sábado, 23 de agosto de 2014

Vem dançar comigo!

Vem dançar comigo, guria
Vem, com teu vestido de renda
Vem, com teu vestido de prenda
Com teu sorriso cor de melodia.

Vem cantar a canção da dança
Vem, com teu embalo galante
Vem, com a tua luz no semblante
Com teu corpo belo, que balança.

Vem namorar comigo, guria
Vem, com teus beijos sem pecado
Vem, com toda a tua alegria.

Vem me amar, morena gaúcha
Vem, com teu jeito encantado
De gata, menina, da  cachucha!

Euclides Riquetti
22-08-2014

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O bilhete da Jujubinha (comportamento das crianças)

          A Júlia, nossa Jujubinha, está brincando de ler e escrever. Já escreveu no encosto do sofá da vovó, com uma canetão... Nossas meninas e o menino também fizeram isso na época deles. Imagino que muitas crianças continuem a fazer isso na casa de seus pais e avôs, meus amigos e leitores.

          Pedi-lhe: "Jujubinha, faz um bilhete para mim?" - Ela pegou uma caneta e fez uns rabiscos  longitudinais. E leu: "Querido vovô, quando você estiver aqui, ande de esteira. E também de bicicleta. E coma pouca tchotcha!" Tchochas são as guloseimas que as pessoas compram nos mercados, geralmente doces ou salgadinhos, e que vão legando gordurinhas sob a pele de quem come muito disso e pouco se exercita...

          O conceito de comida saudável está muito presente nas pessoas, hoje. A mídia vive nos mostrando as opções que podemos fazer para nos conduzirmos de modo a não termos problemas futuros. Indica-nos alimentos saudáveis e bem naturais. E recomenda-nos exercícios diários. Faço isso, procuro seguir as orientações, quero viver com saúde. Mas, o que leva uma criança a pensar assim? A convivência familiar, ora! Mas é claro que não precisamos sacrificar tudo o que é bom para manter a forma, esse composto de saúde e vaidade.

          Outro dia, a Jujuba veio com essa: "Vovô, na próxima Copa, vou ter oito anos. É que tenho quatro e a outra vai ser daqui a mais quatro. Quatro mais quatro é oito! E esta Copa já terminou..."

          Ela tem muitos comportamentos que evidenciam o meio de convivência. Nesta semana, falou para sua mãe: "Mama, como você é professora de Inglês, faça o favor de ler este livro aqui pra mim." E lhe entregou um livro de Inglês.

          As crianças, hoje, estão muito espertas. Atribuo isso a alguns fatores como o de as famílias terem pouco filhos e a atenção de pais, avôs e tios se dirigirem a poucas crianças, normalmente a uma ou duas. Os meios de comunicação eletrônica,  abundantes nas casas de todas as classes, também contribuem muito para isso. E, nas escolas, a interatividade está muito presente. Crianças são estimuladas a movimentar-se, expressar-se, respeitar, ter bons modos e muitas outras coisas  mais ainda em tenra idade. E, as que, além de boas escolas, públicas ou privadas, ainda contam com a presença dos familiares em muitas de suas horas diárias, são privilegiadíssimas.

         Que bom que nós estamos podendo vivenciar isso. Vivemos numa era revolucionária em muitos aspectos, principalmente em termos de inovação tecnológica. Agora, é cuidar para que essas crianças tenham a sustentação AFETIVA necessária e que possam participar de uma sociedade menos deprimida e muito mais feliz!

Euclides Riquetti
22-08-2014

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Na beira do mar

Na beira do mar

Fui me pretear
Na beira do mar.
Preteei-me um pouco
Na beira do mar
Pois queria morenar.

Foram sete manhãs
Foram algumas tardes
Sem alardes
Apenas com saudades...

Apenas com a convicção
De que corpo e coração
Poderiam descansar
Na beira do mar.

E me morenei
Quase me preteei
Na beira do mar
Onde havia gaivotas brancas
E algumas pardas dentre tantas
Que voavam no mar.

Comiam o pão que lhes jogava aquela senhora
Que ali se soleou outrora
Mas que agora
Leva o neto
Esperto
Para ver o mar.

E eu, contemplativo
Fico olhando aquilo
Com a saudade a me  matar
Dos anos que se foram
Passados a sonhar
Vendo a vida passar.
(E a  melancolia a me judiar)
Na beira do mar.

Euclides Riquetti

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O desconsolo do Amílcar

          Comuniquei-me com o Amílcar. Estava jogando pebolim lá num boteco em General Carneiro. Na verdade é um boteco bem bodega, em que se vendem "secos e molhados", como antigamente. Mas têm mesas de snooker e outros jogos lá. Ele sempre foi fera nesses jogos de mesa, desde os tempos que jogava naquele barzão ali perto do Cine Odeon, na Praça Hercílio Luz, em Porto União. Um que ficava aberto até altas horas da noite... Acho até que nem fechava!

          Desde que perdemos a Copa eu não falava mais com ele. Agora, com a convocação da nova Seleção Brasileira, estava inconformado. O Dunga não poderia ter convocado o Incrível Hulk, "Úque", como diz ele. Diz que só convocaram ele por causa da torcida feminina. Também acho...

         Mas queria saber se a onda do "leite contaminado com formol" ali do Rio Grande do Sul chegou por aqui. Disse-lhe que graças a Deus que não, que aqui no Vale do Rio do Peixe as pessoas são sérias, não tem disso não. Aqui sabotador não se cria... Perguntei-lhe sobre a neta, a filha, o genro, a sua Nena. E foi só mencionar o nome da sua patroa que ele começou com as suas costumeiras lamentações: " Nena, minha véia desdo tempo do Porto num me dá trégua. Agora tá me pegano nos pé porque fiz umas burrada,  mais tudo por curpa dela. Imazine que ela comprô daqueles galón de deterzente de 5 litro e  botô numas garrafinha de água mineral. E dessô uma com ametade  incima da pia. Quándo fui tomá mio remédio,ingoli inté um poco desse deterzente. Quaji que me afonguei. Tinha um gosto muinto amaro, parecia que tinha ingolido mofo de quezo... Ri, né?! Sempre ele entrando nas suas costumeiras frias.

          Mas, para que o assunto não ficasse comprido, mudei para política, pedi como estava vendo as eleições, o candidatos. "Tengo que mi ri, Riquetto. Veza que tem uma tropa de loco falando bobaze no rádio e na televisón. Otro dia, ali perto de Água Dolce, iscutei o programa na Rádia Catarinense, de Zoaçaba. Tinha candidata que falô: "A vida tá salgada, vote na Marisa da Cocada"!  Despois é o Amílca que é o loco!!! Falei que também escutei isso e que muitos dos candidatos nem sabem direito o que dizer e que isso é compreensível.

          Perguntei sobre o que achou da subtituição do candidato Eduardo Campos e lá veio ele: "Óia, Riquetto, eu nem queria acreditá. E você me diz que o avión caio bem pertinho da casa do piá da tua cunhada, lá in Santo. Que levarum um sustón! Acredito, porque num sobrô nada. Mas si salvarum as medaia dele que um pedrero assô. Vi na televisón.... Indaguei sobre o que achava do acidente e veio com isso: "Decerto que quebrô a barra de direçón do aroplano. Se alembra quando quebrô a barra de direçón do zipe do Jaroslau? Pois eu asso que aconteceo a stessa coza cum a direçón do avión... Mais vance sabe que eu num voto na isquerda, que sempre fui da direita, desdo tempo que tava no Batalión ali do Porto. Mais vô dessá pra úrtima hora pra vê in quem vô votá! Sei muito bem como ele é radical, desde o tempo de nossos 18...

          Deixei-lhe um abraço, comprometi-me a visitá-lo quando eu for para União da Vitória. Ou a gente se vê em General ou mesmo em Palmas. Disse que vai matar uma ovelha para comemorar nosso reencontro. E que vai abrir a guaiaca para comprar um cabernet sauvignon para acompanhar...
Vou, certamente encontrar, de novo, o amigo dos tempos de Porto União, o Amílcar.

Euclides Riquetti
21-08-2014

terça-feira, 19 de agosto de 2014

Transcendendo

Transcendendo

Transcendo
Saio do conforto daqui
Liberto-me de meu céu imaginário
Navego no mundo, solitário
E vou pra perto de ti., de ti, de ti...

Transcendo
Busco as respostas que ainda não tenho
Volto no tenro  passado
Projeto-me o  futuro desejado
Viajo, vou e venho...

Transcendo
Porque acomodar-me é covardia
Porque omitir-me  é vergonhoso
Não combina com meu ser impetuoso
Há a desafiar-me, sempre, a ousadia.

Transcendo
É a maneira que tenho para estar contigo
De tocar tuas mãos e beijar teus lábios
De dizer-te os versos mais raros
De chorar em teu ombro amigo.

Transcendo
Para exercitar minha rebeldia
Para dizer-te de meu encantamento
Para, com todo o arrebatamento
Abrir-te minha  alma, guria...

Transcendo...

Euclides Riquetti

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Na noite em que choveu (perdi o luar...)

Na noite em que choveu, perdi o luar
Perdi as estrelas, perdi a estrada
Só não perdi a madrugada
Que ficou para me afagar...

Afagaram-me o miados da gata
Os latidos da fêmea desconsolada
Os  relinchos da zaina domada
Na noite chuvosa e... ingrata!

Afagou-me a mulher sem nome
Que me desejou bons sonhos
Leves, coloridos, rionhos
Que falou-me ao telefone

Mas, sobretudo, afagou-me quem me acariciou
Me abraçou, beijou, amou
E me fez feliz!


Euclides Riquetti
18-08-2014

domingo, 17 de agosto de 2014

Preciso do vento que vem do mar

Eu preciso do vento que vem do mar
Preciso da lembrança para me embalar
Preciso do sol nas tardes e manhãs
Preciso de ti (nas tardes e manhãs)
E no sonho tenro que a noite me traz.

Preciso afirmar minhas convicções
Rever conceitos que me vêm e apago
Conter meus impulsos e frear emoções
Preciso do alento de teus afagos...

Sou como a mão que alinha tijolos
Dispondo-os simetricamente
Como o profeta que prediz os sonhos
Sonhadamente
Como o poeta que empilha versos
Livremente, harmoniosamente!

Mas preciso de ti para formatá-los
E só para tu lê-los,  decerto
E só tu os ouças por certo.
Preciso...como preciso do vento
Que vem do mar!

Euclides Riquetti

Euclides Riquetti