terça-feira, 4 de outubro de 2011

A Legião dos Dançarinos Extraordinários

       Quem já não se encantou com danças harmoniosas, passos bem ensaiados, ou mesmo "singles" ou "dobles", que se apresentam em festivais de dança? Quem não se encantou com musiciais que viu na TV ou no cinema?

         Bem, a harmonia da dança á algo extraordinário.Às vezes movimentos espontâneos, outras com grupos cadenciados, articulados extraordinariamente, encantadores. Há, na dança, um inimaginável senso de poesia. É o belo expresso nos movimentos, que nos atrai, embasbaca, embala nossos sonhos, nos leva às mesmas viagens que nos leva a música, o poema, o canto, o voo do pássaro, o flutuar das patas dos animaizinhos sobre a relva, o sorrir e o abanar da criança, a calmaria das ondas nas águas. A dança, como a poesia e o canto, exercem um magnânimo fascínio sobre mim. Tudo se reveste de musicalidade. Definitivamente, é o belo que se expressa em múltiplas formas.

          Mas, o que me tem encantado docemente, nos últimos dias, é a capacidade coreográfica dos componentes da Legião dos Dançarinos Extraordinários. Vi-os num filme, busquei vídeos no you-tube, estudei sobre eles. Encantaram-me, sobremaneira, alguns personagens: Primeiro, Trevor Drift, o menino moço que consegue expressar-se em movimentos harmonicamente extraordinários, e que se incorpora à LXD. Igualmente, Jato e Katana, Katana e Jato, dois apaixonados, pela dança em um pelo coração, pela alma do outro. Jato, com sua estupenda  beleza ( e sutileza) de movimentos de seu corpo, atrai Katana, seu partner, seu amado, e nos embebece, nos envolve, transporta-nos para um mundo irreal, de imedível encantamento.

          E o maravilhoso mundo web nos permite buscar isso, deleitar-nos, navegar pelo universo sem sair de casa. Deus, salve os dançarinos, os músicos, os cantadores, os poetas extraordinários.

Euclides Riquetti - 04/10/2011

domingo, 2 de outubro de 2011

Produção audiovisual.

Em algumas oportunidades de minha vida, participei de pequenas produções de material audiovisual. Exigente comigo mesmo, gosto de produzir um texto de fácil compreensão e facilitar a identificação e  interpretação das mensagens que pretendo passar. Como atuo no meio administrativo público, preciso ter muito cuidado para não ferir egos. Isso também dá muito trabalho. Talvez mais que a produção em si.

Mas, assinar uma produção audiovisual, por mais simples que seja, é sempre um motivo de muito orgulho. Minhas experiências nesse campo começaram há 12 anos. Em duas oportunidades, pelo menos, trabalhei no studio da TV Barriga Verde, em Joaçaba. Textos de 2 minutos. Levava algumas sacolas com dezenas de fitas de vídeo em VHS e capturávamos imagens para sobrepor, coerentemente, às palavras e significação do texto. Dois técnicos, habilmente, faziam a edição e eu escolhia as imagens que julgava ideais e coerentes. E que tivessem certa qualidade. Lembro que na última vez a colega Tulica nos ajudou. Depois, era só alegria vermos, na TV, nossa produção.
Mais adiante, produzimos, num studio de Joaçaba, um audiovisual de 47 minutos,  versando sobre as brigas políticas do tempo da UDN e do PSD, na emancipação do Munmicípio de Ouro, que se desmembrou de Capinzal. Saí a campo com a Franci e o Alexandre Baratto, do Stúdio Foto Real, eu atuando como repórter e eles como cinegrafistas. A produção tem significativo valor histórico, pois registramos os principais fatos ocorridos em Ouro na década de 1960. Foram mais de 80 horas entre a busca de imagens, entrevistas e produção. A narração foi realizada pelo amigo Ademir Belotto. depois, três dias inteiros na Proeza Vídeo, com sacolas e sacolas de fitas de vídeo e diversos álbuns de fotografias. Realizamos a entrevista com o Sr. Horácio Heitor Breda por telefone, dos estúdios da Rádio Capinzal. Ele estava na casa dos 90 anos. Morava em Maringá. Gentilmente, concedeu-nos a entrevista. Utilizamos fotos suas da época em que foi Prefeito de Capinzal, época em que as brigas políticas eram, muitas vezes, resolvidas com o 38 Smith Wesson niquelado.  Produzi outros materiais em conjunto com a Vanessa Siepmann, à época em que trabalhamos juntos e ela estudava jornalismo em Joaçaba, na UNOESC, com o tema: Ouro - Capital Catarinense do Associativismo. Agora, na quina e sexta feira, 29 e 30 de setembro, um novo DVD sobre ahistória da CoperOuro. Manifestar-me-ei sobre este brevemente.