sábado, 30 de setembro de 2017

O seu sorriso, o meu sorriso...

Resultado de imagem para imagens sorriso de mulher atraente


          Tenho muitas amigas, conheço muitas pessoas. Vou a muitos lugares, converso com muita gente. De todos os tipos e comportamentos. Sou muito observador, tiro minhas conclusões sobre elas. Cada ser é um ser, cada pessoa é uma pessoa. Fico imaginando se são felizes, infelizes, se o que aparentam ser é o que realmente são. Não sou psicólogo, nem filósofo. Sou um cidadão comum, que sente, pensa, tem opinião sobre as coisas, escreve.

          Assim, procurei lembrar de pessoas e de como elas sorriem. Algumas, nem as conheço pessoalmente. Mas minha imaginação me permite até criar personagens com características que, se eu tivesse o domínio da arte de desenhar ou pintar, poderia dar-lhes o devido retrato. Então, estou propondo a meus leitores que tentem se enquadrar num dos tipos de sorriso que estou sugerindo. Mas não escolha a primeira opção, simplesmente. Procure ler todas e,  depois,  escolha as três que mais combinam com você. Então, dentre estas, escolha a primeira, aquela que "fecha" com seu perfil de sorrir. É uma atividade que pode empolgar, pois você pode até "classificar", pelos dados apresentados, pessoas que você conhece ou com quem mantém relações de trabalho, amizade, ou mesmo pessoais:

1. angelical: sorriso terno, mas não ingênuo, de moça que tem uma luz oculta na expressão de seus olhos e de seu rosto.

2. felino: sorriso de gata, normalmente nos olhos verdes e azuis, sobrancelhas bem delineadas, cílios
vistosos, jeito de quem está sempre pronta a dar o bote, unhas bem afiadas.

3.sutil: olha com graça, os músculos do rosto se movimentam levemente, há um charminho escondido propositalmente, como se fosse uma criança a sorrir.

4. provocador: o mesmo que provocante, a gatona sabe o que quer, sabe atrair o outro, vem e vai, ora olha, ora finge que não vê, mas quando olha procura chamar a atenção. O seu sorriso se alia a repentinos e estudados movimentos  do corpo.

5. praia-sol: sorrisão aberto, olhos escondidos por um óculos grande, de belo desenho. A condição dos cabelos ajuda a compor o quadro visual e a definir o conceito de mulher poderosa.

6. terno-apaixonado: muito tender, dócil, cordato, sem no entanto ser submisso. Olhares e sorrisos dirigidos somente para o amado.

7. loucamente apaixonado: tipo saia de perto que esse cara é meu, entusiasmado, arrojado, combina com movimentos rápidos do corpo em mulher desenvolta e que sabe defender o que é seu.

8. rebelde: mostra contrariedade se algo lhe é subtraído, quer exclusividade do outro e se vê que há perigo de concorrência mostra as garras e se rebela.

9. lascivo: olhar pecaminoso, sorriso que atrai, quer, deseja ardentemente possuir, não importa onde e quando e nem quais as consequências que podem advir.

10 - pecaminoso: cheio de pecado, convida a pecar ainda mais, esbanja desejo, perfuma o ar do entorno, está disposto a levar o outro à perdição.

11. clear eyes: muito atraente, encanta mesmo sem provocar, na dele, sabe que tem muito poder, mas demonstra ingenuidade e desproteção. Porém, é uma arma que pode tanto fazer feliz quanto destruir.

12. tímido: ligeiramente acanhado, dá a impressão de fragilidade, mas não de fraqueza, parecendo de bebê ingênuo, mas tem alto poder de contaminação de almas e corações.

13. ousado: capaz de arrasar quarteirões, parte para a ofensiva, não está preocupado com as consequências, o que importa é o resultado imediato.

14. debochado: muito dirigido à concorrência, demonstrando que a bela é muito segura de si, não permite que ousem sequer chegar perto do que é seu.

15. dissimulado: o disfarce está sempre presente, há perigo na área, muita culpa no cartório, a mentira é uma arma poderosa e ferina.

16. diabinho: sempre pronta a levar para o inferno, a queimar a alma de alguém, não sem antes tirar proveito do corpo da vítima, é uma tentação que deleita, mas que pode dar dor de cabeça depois.

17. namoradinha apaixonada: características  de estreante nas lidas do coração, alto índice de fidelidade, muito carinho e amor a dar, mas há um longo caminho a percorrer ainda.

18. cínico: reveste-se de intolerância, com olhar de desdém, faz qualquer coisa para mostrar insatisfação com a situação presente, é uma agressora em potencial.

19: abundante: largo sorriso, generoso, encantador, abre espaço para a chegada, mas isso não significa entrega. está mais para simpatia do que para convites...

20. generoso: o sorriso de quem costuma agradecer, de quem dá e recebe, de quem valoriza pequenas coisas, por mais simples que sejam.

21. anjo azul: sorriso de sereia, cheio de mistérios, mas inspira alguma confiança e até ingenuidade, fragilidade e necessidade de proteção.

22. sedutor: reúne muitas qualidades num único sorriso, sensualidade constante, movimentos do corpo que atiçam os olhos e instigam as mentes.


          Bem, agora minha parte está feita. Faça a sua: complete a lista, veja quais deixei de mencionar e escreva em algum lugar onde as pessoas possam ver.

Grande abraço! Sorria, ame, seja feliz sorrindo e recebendo sorrisos em troca dos seus!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Num poema, no brilho do luar

Resultado de imagem para imagens do ceu estrelado com lua

  
Olhe para o universo vasto e estrelado
Contemple a beleza deste nosso céu
Olhe para o teto imenso e enluarado
Que se veste  com este santo véu.

Olhe para a beleza do medalhão prateado
Que compõe o cenário que nos cobre
Olhe todo este mundo santo e encantado
Que nos presenteia com seu retrato nobre.

Olhe, intensamente, para nunca mais esquecer
E marque cada canto de nosso belo espaço
Guarde, carinhosamente, enquanto você viver.

Abra sua janela, busque-me em algum lugar
Receba, com toda a paixão,  meu carinhoso abraço
Que lhe mando num poema, no brilho do luar.

Euclides Riquetti

Aquele céu de final de tarde

Resultado de imagem para fotos por do sol


Aquele céu de final de tarde é encantador
Tão belo como nosso amanhecer colorido
Parece um Deus  no firmamento esculpido
Ou desenhado com pinceladas de amor...

O céu de final de tarde do sábado de inverno
Até parecia ser de o de uma plena  primavera
Parece até aquele poema que eu lhe dissera
Parece  ser a descrição do pensamento eterno...

O céu,  que foi colorido pela mão Divina
Me transporta pela vastidão universal
Até sua alma que me encanta e que me anima.

É o nosso céu, céu de nosso mais belo sonho
Algo que nos aproxima, algo sem igual
É a descrição do amor em seu rosto risonho....

Euclides Riquetti
30-08-2015

quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Com o calor de seu corpo

Resultado de imagem para lábios mordendo cereja


Quero que me aqueça com o seu calor
Que me alegre com suas palavras amáveis
Que me abrace com seus braços adoráveis
Que me ame com volúpia e com ardor.

Quero que me beije com beijos de cereja
Que me afague com a mão suave e  macia
Que me olhe com seus olhos de alegria
Que me diga que me quer e me deseja.

Quero ainda que nunca se esqueça de mim
Que reze por mim nas noites enluaradas
Que me envolva em seus pijamas de cetim.

Que aqueça,  com seu calor,  o corpo meu
Que viaje nas nuvens esbranquiçadas
Porque eu, docemente,  aquecerei o seu!

Euclides Riquetti

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Caso Havan: uma fratura exposta



 Resultado de imagem para imagens havan



Caso Havan: uma fratura exposta!
       O caso envolvendo a paralisação da obra da Havan, em Joaçaba, evidenciou  uma fratura há bastante tempo exposta, que há na Prefeitura Municipal de Joaçaba,  e que precisa de tratamento adequado. Muito mais do que rola na imprensa, rola na boca dos empreendedores uma queixa sem tamanho com relação ao modo como vêm sendo tratados. A falta de bom senso, ou a vagareza na proposição e discussão de leis que venham a desengessar o Plano Diretor da cidade, têm freado, grandemente, o surgimento de empreendimentos.
       É sabido por todos os Contadores estabelecidos com seus escritórios em Joaçaba, que algumas vezes precisam registrar as empresas de seus clientes nas cidades vizinhas, porque nossas leis, excessivamente rígidas e extremamente arcaicas, sem possibilidade de flexibilização, impedem os registros legais. E, leiamos, assim, que há a consequente perda de receitas. Alguém deveria ser responsabilizado por isso.
       Ademais, nas três Conferências da Cidade de que participei, veio à tona que Joaçaba ainda não instituiu seu CONSELHO DA CIDADE, uma imposição da Conferência, nas três esferas públicas. Estão se pautando no Conselho Municipal de Desenvolvimento, que está analisando temas que não são de sua competência, e que cujas decisões podem ser derrubadas, facilmente, na Justiça. Se a administração anterior fechou seus olhos para essa questão, seria de bom alvitre (e necessário!), que a atual veja de resolver isso de imediato. Alías, por falar em Conselho, pergunto: “Onde está nosso Conselho Municipal de Turismo?”.
       Na semana passada, na UNOESC, aconteceu um evento importante, organizado pela AMMOC e o SEBRAE, com palestras de dois gestores públicos notáveis, que dinamizaram a economia e o desenvolvimento de suas cidades: Crissiumal, no Rio Grande do Sul, e Dionísio Cerqueira, em nosso Estado. Imaginei que, lá, fosse encontrar o peso de nossas autoridades joaçabenses, mas que nada! Seria bom que requisitassem os vídeos das duas palestras e reunissem todo o staff municipal para verem, analisarem, e tomarem uma posição proativa em relação a se acordarem para dois setores, principalmente, que foram para trás neste Milênio: Agricultura e Turismo.
       A bronca pública que o empresário Luciano Hang deu, através dos meios de comunicação, na Administração de Joaçaba, é a mesma que muitos empresários e cidadãos queriam dar, mas que ainda não tiveram coragem de fazer isso. Porém, nas ruas e nas redes sociais, a população está mostrando sua indignação. Lembro que assessores bem escolhidos, com notável conhecimento de seus afazeres, causariam menos aborrecimentos. Quando você quer testar a capacidade de seus assessores, dê a cada uma tarefa e aguarde para ver em quanto tempo e com que eficiência a resolvem. Você terá, certamente, uma avaliação da capacidade de cada um. Sobre o caso Havan, poderíamos ter passado sem essa!
Euclides Riquetti – Escritor
Membro da ALB/SC
Resultado de imagem para imagens havan joaçaba

Obra da Havan retomada em Joaçaba - SC

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Quando o céu prateou

Resultado de imagem para fotos super lua cheia


Quando a super lua o céu prateou
Na noite dos enamorados
Quando o seu coração chorou
Por causa dos sonhos frustrados
O condor voou...

Quando você foi à janela espiar
Para ver o colorido do entardecer
E uma paisagem de beleza singular
Prenunciava o enluarado anoitecer
Eu fui sonhar...

Quando a super lua monopolizou
A atenção de toda a gente
Das pessoas a quem encantou
Com seu brilho fulgurante
Uma andorinha voou...

Voou pra levar um recado:
Foi pra dizer que em algum lugar
Vive um poeta inspirado
Que escreve poemas "de amar"
Pra você!

Euclides Riquetti

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Beijo com sabor de vinho

Resultado de imagem para fotos vinho sanber


Quero um beijo com sabor de vinho
Com sabor frutado de madrugada
Um beijo sonhado
Desejado, esperado
Da mulher desejada!

Quero um beijo com muito carinho
Com o seco sabor do cabernet
Um beijo bem roubado de você
Daqueles que a gente rouba
E não consegue esquecer!

Um beijo que liberte os instintos
Que me incite, me energize
De vinhos de todos os matizes
Brancos, bordôs, rosados
De todas as varietais
Para eu não esquecer... jamais!

O seu beijo com sabor infinito
Com o delicioso sabor do Sanber
Que me faz sonhar onde eu ande
De dia, de noite, em todas as horas
Com a deliciosa cor de amora
Um beijo de vinho tinto
Mas que seja seu!

Euclides Riquetti
25-09-2017










Sabor de uva rosada

Resultado de imagem para imagens vinho sanber

Vinhos Sanber - Bituruna - PR - a Terra paranaense 

do Vinho

Beijo com sabor de uva tardia
Na tarde quente e ensolarada
Beijo de verdade, nada de utopia
Beijo com sabor de uva rosada.

Beijo com sabor de uva, beijado
Sabor sorvete gelatto napolitano
Beijo com o frescor, adocicado
Beijo de amor caliente e profano.

Beijo com abraço e carinho
Desde que com sabor de uva
Ou então com sabor de vinho
Mesmo que na noite de chuva.

Beijo com ardor e com abraço
De mergulho, gozo e perdição
Beijo pra aliviar meu cansaço
E volver meu poema em canção.

Mas sempre com sabor uva
Uva de mesa, rosada!

Euclides Riquetti

Flores de Setembro


Resultado de imagem para fotos jardins primavera


Quando as flores de setembro chegarem
Meu pensamento estará junto a ti
Para te dizer tudo o que hoje  senti
Porque as flores de setembro voltaram.

Quando as flores de setembro chegarem
E eu me lembrar de teus olhos que brilham
De teus cabelos sedosos que cintilam
Viverei, de novo, as lembranças que ficaram.

Quando as flores de setembro chegarem
E, com sua harmonia, colorirem todas as praças
Perfumando e enfeitando os jardins com sua graça
Será tempo de me regozijar e de reviver.

E, quando as manhãs e tardes estiverem mais floridas
Ruas, praças e cidades muito mais coloridas
levantarei meus olhos para o céu porque
Estarei, de novo, rezando por você!

Euclides Riquetti

domingo, 24 de setembro de 2017

Vamos passear?



Resultado de imagem para imagens vinícola sanber bituruna pr

Café da manhã colonial no Hotel Grezelle, em Bituruna - PR
Resultado de imagem para fotos vinhos sanber bituruna paraná

Degustar vinhos Sanber, com a enóloga Michele, no seu
Museu Familiar, é um programa indispensável em Bituruna!


Resultado de imagem para fotos faxinal do céu paraná

Jardim Botânico Faxinal do Céu - Pinhão - Paraná






Resultado de imagem para imagens Porto União

Porto União - SC - cidade do Steinhaegger W Doble

Estamos com uma delegação indo para aquelas paragens no dia 30 de setembro e retornando no dia seguinte, com saídas de Capinzal/Ouro/Joaçaba - SC Restam algumas vagas!

Contatos: 49 - 99922188 ou 35224874

Euclides Riquetti



Gotas de cristal

Resultado de imagem para imagem lágrimas rosto mulher


As lágrimas que rolam pelo seu rosto se transformam em pequenos cristais
Que, ao encontrarem as minhas, fundem seu brilho prateado
Enquanto seus lábios róseos, macios e adocicados
Desejam acariciar os meus ainda mais.

As lágrimas que brotam de seu ser carregam  seivas densas de emoções
Que, ao contato com as minhas, ensejam ternos sentimentos
Enquanto reúnem os mais puros e tênues elementos
Que se misturam às mais frágeis emoções.

O cálice do amor recolhe as lágrimas santas, já santificadas
Na realeza de seus olhos de azul mar
Que se tornam esmeraldas brancas e  cristalizadas.

E eu me faço e desfaço em lágrimas de desejos
Deleitando-me em seu choro e seu sonhar
Oferecendo-lhe meus abraços e meus beijos.

Euclides Riquetti