sábado, 13 de outubro de 2018

A deusa, a sereia, a musa...






Desenha a natureza o verde dos coqueirais
Desenha o céu o azul nas manhãs ensolaradas
Desenham o mar os recifes e os negros corais
Desenham o dia as brancas nuvens alvejadas.

O sol do ouro alaranjado doura a  morena pele
E o caminhante beija  o vento na manhã divina
A onda espumante que banha acaricia, não fere
O corpo que desafia minha  imaginação felina...

Desenha-se, no mar,  o mais perfeito dos cenários
A imensidão oceânica que colore e perfuma
E se transforma no mais sagrado dos sacrários.

Louva-se, no mar, a brisa que enternece a alma
Louva-se, no mar, a deusa, a sereia, a musa
Louva-se, no mar, o seu sorriso que seduz e acalma...

Euclides Riquetti

sexta-feira, 12 de outubro de 2018

Militares: Eles estão voltando! Pelo voto popular...


Resultado de imagem para imagens de boina militar brasileiro


Militares: Eles estão voltando! Pelo voto popular...

       As eleições do último domingo me deixaram muito feliz. Vi muita muralha velha desabar, antigos castelos ruírem. Violas ensacadas e os músicos que regiam orquestras foram sendo mandados para casa ao final de domingo.  Gente nova no pedaço, ocupando os espaços de muitos que já deveriam ter sido banidos da política há muito mais tempo, principalmente os que se eternizaram no Poder, fazendo da política profissão e indo alojar-se no Senado, na Câmara e nas Assembleias Legislativas. No Senado, a cada quatro anos surgem duas vagas, e o mandato é para oito anos, uma baita zona de conforto.

       O avassalador resultado de Jair Bolsonaro para Presidente da República no primeiro turno já era esperado. Seu discurso propondo segurança e disciplina para as famílias, a libertação das pessoas do foco ideológico e o verdadeiro combate à corrupção são fatores mais fortes do que tudo o que veio sendo proposto no período pós-revolução de 1964. E os números mostram que seu discurso vai além do que as pessoas comuns entendem: militares e policiais militares foram eleitos em todos os estados aos diversos cargos.

       Em Santa Catarina, o jovem Comandante Moisés, candidato a Governador, surpreendeu a todos, fazendo os institutos de pesquisa passarem vergonha. E também os tais de cientistas e comentaristas políticos, que não querem admitir a verdade e a lição das urnas. Estão tentando fazer uma transição de seus discursos, adaptando-se à nova realidade, mas ainda muito presos aos seus costumes, tão viciados quanto o discurso dos corruptos que se assenhoraram do Poder e do dinheiro dos brasileiros nas últimas três décadas. MDB, PT e PSDB encolheram. Abrigam, assim como o PP e o PTB, velhas e ultrapassadas personagens da política brasileira.

       Os brasileiros mandaram para casa Dilma Rousseff, que foi salva por Ricardo Levandowski e Renan Calheiros. Lindenberg Farias, propineiro do Rio de Janeiro. Eduardo Suplicy, o mais idealista dos petistas, ao meu ver um homem muito sério, que pagou pelo histórico ruim de seu partido. Eunício Oliveira, Jáder Barbalho, Delcídio do Amaral, Beto Richa e Roberto Requião, gente de Norte a Sul que precisa refletir sobre seu histórico pessoal, em que o oportunismo e o discurso fácil sempre estiveram muito presentes. Apenas Renan Calheiros safou-se, pela sua esperteza e oportunismo.

       Em Santa Catarina, Jorginho Melo e Esperidião Amin foram eleitos para o Senado. Dois políticos experientes, habilidosos, que o eleitor reconhece como pessoas íntegras e bem intencionadas. Jorginho Melo, com sua humildade, seu carisma, coragem e habilidade, chegou lá. O maior contingente de votos para um político da região de Joaçaba. Ambos poderão ajudar muito nosso Estado. Jorginho faria ainda mais votos se não tivesse sido prejudicado pelos institutos de pesquisa, que o listavam em quinto ou sexto lugar, mas que deixou pra trás Raimundo Colombo, Paulo Bauer e Ideli Salvatti.

       O segundo turno é outra eleição. Mas dificilmente a tendência, a curva positiva de Bolsonaro será invertida. Mesmo o Comandante Moisés tem tudo para ser governador de Santa Catarina. O seu PSL elegeu seis deputados estaduais e quatro federais, gente desconhecida, mas com credibilidade.  Ainda, quase um senador em nosso Estado. O Tsunâmi Bolsonaro ajudou os brasileiros a se livrarem de caminhonadas de entulhos que vinham obstruindo a passagem do progresso brasileiro. Os militares estão voltando, pela legitimidade dos votos que vêm conquistando!

Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ALB/SC – www.blogdoriquetti.blogspot.com



       Minha coluna no Jornal Cidadela, de Joaçaba - SC - em 12-10-2018

Dia da Criança - 1963... lembranças!




Alunos da Escola Municipal Professor Guerino Riquetti -
Ouro - SC - com o professor Felipe Miqueloto

          No início da década de 1960, certamente que em 1963, meu pai, Guerino Riquetti,  era terceiranista do curso Normal do Colégio Mater Dolorum, em Capinzal, SC, que equivale à formação para o exercício do magistério em nível de Ensino Médio, hoje. Era o único homem dentre as mulheres. Lembro-me de algumas: Lourdes Eide Fronza, Noemi Zuanazzi, Estela Flâmia (Sfredo), Terezinha Bertaiolli (Dacás), Luinês Soares, Doraci Infeld, Inês Dalpizol, Alda Besbatti...

          Os alunos faziam trabalhos artesanais, dentro da disciplina de Trabalhos Manuais. Em outubro daquele ano, meu pai foi incumbido de produzir algo diferente para a época; uma placa alusiva à Semana da Criança. Embora o Dia da Criança tenha sido instituído no Brasil em 1924, somente em 1960 ele passou a ser comemorado, em razão de movimento propagado por uma fábrica de brinquedos (Estrela) e de outra que produzia material de higiene para crianças (Johnson & Johnson).  Três anos depois, eu via a primeira ação concreta em uma campanha em favor da criança, com placa produzida e fixada pelo meu pai ali onde se situa o Posto Dambrós, em Ouro. Foi justamente no ano em que o município foi criado.

           No local, havia uma barraquinha, uma espécie de bazar, construída e administrada por familiares de Viriato de Souza. Pouco após, num aterro, foi colocada a dita placa. Meu pai obteve a doação de uma placa já utilizada antes para outro fim, pelo Sr. Luiz Gonzaga Bonissoni, que no mesmo ano acabou elegendo-se Prefeito , pintou toda a base com tinta a óleo na cor branca e escreveu (desenhou) a mensagem com uma tinta cor "roxo-terra", semelhante a  um "vermelho  chassi", um pouco mais na cor terra. Indicava uma campanha que visava a conscientizar os motoristas sobre a importância de os motoristas terem cuidado com as crianças. Estava lá:

                                                   SEMANA DA CRIANÇA

                                              Motorista, seja amigo da criança!

                                                               20 Km

          Sim, a recomendação era para que os carros andassem bem devagar nas ruas das cidades de Ouro e Capinzal: apenas 20 Km por hora! Muitas vezes, ficávamos até duas horas sem que nenhum carro passasse pela Felip Schmidt. Havia alguns jipes Willys, principalmente na área rural, dois jeeps DKW, alguns Chevrolets e Fords americanos, meia dúzia entre fuscas e Aero-willys e poucos caminhões. Mas, já naquele tempo, havia a preocupação com a segurança das pessoas, em especial das crianças.

          Na época, aprendi que havia um "Dia da Criança" e nem se costumava receber presentes ainda. O anos se passaram, o mundo foi infestado de carros, gente equilibrada e também gente muito doida e irresponsável... Difícil de se imaginar, naquele tempo, que chegássemos ao ponto em que chegamos hoje.

          Então, amigos motoristas: Que Deus nos dê luz e proteção, tanto a nós condutores quanto às crianças, para que nada de rui  nos aconteça. Tenhamos, sempre, extremo cuidado.

E, a você, leitor, leitora, parabéns pela criança que está dentro de você!

Euclides Riquetti

Nossa Senhora Aparecida

Resultado de imagem para Imagens de Nossa Senhora Aparecida



Nossa Senhora Aparecida
Mãe de todos os brasileiros
Mãe dos pobres sem dinheiro
Mãe das senhoras e das meninas...

Nossa Senhora Aparecida
Mãe dos fracos e oprimidos
Mãe dos doentes e desassistidos
Mãe das crianças desaparecidas...

Nossa Senhora Aparecida
Mãe de todos os pescadores
Mãe das mães, dos pais pecadores
Mãe das mulheres frágeis e sofridas.

Nossa Senhora Aparecida
Mãe protetora, negra, morena
Mãe divina, angelical, mãe serena
Mãe tua, mãe minha, mãe querida!

Euclides Riquetti

Feliz "nosso dia", criança!


Resultado de imagem para imagens caroline riquetti


Libere a criança alegre que há dentro de você
Deixe-a andar pelas ruas do jeito que lhe apraz
Deixe-a brincar onde quiser, deixe-a viver
Garanta-lhe muita alegria e um mundo de paz!


Libere suas intenções, anseios e desejos
Deixe que tudo lhe aconteça naturalmente
Distribua, a todos, mil abraços e mil beijos
Libere suas emoções e tudo o que você sente!
Resultado de imagem para imagens michele riquetti
Fique contente em poder continuar sendo assim
Uma criança grande, mas ainda dócil e feliz
O mesmo que há em você, também há em mim
É isso que meu coração revela e sempre me diz!

Continue a amar as coisas que sempre amou
A gostar do canto dos pássaros, do sabor do vento
Aproveite tudo o que Deus lhe deu e legou
Viva cada dia como se fosse o último momento!
Resultado de imagem para imagens fabrício riquetti
Sobretudo, busque, intensamente, sua felicidade
Lute contra as fadigas, desconfortos e cansaço
Valorize as pessoas que lhe oferecem lealdade
E aceite, neste dia, meu mais carinhoso abraço!

Feliz "nosso dia"!

Euclides Riquetti

Foto 1: Caroline, filha; Júlia, neta.

Foto 2: Michele, filha

Foto 3: Fabrício, filho; Luana, nora.

Oração às crianças

Resultado de imagem para imagens crianças sorrindo


Crianças nos fazem felizes porque são crianças
Crianças nos dizem coisas que nos encantam
Crianças filhas de mães dignas, dóceis e santas
Crianças que nós amamos, lindas crianças!

A criança  torna o mundo muito mais feliz
Porque em cada olhar desperta ternura
Porque em cada rosto há carinho e doçura
Há amor em seus gestos e em tudo o que diz.

Deus, abençoe as crianças que cantam,  faceiras
E também as que buscam o pão pra comer
E aquelas sem pais e sem lar pra viver.

Proteja as que passam frio nas noites de inverno
E as que rezam, esperançosas, pelo Pai Eterno.
Abençoe, Meu Deus,  as crianças brasileiras!

Euclides Riquetti

quinta-feira, 11 de outubro de 2018

Se te derem um poema

Resultado de imagem para imagens anjo mulher


Se te derem um poema de mim roubado
Nascido de minha singular inspiração
Peço-te que o leias com todo o cuidado
E venhas a mim através da imaginação...

Sobrevoa a vasta floresta do Atlântico
Os riachos azuis vai deixando pra trás
Vem pra este vale verde e romântico
Deixa que os rios corram para o mar!

Busca encontrar-me onde me imaginares
Talvez caminhando numa longa estrada
Distante das areias quentes e dos mares
Quem sabe em rancho velho ou pousada.

Estarei te esperando de abraços abertos
Alma sem dono, com as mãos estendidas
Meus olhos te procuram livres, despertos
Pra que tu venhas recompor minha vida!

Euclides Riquetti
11/10/2018


O levante do luar dourado


 
 

 

 
Levanta-se, no fim da tarde,  no eldorado
O luar dourado que resplandece
E, ao levitar sobre o mar,  extensamente ondulado
De um  prateado fulguroso se reveste
Para abençoar o horizonte santificado. 

Levanta-se, com a cor do ouro casto e polido
O luar fogoso a redesenhar o agreste
E, ao escalar as nuvens, no acorde sustenido
Energiza  os coqueirais perfilados do nordeste
No quadro fantástico pela  natureza esculpido.

E os sonhos  dos amantes e dos enamorados 
Juntam-se no vagar das ondas da imaginação
Enquanto os ideais já quistos e projetados
Juntam-se no eternizar do  poema e da canção
No concerto dos ventos gentis ali soprados. 


Euclides Riquetti

Apenas mais uma manhã...


 
 

 

Uma manhã banal
Como outras manhãs banais
Pode ser uma manhã casual
Como outras tais e tais.

Uma manhã  tentadora
O meu corpo a te querer
A lembrança encantadora
O que mais pretender?

A manhã  inspiradora
Os pensamentos saudosos
Tua pele macia, sedutora
Os momentos só nossos...

O que mais querer?


Querer uma manhã de querer
Apenas mais uma manhã
E, numa manhã, podes crer
Poder crer no amanhã.

A tarde de um amanhã
De um ontem, de um hoje, de um sempre
Pode ser, de repente
Apenas uma tarde vilã...

Mas sempre haverá um mais e um mais
Um bom motivo pra viver
E então, as manhãs banais
Serão manhãs colossais
Serão aquelas manhãs,  tais e tais
Que tanto quero reviver!!!

Pois, queiramos ou não, o tempo passa...

(E nós vamos envelhecendo...)
 
E eu, aqui, m você!

 Euclides Riquetti 

quarta-feira, 10 de outubro de 2018

O portal dos sonhos






Quadro de Euclides Riquetti - acrílico sobre tela


Passarei pelo portal dos sonhos para te buscar
Andarei por estradas bucólicas e por asfaltos
E no mar infinito do tempo irei te encontrar
Em caminhos de calmaria, sem sobressaltos...

Retratarei em tela as emoções e sentimentos
Transformarei meus devaneios em realidade
Buscarei teus olhos meigos e sempre atentos
E nos horizontes largos animarei saudades.

E escreverei meus sonetos de amor e de paixão
Espalharei meus versos pelas estradas e os ares
Irei, navegando na manhã pela imensidão...

E chegarei a ti, chegarei animado e contente
Esperarei o grácil momento de me abraçares
E ganharei teus beijos, ganharei certamente!

Euclides Riquetti

O doce lembrar das folhas dos plátanos







Soltam-se a flutuar as folhas de plátanos exuberantes
Que, em tons multicores outonais cingem a paisagem
Se os verdes cedem o lugar aos alaranjados vicejantes
Os avermelhados se sobrepõem e lhe dão passagem...

Se, no verão, nos oxigenam com os refrescantes ares
Depois do rebrotar nos meses da cândida primavera
Elas sombrearão todos os gramados de jardins e lares
Que enfeitam e presenteiam com inefável quimera...

E, sobretudo, atiçam nossas lembranças infindáveis
Remetem-nos a render-nos aos seus encantos mil
Fascinam-nos com os cenários mais inimagináveis.

Oh, singelo redesenhar dos mais bucólicos sonhares
Singelo acalentar do sentimento mais puro e sutil
Plátanos multicores plantados  em celestiais altares!

Euclides Riquetti

terça-feira, 9 de outubro de 2018

Nem todas as rosas são vermelhas




Rosas, amo-as e lhes tenho devoção
De todas as cores, de todos os matizes
Amam-nas as donzelas e as meretrizes
Amam-nas princesas e imperatrizes
Sim, amam-nas com paixão!

Nem todas as rosas são vermelhas
Nem tudo o que brilha no céu são estrelas!

As rosas são as flores da nobreza
Perfumam e exalam encantamento
Imagens que se fixam no pensamento
Odores que se espalham pelo firmamento
A propagar o seu charme e sua beleza!

Nem todas as rosas são vermelhas
Nem tudo o que brilha no céu são estrelas!

Ofereço-lhe as rosas e as estrelas
Os perfumes e os brilhos que deleitam
Os jardins e as noites que elas enfeitam
Os laços de amor que em nós se estreitam
Rosas champanhe, brancas e vermelhas!

Euclides Riquetti

Ande, sutilmente, pelos caminhos do sol




 


          Ande,  sutilmente pelos caminhos do sol,  e vá encontrar o que você procura. Estenda, gentilmente,  suas mãos a quem você ama e entregue-lhe, incondicionalmente, o seu coração, com sua alma desprovida  de incertezas,  e seus olhos de inefável beleza. Vai, siga em frente, sem preocupar-se com pedras que possam estar em seu caminho, com plantas que em vez de flores lhe oferecem somente os espinhos.
 
          Abra seu sorriso franco que a torna feliz, retribua, com alegria, a cada manifestação carinhosa, e dispense a todos sua atitude generosa. Seja compreensiva com os que duvidam de você, mostre-lhes que você é sincera e verdadeira, porte-se com altivez e galhardia, mas não se esqueça de exercitar, em cada momento, a sua humildade. Você é mais você, em todas as circunstâncias.

          Permita, em cada dia, um renascer dentro de você, enseje expectativas em cada um que espera que lhe proporcione algo, esperanças que possam se renovar, possibilidades que se possam reabrir, caminhos que possam, novamente, ser percorridos. Situe-se ao lado do bem, não se importando se os outros pensam diferentemente de você. O que importa, sim, é a paz que restará em seu interior e que você fará resultar nos outros. 

          Dirija seu pensamento para o Altíssimo, faça-lhe orações despretensiosas, mas carregadas de boas intenções. Queira a felicidade para todos, independente de a terem ou não perdoado em seus pecados ou a aplaudido em suas vitórias, pois a vida nem sempre é dada a derrotas, e nem sempre a conquistar a glória.

          Ande, sutilmente, pelos caminhos do sol. E, depois que tiver feito tudo isso, sem que lhe fosse de obrigação ou compromisso, colha as flores que nasceram perto de você, nos caminhos que você trilhou, nos jardins onde as plantou. E verá, certamente, que tudo lhe valeu a pena!

Euclides Riquetti

segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Não há tempo que possa apagar...






 

Não há tempo que possa apagar
Algo que possa ter existido
Algo que se queira lembrar
Não importa quando  tenha acontecido
Mas que até hoje nos faz sonhar...

Não há tempo que apague
Memórias que estão registradas
Como não há luz que não se propague
Pela imensidão das estradas
Quando a saudade nos invade...

Nada há  que possa impedir
Que os corações pulsem eternamente
Enquanto ainda houver um sentir
Ou uma lembrança latente
Que nos resgate um pequeno sorrir...

Nada há que extinga da nossa  mente
Bons momentos que nós vivemos
Que estarão  sempre presentes
Nos sentimentos que ainda temos
Doces, ternos e envolventes...

Euclides Riquetti


 

domingo, 7 de outubro de 2018

Carpintar versos




                                                   
                                                   Euclides - no Parque Municipal de
                                                   Belo Horizonte - MG


Vou sair por aí
Para carpintar versos românticos
Quero escrever tantos, tantos
Para ti!

Versos com palavras bonitas
Palavras bem escolhidas
Para ti!

Que meus versos te encantem pretendo
Que talvez não sejam perfeitos, entendo
Mas, se contiverem defeitos, que entendas:
Também os tenho!

E, na imperfeição de meus versos
Eu e meus poemas certos ou incertos
Haveremos de andar pelos parques ou praças
Pelas ruas e pelas calçadas
De mãos dadas...

Minha mãos
Nossa imaginação
Nossas almas abençoadas!

Enquanto isso...
Vou carpintando meus versos
Nossos versos!

Euclides Riquetti
13-05-2016

Perto de teu belo sorriso


  

 

 
Não tenhas medo, tu sabes que eu preciso
Ver melhor teu rosto, sentir teu perfume
Olhar nos teus olhos, que me condenam e punem
Mas preciso chegar  perto de teu belo sorriso!

Não te preocupes, não sou um bandido
Nem te justifiques, não dê explicações
Peço-te que entendas  as minhas razões
Eu apenas tenho um coração ferido!

Não me rejeites, procura me entender
Sou apenas um homem que tem sangue nas veias
Que tem fogo na alma para te aquecer.

Mais uma vez eu te imploro e eu te digo
Quero ser só teu, espero que  creias
Que preciso estar perto de teu lindo sorriso!

Euclides Riquetti

Sábado de sol e de cor




  


Sábado de sol e de cor
Dia de alegria desmedida
De andar livre na vida
Nada de trizteza, nem dor.

Sábado com muita euforia
Dia das doces sensações
De dar asas às emoções
Nada de melancolia.

Sábado dos corpos sarados
Dos corações atirando setas
Dos corações sendo flechados.

Dia de comemoração
Nas almas de todos os poetas
Que escrevem com amor e paixão!

Euclides Riquetti

Direita versus esquerda - o grande plebiscito


Resultado de imagem para imagens queda de braço



       A eleição para Presidente da República está com todas as características de plebiscitária. Nos últimos dias antes do pleito de 07 de outubro, configura-se um confronto entre o ex-Capitão do Exército Jair Messias Bolsonaro e o candidato do PT, Fernando Haddad. Haddad tem sobre suas costas os 13 anos de Governo do PT, de Lula e Dilma. É a contenda da direita contra a esquerda, a novidade contra o velho. E Bolsonaro se apresenta como o único candidato capaz de demolir o viciado sistema político no País, o que vem governando desde que a redemocratização foi instituída, após o regime militar que se iniciou a partir de 31 de março de 1064. Tudo indica que Bolsonaro e Haddad estarão na contenda do segundo turno. Até se cogita de que nem segundo turno haja em razão de um provável “efeito manada”!

       Os discursos projetados por intelectuais, e repetidos por influenciadores a partir da eleição de Fernando Collor de Mello, perdem-se no vazio da existência, estão fragilizados, não têm mais razão de ser. Todo o trabalho ideológico realizado através das escolas públicas, especialmente de algumas universidades, pela primeira vez confronta-se com exércitos de reacionários de direita, que querem varrer do Poder a classe política, rejeitando centro e esquerda. E, a maneira mais fácil, o caminho mais curto, é começando por votarem em Bolsonaro. Dizem as pessoas mais simples que se “votarem em Bolsonaro, as coisas podem mudar, ou não. Mas se voltarem nos demais, têm a certeza de que nada vai mudar”! Agora, o antipetismo e o conservadorismo se agiganta e favorece o ex-Capitão do Exército Brasileiro. Os brasileiros querem disciplina na sociedade, nas escolas, no ambiente de trabalho, e em todos os lugares. Ele passa essa mensagem à população,  que está se sentindo insegura.

       Na política, colhemos o que plantamos! O brasileiro viu e ouviu as notícias de tanta gente, de direita e de esquerda, que se aproveitou do Poder Público para fazer o que bem entendesse com o dinheiro dos contribuintes. E não aguenta mais as promessas que não são cumpridas, as mentiras e a ladroeira, a falta de atendimento na saúde, a omissão governamental em questões de segurança e a inércia diante de um sistema educacional duvidoso, as estradas esburacadas, e o dinheiro sumindo pelo ralo. Nem a inconstância do Judiciário, em especial do STF, onde os juízes do Supremo tomam decisões que os brasileiros não aceitam. Não existe uma linha de conduta próxima do singular, mas uma divergente, que causa espanto nos mais simples dos viventes. O tratamento dispensado a umas figuras é bem diferente do dispensado a outras por crimes muito parecidos.

       Em nível de Estado de Santa Catarina, não vejo favoritismo de ninguém. Mas o segundo turno deve ficar entre Mauro Mariani e Gelson Merísio. O primeiro herda a força de Luiz Henrique da Silveira no Norte, e do MDB na grande Florianópolis. Merísio tem favoritismo no Oeste, Meio Oeste, Planalto e Sul do Estado. Merísio pode ser favorecido por ter declarado seu voto a Bolsonaro há poucos dias. Ao meu ver, eles são muito parecidos: são egressos da iniciativa privada, fizeram carreira política, fizeram parte do um mesmo governo desde 2002 até abril deste ano.  Décio Lima, embora conheça bem a administração pública e a política, tem nas costas o desgaste de seu partido, o PT. Os demais candidatos, mesmo com ideias lúcidas, não dispõem de estrutura partidária capaz de alavancar suas candidaturas.

       De qualquer forma, mesmo com as suas imperfeições, a democracia nos leva ao pleito deste final de semana com tranquilidade e acreditando no funcionamento de todas as instituições. E esperamos que os eleitos possam aplicar, em suas gestões, aquilo que pregam em suas campanhas, o que é sempre muito difícil de acontecer, pois se semeia o sonho, mas a realidade é sempre muito diferente do que este.

Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ALB/SC -  www.blogdoriquetti.blogspot.com