.

Abençoai, Senhor
Todas as mães do mundo!

Euclides Riquetti