sábado, 7 de setembro de 2013

Lembranças de Sete de Setembro

          Meu imaginário saudosista me leva de volta à infância em Capinzal. Anos: 1961 a 1964 - Os ensaios de marcha lá no Mater Dolorum, pela Rua Carmelo Zóccoli, em direção ao Sul, para os lados da Pagnoncelli & Hachmann, até as imediações da Fundição. Muitos ensaios, não havia professores de Educação Física ainda. As professoras nos orientavam e as freiras comandavam. E havia o José Carlos Souza que não pisava com o pé esquerdo na batida do Bumbo. A Irmã Terezinha ia à loucura, a professora Marilene Lando tentava insistir para que ele aprendesse. Acho que ele fazia de propósito para zoar com elas...

          Desfile pela Rua Felip Schmidt, no Distrito de Ouro, saindo do Posto de Gasolina que se localizava no meio da Rua da Praia, que depois virou Governador Jorge Lacerda. Indo em direção à Ponte Nova. Havia calçamento apenas até defronte à casa do Amélio Dalsasso. Depois, marchávamos no pó (ou no barro): Soldado que se prezava e amava  o Brasil era corajoso, valente,  e com muito garbo e peito firme marchava, sem olhar para os lados, sem piscar os olhos: "A fronte erguida, o olhar brilhante..." - como no Hino a Capinzal!

          Passávamos pela ponte, dobrávamos à direita defronte ao Cine Glória e íamos até o Campo de Futebol. Ali, um palco especialmente feito com tábuas cedidas pelos Hachmann, os alunos ouvindo os discuros. Uma menina magrela, cabelos escuros, saia azul e camisa social branca com uma logomarca à esquerda, na posição do bolso: BP, de Beliário Pena! A jovem Inelvis, filha do Joanin Serena, lia um texto enaltecendo nossa Pátria, pela qual deveríamos morrer se necessário fosse... E, garbosamente, cantávamos o Hino Nacional.

          Os alunos do Belisário Pena com seu uniforme azul e branco. Num daqueles anos fizeram-lhes umas camisas de brim Santista, azul marinho, com aquelas "golas de padres". O Rosito Masson, o Ademar Miqueloto, O Irenito, o Olino Neis, todos  com aquelas camisas bonitas. Nós, do Mater, também no azul e branco. Mas as Normalistas, ah, essas, sim, com aquelas saias bordô e as camisas marfim/beje, encantadoras. Meu pai, único homem em meio a elas, calça social preta e camisa branca... Mas, muito bonito, era o uniforme do Ginásio Padre Anchieta, com calça social preta ou azul marinho (bem escuro), e aquele uniforme paramilitar, com uns babados na frentes, umas franjas, e  quepe igualmente em azul-marinho. Simplesmente espetacular!

          Todos os estudantes eram obrigados a marchar. Nos anos anteriores ao Governo Militar e também durante. O espírito cívico era algo sagrado que havia em nós. Claro que isso não era unanimidade. Mas havia o respeito pela Pátria em cada um de nós. Podíamos não concordar com os governos, mas queríamos o melhor para nosso país... E querer o melhor para o Brasil era querer o melhor para nós mesmos, nossas famílias.

          E os alunos do Ginásio Normal Juçá Barbosa Callado: Calça de Tergal verde e camisa branca. A maioria pessoas já adultas, que viram no ginásio noturno a oportunidade de estudar. Ah, para todos os uniformes, de todos os colégios, sapatos pretos. Em algumas situações, congas brancas, para algumas alas, especificamente.

          Minhas últimas lembranças de desfiles como estudante me remetem ao ano de 1971, quando concluí meu Técnico em Contabilidade pela então Escola Técnica de Comércio Capinzal: calças pretas e camisa social manga longa vermelho royal. A escola não costumava desfilar, mas convidada que foi, não queria recusar e a sugestão do Diretor Professor Antônio Maliska foi aceita: "Se é para aparecer, então vamos aparecer". E fomos com aquela roupa bem chamativa. Orgulhosos!

          E as fanfarras, muito bem ensaiadas, com os bumbos, caixas, taróis, pratos e cornetas. Lembro, com muita saudade. E, quando vejo fotos antigas daqueles tempos, sinto uma inefável saudade... não sei se dos sentimentos cívicos ou... da força de nossa juventude!

Euclides Riquetti
07-09-2013

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

A Canção do vento que sopra

Eu quero que o vento que sopra na tarde faceira
Me traga as lembranças sutis de seu rosto rosado
Espero sentir o prazer de abraçar essa bela campeira
De quem guardo um retrato bonito, porém desbotado.

Eu quero, sonhando, enconstar os meus lábios nos seus lábios vermehos
E acariciar os seus ombros enquanto se mira, se olha no espelho... (Bis)

Eu quero que as folhas  nas plantas ressurjam agora
Setembro está aí, vêm as flores enfeitar a paisagem
E deixar nosso mundo tão belo como foi outrora
Isso podemos, eu posso, sim, posso, não me falta coragem.

Eu quero, sonhando,  encostar os meus lábios nos seus lábios vermelhos
E acariciar os seus ombros enquanto se mira, se olha no espelho...(Bis)

Eu quero poder lhe dizer com palavras sinceras
Que valeu ter voltado a meus braços, trazer seu calor
Pois valeram os anos de aguardo, os anos de espera
Compensados com muito carinho, apego e amor.

Eu quero poder encostar os meus lábios nos seus lábios vermelhos
E acariciar os seus ombros enquanto se mira, se olha no espelho... (Bis)

Euclides Riquetti
06-09-2013

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Eu quero dizer a você (canção)

Traz-me o  sorriso o pensamento que vem
Na noite de inverno aqui do Sul
Vem me encantar com o seu olho azul
Com o belo sorriso que você tem...

E depois da noite vem o novo dia
E a lembrança da hora sonhada, encantada
Na viola dedilho uma linda toada
O meu coração é só alegria...

Eu quero dizer a você: meu amor é sincero
Só quero dizer a você o quanto eu a quero! (Bis)

Eu quero dizer a você um  poema de amor
Que fique no seu coração por onde se for
E quando na noite voltar-me o sorriso bonito
Farei outro  poema dizendo-lhe tudo o que eu sinto...

Eu  quero dizer a você: meu amor é sincero
Só  quero dizer a você o quanto eu a quero! (Bis)

Que venha a mim o seu belo e suave sorriso
Pra animar o meu dia,  é disso que eu tanto preciso
Pra animar o meu dia, é disso que eu tanto preciso!!!...

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Paulo Stuart Wright X José Waldomiro Silva - Dois Grandes Catarinenses


          Estão acontecendo em Florianópolis, na nossa bela Ilha da Magia, eventos que visam a esclarecer e recuperar a história de um joaçabense "desaparecido" há exatos 40 anos: Paulo Stuart Wright, político catarinense nascido em Helval d ´Oeste, em 1933,  quando esta ainda era um Distrito do muncípio de Joaçaba. Filho de um presbítero americano, Lothan Ephrain Wright e de Dona Maggie Belle Müller Wright. Foi militante do Grupo Ação Popular. No dia 04 de setembro de 1973, depois de levado para o Doi-Codi da Capital Paulista,  foi dado como "desaparecido" ou "morto".

          Os cidadãos brasileiros e catarinenses têm informações sobre ele sempre referindo-se como político que foi cassado quando era deputado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina,  por decoro parlamentar. A alegação foi um despautério: Não aceitava usar gravata, e  outras atitudes de pouca significação. Na verdade, era um "rebelde com causa". Com muita causa!

          O rapaz Paulo Stuart Right sempre foi muito bondoso e atencioso com as pessoas. Dizia-me, ontem, o Névio Ziero, aqui em Joaçaba, que quando era menino ia entregar leite na casa do Paulo, ali um pouco acima de onde hoje se situa o Hotel Jaraguá.  Este era uma figura extraordinária, inteligente, estudado e querido pela juventude. Tinha ideais bem definidos. Ela atencioso com os mais simples, os humildes. Um fundador de sindicatos.  Cursou Engenharia na Faculdade de Engenharia da UFRGS e pós-graduou-se nos Estados Unidos.

          Após seus estudos universitários foi para os Estados Unidos e voltou pós-graduado. Antes, já se candidatara a Vereador, não sendo eleito. Aos 27, já de volta do Norte da América para Joaçaba, candidatou-se a Prefeito, concorrendo pelo PTB/PDS. Perdeu por 9 votos, apenas, para o José Waldomiro Silva, da UDN, que já havia sido prefeito e duas vezes deputado estadual.  (E não por 11votos,  como consta em material publicado pelo Brasil Nunca Mais). Foram 4.284 para Silva e 4.275 para Stuart, segundo o próprio, em seu livro de memórias.

           Duas pessoas extraordinárias, o perdedor e o vencedor. Paulo Stuart Wright, desolado com a derrota por tão pouco, foi para Florianópolis, vindo dois anos depois a  eleger-se deputado. Cassado, foi para os Estados Uniudos e depois exilou-se no México. Nos três países onde viveu foi um notável mobilizador social das classes operárias, provavelmente herdando de sua mãe, conhecida aqui por Dona Bela, missionária como seu esposo,  esse espírito de ajudar o próximo.

          José Waldomiro Silva, na maturidade, escreveu o livro: "O Oeste Catarinense - Memórias de um Pioneiro", em que relata sua vida desde os 8 anos, quando a fazenda de seu avô, ali nas proximidades de Zortéa,  foi dizimada e ele foi com seu pai abater gado para vender para os trabalhadores da Estrada de Ferro, em 1910, ano de sua inauguração.  Aos 12, já empunhava uma Winchester 44, quando trabalhava numa farmácia do Farmacêutico Cavalcanti, ali onde há o prédio dos Beviláqua, em Capinzal, para defender-se dos revoltosos do Contestado. Conheci o Sr. Valdomiro em 1982, quando ele visitou o Sr. Ivo Luiz Bazzo, na Prefeitura do Ouro, e me foi por este apresentado.

          Dizia-me, ontem, o amigo Raul Furlan, (com quem convivo desde janeiro de 1989, quando ele assumiu como Prefeito em Joaçaba e eu em Ouro. Dividimos, com os demais, a sua angústia pelo acidente que seu filho tivera, e que somente sobreviveu por ter tido o melhor atendimento médico possível e as mãos de Deus protegendo-o.), que quando da abertura das urnas, restando apenas uma a abrir, a que se localizava no prédio da Prefeitura Municipal, o Stuart estava com uma boa dianteira em relação ao Valdomiro. Furlan era militante do mesmo partido, o PTB, e tinha uma preocupação: Ali, na área central da cidade, moravam os pioneiros, mais conservadores, e a tendência era muito forte em favor da UDN. E isso se confirmou, causando grande decepção ao corajoso Stuart, de  apenas 27 anos, que mudou-se para a Capital Catarinense para, dois anos depois, eleger-se deputado estadual.

          Veja, leitor, dois cidadãos que andaram por caminhos opostos, mas ambos com sua dignidade. Se buscarmos a história de Wright, veremos que nosso Estado perdeu um grande político, com um futuro brilhante pela frente. E a de Silva também é meritória. Ambos têm muita semelhança. Diferenças, apenas ideológicas. Mas, ambos, vencedores! Orgulho de nossa História, de nosso Vale do rio do Peixe, de Santa Catarina!

Euclides Riquetti
04-09-2013 - 40 anos do desaparecimento de
Paulo Stuart Right


Cabelos de tranças

Mulher dos cabelos de tranças
Que já foi menina, que já foi criança
Que já encantou meninos
E deixou lembranças...
Mulher da pele da cor do pinhão
Dos olhos da cor da noite
Que já teve todos sonhos
Do coração...

Mulher dos talentos incontáveis
Das palavras amáveis
Dos gestos irretocáveis...

Mulher das tardes nubladas e das manhãs ensolaradas
Mulher das noites estreladas
Que sonhou nas madrugadas...

Mulher que já foi menina, que já foi criança
Que já encantou meninos
E deixou lembranças...

Mulher: menina, moça, senhora
Hoje avó, criança outrora
Mas sempre mulher!

Mulher de sentimentos profundos
Da voz maviosa
Declamadora talentosa
Que nos sensibiliza:
Amiga, humilde, despreendida:
Amiga Amiga!

Euclides Riquetti
03-09-2013

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

As andorinhas da noite (soneto)

Voam, silenciosas, na noite, as andorinhas
Como a que não querer que as vejamos
Abanam suas asas pequeninhas
Que as sustentam em seus voos calmos e planos.

Voam, silenciosas, sobre os telhados
Sobre os quartos onde dormem as crianças
Vagam  diante das janelas de vidros espelhados
Timidas em seus voares e em suas andanças.

Voam, silenciosas,  as andorinhas singelas
Voam com a delicadeza e a sua sutilidade
Sobre as casas verdes, brancas e amarelas.

E seu voo é como o dos anjos protetetores
Que cuidam dos lares, das praças, e da cidade
Vigiando tudo, nos céus dos esplendores.

Euclides Riquetti
02-09-2013



domingo, 1 de setembro de 2013

Um Norte pro seu Coração

Seu coração precisa
De norteadores seguros
Não pode andar à deriva
Nem em mares escuros.

Um  coração que sempre busca
O mar da tranquilidade
Evita a turbulência brusca
Deseja amor e lealdade.

(Seu coração está longe
De ser um coração cigano
Se  eu chamar ele responde
Está em meu  primeiro plano.)

Dê um norte pro seu coração
Trace-lhe um caminho por onde andar
Não deixe que uma fugaz ilusão
O faça sofrer e chorar...

Euclides Riquetti
01-09-2013