sábado, 7 de julho de 2012

Ousadia




O toque gentil  de tuas mãos em meu rosto
O toque sutil de minhas mãos em teus ombros
O toque melódico de tuas palavras em meus ouvidos
O toque romântico de meu ser em teus sentidos...

O toque delicado de teus braços em meu corpo
O toque suave de minha pele em tua pele alva
O toque perfumado de teu peito em meu peito
O toque dadivoso de meu olhar em teu olhar.
O toque de teus beijos ardorosos em meus lábios
O toque de meus beijos em teus lábios rosados.

O toque sensível do tudo de mim em ti
O toque inimaginável do tudo de ti em mim
A perdição do momento desejado
A perdição no pecado
O amor consumado
Sem fim...

Tu estás em mim e eu estou em ti
Sem nenhum medo:
Apenas paixão, amor segredo!

Desejo de mim por ti, por ti, por ti
Desejo de ti por mim, por mim
Desejo imedível, ousado
Pecado, imersão, pecado!

Euclides Riquetti
07-07-2012

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Love Stories (Minha Índole Romântica)

     Histórias de amor, quem não gosta de ouvi-las? Histórias de todas as eras, buscadas nos livros os vistas nos filmes, sempre me encataram e, acredito firmemente, até o mais rude ( e fingido) dos mortais, tem o seu lado romântico. Por conveniência, (ou por machismo), alguns o escondem, disfarçam, mas isso sempre acaba vindo à percepção das pessoas.

          Ah, quantos livros tu leste, leitor (a), em tua juventude, em que o foco romântico estava presente, em primeiro plano? Quantas revistas compraste ou trocaste, como as "Capricho", "Ilusão", ou "Sétimo Céu"? Depois, adiante, quantas garotas não leram "Sabrina"? E, quantos de nós, não lemos os livros de Camilo Castelo Branco, José de Alencar, ou os apimentados romances de Jorge Amado? Tu vais, certamente, lembrar de dezenas, centenas de outros autores...


          Mas, as histórias que vimos nos filmes, em nossa juventude, jamais esqueceremos. Além daqueles  românticos musicais, normalmente estrelados por jovens atores/cantores italianos, tu lembrarás de outros dois grandes sucessos do cinema: Romeo and Juliet (1968) e Love Story (1970), que viste no Cine Glória, de Capinzal, no Odeon ou no Ópera, de Porto União, no Avenida ou no Vitória, de Joaçaba, ou ainda no Marrocos, de Lages, nas salas de cinema de Curitiba ou Florianópolis.  Que belas histórias de amor esses cinemas nos ofereceram! Esses e outros, que em sua maioria viraram templos, lojas, supermercados ou até hotéis...

          Hoje, porém, quero  indicar-te  um filme muito bonito, para ti que gostas de romance, de paixões arrebatadoras, ou mesmo de tenros  contos românticos: Assisti, há instantes, ao filme do diretor franco-americano Iann Samuell, uma das revelações do gênero, a "My Sassy Girl", que tem tradução em Português como "Ironias do Amor", mas que poderia  ser mais ou menos assim: "minha garota doidinha".

           "Ironias do Amor", de 2008, é mais uma daquelas produções que os americanos fazem para encantar o mundo. Conta a história de Jordan (Elisha Cuthbert - 30-11-1982, canadense), e Charlie (Jesse Bradford - 28-05-1979, norteamericano). Charlie salva Jordan de morrer, atropelada por um  trem de metrô, fazem uma amizade de 33 dias e, depois, pactuam afastar-se por um ano... Depois de um ano e um dia, encontram-se, e vem uma grande surpresa.  Apesar de muito jovens, a bela Elisha e o tímido Jesse, têm uma filmografia que inclui mais de 20 trabalhos cada um entre cinena e TV.

          Entretanto, a história romântica vivida pelos dois, não vou tirar o prazer de que a descubras, tu mesmo (a), no google ou nas locadoras. É de mexer com os corações mais duros,  e de roubar lágrimas de todas as que ao filme  assistirem.

         É, os tempos passam para todos nós. Mas as  coisas bonitas ficam. Alguém, numa poesia que escrever, num romance que editar, num filme que produzir, vai remeter-te ao sensível e profundo mundo do amor, do sentimento, da percepção romântica. Eu, estou nessa há muito, muito tempo...

Euclides Riquetti
02-07-2012


domingo, 1 de julho de 2012

Natureza Colossal

Eu amo as plantas verdes de meu vale
Os belos girassóis, os cândidos cinamomos
Contemplo as águas dos riachos e das sangas
Que vagam entre as pedras rumo ao rio.

Encanto-me com os pássaros que cantam
E as borboletas entre as flores coloridas
Me perco em  ver crianças que sorriem
Com seus rostos inocentes  feitas anjos.

Admiro os jovens belos e sadios
Que buscam ideais de vida pura
A nobreza da alma das pessoas
Os rostos que irradiam muita alegria.

A  natureza  é a vida plena , é colossal.
É a dança harmônica do Universo
Que se move consoante a grande orquestra
Sem rimas, só com notas musicais.


Euclides Riquetti
01-06-2012

Cruzeiros em Canasvieiras?



          Conheço Cansveiras há quase 30 anos. A bela e então pouco poluída praia de Florianópolis tinha, na década de 1980, alguns prédios, casas e pousadas. Alguns restaurantes meio acanhados e poucas  "barracas" perto do mar, onde costumavam batucar um samba, tomar umas caipirinhas, umas cervejinhas. umas "cubra-libres". Reuniam-se, ali, pessoas das mais variadas procedências, já despontando os argentinos como principais frequentadores. Lembro que a família Bonissoni/Goulart tinha residências ali para aluguel, o Ênio e o Ernâni falavam-me sobre isso.

          Adiante, vinham as notícias de que o "Doutor Sócrates" (Corínthians) e seu irmão Iraí (São Paulo), tinham casa perto do mar, construíram uma rampa para levar a lancha até a praia e foram notificados a rtetirá-la por causa dos danos ao Meio Ambiente. Também, falavam muito do metalúrgico Lula da Silva e de Vicentinho, seu sucessor na liderança sindical metalúrgica, Líder da CUT,  que ali compareciam para "recarregar as baterias",  após as greves que lideravam. Um virou Presidente e o outro, Deputado.

          Mas, ao longo dos anos, a bela baía foi sendo ocupada por toda a sorte de gente, a maioria de boa índole, mas também por muitos malandros e "malas". Projetaram para o local um shopping que não deu certo, um Centro de Eventos que levou uma grana alta e que não se consolidou, realizaram corridas de kart com famosos da Fórmula 1, inclusive Michael Schmumacher e Fepipe Massa atuando. Mas aquele Distrito andou mais, mesmo, pela força dos empreendedores privados, que foram construindo seus hotéis, mercados, comércios, farmácias, uns poucos pontos de recreação. Recreação, mesmo, só a praia...  (Vamos omitir-nos de falar dos cães que campeiam por ali!!)

          Em todas as primaveras e verões, observam-se as escunas Piratas deslocando-se para ilhas próximas, para pontos turísticos históricos, levando gente para passar algumas horas em lugares diferentes. ( O que não anima muito é ver que as músicas utilizadas para animação da galera são sempre as mesmas, ano após ano, e até as piadas se repetem. É programa para uma única vez.

          Entre 2007 e 2009, observamos alguns navios fundeados na baía, os barcos trazendo turistas para o trapiche, e estes espalhando-se pela ilha/capital, outros passando algumas horas por ali mesmo, almoçando, gastando uma granona  nas imediações.

          Todo esse intróito de minha prolixidade vem para dizer que li, no DC de ontem, que  poderão ser criandas  novas rotas de cruzeiros para a Ilha, que a italiana MSC poderia estar muito interessada em investir um pouco na melhoria do trapiche (aquele ali, de onde saem as escunas, em Canasvierias), para que os turistas pudessem acessar à praia. Os interessados (brasileiros), falaram em alargar o trapiche, outros argumentaram que isso causaria "demandas ambientais", etc., etc. (A MSC é dona do "Armonia" e do "Musica", entre outros, que foram notícia pela perda das tripulantes, respectivamente  Fabiana dos Santos Pasquarelli, em 17/02/2012, acometida da Ingluenza "B", e Camilla Peixoto Bandeira, em 10/01/2010, estrangulada com um lençol...).

          Ora, leitor (a), é de rir quando se ouve tanto alarde (há mais de 10 anos), sobre a estrutura que precisa ser disponibilizada para que os navios busquem a "mais bela ilha" do Brasil, as maravilhas naturais que nossas mais de 50 praias oferecem.

          Só para mencionar algo, quem já esteve em Ilha Bela ( próximo a Santos), pode ver quão fraca é a estrutura lá disponível, e os navios da MSC, da Concórdia e da Royal Caribean (Splendour of the Seas), estão sempre por lá. E a "bagunça" que é a chegada a Salvador, a espelunca que é o Elevador Lacerda e todas aquelas barracas na parte baixa da Capital Bahiana, entre o ponto de desembarque e a ida para o Pelourinho. E quantos bêbados dormem embaixo das árvores, em Maceió, e que seus equipamentos históricos estão sempre fechados, simplesmente porque não há quem os abra, ou porque estão fazendo alguma reforminha.

          Nós, catarinenses, temos a mania de colocar nossas riquezas naturais e históricas abaixo que que elas representam na realidade. Achamos que somos uns "malpreparados", isso e aquilo. E acabamos pondo-nos numa imagem ruim. E isso é uma pena...

          Mas, voltando à questão dos Cruzeiros, Canasveiras é, sim,  um lugar dos melhores para receber os grandes navios, que podem trasladar os turistas para a praia em suas "tenders". E olha que há, na Ilha, muitos atrativos que os outros estados e cidades não oferecem: Logo ali, perto, Jurerê Internacional e Daniela e os fortes; Praia Brava e Costão do Santinho, no Leste;  Um shopping que (Floripa Shopping", que você chega em 20 minutos. Uma área central com muitos pontos históricos que você chega em meia hora. Uma Lagoa da Conceição, uma São Francisco de Lisboa, uma Joaquina... uma bela ponte histórica... Bah, acho melhor parar. Mas, os invstimentos públicos, são irrisórios perto do volume de dinheiro que os visitrantes deixarão aqui.

          E ainda não podemos esquecer da importânbcia que tem a duplicação da Rodovia que liga o Norte ao Centro, e que já na "Semana dos Uruguaios", em abril último, nos deixou muito contentes por não precisarmos ficar estressados quando a utilizamos. Certamente, este empreendimento, a Rodovia duplicada, foi o melhor que as autoridades fizeram para os turistas e os nativos, na última década. Mérito para o atual Governador, Colombo.

          Então, todos esses diirigentes que gostam de participar de evntos em Buenos Aires, Montrevidéo, Nova York, Roma, e em muitos lugares do mundo, para falar de nosso Turismo, será que não tiraram um tempinho razoável para sentar junto aos proprietários das grandes armadas e mostrar quão é viável, para o Turista, chegar a nossa Ilha da Magia? Quanto ele pode curtir aqui?

          Como diria aquele comentarista da madrgada do SBT, o negócio é ir "direto ao  assunto": Fazemos investimentos que demandam muito dinheiro e deixamos de fazer o "básico". Mas, vamos torcer para que venham o que chegam pelo mar, que não causam muita confusão em nossas pontes!

Euclides Riquetti
01-07-2012