sábado, 20 de junho de 2015

Dona Iracema Maestri Bazzo - A Dama do Cafezinho Gostoso

          Ouro perdeu, nesta sexta-feira, uma pessoa muito querida por todos os que a conheceram: Dona Iracema, esposa do já falecido Ivo Luiz Bazzo, que foi Prefeito daquela cidade por dois mandatos. Trabalhei para ele, na condição de Secretário de Administração, em 1981 e 1982. Na época, criei laços de amizade com toda a família Bazzo, a quem prezo muito. Aprendi com eles que a seriedade e a honestidade são condições básicas para o exercício da atividade pública.

          Filha de Jacob Maestri, comerciante, Dona Iracema foi uma mulher perfeita para sua época: a dona de casa prendada que acompanhava, discretamente, a vida do marido. E olha que ser esposa do Seu Ivo, não era tarefa fácil. Ele sempre foi agitado militante da UDN, seu partido desde moço. Na casa deles se passaram muitos acontecimentos políticos. Adiante, a família fez parte dos quadros da ARENA e os partidos que a sucederam: PDS, PPR, PPB, PP.

          Importantes nomes da política catarinense estiveram na casa deles. E é aí que vem a figura de Dona Iracema, uma pessoa de corpo franzino, humilde, mas muito ligada em tudo: muito informada acerca dos acontecimentos locais, estaduais, no Brasil  e no mundo.  E tinha opinião sobre tudo! Quando chegavam pessoas no casarão (no antigo e no novo...) na Rua Presidente Kennedy, ela os recebia com seu inigualável cafezinho. Era adentrar pela porta e sentir o cheirinho gostoso que vinha do bule no fogão a lenha.  Para o Deputado Gilson dos Santos, amigo e companheiro sempre presente na vida deles, fritava ovos, que ele devorava com misturas.

         E olha que na saleta destinada a receber as visitas, com janela para as ruas, e uma placa de  fundador da UDN na parede, rolavam altos papos de política. Eu mesmo,  junto com ele, tomei café ali com gente da expressão de Jorge Bornhausen, Esperidião e Ângela Amin, Vilson Kleinubing, Gilson dos Santos, Odacir Zonta, e muitos outros. Seguramente que, antes disso, eles receberam Nelson Pedrini, Antônio Calos Konder Reis e outros ícones. No início da década de 1950, o casal e os familiares hospedaram o jovem Horácio Heitor Breda, por seis meses, para que pudesse habilitar-se a concorrer a Prefeito em Capinzal. Breda viera de Maringá, conviveu com eles e foi eleito Prefeito.

          Não  há como não associar a vida de Dona Iracema à do marido. Dividiram, juntos, as alegrias e as tristezas, as vitórias e as derrotas. Cuidaram da Nona Lúcia e do Egídio Balduíno, o Titi, que ficou paraplégico desde a adolescência. Uma pequena grande mulher, uma mulher de muita fibra. Um coração de bondade numa mãe que criou seus filhos Ivoney, Ione, Ivonete e Ionice,  dando-lhe os melhores ensinamentos morais dentro dos princípios da cristandade. Dona Iracema, a grande companheira do Seu Ivo, nossa amiga pessoal, a quem devotamos muita admiração, foi morar no céu. Foi reencontrar o esposo e a filha amada, Ivonete, nossa comadre, que nos deixou prematuramente.

          Na última vez que a visitei, já estava um tanto debilitada, mas mostrou satisfação em me ver. Senti que ela já não tinha mais a energia de sempre, pois a perda do esposo e da filha a abalaram muito,  embora não fosse de queixar-se.

          Que a família Bazzo tenha a plena certeza de que ela partiu sentindo-se amada e respeitada por todos vocês. E, igualmente, pela nossa família Riquetti. Temos amizade muito sincera  e verdadeira com os todos os descendentes do casal. Fomos verdadeiros amigos em todas as horas e em todos os dias. Uma amizade que se solidificou nos últimos 35 anos.

Um carinhoso abraço em todos e o desejo que possa ter, junto de Deus e dos familiares  que partiram antes, a felicidade eterna!

Euclides Riquetti
20-06-2015

         

O que seria das rosas se todos gostassem de girassóis?

         O Sr. Girassol estava resplandecente no mês de maio. Olhava, alegre, para todos os passantes, de todas as idades, credos...  Reinava, garboso e absoluto em seu reduto, um verdadeiro "dono do pedaço". O veranico o deixara forte, saudável, belo e formoso. Energia trazida pelas raízes que sugavam a água e os fertilizantes da terra. Energia oferecida pelos intensos raios solares em tempos de outono quente. Ninguém ousaria desafiar sua Majestade. Majestoso, sim, orgulhoso por demais, respeitado pelas flores e pelos fiores.

          Dona Rosa, tímida, acanhada, tivera abalos constantes desde abril. Ora o calor da atmosfera abafada, ora o frio ameaçador, as turbulências outonais. A inconstância climática, ameaçadora. O maio prazenteiro, festivo, dócil, não fora suficiente para atribuir-se a sensação de ânimo de que tanto precisava. Dona Rosa,  que já se travestiu de amarela, branca, lilás, azul, champanhe, rosa, pink, bordô, decidiu que seria vermelha. Vermelha escarlate, vermelha como lábios de morango, como faces de cereja. Vermelha!

          Girassol, sempre soberbo e acostumado a ser o centro das atenções, estava preocupado. Junho lhe seria perverso, certamente. Sem espinhos para defendê-lo,  não adaptado ao frio sulino, corria sérios riscos. E seu ciclo, curto, não lhe garantia sobrevida. Foi aconselhar-se com algumas florinhas pouco significantes que se avizinhavam. Havia beijos, dentre elas. Bonitas, mas frágeis. Sua insignificância contava pelo pouco poder de resistência, não por lhes faltarem charme e beleza. Tentavam consolá-lo com palavras animadoras e otimistas: "Olha, amigo, você  esteve ali, majestoso e poderoso ( e mais todos os outros "osos" que existem), enquanto que a Comadre Rosa aguentava, mesmo frágil, todas as ações das intempéries". Você não tem nada a fazer. Deixe que o colham e que as sementes que caírem por aí se transformem numa nova planta...

          E veio o junho dos namorados, de Santo Antônio, de São João, de São Pedro, dos folguedos juninos, das muitas calorias e dos  poucos exercícios. Ficou para trás o maio das noivas e das mães. Dona Rosa, reenergizada, veio com  tudo. Encantou, deslumbrou, sorriu, Viu-se, novamente, princesa. Uma princesa que também nos deixará energizados, encantados,  felizes e sorridentes, enquanto o amigo feneceu e boa parte de suas sementes misturaram-se à terra. Ficarão em dormência, esperando por uma boa temporada para que se transformem, novamente, em belíssimos girassóis. Muitos deles...

E penso: O que seria das rosas se todos gostassem dos girassóis?


Euclides Riquetti
20-06-2015
         

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Corpos e almas que se esculpem...


Corpos que se esculpem e se queimam
Imersos nas brasas da paixão
Corpos que se jogam nas areias
Corpos que se estendem pelo chão...

Almas que se julgam e se penam
Imersas nos pecados, na ilusão
Almas que insurgidas se condenam
Almas enegrecidas de carvão...

Corpos que se vestem de vaidade
Belos, formosos, sedutores
Com almas que se esquivam da verdade
Belos, charmosos, pecadores...

Corpos que se deitam em falso chão
Almas que se atormentam na  razão
Vidas que navegam em  incertezas...
São corpos que envelhecem cedo,  cedo
São almas que levitam,  sem sossego
São vidas que flutuam nas correntezas.

(E se vão embora!...)

Euclides Riquetti

A insensatez das ditaduras

          Não podem haver ditaduras sensatas. Afinal, todos os que, de uma maneira ou de outra, procuram se eternizar no Poder são insensatos. E, ainda, insensíveis. E inservíveis!

          O que leva as pessoas a agarrarem-se, firmemente, aos cargos políticos? Fama, prestígio, dinheiro? Ora, a fama e o prestígio da classe política andam em baixa. Ou melhor: Fama ruim, prestígio abalado! Mas há incontáveis exceções... Conta, então, o dinheiro. O Poder gera oportunidades de mais poder. O Poder fascina, encanta!

          Temos observado, cada vez mais, que as pessoas estão se eternizando no Poder. Sim, cada vez mais. Mesmo que com as reeleições. Vimos isso na FIFA e na CBF. E, quem está no comando, vai instituindo regras que facilitam sua reeleição e dificultam as pretensões  dos opositores. As regras das eleições são feitas para ajudar a situação. Nas federações dos estados, aqui no Brasil, por exemplo, o voto de uma Liga obscura vale tanto quanto o de uma que tenha longa história e que congregue um número bem maior de entidades. Um clube que gasta fortunas para manter-se em atividade tem o peso de seu voto igual ao de um "quebrado", que nunca decide nada. E, com isso, poucas pessoas e pequenos grupos vão mantendo o controle, desde as federações estaduais, passando pela CBF, até chegarmos à FIFA.

          Todo este introito, fi-lo para dizer que, muitos países, embora tenham eleições regulares para Presidente, vivem ditaduras condenáveis. O exemplo mais gritante, hoje, é o caso da Venezuela, onde seu Presidente, o Maduro, impõe seu pensamento cerceando o direito da livre manifestação das pessoas. Já vivemos isso no Brasil, mas não tão intensamente. Opositores ao Governo estão na condição de presos políticos. Os países do mundo em que vige  a democracia como sistema de governo , estão condenando, veementemente, o que eles têm feito por lá.

          Na quinta-feira, 18, Senadores brasileiros foram impedidos de visitarem presos políticos na Venezuela. Armaram engarrafamentos e toda a sorte possível de dificuldades para impedir o contado deles com os políticos da oposição. Até apedrejaram o veículo em que estavam, tendo que retornar ao aeroporto. Alguns políticos que se dizem "da situação" por aqui, até se manifestaram dizendo que os Senadores que foram, considerados da oposição,  não tinham nada que ir lá meter o nariz. Então vejamos: Dois deles pertencem ao PMDB e ao PSD, partidos da base do Governo. Agora, políticos contrários, ligados ao Governo Federal,  estão programando para irem para lá também. Ora, deveriam ter ido todos juntos e realizado um trabalho "humanitário" em favor de pessoas que estão  sendo oprimidas e perseguidas.

          É hora de combatermos as ditaduras, quaisquer que sejam e onde quer que estejam acontecendo. O mundo evoluiu, a comunicação acontece de maneira muito rápida e, sempre que alguém faz algo que atente contra o ser humano, recebe o repúdio de todos os sensatos. Precisamos refletir, muito, sobre isso. E esperar que a "nau dos insensatos" navegue cada vez mais com menos passageiros.

(Opinião: Os Senadores brasileiros conseguiram mais resultado sendo barrados do que se tivessem chegado até os presos políticos! Vejam a repercussão do caso nas diversas mídias.)

Euclides Riquetti
19-06-2015

         

         
         

quinta-feira, 18 de junho de 2015

O girassol

O girassol, com seu charme e sua beleza
Reina soberano, uma majestosa planta
Absoluto em sua portentosa realeza
Posta-se numa paisagem que se levanta
E dá ares festivos  à santa  natureza
A mesma que nos atrai e que nos encanta.

O girassol,  que colore campos e gramados
Também colore teus pensamentos de princesa
E se protege um pouco além dos cercados
Para esperar por teus olhares, na certeza
De ter os teus caprichos, os  teus cuidados
De sentir o teu perfume, cara Alteza.

Nosso Rei, porém, também não é eterno!
Há um tempo em que ele perde sua reverência
Com a chegada do rigoroso inverno.
Recolhe-se, reclusa-se,  em cândida dormência
Vai acalentar  suas sementes em solo fraterno
Para voltar, adiante, com galhardia e excelência.

Girassol, flor de meu encantamento, de  minha inspiração!

Euclides Riquetti
18-06-2015







Versos perdidos


Perdi meus versos ao longo da estrada
Ficaram reversos em meio ao nada
Perdi meus versos na madrugada
Deletei-os, incertos: memória vaga!

Versos românticos, livres, ameaçados
Flechados por uma  sanha enraivecida
Restou-me um poema mutilado
Numa página pelo tempo envelhecida.

Reencontro meus versos em meio às águas
(Nelas me liberto de doridas  mágoas)
Ficaram no azul dos ladrilhos das piscinas...

Reencontro todos os versos perdidos
Os de aqui, os de ali, os lá escondidos
Impregnados nas tranças das morenas meninas.


Euclides Riquetti

quarta-feira, 17 de junho de 2015

O primeiro sapato de salto alto da Gisele Bündchen

          Horizontina é uma cidade do Noroeste do Rio Grande do Sul. Está quase que com 20.000 habitantes. A fama da cidade veio, inicialmente, por ser sede da SLC, a fabricante das colheitadeiras de grãos famosíssima. Hoje a antiga SLC é de propriedade da John Deere Brasil e fabrica ali uma grande diversidade de máquinas agrícolas.

          Porém, nas duas presentes décadas, a cidade ficou muito mais conhecida em razão de ser o berço de nascimento da top model Gisele Bündchen. A mais poderosa modelo da atualidade, também considerada uma das 100 mulheres mais poderosas do mundo, nasceu em 20 de julho de 1980. Também é relacionada entre as 100 pessoas mais influentes do Brasil. Mais um mês e a esposa de Tom Brady, o famoso jogador de futebol americano, completa 35 anos. O casal tem dois filhos.

            "La Bündchen" é uma pessoa de sucesso. Poucas modelos conseguiram sustentar-se por 20 anos em nível tão alto. Tanto que já amealhou aproximadamente Um Bilhão de Reais.  Modelo, atriz,  empresária e filantropa, Gisele tem um patrimônio superior a isso.

          Acompanho a vida da modelo como já acompanhei a da Shirley Malmann e outras gaúchas. Aliás, a mulher gaúcha é sempre exemplo de beleza e elegância. E, mais que isso, modelo de determinação. Sabem o que querem!

          O caso de Bündchen é o de uma pessoa fadada ao sucesso. Mas não que este tenha caído do céu espontaneamente. Na escola, em seus estudos de Primeiro Grau, era uma aluna muito forte lá em Horizontina. Obtinha notas muito altas. Era uma grande líder, capitã do time de voley da cidade. Um de seus professores costuma dizer que ela era tão talentosa e determinada que, se não fosse modelo, certamente chegaria à seleção brasileira de voleibol.

          GB teve duas participações no cinema: Em 2004 protagonizando "Taxi", no papel de Vanessa; e em 2006, uma participação especial em "O Diabo Veste Prada", no papel de Serena. Agora, depois de considerar o desfile que fez na São Paulo Fashion Week, em março deste ano, o último de sua carreira, seus fãs esperam por vê-la atuando novamente no cinema.

          Um vídeo de 1995,  que circula pela internet e foi reproduzido no programa Profissão Repórter, da TV Globo nesta semana, mostra-a em seu baile de debutantes, juntamente com duas irmãs. Era a mais alta dentre todas as debutantes. Naquele dia, usou seu primeiro salto de saltos altos. E, desde então, anda com desenvoltura e elegância sobre eles.

          Trabalhou como modelo fotográfico e em desfiles para Valentino, Zara, Bulgari, Versace, Victoria,s Secret,  Ralph Lauren, Tommy Hilfiger, Dolce & Gabbana, Colcci, etc. Foi capa  de revistas como Vogue, Arena, Marie Claire, Vanity Fair, Forbes, Newsweek, Time e Rolling Stone.       
          É  provável que tenha  aparecido em mais de quinhentas capas de revistas. É a segunda mulher que mais fez isso, perdendo apenas para a deslumbrante Princesa Lady Di.

          Embora não use isso para se promover ( e nem precisa disso), pratica permanentemente a filantropia, principalmente defendendo causas ambientais e humanitárias.

         Gisele Bündchenm é uma brasileira que muito nos orgulha!

Euclides Riquetti
17-06-2015

         

O doce amargo do mate

O doce amargo do mate
Brota de teus lábios de luz
Vem de teu beijo escarlate
Que me excita e me seduz.

O doce amargo do mate
Que me acaricia e envolve
É sensação que me invade
Me anima e me absorve.

O doce  amargo do mate
Me abranda no chegar do dia
Quando espero que me abraces
Com muito amor e alegria.

O doce amargo do chimarrão
Que tomo no alvorecer
Vem pra alegrar meu coração
Me delicia e me dá prazer.

O doce  amargo do chimarrão
Tem o sabor do açúcar mascavo
É tão doce quanto a ilusão
Gostoso como o vinho rosado.

Ah,  doce amargo do chimarrão
Ah, amargo doce da Charrua
Tem o sabor da divina paixão
Tem a graça da mulher nua!

Euclides Riquetti
16-06-2015


terça-feira, 16 de junho de 2015

Santa Catarina paga muito mal aos professores

          O Estado de Santa Catarina é um dos que mais mal paga os seus professores.  E, em seus quadros, conta com professores de alto nível de formação acadêmica. Esforçados, têm o mérito de buscar escolaridade em nível superior  e  pós-graduação. Teríamos um elevado percentual de mestres e doutores se tivessem condições financeiras para bancar isso.

          O Secretário de Estado da Educação faz seu trabalho de "colaborador do governador", assim como já o fez um anterior que, apesar de sacanear o magistério, conseguiu eleger-se para um alto cargo. Mas perdeu para o atual governador nas eleições de 2014... E, de sacanagem em sacanagem, vamos levando fumo!

          Agora, dá entrevista (o Secretário atual...), dando metas para serem atingidas até 2024, quando se deverá atingir 99,9 por cento das crianças em idade escolar obrigatória ( 6 a 14 anos), frequentando as escolas. E chegar a 10% da receita em investimentos na Educação. Isso para 2024!

         Ora, num estado diferenciado como o nosso, o Governo está devendo aos professores. Aos professores e à Educação. E muito. Estamos sendo enganados há muito tempo. Um governador investiu bastante nos cargos em comissão e no empreguismo. Ficou hegemônico na política, mas deixou uma herança horrível para seu sucessor que, beneficiado que foi, não tem do que reclamar. Vamos continuar pagando o pato.

         E aguardando que cumpram a obrigatoriedade de pagamento do Piso Nacional Mínimo aos professores como ponto de partida para o exercício da profissão. E a possibilidade de ascensão na carreira, como deve ser, segundo a Lei.

         Então, Sr. Governador?! Vossa Excelência, que dizia que iria acabar com os cabides de emprego e não acabou, vai alegar que a arrecadação não permite pagar aos professores o que deve ser pago? Ainda há tempo de corrigir seu equívoco.

Euclides Riquetti
16-06-2015

O manto branco das geadas

          Um manto branco cobriu os campos catarinenses ao alvorecer desta terça-feira, 16. Com temperaturas abaixo de zero em muitas cidades, a geada deixou alvos os gramados,  e as folhas e os galhos das plantas. Foi um espetáculo indizível, muito bonito, atraente. O frio porém, inibia as pessoas, que tinham alguma dificuldade para se movimentarem.

          Os animaizinhos, por sua vez, saíram de cena, dando lugar a um silêncio longo, mas reflexivo e inspirador. O sol encorajou-se e foi chegando, mansamente, a partir das 8 horas. Pouco tempo depois, já coloria as paisagens que se cingiram de alvura na noite. o branco e dourado tornaram muito mais bonita esta manhã...

          Quando ocorrem geadas, nos campos dos planaltos do Sul do Brasil, têm-se dias atípicos: misturam-se o sol e o frio, numa combinação mágica. Parece-me rever a cena do vale Nevado, em Santiago, no Chile, no mês de janeiro. Sol nas encostas e neve no topo dos montes andinos.

          Nosso Brasil de território com dimensões continentais surpreende: No Centro-Oeste, Sudeste, Norte e Nordeste, calor e temperaturas agradáveis durante o inverno. No Sul, muito frio. Nosso País é assim: temperaturas e  vegetação que se diversificam, costumes diferentes e pessoas diferentes, numa grande miscigenação. É por isso mesmo que nosso Brasil de múltiplas faces e facetas precisa ser respeitado e amado. Brasil, grande Brasil, terra amada que nos orgulha, apesar de que seja maltratado a todo o instante.

          Em poucos dias, nosso inverno se postando oficialmente. O frio,  necessário,  vai determinar a quantidade e a qualidade das floradas e, consequentemente, dos frutos nos pomares. Estes, darão um colorido a nossa paisagem e atiçarão o apetite e a gula das pessoas. Abençoada terra que nos dá tudo de que precisamos.

           E que o manto branco venha em todos os invernos, para alegria de nossos olhos...

     Euclides Riquetti

16-06-2015

Ecoam nos céus os cânticos angelicais

Ecoam nos céus os cânticos angelicais
Secundados pelas clarinetas dos serafins
Ecoam nos céus os cantos universais
E perdem-se nas imensidões e nos confins.

Festejam os anjos as glorias triunfais
As vitórias do bem sobre o vil e o mal
Festejam os anjos com perfumes e florais
A vida eterna no paraíso celestial.

E, quando as carruagens flutuam ao vento
Levadas pelo trotear dos cavalos brancos
As gaivotas brancas  plainam no firmamento.

Vai, meu coração, pelas celestiais savanas
Vai para te encontrar, vai juntar-se a tantos
Parceirar-se  aos anjos em suas caravanas...

Euclides Riquetti
16-06-2015







segunda-feira, 15 de junho de 2015

Voltou o sol, enfim!

          Depois de multa turbulência, o sol. Depois de muitos dias de chuva, alagamentos, inundações, agora a noite fria e, finalmente, o sol. O sol, o mesmo que no verão se delicia em morenar a pele, traz seus raios para energizar nosso corpo e nossa alma. Traz seus raios para aquecer-nos, para provocar as plantas a crescerem, as flores a darem o ar de sua graça!

          Agora, o sol. O mesmo sol que refuta a pressão que deprime, a repressão que oprime. O mesmo sol, agora revigorado, ultrapassando as nuvens, vem nos flechar com suas setas acalentadoras. O mesmo sol que se ausentou, tímido e voltou com seu olhar, veio para perfumar meus gramados e minhas laranjeiras. Veio para abrilhantar, ainda mais, o brilho de seu olhar. Veio para aquecer, com sua força sedutora, as almas e os corações já aquecidos. Mas também aqueles que ainda buscam sair da letargia para avançar rumo ao otimismo, ao trilhar dos caminhos do êxito pessoal.

          O sol, finalmente. Ele e todo o seu poder de contagiar, motivar para a iniciativa. Mas, sobretudo, para alegrar, para devolver o sorriso aos rostos entristecidos. Sol de minha alma, sol de minha vida. Sol que anima e completa meu ser. Sol que me desafia e me faz vencer. Apenas sol. Com sua realeza e sua soberania. Com sua postura imponente, com sua beleza ímpar. Sol, apenas sol.

         Sol,  o Astro Rei. O Poder que emana a essência que nos alimenta. O sol que nos conduz para a vida bela. O sol que vem para fazer parte de mim, para afagar meu seu, para me animar.

          Seja bem vindo, sol. E que possamos, todos nós, alegrarmo-nos com sua importante e esplendorosa presença. Boa tarde, sol!

Euclides Riquetti
15-06-2015
Uma belíssima tarde de sol...




         

A música do vento...

A música do vento... embala meus sonhos
E me leva pra longe... me faz navegar
A música do vento... afaga meu rosto
E me transporta pra perto... pra perto do mar!

A música do vento me vem como uma canção
Que você cantava
Pra me animar
A música do vento acalma meu coração
Me faz pensar em você
E de novo sonhar

Adoro o vento que vem brando
Que sopra suavemente
Que vem me acariciando
Como se fossem suas mãos...

Adoro o vento soprando
Deliciosamente
E que vem acalentando
As minhas doces ilusões...

A música do vento é assim,  prazenteira
A música do vento me traz esperanças
De reencontrar a verdadeira
E a mais saudosa das lembranças.

A música do vento... me faz sonhar!

Euclides Riquetti

domingo, 14 de junho de 2015

Quando se douram os trigais

Quando se douram os novos  trigais
Fica primavera na minha alma
Quando se esverdeiam os laranjais
Deles brotam as  flores mais  alvas.

Quando se azulam as águas cristais
E correm em direção aos  oceanos
Penso em dias que não voltam mais
Que se somaram em meses e anos.

Quando o caminho fica  extenso
E o porvir fica bem  menor
Olho pro meu passado e penso
Se o que me aguarda será melhor.

Não posso deixar tristes as manhãs
Nem as tardes perderem o sentido
Minhas noites jamais serão vãs
Jamais  serei um poeta exaurido.

Quando se douram os novos trigais
É meu recomeço, minha nova energia
É a força que volta cada vez mais
E me dá ânimo, luz e alegria.

Euclides Riquetti
14-06-2015







Dunga, o paizão!

          Temuco é uma comuna de Cautín, localizada a menos  de 700 Km Santiago, a Capital do Chile, na região de Araucanía, com 245 mil habitantes. A comuna deles, lá, equivale a um município brasileiro.  A  partir de hoje,  os brasileiros passam a conhecer um pouco daquele lugar da América do Sul, pois é lá que a seleção brasileira atuará em sua estreia pela Copa América contra a seleção do Peru. Acho que o Brasil deveria golear o Peru para se vingar do que fizeram com ele na Copa de 1978, na Argentina, quando se deixaram golear pela seleção da casa, consequentemente eliminando - nos pelo saldo de gols.

          Mas o que me interessa relatar é sobre uma atitude de "paizão" que o Dunga teve no sábado, ao saírem do Hotel para o treino. Havia muitos chilenos e brasileiros para ver os jogadores lá. Pois foi lá que o Dunga teve uma atitude que considero bem cristã. Um bom exemplo, fácil de realizar, que para ele e os jogadores da seleção pouco custa. Pura simpatia!

          Lembram, leitores, quando o Dunga para agradar a filha,  modista, vestiu uma camisa estampada para dirigir a seleção num jogo de futebol  e a crítica caiu em cima dele? Cá entre nós, a camisa era meio feinha, né?! Mas era uma bela atitude de pai para com a filha...

          Pois, agora, sua atitude foi muito bonita e merece meu aplauso e espero que o seu também: Quando os jogadores deixavam o hotel para tomar o ônibus, um menino chileno, Joaquín, jogou uma bola para eles. O simpático Neymar Jr deu umas embaixadinhas, arrancou aplausos,  e depois deu um chute para o alto. A bola foi parar em meio aos que lá estavam, mas não nas mãos do menino...

          Dunga, vendo a decepção do garoto, foi lá, pegou-o pela mão e o levou para dentro do ônibus, junto a todos os jogadores. Apanhou uma bola oficial, deu para todos os jogadores a autografarem e, depois, deu-a de presente ao Joaquín. Inclusive com o autógrafo do Neymar. Imagine você a faceirice do menino!

          Atitudes assim, simples, são formidáveis. Considero uma atitude altamente cristã: você proporcionar alegria ao coração de alguém! Eu sempre gostei do jeitão Schwarzenegger do Dunga, nosso Capitão do Tetra. Já ajudou meu Vasco quando lá jogou. Carlos Caetano Bledorn Verri, 51 anos, homem maduro e muito responsável. Parabéns, Dunga! Você, com sua atitude, orgulhou os brasileiros.

Euclides Riquetti
14-06-2015