sexta-feira, 29 de julho de 2022

Blog do Riquetti - 5 milhões de páginas visualizadas

 


      Meu blog atingiu hoje, logo ao amanhecer, a marca de 5 milhões de visualizações de páginas. Aquilo que me parecia inimaginável, hoje é uma realidade! Leitores em todos os continentes, de todos os credos, de todas as classes econômicas e sociais, e de todas as raças! 

      Quando a filha Michele me aconselhou a ter um blog para postar meus escritos, fiquei em dúvida se isso seria bom ou não para mim. Ela observou que eu publicava comentários em alguns sites regionais e que, como eu era prolixo em minhas postagens, eu precisava de ter um espaço onde eu pudesse, livremente, expressar-me. Então, com o apoio da esposa, dos filhos e demais familiares, e posteriormente de meus colegas e amigos, abracei a causa literária, que me anima, conforta e realiza. 

      Acabei embarcando na ideia, a Michele escolheu o formato, o lay-out, e eu gostei. Comecei colocando os poemas que eu tinha guardados numa caixa de papelão, daquelas em que são embalados sapatos. Alguns escritos depositados numa caixa de camisa, outros em pastas, e assim por diante. Mas, ao começar a utilizar o teclado de um PC e, na sequência pelo menos uns cinco notebooks já demolidos, acabei chegando num número de poemas, crônicas e artigos que nem é mais possível quantificar.

       As pessoas me perguntam sobre de onde vem minha inspiração. E eu respondo: "Apenas preciso de uma ideia. E, a partir dela, ccompor um poema". Claro que minha imaginação se despreende de meu cérebro e vai andar por aí, trilhando o caminho dos sonhos, da ilusão, do romântico, do natural, do universal, numa fuga involuntária do concreto. Escrever uma crônica ou poema é um ato de mecânica, imaginação e movimento criativo. Trabalha a mente e trabalham os dedos que digitam as letras, as sílabas, as frases, os textos, os versos e os meus poemas. 

       Compor, para mim, é um jogo rápido! Quando inicio algo, tenho que buscar um caminho com poucos cercados. Já tenho que ir exercitando algumas habilidades como as que tem o trovador. Se jogo uma palavra, eu que gosto de rimas, sou viciado nelas, já tenho que ir pensando na subsequência. Existem campos fechados e campos abertos, restritos ou universais. 

       Aí me vêm os ensinamentos de Francisco Filipak, Geraldo Feltrin, Abílio Heiss, Fahena Porto Horbatiuk, Nivaldo de Oliveira, Francisco Boni, Nelson Sicuro  e outros, que me guiaram pelos quadros e carteiras da FAFI, em União da Vitória. E muitas horas de estudos, de incentivo aos meus alunos da Escola Major Cipriano, de Zortéa; da CNEC e Mater Dolorum, de Capinzal; e da Sílvio Santos, em Ouro. E o desafio de lecionar Português e Literatura no Científico do Cid Gonzaga, em Porto União, em plena juventude.

       Escrever é um ato literário, solidário, histórico, social. E, como dizia o professor Chico Filipak, "A literatura é a a criação do belo através da palavra". 


God bless all of you!

Euclides Riquetti

Visite o www.blogdoriquetti.blogspot.com

29-07-2022



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!