sábado, 30 de julho de 2022

Se ela te pedir uma estrela...

 




Se ela te pedir uma estrela, promete que irás buscar
Se ela te pedir o céu, promete que ela o terá
Se ela precisar de um ombro para chorar
Encosta-te nela e deixa que chore...
Mas jamais deixa de dar-lhe a atenção que ela espera  e merece.

Depois, dize-lhe que as estrelas estão no brilho dos olhos dela
Que o céu ela já o tem no seu coração
E que teu ombro sempre estará, como sempre esteve
Ali pronto para ampará-la em todos os momentos
E que é por isso mesmo que o amor sempre se renova e sempre permanece.

Se ela te pedir balinhas de açúcar, dá-lhe o doce do teu beijo
Se ela te pedir que lhe recite um poema e tu não sabes, afaga-lhe o rosto com a mão
Se ela estiver esperando um presente no dia dos namorados, dá-lhe, mais uma vez,  teu coração
E faze com que ela se sinta uma princesa, amada, querida e respeitada
Como se fora, e é, a coisa mais importante de tua vida!


Euclides Riquetti

Deixe-se levar ... pelo pensamento!

 



Segure-se no céu azul, agarre-se no firmamento
Deixe-se levar pelo pensamento
Deixe seu corpo levar-se, transportar-se
Pelas ondas do ar, pelas asas do vento...

Jogue um pedaço dessa imensidão azul para colorir o mar
Jogue os raios do sol para azular a água
Jogue a morenice de sua pele para colorir a areia
Use o calor de minhas mãos para enxugar suas lágrimas...

Escute a música  que vem de meu coração
Sinta o sabor dos beijos que eu lhe dei um dia
Transforme meus versos numa bela canção
Seja os acordes de minha melodia.

E então, pouse como a gaivota sobre a areia quente
Mergulhe seus pés nas vagas turbulentas
E ouça  o poema que eu lhe disse num repente
Inspirado em almas brancas, mas  vorazes e sedentas.

Euclides Riquetti

Homenagem a Aníbal Bess Formighieri - reedição

        


                                                                            Aníbal e a esposa Vitória

       As famílias Bess Formighieri e Brancher tiveram uma inestimável perda nesta semana.  Trata-se de Aníbal Bess Formighieri, nosso compadre, marido da Vitória Leda Brancher (Formighieri), pai do Dudu e do Cacau. Na comunidade de Duas Pontes, hoje município de Zortéa, era conhecido como "Doutor Aníbal", diretor administrativo da Zortéa Brancher S/A-Compensados e Esquadrias.  A esposa, Vitória, era Diretora da Escola Básica Major Cipriano Rodrigues Almeida, onde trabalhei de 1977 a 1980, por três anos. Aníbal e Vitória são padrinhos de uma de nossas filhas, a Caroline. 

       Meu primeiro contato com ele se deu por telefone. Eu travalhava na empresa Álvaro Mallon e Filhos, concessionária de Mercedes-Benz em União da Vitória, sendo o responsável pela sua filial. Foi uma sequência de telefonemas que durou mais de uma semana.. Senti firmeza nele, nas propostas que me fez, e "pedi a conta" na empresa onde trabalhei por cinco anos, tendo feito uma carreira muito produtiva e positiva. 

      E, em fevereiro de 1977, eu já estava com a mudança em Zortéa, com o fito de lecionar Inglês e Língua Nacional (Português), na escola local. Mas tudo isso não foi por acaso! Alguns meses antes, em uma de minhas visitas aos famíliares, em Ouro, fui à Auto Elite, em Capinzal, onde trabalhava meu irmão Hiroito (Piro), e lá revi minha colega de aulas, a Erondina Moro, que me apresentou à Vitória, a qual havia ido fazer a revisão de sua Variant cor marrom.Conversamos, nos entendemos, e ela me convidou a voltar para minha região de origem, para trabalhar na escola que dirigia. Eu tinha o desejo de voltar, mas o que contou mesmo foi a insistência da família, através do Aníbal. 

      Chegamos e a casa onde iríamos morar não estava desocupada. Então descarregamos a mudança na escola e, depois, nos deslocamos a uma casa. Logo adiante, para uma outra bem melhor, grande e confortável, localizada ao lado da de Aníbal e Vitória. Eu tinha 24 anos e a Miriam 18.   Éramos um casal jovem e cheio de sonhos. Foi bom porque ali, em 05 de maio de 1979, tivemos nossas filhas gêmeas, Michele e Caroline. 

       Nossa integração com a comunidade foi rápida e criamos amizade, primeiro com os "patrões" e depois com os colegas professores, alunos, comunidade, colegas de trabalho na empresa onde eu atuava no Departamento Financeiro, como auxiliar, no período da tarde. Na escola, pela manhã e noite, lecionava Inglês, Língua Nacional, Educação Física e PPT, a Preparação para o Trabalho. Integramo-nos na área social e religiosa, jogando futebol no Grêmio Esportivo Lírio, e na Capela de Santa Catarina, onde batizamos nossas filhas, fui celebrante de culto e secretário da sua diretoria.

       Posso asseverar, com toda a segurança, que o Aníbal foi o maior benfeitor da história social e religiosa de Zortéa. Empenhava-se, firmemente,  na construção de melhorias tanto na escola, quanto na capela e no clube, o Grêmio Lírio. Houve uma época, anda antes de conhecê-lo, que trouxe quatro jogadores de futsal de excelência, de Passo Fundo,  para atuar pelo Lírio no Campeonato de Verão do Ginásio André Colombo, em Ouro, sagrando-se campeão. O time titular era completado pelo Pedro Raimundo Hilguert, o Camomila, de saudosa memória. 

       Uma vez, fomos com ele até Treze Tílias e encomendamos uma escultura de Jesus Crucificado, junto ao escultor Godofredo Thaler. Cedemos o cedro e a obra ficou perfeita, destinando-se à Capela de Santa Catarina,

       Quando da vinda dos padres missionários, em 1978, tivemos forte ligação com os mesmos, sendo que foram alojados, a pedido deles mesmos, na parte da sacristia da capela. Faziam as refeições na casa de  Aníbal e Vitória, e algumas na nossa e na de Pedro Domiungos de Paoli. O Padre Mantovani, chamado de Padre Gringo, tinha muito jeito para liderar grupos e fez grande amizade conosco e com a comunidade. 

       No início da década de 1980, a família Brancher/Bess Formighieri mudou-se para Campo Grande, no Mato Grosso. Depois disso, pouco contato com eles nós tivenos. Uma vez, em Ouro, recebemos a visita de Aníbal, que esteve em nossa casa. Depois, quando do falecimento do pai da Vitória, Guilherme Brancher, nos encontramos na Igreja Matriz São Paulo Apóstolo, de Capinzal. 

       Tenhos ótima e saudosas memórias de Aníbal, Vitória, e das crianças. Uma amizade muito sincera e verdadeira. Muito nos ajudaram quando chegamos e quando saímos de Zortéa. Nosso reconhecimento e agradecimento pelo que fizeram por nós em nossa juventude, quando tínhamos muita energia, vitalidade, mas pouca experiência. Com a Vitória me animei a escrever, pois ela me incentivava a isso, e hoje posso dizer que a "criatividade" que despertamos em nossos alunos, através das obras de Samir Curi Meserani, consigo escrever infinitamente. Com a ousadia para o empreender, herdada de Aníbal, consegui realizar meus empreendimentos sociais, políticos e literários. 

       Muito haveria a dizer. Tenho certeza de que, tão triste como é o meu lamento, é o de todos os que o conheceram nos saudosos tempos de Zortéa. Deus saberá retribuir-lhe, lá em cima, por tudo o que fez de bom em Zortéa e pelos lugares por onde passou. Uma alma divina, um coração grandioso, tudo numa pessoa fenomenal, em que se configura um esposo e pai amoroso, respeitador e respeitável.

       Com um fraterno abraço em todos

Euclides Riquetti e família

17-06-2022

Convenções, democracia, trairagem.




       Nunca se falou tanto em democracia, aqui no Brasil, como na presente década. Toda a cena montada por Jair Bolsonaro e seus seguidores, em confrontos com o Judiciário, e todo o ativismo judicial, toda a especulação e a fofoca levam as pessoas a justificar o que falam e o que escrevem como efeitos da democracia ou defesa da mesma. Uma chatice, uma perda de tempo, o mundo atual não comporta nenhuma decisão que não seja a das urnas. Até o morde-e-assopra do Presidente da República e o do TSE tornaram-se uma chatice insuportável. Quem quer se eleger precisa de votos e pronto!

       Problemas muito sérios como violência, por exemplo, são pouco debatidos. Os crimes são noticiados, ficam no contexto polícia e imprensa, vêm as críticas, mas pouco se vê em termos de iniciativas para a redução da criminalidade. E crianças, mulheres e idosos continuam sendo vitimadas pelos que se acham machões, por enciumados e por aqueles que querem dinheiro para comprar coisas ilícitas. Gente indefesa sendo massacrada e perdendo a vida!

       Enquanto isso, vamos observando a realização de convenções tanto em nível de estados como de Federação. E a trairagem tem acontecido tanto lá como cá. Cada um conforme seus interesses. Aqui em Santa Catarina, a convenção do MDB teve duas alas defendendo suas posições, confrontando-se, uma querendo indicar o candidato a vice-governador e um a senador, numa composição com o Governador Carlos Moisés, que busca sua reeleição. Outra, apoiando o ex-prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, que desejava ser candidato a Governador. Até renunciou ao cargo de prefeito, acreditando que o MDB o lançaria a candidato. Por outro Lado, Udo Döhler, es-prefeito de Joinville por dois mandatos, colocou-se à disposição para candidato a Vice na chapa do Governador Carlos Moisés. E a decisão da maioria dos convencionais foi por aliar-se ao Governador. Sem dúvida nenhuma, pela capilaridade do MDB, maior partido de Santa Catarina, a composição foi muito forte. Döhler tem grande liderança na região de Joinville, sua cidade é o maior colégio eleitoral catarinense e provavelmente o candidato a vice mais forte nas eleições neste ano.

 

      Porém, restarão cavacos lascados das suas lenhas. Lunelli ficou muito contrariado com seu partido. Foi incentivado a candidatar-se, deixou a prefeitura de um dos mais importantes municípios catarinenses com um terço de cumprimento de mandato e foi sacaneado pelo próprio partido. E lembre-se, leitor, de que a suplente do Senador Jorginho Melo, Ivete da Silveira, viúva de LHS, se Jorginho foi eleito Governador, assume a vaga dele no Senado, efetivando-se como Senadora da República. Conversei com alguns políticos meus amigos e eles têm o mesmo pensamento que eu tenho: Vai ter muita infidelidade partidária na parada! Considere-se que quando um partido forte tem candidato a governador ou presidente, da mesma forma que acontece quando da escolha de prefeitos, ele carrega junto muitos parlamentares. É só observar quantos se elegeram por conta da onda Bolsonaro.

       Mas isso é pouco perante o que tem acontecido em Brasília, onde Simone Tebet busca ter seu nome aprovado na convenção nacional do MDB para disputar a Presidência da República. O senador Renan Calheiros, que os brasileiros bem conhecem pelos seus malfeitos em sua carreira política, passou a trabalhar contra a candidatura da mesma, para que o Partido (partido com sinônimo de rachado), possa apoiar o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, que tem na chapa, como vice, o ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, que deixou o PSDB e filiou-se ao PSB. Os antes aliados na CPI da Covid, agora se confrontam por causas de seus interesses. Ela está no papel dela, deve subir nas pesquisas porque se comunica muito bem. Mesmo que não se eleja, vai ter seu nome nacionalizado e ainda fica mais 4 anos lá no Senado, com mais força do que tem hoje.

       Economia dando sinais de recuperação – Há indicativos de que está ocorrendo uma leve retomada do crescimento e a recuperação do nível de empregos. A limitação do ICMS dos combustíveis e da energia e o aumento da oferta de alguns produtos ocasionaram baixa ou estabilidade dos seus preços. Apenas produtos em entressafra, como é o caso do leite, estão caros, mas com uma perspectiva de baixa a partir da chegada da Primavera, quando as pastagens voltam a cobrir de verde os nossos campos. O petróleo Brent, para entrega futura, ficou com seus preços por barril um pouco abaixo da média do mês em curso, em cerca de US$ 99.00 por barril. A chegada do Inverno na Ucrânia e na Rússia enseja a desaceleração da guerra entre aqueles países e isso melhorará um pouco a oferta do produto no mercado.

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

 

Sentimentos

 



Trabalho com sentimentos
Eles são o formão de meu ofício
Com eles componho poemas aos centos
Nas madrugadas, nas noites, em todos os momentos
Sem nenhum sacrifício...

Moldar versos é minha ocupação
Para chamar tua atenção, atrair teu olhar
Combiná-los em estrofes,  minha paixão
No meu quarto, na rua, ou na beira do mar
Dou-lhes vida, luz, emoção!

Espalho-os pelo mundo como o vento
Espalha os perfumes da primavera
Levando minha alegria ou meu lamento
Propago-os no espaço e no tempo
Tão longo quanto os anos de espera...

Os sentimentos são minha matéria
Os meus, os teus, os nossos
E fazer com que ganhem artérias
Corpo, alma, coração
Com leveza e com paixão
É tudo o que eu posso...

Os sentimentos nasceram para meus encantos
Para provocar a alegria
Para nos lembrar da nostalgia
Para fazer brotarem as lágrimas nos prantos...

Sentimentos, ah, sim, sentimentos na paixão exacerbada
Que me brotaram no entardecer
E me acordaram  na madrugada
Para compor-te este poema
E te oferecer!

Euclides Riquetti

Para te encantar




No dia do inventor
Tentei inventar
Algo fascinante
Uma coisa muito marcante
Para te encantar!

No dia do professor
Tentei te ensinar
Uma forma mirabolante
Uma maneira deslumbrante
De me conquistar.

No dia do escritor
Tentei escrever
Um poema apaixonado
Algo muito inspirado
Que te possa envolver.

No dia do pintor
Consegui retratar
Numa tela de tecido
Teu corpo esculpido
Na beira do mar!

Euclides Riquetti

Sonhos prateados




 Quando você estiver desolada, sentindo-se diminuída de vez
Quando você estiver injuriada porque não lhe deram o devido valor
Recusaram seu coração, rejeitaram seu infinito amor
Pense que há, em algum lugar,  quem ainda esteja rezando por você.

Quando você estiver sem entender o porquê de algumas coisas acontecerem
Quando você estiver desesperançada porque seus projetos pessoais foram frustrados
Olhe para trás e veja que em muitos deles você teve bons resultados
Veja que nem tudo é ouro, mas você pode ainda ter seus sonhos realizados.

Quando você julgar que não tem mais um ombro para se amparar
Quando você estiver com o ânimo abalado, porque julga que tudo está perdido
Imagine quão grande é o mundo e que alguém ainda espera por seu sorriso
E que moveria montanhas apenas para seus lábios beijar.

Então, cuide bem de seus sonhos prateados
Eles ainda a levarão a algum lugar
E você poderá ver, com seus olhos encantados
Que valeu-lhe  a pena me  esperar!

Euclides Riquetti

Sorria, sorria!

 



Sorria, sorria com seu sorriso de menina-moça
Com vestidinho de chita, com sandálias brancas
Sorria com o rosto desenhado da boneca de louça
O sorriso de menina-moça-mulher que encanta!

Sorria, desde o amanhecer do dia mais ensolarado
Sorria em todas as horas e em todos os lugares
Sorria ao fim do dia, mesmo tendo sido atribulado
Sorria contemplando a lua, pensando nos mares!

Permita-se sorrir com seu rosto e com seu corpo
Com seus movimentos cândidos, leves, sensuais
Faça  nascerem flores no caminho pedregoso e torto.

O sorriso natural é uma dádiva santa, dádiva divina
Vem de dentro de você, como os instintos naturais
É aquele que nos acalma, nos motiva e nos anima!

Euclides Riquetti

Cuida de ti, mulher

 




Cuida, severamente, de todas as tuas emoções
Não te deixes levar por impulsos incontroláveis
Cuida, para não sofreres as fortes desilusões
Nem te deixes abalar por revezes infindáveis.

Cuida  das dores intermitentes de teu coração
Não te deixes maltratar por quem não te quer
Cuida, para que teus pés não percam o teu chão
Nem te deixes intimidar em tua condição de mulher.

Cuida, sim, de teus bens mais caros e  preciosos
Cuida de tua alma e de teu coração ferido
Cuida como o  fazes com teus seios formosos.

Cuida como cuidas de teus cabelos ondulados
Cuida como cuidas de teu corpo esculpido
Cuida como cuidas de teus olhos amendoados!

Euclides Riquetti

O Primeiro Assalto ao Trem Pagador (reedição)







                 O amigo Tchê Mendes protagonista do filme, que tem                           Almir Sater no elenco.

          A História Catarinense traz, em seus registros, um fato que muito marcou nosso Vale do Rio do Peixe, há 104 anos, um antes da inauguração da Estrada de Ferro que serpenteia nosso Vale,  e que ligou Porto União a Marcelino Ramos: O Assalto ao Trem Pagador, em Pinheiro Preto, na época em que o território daquele município ainda pertencia a Campos Novos. Foi na época em que estavam construindo o túnel para a linha férrea.

          José Valdomiro Silva, que nasceu em 1902, na Fazenda Umbu, município de Campos Novos, autor de "O Oeste Catarinense - Memórias de um Pioneiro", editado em 1984, viveu sua infância entre o intrior de Campos novos,  Piratuba e Capinzal e  era um menino muito antenado já naquele tempo. Em 1908  ele já ajudava seu pai no abate e venda de carne para os que trabalhavam na construção da ferrovia.

          Na infância empunhou fuzil ali no Centro de Capinzal para ajudar na defesa da cidade, sujeita a ataques de revoltosos da Guerra do Contestado.  Conheci-o em 1982, quando eu era Secretário da Admnistração do Prefeito Ivo Luiz Bazo, em Ouro. Eles eram amigos e Silva o visitou. Fomos apresentados. Eu era bastante jovem ainda e pouco valor dava à História. A maturidade levou-me a mudar meus conceitos e meus interesses por História, principalmente do Vale do Rio do Peixe e os conflitos que precederam e sucederam a Guerra do Contestado.

         Escutei do Seu Ivo que este era um homem de grande conhecimento e muito honesto. Do tempo em que os políticos eram muito idealistas. Prefeitos tinham ajudas de custo e vereadores não tinham ordenados. Agora...

          Na página 16 de seu livro, ele traz uma menção interessante: "Por aquela época, já quase nos fins dos trabalhos  da construção, eram empreiteiros de um trecho os Srs. Manoel Fabrício Vieira e Zeca Vaccariano, cujo nome verdadeiro não me recordo. Homens valentes e com fama de caudilhos. Em certo dia, a pretesto de cobrarem contas da Cia. que lhes devia, reuniram seus operários e, entre Videira e Rio das Antas colocaram pedras e outros obstáculos sobre os trilhos que obrigaram o trem pagador a parar, quando assaltaram e roubaram todo o dinheiro que se destinava ao pagamento do pessoal que trabalhava na linha até o Rio Uruguai".

          Diversos historiadores se referem a esse fato que muito chamou a atenção dos meios noticiosos naquela época bo Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Zeca Vaccariano, de nome José Antônio de Oliveira, ex-combatente da Revolução Federalista, empreiteiro, precisava de seus haveres para pagar seus empregados. Não recebendo, assaltou o Trem Pagador. Apanhou o dinheiro que vinha em envelopes destinados nominalmente aos empregados da Rede. Fugiu para o Rio Grande do Sul.

          Herói ou vilão, vamos poder conhecer melhor essa história já no dia 28 de fevereiro, aqui em Joaçaba, quando o filme será exibido aqui no Teatro Alfredo Sigwald. O papel de protagonista do filme, que estreou  nesta quarta, 20, em Pinheiro Preto, será o Tchê Mendes, locutor de rádio e cantor, agora também vereador em Concórdia, desde 1º de janeiro.

          Não falo com o Tchê há  bastante tempo. Entrevistava-me quando ainda  era repórter em Capinzal, na Rádio Barriga Verde. Não sei qual é a formação acadêmica dele, mas fala com muita propriedade. Ouço-o aos domingos pela manhã, aqui na Rádio Catarinense, de Joaçaba. Trabalha também em Concórdia e no Rio Grande do Sul. Imagino que se eu estudasse comunicações meu TCC o teria como tema. Seu linguajar é muito singular. É um verdadeiro artista. 

          Tchê Mendes expressa-se como  gaúcho nativista, fala meio acaipirado, filosofa, defende muitíssimo a ética. Fala com convicção e tem uma grande audiência. É acompanhado por brasileiros que residem no exterior e por conterrâneos  que se espalham pelo território brasileiro. Acho que o cabeludo magrão é o cara certo para interpretar o Vaccariano. Tem um excelente nível cultural.

          Meu amigo Jaime Teles, âncora da Rádio Líder do Vale, de Herval D ´Oeste, que também é compositor, cantor,  declamador e incentivador de novos talentos, uma vez, dizia-me que "o Tchê Mendes por si só já é um artista, uma grande atração aonde vai". Concordo com ele.

          O filme ainda traz a participação do amigo João Paulo Dantas, jornalista e  produtor cultural que nos deixou a exato um mês, aos 60 anos. Dantas viveu o papel de Felip Schmidt, governador catarinense época e  Gabriel Sater, cantor e compositor é quem faz o papel de Carlos Gaerthner, um esciturário. Gabriel é filho de Almir Sater, que esteve aqui em Treze Tílias quando filmaram a novela da extinta TV manchete, "A História de Ana Raio e Zé Trovão", dirigida por Jaime Monjardim.  Almir Sater contracenava com Ingra Liberatto.

          Dois outros assaltos a trens pagadores  sucederam o primeiro: O Assalto ao Trem Pagador da  Central do Brasil, em 1960,  e o outro na Escócia, protagonizado  por Ronald Biggs. Mas a repercução, na época, proporcionalmente, do assalto ocorrido em Pinheiro  Preto, foi maior do que a desses.

          Vamos torcer para que o filme possa ter sucesso!

Euclides Riquetti
21-02-2013

Chima com carinho de poeta

 


 




Resultado de imagem para fotos mulher tomando chimarrão na cama



Tome meu chima com carinho de poeta
Segure a cuia com seus dedos delicados
Enfeite-a com as unhas da cor predileta
Sorva-o com seus lábios caramelados.

Tome meu chimarrão com erva  nativa
Água quente, límpida, ali mergulhada...
Na cuia por suas mãos já tanto curtida
Desce pela garganta morna e embalada.

Tome nosso chimarrão quente e amargo
Na bomba de mate com liga de alpaca
Nativa bebida nos campos de meu pago.

Tome nosso chima pensando em mim
Num poeta postado às luzes da ribalta
O amor que vale tem começo e não fim.

Euclides Riquetti

Uma carícia em seus ombros

 


 


Resultado de imagem para foto mulher de costas


Uma carícia em seus ombros
Quem sabe um beijinho delicado
Um abraço leve ou apertado
Um doce agrado, um combo.

Um apalpar na sua pele morena
Gostosa,  suave, cheirosa
Um mordidinha deliciosa
Minha mão em suas melenas.

Um olhar um tanto acanhado
Um sorriso bem matreiro
O seu jeito simples, brejeiro
O desejo de estar ao seu lado.

Então você, bela belíssima
Apenas você, ou nós dois
Agora, antes ou depois
Sempre você e minha cobiça!

Euclides Riquetti

O perfume que vem de ti

 


 


As mulheres clássicas preferem os aromas florais



O perfume que vem de ti
É mais envolvente que os demais.
Talvez venha de essências florais
Talvez do modo como sorris.

O perfume com que me atrais
Que teu corpo produz e exala
Nunca  aos outros se iguala
Nunca senti antes, jamais.

O perfume em ti impregnado
É o aroma que a ti me impele
Que atrai o corpo, que atrai a pele.
Que chama para estar a teu lado.


Teu perfume é terno e singular
É algo simplesmente angelical
Não há outro contagiante igual
Vem de teu corpo para perfumar.

Euclides Riquetti

Amar, apenas amar!


 



Amar de todas as formas, de todas as maneiras
Amar com o coração, com os olhos, com as mãos
Amar com volúpia, ardor, e com a alma faceira
Amar, apenas amar, viver o amor, com muita paixão.

Viver o amor com toda a intensidade
Despertar sentimentos até já extintos
Descobrir alguém com muita afinidade
Atiçar, ainda,  os mais fortes instintos.

Amar sem limites e sem fronteiras
Amar os seres que nos querem bem
Amar a quem queremos  e que também nos queira.

Amar é poder dar respostas a quem nos espera 
É poder dar esperanças e esperar também
É seivar as  flores  em cada primavera.


Euclides Riquetti

Quando meus sonhos estiverem maduros

 


 



Resultado de imagem para imagens rosas champagne


Quando meus sonhos já estiverem maduros
Então eu tiver escrito alguns poemas de amor
Com os versos simples, românticos e puros
Talvez desenhados nas pétalas daquela flor...

Uma  rosa champagne de perfume adocicado
Me atrairá em meio às brancas e vermelhas
Revolvendo-me às lembranças do passado
Devolvendo-me o amor caído em centelhas.

Quando as andorinhas voltarem a sobrevoar
Aquelas plantas imponentes e majestosas
Os canários orquestrarão um terno cantar.

E quando eu tiver navegado para te encontrar
Numa nova manhã ensolarada e esplendorosa
Beijarei teu sorriso fascinante na beira do mar!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 29 de julho de 2022

Blog do Riquetti - 5 milhões de páginas visualizadas

 


      Meu blog atingiu hoje, logo ao amanhecer, a marca de 5 milhões de visualizações de páginas. Aquilo que me parecia inimaginável, hoje é uma realidade! Leitores em todos os continentes, de todos os credos, de todas as classes econômicas e sociais, e de todas as raças! 

      Quando a filha Michele me aconselhou a ter um blog para postar meus escritos, fiquei em dúvida se isso seria bom ou não para mim. Ela observou que eu publicava comentários em alguns sites regionais e que, como eu era prolixo em minhas postagens, eu precisava de ter um espaço onde eu pudesse, livremente, expressar-me. Então, com o apoio da esposa, dos filhos e demais familiares, e posteriormente de meus colegas e amigos, abracei a causa literária, que me anima, conforta e realiza. 

      Acabei embarcando na ideia, a Michele escolheu o formato, o lay-out, e eu gostei. Comecei colocando os poemas que eu tinha guardados numa caixa de papelão, daquelas em que são embalados sapatos. Alguns escritos depositados numa caixa de camisa, outros em pastas, e assim por diante. Mas, ao começar a utilizar o teclado de um PC e, na sequência pelo menos uns cinco notebooks já demolidos, acabei chegando num número de poemas, crônicas e artigos que nem é mais possível quantificar.

       As pessoas me perguntam sobre de onde vem minha inspiração. E eu respondo: "Apenas preciso de uma ideia. E, a partir dela, ccompor um poema". Claro que minha imaginação se despreende de meu cérebro e vai andar por aí, trilhando o caminho dos sonhos, da ilusão, do romântico, do natural, do universal, numa fuga involuntária do concreto. Escrever uma crônica ou poema é um ato de mecânica, imaginação e movimento criativo. Trabalha a mente e trabalham os dedos que digitam as letras, as sílabas, as frases, os textos, os versos e os meus poemas. 

       Compor, para mim, é um jogo rápido! Quando inicio algo, tenho que buscar um caminho com poucos cercados. Já tenho que ir exercitando algumas habilidades como as que tem o trovador. Se jogo uma palavra, eu que gosto de rimas, sou viciado nelas, já tenho que ir pensando na subsequência. Existem campos fechados e campos abertos, restritos ou universais. 

       Aí me vêm os ensinamentos de Francisco Filipak, Geraldo Feltrin, Abílio Heiss, Fahena Porto Horbatiuk, Nivaldo de Oliveira, Francisco Boni, Nelson Sicuro  e outros, que me guiaram pelos quadros e carteiras da FAFI, em União da Vitória. E muitas horas de estudos, de incentivo aos meus alunos da Escola Major Cipriano, de Zortéa; da CNEC e Mater Dolorum, de Capinzal; e da Sílvio Santos, em Ouro. E o desafio de lecionar Português e Literatura no Científico do Cid Gonzaga, em Porto União, em plena juventude.

       Escrever é um ato literário, solidário, histórico, social. E, como dizia o professor Chico Filipak, "A literatura é a a criação do belo através da palavra". 


God bless all of you!

Euclides Riquetti

Visite o www.blogdoriquetti.blogspot.com

29-07-2022



Com teu inefável esplendor




 Esperava que voltasses com o vento, mas não voltaste

Que me trouxesses teu sorriso de volta com alegria

Não foram verdadeiras tuas promessas, em sua maioria

E eu que acreditei em tudo o que me tu me falaste...


Esperava que chegasses com o teu inefável esplendor 

E eu a estaria aguardando como todo o amor que tenho

Tu sabes para onde eu vou e de quais lugares eu venho

Mas que eu te trago sempre em mim o verdadeiro amor.


Esperava que me dissesses palavras doces e melodiosas

E eu estaria ouvindo cada frase que trazida por tua voz

Ternas, cândidas, polidas, e discretamente harmoniosas.


Mas o que eu queria não aconteceu como eu imaginei

Em vez de receber teus afagos, só um sentimento algoz

Nada de setas do cupido, nada daquilo com que sonhei!


Euclides Riquetti

29-07-2022






Quando o coração manda meus olhos te procurarem

 


 





Quando meu coração manda meus olhos te procurarem
Nas ruelas ou vielas de alguma cidade
E eles se alam para te buscarem
É porque ele já sente saudade...

Quando meus olhos saem para te ver em algum lugar
E se vão seguindo apenas alguns rastros
De perfumes que exalas para que eu os possa cheirar
Apenas sigo os brilhos que emanam os astros.

Quando meu corpo encontra o teu e o deseja abraçar
Para te dar os afagos e carinhos de que precisas
E minha canção encontra a tua alma que vem pelo ar
Os anjos abençoam nosso dia e nossas vidas..

Então eu faço uma oração para que continuem nos abençoando
Em todos os dias e em todos os lugares
Porque meus olhos sabem que precisam continuar sempre te procurando
Onde houver desertos, florestas ou mares.

Porque precisam levar-te meu recado:
"Eu te amo!"

Apenas isso... bem assim!

Euclides Riquetti

O vento sutil que afaga o rosto


 


Resultado de imagem para imagens homem ao vento



Afaga-me o rosto o vento sutil
Acaricia-me com a maciez de suas mãos delicadas
Beija-me com os aromas das flores encantadas
A suavidade da manhã primaveril
E vem nutrir de amor minha alma esperançada.

Inunda-me de desejo o pensamento que devaneia
E que me leva até a fonte que me inspira
Sob os acordes da sedutora lira
Que a harmonia pelos ares  e espaços semeia
Atiça o fervor de um coração que  delira.

Doce musa que provoca o acanhado poeta
Que lhe desperta os sentimentos  já esquecidos
Que remete aos momentos eternecidos
E agiganta os instintos na hora mais incerta
Vem, vem  animar os meus instintos adormecidos
Vem!!!

Euclides Riquetti

Novos alentos


 



Trouxe-me o vento na morna noite novos alentos
A doce paz que meu coração há tanto procurava
Na verdade, eles amainaram meus sentimentos
Trouxeram conforto a uma alma que os buscava.

E os alentos que me revigoraram e me devolveram
Aquela energia que por dias havia desaparecido
Foram os bálsamos que de novo me fortaleceram
E me transportam a ti para novos sonhos revividos.

E, com eles, voltaram-me as esperanças ausentes
Que estavam navegando em estranhos universos
E me inspiraram a cantos românticos e repentes.

Ah, suaves alentos inebriantes que nesse novo dia
Me repõem toda a inspiração para meus versos
Obrigado por tanta  paz e pela renovada alegria!

Euclides Riquetti

Beijo com gosto de pudim

 


 



Eu quero um beijo muito doce
Sabor melhor que de alecrim
Queria um daqueles que fosse
Só beijo com gosto de pudim...

Um beijo terno, beijo demorado
Um beijo de desejo e perdição
Beijo com carinho, com pecado
Um beijo com amor no coração.

Beijo de pudim, com caramelo
Para ver estrelas em pleno dia
Momento de amor muito singelo.

Quero ter você apenas para mim
Vivermos a paixão com alegria
Você e seu beijo gosto de pudim.

Euclides Riquetti

Os anjos estão sorrindo

 


 

Ama, verdadeiramente, quem te ama!

 



Ama, verdadeiramente, quem te ama
Quem te ama, quem te respeita, quem te quer
Ama, verdadeiramente, quem te chama
Quem te chama e te valoriza como mulher.

Observa cada gesto, cada palavra que te chega
Não te iludas com promessas e  devaneios
A dor pode vir junto, sem que se perceba
Inserida nas falas  falsas  e nos vis galanteios.

Ama, verdadeiramente, o que julgares certo
Aquilo que é ditado pela tua intuição
Não procures longe o que pode estar bem perto.

Ama quem possa te trazer felicidade 
Aquele que pode ser filtrado  pela tua razão
Que te oferece amor, carinho, lealdade!

Euclides Riquetti

Volte com o vento





Existe o vento, o vento, sim, existe

Para balançar os galhos com as suas folhas

Para nos lembrar de nossas escolhas

Dos acertos errados e dos sonhos que persistem!


Sopra o vento e ele não escolhe a hora

Não manda aviso, não escreve as cartas

Não lê, não fala, não expele farpas

Apenas vem,refresca, reanima, então se vai embora!


O vento é ágil, marcante, sonoro e transparente

Afaga nossos rostos e beija nossos lábios

Que nos traga novas animadoras, bons presságios

Que me devolva o seu olhar de menina sorridente!


E, mesmo que ele venha, fique pouco e se vá

Espero que volte e me traga seu perfume amadeirado

Que me devolva o seu beijo que me foi negado

Viver sem você, é impossível, volte já!


Volte com o vento!


Euclides Riquetti

Com seu canto de alento

 



Alimentar os pássaros eufóricos
Nas madrugadas melancólicas
Com seu canto de alento...

Alimentar as crianças indefesas
Colocar comida na mesa
Prover-lhes o sustento...

Mas, sobretudo, alimentar a alma
Com a meditação que acalma
Que ameniza o sofrimento...

E dar amor desmedido
A quem tenha sempre mantido
E preservado o sentimento...

Dar à vida o valor mais sagrado
Tê-la com todo o cuidado
Viver cada momento...

Enfim, amar quem nos  ama
Quem  mantém acesa a chama
Quem vive em nosso pensamento!

Euclides Riquetti

Partilhar sonhos de luz

 


 



Resultado de imagem para imagens sol nascendo em canasvieiras


Busque a realização de seus sonhos
Não deixe que nada a  atrapalhe
Busque-os com seu rosto risonho
Pois sem eles a vida pouco vale.

Procure realizá-los com sabedoria
Com a astúcia e a calma necessária
A luta pelos sonhos que contagiam
Não deve ser isolada ou solitária.

Buscar os sonhos mas não deixar
Que eles se sobreponham ao real
Realidade e sonhos,  um belo par
Caminhando juntos em especial.

Quero viver os seus sonhos azuis
Contar na noite as estrelas do céu
Quero viver os seus sonhos de luz
Partilhar sonhos de luz e de véu.

Euclides Riquetti