sábado, 3 de novembro de 2018

Descem os anjos do céu...

Resultado de imagem para imagens olhos azuis flutuando nuvens


Descem os anjos do céu com seus clarinetes dourados
Deixando nas nuvens seu rastro largo e intenso de luz.
Sorrisos se espalham nos rostos dos seres encantados
Celebrando a alegria da música suave que nos seduz
Elevando minh´alma a um plano de inefável felicidade
Alimentada pela paixão que nos move com afabilidade!

Doce canção embala meu coração que sai para buscar
Sua bela imagem que se esconde no fundo do meu ser
Calmamente, procurando pelos belos olhos cor de mar
Fazendo com que me tome uma forte vontade de viver
Amadamente, carinhosamente, sonho que quero sonhar.

O lindo sol nos desafia a sorvermos seus raios dourados
O amor a ser celebrado nos convida para a grande festa
O querido novo dia me impele a buscar o sonho sonhado.
Todas as estrelas me guiam ao navegar sobre as florestas
Preciso ir até você, perder-me em você, querer, desejar
Para nos envolvermos com ardor, querer, cantar, amar!

Então, enquanto as horas do tempo vão-se pelas ladeiras
Os sabores da paixão invadem meu corpo e minha alma
E odores de perfumes exalam-se em cravos e em roseiras.
Vai-se o dia e vem a noite após a tarde tranquila e calma
Vem a nova manhã, uma nova aurora muito prazenteira!

Euclides Riquetti
03-11-2018




















A história de uma tragédia: lembranças de Dona Noeli Lorenzetti Gabriel
Reeditando, porque quero, mais uma vez, homenagear pessoas queridas!



 
 
 
          Conheci a Dona Noeli Lorenzetti Gabriel num jogo de "voleibol câmbio", na Colônia de Férias do Hotel SESC do Cacupé, em Florianópolis, na tarde do dia 07 de novembro deste ano. Estava ali, ao lado da quadra, vendo o jogo. Convidei-a a entrar no jogo, pelo nosso time. Justificou-se, disse que não estava acostumada a jogar. Era educada, demonstrava ser uma pessoa muito respeitosa e sensível. Acabou aceitando o convite e participou das brincadeiras que nos eram oferecidas pelos recreadores do SESC. No seu crachá, o nome: Noeli. As amigas a chamavam de Noila!

          No dia 9, sábado,  nos encontramos na fila do Restaurante, na hora do almoço. Já havíamos retirado as bagagens dos alojamentos, deveríamos voltar a Joaçaba logo depois.  E, nessas ocasiões, costumamos fazer amizades com pessoas que trazem si  seus segredos, suas histórias, seus dramas.  E, assim, nem me lembro como, começamos a conversar, eu e a Noila,  como se fôssemos amigos de longa data. Foi imediata empatia. Falamos de família, de filhos. Ela é de Concórdia, eu disse que morava em Joaçaba, então  passou a me relatar sobre um filho que morara em Joaçaba quando ele tinha 22 anos, era piloto de aviões e instrutor de voo. Viera para Joaçaba para dar aulas de voo no Aeroclube.

          Dona Noila falava-me com alegria do filho, com muito orgulho. Disse-me que aqui ele viera jovem e surpreendeu os Srs. Beló e Avelino Dorini Primo, pois estes não imaginavam que alguém tão jovem pudesse vir ensiná-los a pilotar aviões.

          Perguntei-lhe onde ele estava e seu rosto serenou, mas sem perder o brilho do semblante de uma mãe que fala com orgulho do filho: "Meu filho morreu, foi em 23 de dezembro de 2009, no Maranhão. Ele estava pilotando um helicóptero, que caiu numa mata. Ele e o co-piloto morreram  só foram achados quatro dias depois... "

          Fiquei enternecido. Aquela senhora bondosa, que deixava simpatia transbordar de seu coração, falava com alegria do filho que perdera. Contou-me sobre o drama de esperar, por quatro dias,  notícias sobre a localização do filho desaparecido nos céus de Carolina, uma cidade do Maranhão, para onde fora pilotar depois que foi embora de Joaçaba.  E, quando a notícia veio, apenas a confirmação de que ele, Enndel Gabriel, e seu co-piloto Aloysio, havia perdido a vida, seus corpos foram encontrados carbonizados.

          Imaginei o sofrimento daquela mãe, que tudo fez para que seu filho tivesse uma boa educação, apoiando-o na realização de seus sonhos. E ela me dizia que não estava triste, pois sabia que ele estava fazendo aquilo de que gostava. Disse que ele estava num grande momento da vida, muito feliz com o relacionamento que mantinha com a noiva, Daniele Leite, e com o seu trabalho. Pediu-me que quando encontrasse o Primo lhe falasse que a conhecera, perguntasse sobre a vida o  Enndel Gabriel aqui em Joaçaba.

          Pois tive contato com o Primo, meu amigo dos tempos de adolescência, lá de Capinzal. Encontrei-o nesta semana numa loja no centro de Joaçaba, ele mora e trabalha aqui.  Disse-me que o piloto era formidável, que foi o melhor instrutor que conhecera. Que o rapaz morou no centro de Joaçaba, tinha muitos amigos por aqui. Aprendera muito sobre aviões com ele. Fez seu serviço e depois foi embora..,

          Uma das coisas que muito me marcou foi o reconhecimento de Dona Noeli com relação ao pessoal aqui de Joaçaba. Disse que, mesmo depois de mais de uma década, foram lá confortar a família quando da tragédia. E reafirmava-me que, mesmo tendo perdido o filho, aos 36 anos, tinha saudades, mas estava feliz, pois sabia que ele fora um piloto feliz e realizado.

          Na viagem de volta, conversamos sobre outros assuntos, sobre "viver a vida", sobre ter família, sobre gostar das pessoas, admirá-las. Pois, que este Natal seja para ela e seus familiares um belo momento, o de celebrar as lembranças boas que lhe ficaram no coração.

Abraço bem afetuoso, Noila!

Euclides Riquetti
23-12-2013

Deixe que o vento leve as folhas







Deixe que o vento leve as folhas embora
Mas que não leve junto o seu belo sorriso
Deixe que eu acarinhe seu cabelo liso
E que ele acalme meu coração que chora.

Deixe  que o vento leve as folhas já caídas
Aquelas que secaram e se desprenderam
As que eram verdes e, de dor, já feneceram
As folhas marrons e aquelas amarelecidas.

Que leve as folhas,  mas não leve a vida
Que nos deixe o tempo que nos envelhece
Que  reanime a voz quando ela emudece
Que reacenda a chama do amor esquecida.

E,  que quando os anos já tiverem passado
Quando a história for maior que o porvir
Que nossas almas  possam sempre sentir
Que o amor vivido possa ser relembrado!

Euclides Riquetti
26-05-2016

Quando rezo por você






Quando rezo por você, peço que tenha saúde
Que tenha paz e alegria, que viva com satisfação
Que continue a crescer em você o dom da virtude
A pureza de alma, a grandeza de seu coração...

Se eu rezo, é porque penso, porque me preocupo
É porque quero o seu melhor, seu sucesso pessoal
Para o êxito em seus projetos, um plano maduro
Vislumbrando um horizonte belo e magistral.

Rezo porque acredito em Deus e Nossa Senhora
Porque tenho muita confiança na força do bem
Porque onde houver amor, haverá em toda a hora
A harmonia constante e paz de espírito também.

Quando peço aos céus que a proteja e ilumine
Faço-o com toda a convicção de meu íntimo ser
Peço a Deus que a abençoe e que lhe determine
Que seu caminho tenha a luz para seu viver...

Euclides Riquetti
28-05-2016

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

A inversão dos valores morais e sociais - homenagem à Soldado Caroline - assassinada em Natal

Não devemos nos esquecer... Aconteceu em 26 de março de 2018



Resultado de imagem para fotos soldado caroline e marcos paulo

Sargento Marcos Paulo e Soldado Caroline - , aqui de
Chapecó, ele baleado e ela assassinada em Natal - RN

       Há uma considerável inversão de valores presente no modo de vida da sociedade moderna brasileira. Aquilo que antigamente parecia certo, hoje é considerado errado. O que parecia errado, é considerado certo. Os meios de comunicação estão mais preocupados com seus índices de audiência ou então “ficar de bem” com determinados setores sociais do que pautarem seus assuntos e críticas no real e no bom senso. Na luta do bem contra o mal, estão ficando em cima do muro. Querem o aplauso do mocinho e do bandido.

       Nos três primeiros meses do ano, mesmo com todo o aparato oferecido pela intervenção federal no Rio de Janeiro, 30 policiais foram assassinados. E, no primeiro dia de abril, três menores assassinaram o trigésimo-primeiro PM na ex cidade maravilhosa. Então lembrei-me de que, em julho de 2015, 303 deputados votaram pela lei da maioridade penal aos 16 anos. Faltaram apenas 5 votos para que fosse aprovada... Houve um esforço extraordinário do (des) governo de Dilma Roussef para que isso assim fosse. Lembro-me também de que os poderosos meios de comunicação televisiva, sempre querendo ficar de bem com as “minorias”, ficaram apenas “vendo a banda passar”. E a minoria ruidosa conseguiu, mais uma vez, fazer valer seu pensamento. E triunfarem suas ideias....

       No mês de março, vimos a algazarra que fizeram, em diversos estados brasileiros, por causa da morte de uma vereadora no Rio de Janeiro. É evidente que foi uma execução! Também, como eles, quero que apurem o que realmente aconteceu. Mas ficarei bem melhor se fizerem o mesmo esforço para descobrir quem matou os 31 PMs no Rio neste ano. Também ficarei muito satisfeito se descobrirem os assassinos da Soldado Caroline, que foi morta em Natal enquanto jantava com o marido, o Sargento Marcos Paulo, da Gloriosa Polícia Militar de Santa Catarina, que atuavam em Chapecó. Caroline desejava que, quando morresse, fosse enterrada vestindo sua farda de Policial Militar. E não vi nenhum canal de televisão colocando no ar os números de telefone para que se denunciassem os malfeitores, os assassinos  de Caroline. Mas vi dezenas de vezes os noticiários da TV Globo colocando na tela os números dos telefones para denúncia dos assassinos da vereadora.
Resultado de imagem para fotos soldado caroline

Soldado Caroline - fora "destaque do mês" e esteve
entre os destaques do ano na PM de Chapecó - SC

        É hora de os poderosos meios de comunicação e seus comentaristas formadores de opinião pública terem um pouco de coragem e manifestarem suas posições. A população brasileira terá a oportunidade de manifestar que sociedade quer,  se votar em candidatos que tenham posição clara sobre as matérias que costumam discutir. Não voto em candidato que quer ficam de bem com todo mundo, nem em quem usa de proselitismo e discurso fácil. E detesto puxa-saquismo.
Resultado de imagem para imagens soldado caroline chapecó

Colegas de farda de Caroline - conduzindo o corpo
da amiga assassinada no último adeus, em Chapecó
SC


A Fera e a Bela - Profissionalismo sem deixar de
lado a vida social.



Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ALB/SC

Mesmo se nada der certo... o filme







         Sabe quando você começa a ver um filme e ele o atrai desde as primeiras cenas? Pois isso me aconteceu quando vi "Se nada der certo", uma produção norte-americana de John Carney. Enredo simples, tudo muito fácil de se compreender,  mas cativante do começo ao fim. Adoro romance, adoro filmes românticos.  Gosto de histórias com final feliz!

        "Se nada der certo" traz a história de uma jovem bela e elegante, Gretta, interpretada pela atriz britânica  Keira Knightly, (26-03-1985) tendo como cenário Nova York. Lá ela tem um namorado que a abandona para seguir a carreira de cantor de Rock, (James Carden) indo para o exterior sozinho. Ela era sua grande incentivadora, até compunha e dava composições dela para ele cantar. Era uma arranjadora perfeita. Mas sua ambição e vaidade o levaram a distanciar-se dela. Desiludida, acaba indo cantar num bar, onde é vista por um produtor de discos fracassado, Dan (Mark Ruffalo), que, com muita determinação e criatividade, acaba produzindo uma mídia demo para ela, tornando-a uma cantora de sucesso. Para isso, arrebanha talentos que encontra na rua, bem como sua filha, Violet, guitarrista, que teve com sua ex-esposa, Miriam.

          Keira Knightley é uma atriz de muito sucesso. Sua participação entre o cinema e a TV resulta em mais de 30 trabalhos, já. Participou de séries televisivas como Screenone, Starwars, Oliver Twist e Princess of the Thieves. Trabalhou em três películas de "Pirates os the Caribbean" e muitas outras, como Anna Karenina, Last Night (Apenas uma noite), Never Let me Go (Não me abandone mais), London Boulevard (O  Último Guarda-Costas), A Dangerous Method (Um Método Perigoso), Atonement (Desejo a Reparação), e outros.

         Mark Ruffalo, (22-11-1967)  o parceiro no filme, também conta com uma filmografia vasta, incluindo cerca de 40 produções, dentre elas: Cavalgando com o Diabo, Conte Comigo, Colateral, E se fosse verdade, Ilha do medo, O Homem de Ferro 3, e Truque de Mestre.

          Dois excelentes atores, Knightley e Ruffalo dão muito de si no filme, há uma química bem especial entre suas personagens, Gretta e Dan.

Vale a pena conferir o talento dos atores e a emoção romântica no romance-drama musical "Mesmo se nada der certo", que eu recomendo.

Euclides Riquetti
29-06-2015

Não maltratem as rosas...






Não maltratem as rosas
Nem maltratem as flores
Cuidem bem das cheirosas
E das de todas as cores...

Não maltratem as rosas
Nem as pessoas de bem
Nem as mães caridosas
As daqui e as de além...

Cuidem para que não sofram
Não deixem que as pisem
Cuidem para que não morram
Nem que elas desanimem...

Rosas são deusas vegetais
De quem restarei devoto
Por quem rezarei demais
Com poemas meus próprios...

Cuidem bem de todas elas
Como aqueles que as cultivam
Também eu cuido delas
Pois quero que sobrevivam.

Sei que tu as cuidas direitinho
Dá-lhes água e muito adubo
Muito mais lhes dás carinho
E muito amor, sobretudo!

Também as amo como te amo
Também as quero como as queres
Dou-te uma rosa com ramo
Uma flor que muito venero...

Para ti...
Apenas para ti...
Bem assim...
Só assim:

Uma rosa com muito amor!

Euclides Riquetti

Dia de Finados

       
Resultado de imagem para imagens flores brancas

          Neste dia consagrado aos mortos, quero, respeitosamente, congratular-me com todos os meus leitores que já perderam familiares, pessoas próximas e amigos queridos. O ser humano, sensível, sofre quando perde entes que muito ama.

          Hoje, rezei pelos meus amados e saudosos pais, Guerino (falecido em 1977), e Dorvalina Adélia Baretta  (falecida em 2000). E pelo meu irmão Ironi Vítor, que partiu, aos 51 anos, em 1998. Sempre sonho com todos eles, parece-me, então,  reviver a realidade como se ainda estivessem conosco. Também por meus cunhados Anílton (Kiko) e Círio Carmignan, o primeiro descansando em Pato Branco e este em Araucária. Ainda, para meus ex-colegas de trabalho e ex-alunos que partiram antes de nós, para as pessoas que fui conhecendo, ao longo da vida, nas cidades onde morei: Capinzal, Ouro, Porto União, União da Vitória, Zortéa e, agora, Joaçaba.

          Costumo dizer que precisamos viver bem e com dignidade  aqui na Terra,  fazer o bem, querer que todos estejam bem e que fiquem bem. procuro fazer a minha parte, oriento as pessoas de quem me aproximo para que tenham a vida saudável e que estimulem a alegria, rejeitando a melancolia, que uma forma de dar saúde física e mental a nós mesmos.

         Que Deus dê muita paz aos que se foram e saúde e longevidade aos que aqui estão!

Euclides Riquetti


quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Sentimentos ocultos


Resultado de imagem para imagens mulher no universo



Sentimentos ocultos, protegidos
Sutilmente velados e escondidos
Na manhã cinzenta
Sonolenta...

Imagens que se perdem na sintonia
Na sincronia do Universo
Sem um trilho aparente, sem um rumo certo.

A vida é mais que um sistema, um dilema
Um conflito abstrato
E uma bela mulher num retrato.

A vida é o encontro
Que repele o que está pronto
E que, ousadamente, corajosamente
Busca encontrar a felicidade autêntica
Na parceria idêntica
Com o sorriso de luz
Que a melodia da orquestra conduz.

É a água bebida
A energia absorvida
E a flor da rosa, do gerânio e do cravo
Lindo, másculo, que eu trago
Na lapela de meu casaco.

A vida condiciona os sentimentos
Coleciona os momentos
E adiciona elementos.

Sentimentos que você teima em esconder
E que não quer deixar que transpareçam.

Porque num outro ser
Há um delicioso querer
Há um desejar
Há um sempre buscar
Um desejo ardente... de buscar você!

Euclides Riquetti

Onde anda você?

Resultado de imagem para imagens onde anda você?



Onde anda você, que saiu a caminhar pelos trilhos dos raios de meu  sol?
Onde anda você, que ainda não disse a ninguém para onde foi e nem quando vai voltar?
Onde anda você, que me fitava com seu olhar de brilho sem igual?
Onde anda você, com seus belos olhos de cor do mar?

Onde anda você, que no meu frágil coração causa turbulências?
Onde anda você, que me encantou  com sua voz e rosto angelical?
Onde anda você, que na minha vida traçou as linhas da belevolência?
Onde anda você, com sua beleza ímpar, beleza sem igual?

Talvez eu possa encontrar você no meio das estrelas que cintilam
Talvez eu possa encontrar você andando nos raios de meu sol ameno
Talvez eu possa encontrar você nas noites de sereno...

Talvez eu possa encontrar você em meio às luzes que ainda brilham
Sim, porque você será o alento para minh´alma tão sofrida
Será, por certo, só você, pois só você será a luz de minha vida!

Euclides Riquetti

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Receba meus versos como se fossem rosas

Resultado de imagem para imagens de versos e rosas



Aceite meus versos como se fossem  rosas delicadas
Leia-os com o doce sabor de seus lábios vermelhos
Livre como as garças que voam elegantes e encantadas
Alente seu coração, acalente e alma e alimente os desejos
Seja mais que  a musa que inspira as canções eternizadas....

Apenas abra-se a eles, sem nenhuma condição a impor
Receba-os com amor, frutos de  minha  tênue  inspiração
Creia nos propósitos, nas palavras, nos sonhos do sonhador
Dono  de sentimentos nobres que se transformam em paixão .
Antes de fechar seus  olhos para seu  sono reparador
Atice os seus pensamentos que navegam na imensidão
Diga, então, que também me quer,  e me deseja com ardor.

Idealizada, imaginada, concebida com elegância extremada   
Divinamente descrita nos versos mais bonitos e singelos
Avalanche de amor, de sedução, uma pintura redesenhada
Discretamente, mando-lhe rosas vermelhas ou lírios amarelos
Andante do universo estrelado, musa bela e encantada
Dádiva de Deus a semear beleza a enfeitar,  a perfumar castelos...

Euclides Riquetti

Desafie-se





Desafie-se!
Não deixe que a abominável letargia paire sobre você
Nem que as digitais severas do tempo se lhe imprimam
Não aceite as imposições das inconveniências
Cuide de evitar as adversidades quando se aproximam.

Desafie-se!
Não se deixe dominar por eventual acomodação
Nem que a podem as facilidades do conformismo
Não rejeite a ajuda das pessoas bem intencionadas
Procure exalar o carisma que brota de seu sorriso.

Desafie-se!
Saiba angariar as amizades que lhe  fazem tanto bem
Rejeite e repudie as conversas que ensejem pessimismo
Veja que há pequenas coisas que você pode fazer
Que podem alegrar a vida sem atos de heroísmos.

Desafie-se!
Leve em conta que os obstáculos podem ser transpostos
Contabilize tudo o que fez de bom em toda a sua jornada
Considere todas as vitórias e todas as suas conquistas
Cuja soma é bem maior do que as pedras encontradas.

Desafie-se!
Perceba que muitas  pessoas gostariam de ser como você
Mostre-lhes toda a sua fibra de mulher forte e guerreira
Olhe para o céu e agradeça por tudo aquilo que já tem
Comemore por ter propagado o bem  em sua vida inteira.

Então, vai...

Vai estender a mão a quem tanto a quer
Vai lançar seu olhar a quem a valoriza
Vai sorrir-lhe seu belo sorriso de mulher
O sorriso que me encanta e a eterniza!

Vai, com todo o meu afeto e meu carinho
Vai!

Euclides Riquetti

Vem beber no cálice da paixão



Resultado de imagem para imagens cálice de vinho paixão


Vem beber no cálice da paixão
Vem beber do vinho que nos excita
Vem beber de minha alma e de meu coração
Vem beber-me  com tua boca bonita...

Vem, e traz com ela teu corpo sedutor
Os teus olhos amendoados
Delicados...
A tua pele macia
E tua  voz de poesia...

Traz também as tuas mãos carinhosas
As tuas pernas formosas
O teu rosto divinal
O teu corpo colossal.

Vem beber de meus sonhos
De meus lábios risonhos
Vem banhar-te em meu suor
Declamar-me versos de cor.

Vem. Te espero...
Vem beber no cálice da paixão!

Euclides Riquetti

terça-feira, 30 de outubro de 2018

Nem todas as almas são brancas










Nem todas as almas são brancas
Algumas  têm segredos bem guardados
Alvas, puras, doces, brandas, francas
Mas nem todas são  nuvens sem pecados!

Almas perdidas na inquietude
Maculadas, de breu, de asfaltos vertidas
Manchadas como da noite a negritude
Jazem no universo,  pervertidas.

E as nossas andam de mãos dadas
Nus nos caminhos da ilusão profana
Desde agora,  plenamente condenadas
Pela perdição e pelas ilações  mundanas.

Almas, nem todas são brancas
Nem a minha, nem a tua, nem outras tantas!

Euclides Riquetti

Deixe-me entrar em seus pensamentos







Deixe-me entrar em seus pensamentos
Sejam eles puros, ou então atrevidos
Deixe que eu invada o seu íntimo ser
Eu e meu coração frágil ou... tímido!

Deixe-me conhecer sua alma por dentro
O seu lado cinza  e o seu lado branco
Quero ser um anjo a chegar para ver
Se há algo além de beleza e encantos...

Deixe-me perguntar se me ama e deseja
Se represento algo, se bastante me quer
Ou se não passo de um sonho vivido
Algo a inundar seu corpo de mulher...

E, na configuração do que quer que veja
Delineie a imagem de um anjo protetor
E, se tudo parecer que não faça sentido
Ao menos creia nos desígnios do amor!

Euclides Riquetti
15-05-2016

O ciclo da vida (Ciclovida)




O vento
Moveu a folha
Que passou dos galhos
E caiu na relva
E depois secou.



O frio
Branqueou a neve
Que cobriu as plantas
Se estendeu no vale
E depois se foi.



Setembro
Coloriu a flor
Pôs de verde a planta
Pôs azul no rio
E encantou a vida.



O sol
Fez o céu tão claro
Que estrelou a noite
E morenou a pele
E fez você bonita.



O verde
Abandonou a folha
Que virou amarela
Que virou marrom
E de novo secou.



Tudo passa... mas volta!


Euclides Riquetti

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

No embalo dos sonhos







No embalo dos sonhos
Eu fui te encontrar
Na noite de outono
Teus lábios buscar
E encontrei teu sorriso
Ali perto do mar...

No encontro contigo
No meu terno sonhar
Quis ser teu amigo
De mãos dadas andar
Mas te dei meu abrigo
O meu peito pra amar...

Foi mais forte o amor
Foi bem mais que a amizade
E acabei por propor
Nossa felicidade
Quero um mundo de cor
Um amor de verdade...

No embalo dos sonhos
Nós nos encontramos
E felizes,  risonhos
Nos amamos, beijamos
E agora eu só quero
Dizer que te amo!

Euclides Riquetti

Vontade de te abraçar






Tenho vontade de te abraçar
Sentir o calor de teu corpo e o frescor de tua alma
Na manhã chuvosa e calma
Tenho o desejo de te encontrar.

Tenho vontade de me perder
E me ver reencontrado num lugar distante
Sinto  em mim a saudade constante
Tenho o desejo de te rever.

Tenho vontade de amor e delícias
Embalar-me nos teus braços que me seduzem
Sonhar os sonhos que me induzem
Tenho o desejo de ganhar tuas carícias.

Tenho vontade de andar nas nuvens
Flutuar com elas mesmo quando densas e escuras
Esquecer-me das angústias e das agruras
Reviver os sentimentos que nos unem.

Euclides Riquetti

Sinta-se bem perto de mim





 


Sinta-se bem perto de mim
Pois quero sentir que você sorri
Sinta-se como se estivesse aqui
Sinta-se bem perto de mim...

Faça de conta que o céu anil
É apenas um caminho plano
É um lençol macio e  sutil
Que se estende por onde andamos...

Sinta o  pulsar de meu coração
Que eu quero sentir o seu
E me embalar na terna ilusão
Levar-lhe o carinho meu...

Imagine que eu seja o vento
Que alisa seu rosto macio
E,  nem que seja por um momento
Com seu perfume eu me delicio...

Sinta meu corpo colar-se em você
Pele com pele, peito com peito
E nunca me pergunte nunca o porquê
Pois eu quero você assim, desse jeito!

Euclides Riquetti

domingo, 28 de outubro de 2018

Beijo com sabor de fruta madura... e mate amargo!






Abraço delicioso
É aquele carinhoso
Que traz calorzinho no dia frio
Perfume gostoso
Com beijo sabor fruta madura.

Abraço terno
Tem efeito eterno
Tem a força do mar bravio
Faz bem no inverno
Leva a gente à loucura.

Abraços, muitos abraços
Daqueles que fazem bem à alma
Ao corpo que se acalma
Que faz esquecer do cansaço:
Abraço bem abraço!

Abraço de manhã bonita
Em mulher catita
Abraço apertado
Ou apenas imaginado
Mas sempre um gostoso abraço.

É por isso que me perco
Em inimagináveis divagações
E deixo que o pensamento letargo
Dê lugar às emoções
Enquanto me entrego
Ao meu mate amargo.

Amargo, mas com sorriso de mulher
Atrás da cuia.
Mas com um doce abraço...

Em ti!

Euclides Riquetti
17-05-2016

É preciso dizer... e é preciso comparar... e é preciso esforçar-se por entender!


Resultado de imagem para imagens eleições 2018

       Sou totalmente a favor da democracia, acho que no mundo não há lugar para ditaduras. Ainda é o melhor regime político para todos os países, o direito das pessoas precisa ser sempre respeitado. Abomino toda a forma de tortura física, pressão psicológica, agressão física ou moral.  As pessoas precisam respeitar para se fazerem respeitar. Todos os seres precisam ser respeitados, inclusive os animais e as plantas. Tudo o que é natural e orgânico precisa de bom trato!

       A campanha eleitoral deste ano foi pura baixaria! Tanto no primeiro como no segundo turno. Agressões pelas redes sociais, pelo rádio, pela televisão, nas ruas... Tudo muito condenável! Há três décadas, os candidatos podiam colocar sua foto e seus currículos  para aparecerem nos programas de TV. Achavam que era pouco e foram abrindo espaço para toda a sorte de propaganda. Campanhas políticas foram secundadas por shows de artistas muito bem pagos, inclusive por gente que recebia benefícios das leis da Cultura, dinheiro nosso, dinheiro que faz falta para diversos serviços essenciais à população.

       Tentaram regular tudo, proibiram os candidatos de distribuírem chaveiros, camisetas, etc. E isso serviu pra quê? Ora, uma vergonheira está instalada em todas as formas de comunicação desta última campanha. É visível o que há de matéria tendenciosa, jornalista tendencioso, cientista político e social tendencioso! Aliás, as escolas também tornaram-se  grandes depósitos de aparelhos ideológicos, cada um  tentando passar pra frente suas convicções, nem sempre as mais salutares, ou melhor: nunca ou nada salutares. Cada um foi perdendo a vergonha na cara da forma que achou mais conveniente, ou que melhor atendeu a seus interesses e conveniências. Agora, o desespero da perda das tetas faz com que muitas pessoas se achem na razão de dizerem as bobagens que querem, as asneiras que lhes convêm, sem se importarem com o que possam causar em termos de danos morais.

       Na semana que vem, as notícias serão outras. Começar-se-ão as especulações sobre as composições dos ministérios, das secretarias nos estados, virá  a choradeira dos derrotados e dos seus seguidores. Mas o Brasil precisa andar. A ordem e a disciplina precisam voltar e é isso que as urnas estão indicando para a classe política. Os caciques ou coronéis donos de currais eleitorais vão dar lugar a uma nova geração de políticos, que podem trazer o Brasil de volta aos eixos. Queremos um Governo que não gaste mal nosso dinheiro, um Judiciário justo, em que quem está errado tenha que ser punido e quem estiver certo seja inocentado. Que os parlamentares atuem de forma isenta, votando os projetos que sejam bons para os brasileiros e os catarinenses. E que sejam seguidos planos de desenvolvimento e não planos de partidos políticos. A onda de mudança que cobriu o País dá crédito aos eleitos para que façam o que tiver que ser feito. E que a disciplina venha a imperar em todos e por todos os meios. É notório que os governos pós-militaristas foram um fracasso. Falharam na segurança, nos investimentos em infraestrutura, saúde e educação e deixaram imperar a corrupção. Gastaram em propaganda e demagogia. Incentivaram o ócio e a fala irresponsável. No governo pós-militar, dou como exceção Itamar Franco, que colocou a Economia em ordem e deu bons rumos ao Brasil. Saiu limpo do Governo e poucos reconhecem isso.

       Qualquer cidadão lúcido pode e deve fazer uma comparação do que temos vivido com o que foi no passado. Em 1972, quando ingressei na Faculdade, em União da Vitória, Paraná, o salário mínimo lá era de Cr$ 250,00. Descontava Cr$ 20,00 de INSS, que eu compensava com horas extras. Trabalhava o dia todo e ia para a faculdade todas as noites. Tive aulas aos sábados à tarde durante os quatro anos.  Pagava Cr$ 50,00 de mensalidade na Faculdade, Cr$ 120,00 de pensão e me sobravam ainda Cr$ 80,00 para o cinema, o lazer, o frapê, a torta de requeijão com nata, o sorvete, e até para a mensalidade do curso de Inglês no Yázigy. Agora você consegue fazer o quê com um salário mínimo?

Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ALB/SC   www.blogdoriquetti.blogspot.com

Meu artigo no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC -  em 26-10-2018