sexta-feira, 22 de agosto de 2014

O bilhete da Jujubinha (comportamento das crianças)

          A Júlia, nossa Jujubinha, está brincando de ler e escrever. Já escreveu no encosto do sofá da vovó, com uma canetão... Nossas meninas e o menino também fizeram isso na época deles. Imagino que muitas crianças continuem a fazer isso na casa de seus pais e avôs, meus amigos e leitores.

          Pedi-lhe: "Jujubinha, faz um bilhete para mim?" - Ela pegou uma caneta e fez uns rabiscos  longitudinais. E leu: "Querido vovô, quando você estiver aqui, ande de esteira. E também de bicicleta. E coma pouca tchotcha!" Tchochas são as guloseimas que as pessoas compram nos mercados, geralmente doces ou salgadinhos, e que vão legando gordurinhas sob a pele de quem come muito disso e pouco se exercita...

          O conceito de comida saudável está muito presente nas pessoas, hoje. A mídia vive nos mostrando as opções que podemos fazer para nos conduzirmos de modo a não termos problemas futuros. Indica-nos alimentos saudáveis e bem naturais. E recomenda-nos exercícios diários. Faço isso, procuro seguir as orientações, quero viver com saúde. Mas, o que leva uma criança a pensar assim? A convivência familiar, ora! Mas é claro que não precisamos sacrificar tudo o que é bom para manter a forma, esse composto de saúde e vaidade.

          Outro dia, a Jujuba veio com essa: "Vovô, na próxima Copa, vou ter oito anos. É que tenho quatro e a outra vai ser daqui a mais quatro. Quatro mais quatro é oito! E esta Copa já terminou..."

          Ela tem muitos comportamentos que evidenciam o meio de convivência. Nesta semana, falou para sua mãe: "Mama, como você é professora de Inglês, faça o favor de ler este livro aqui pra mim." E lhe entregou um livro de Inglês.

          As crianças, hoje, estão muito espertas. Atribuo isso a alguns fatores como o de as famílias terem pouco filhos e a atenção de pais, avôs e tios se dirigirem a poucas crianças, normalmente a uma ou duas. Os meios de comunicação eletrônica,  abundantes nas casas de todas as classes, também contribuem muito para isso. E, nas escolas, a interatividade está muito presente. Crianças são estimuladas a movimentar-se, expressar-se, respeitar, ter bons modos e muitas outras coisas  mais ainda em tenra idade. E, as que, além de boas escolas, públicas ou privadas, ainda contam com a presença dos familiares em muitas de suas horas diárias, são privilegiadíssimas.

         Que bom que nós estamos podendo vivenciar isso. Vivemos numa era revolucionária em muitos aspectos, principalmente em termos de inovação tecnológica. Agora, é cuidar para que essas crianças tenham a sustentação AFETIVA necessária e que possam participar de uma sociedade menos deprimida e muito mais feliz!

Euclides Riquetti
22-08-2014

Um comentário:

  1. Concordo com o excelente texto, as crianças hoje em dia possuem muito mais estímulos do que antigamente... Parabéns Professor, pelo seu blog, adorei!

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!