sábado, 23 de maio de 2020

Frango na Cerveja (dell Capocuoco Richetto)

     


       O frango ou galinha na cerveja é um prato muito delicioso e de baixíssimo custo. Você vai encontrar muitas receitas e até orientações no you tube. Formulei uma receita e fiz no domingo passado. Você precisará dos seguintes ingredientes para a sua preparação:

- 4 coxas de galinha com sobrecoxas (entre 1,5 e 1,7 Kg).
- 1 cerveja clara,  de latão (473 ml)
- 1 cebola grande
- 12 batatinhas pequenas
- 5  dentes de alho
-  3 folhas de loro
- 5 folhas de manjericão
- 2 colheres de sal temperado
- vinagre branco para lavar a carne
- orégano a gosto
- salsa
- sálvia
- papel alunínio
- 1 pirex grande, untado com margarina ou manteiga


a) Corte  as coxas e sobrecoxas, tornando-as em 8 pedaços. Lave-as com água e vinagre branco. Drene e coloque numa vasilha, tempere-as com o sal temperado e regue com cerca de 250 ml de cerveja. Deixe em descanso, cobertas.

b) No liquidificador, coloque a cebola já em pedaços, o alho, as folhas de loro, o manjericão, a salsa, a sálvia e o restante da cerveja.  Bata e obterá um molho esverdeado e bastante consistente. Coloque num vasilhame.

c) Pegue casa um dos pedaços de frango e mergulhe no molho e vá dispondo no pirex. Pegue as batatinhas e faça o mesmo, dispondo-as sobre os pedaços de frango. Em seguida, pegue o molho que sobrou e vá jogando sobre tudo, mesmo o que sobrar no pirex. Espalhe o orégano por cima de tudo.

d) Envolva o pirex e o conteúdo em papel alumínio, com a parte fosca por fora. Leve ao forno previamente aquecido e deixe por 80 minutos (1 h 15 min).

e) Vá lavando os utensílios para não arrumar encrenca com a patroa e, se for ansioso, pegue um livro e leia. Pode escutar rádio enquanto espera, ou bisbilhote na internet.

f) Tudo cozido, retire do forno, retire o papel alumínio, drene o líquido gerado deixando apenas 1 cm de altura o restante. As batatinhas, retire-as e coloque numa forminha em separado para dourar tudo  no mesmo forno. Coloque de volta para dourar por até meia hora. Recomenda-se o forno  a 280 graus. Depois, retire e faça a festa. Com arroz branco e tudo o mais que você tiver direito.
Vai ficar muito "delicious" e o custo ficará entre dez e doze reais, dependo da sua habilidade em comprar as coisas nas promoções dos supermercados.

Capocuoco Richetto - Euclides Riquetti

23-05-2020






Natureza Colossal

 


 
 

 
                                          Rio do Peixe - ponte entre Lacerdópolis e Barra
                                          Fria (Erval Velho) - SC
Eu amo as plantas verdes de meu vale
Os belos girassóis, os cândidos cinamomos
Contemplo as águas dos riachos e das sangas
Que vagam entre as pedras rumo ao rio.

Encanto-me com os pássaros que cantam
E as borboletas entre as flores coloridas
Me perco em  ver crianças que sorriem
Com seus rostos inocentes  feitas anjos.

Admiro os jovens belos e sadios
Que buscam ideais de vida pura
A nobreza da alma das pessoas
Os rostos que irradiam muita alegria.

A  natureza  é a vida plena , é colossal.
É a dança harmônica do Universo
Que se move consoante a grande orquestra
Sem rimas, só com notas musicais.


Euclides Riquetti
 
Rio do Peixe em Capinzal - SC

A perda de credibilidade da imprensa e considerações sobre o que realmente nos importa


       

       É muito possível que, quando você vê uma notícia na Televisão, estejam, de alguma forma, querendo fazer a sua, a minha cabeça. E, agora, nesses tempos de pandemia, é vergonhosa a insensatez de muitos jornalistas que trabalham na TV aberta, e mesmo em alguns canais que atendem aos seus assinantes, quando tentam fazer valer aquilo que eles pensam, que tentam nos vender como verdades absolutas. Daí, necessário que o cidadão busque a pluralidade das fontes de informação, que busque ter um razoável nível de entendimento das questões, que procure se certificar se aquilo que querem lhe dizer tem algum cunho de verdade. Aliás, o tempo disponível que as pessoas têm hoje em suas casas, pode ser usado para a releitura de alguns livros que se encontram adormecidos lá na estante num compartimento de sua casa.

       Não à toa, o experiente jornalista Alexandre Garcia tem propagado conhecer pesquisas que indicam que a Imprensa Brasileira, em especial a grande imprensa, tenha menos popularidade que o Presidente Jair Bolsonaro, consequentemente mais rejeição do que este. Se chegamos a esse ponto, é porque há um crescente descrédito dela. E isso é perceptível a quem tem muitas relações com a sociedade, conversa, constata. Houve um tempo em que as instituições Imprensa, Judiciário, Igreja e Família eram as mais respeitadas. Agora, o quadro se altera...

O espaço que é dado para questões de pouca importância, ou para análise em debates de coisas que não ajudam em nada o telespectador, mas lhe geram apenas estresse e nervosismo, bem que poderia ser aberto para questões mais sérias. Por exemplo, pouco se fala ou escreve sobre a importância do agronegócio, principalmente para economia do Brasil, que é movimentado nas regiões Sul e Centro-Oeste. Nas questões de saúde,  não buscam mostrar como está o comportamento da população dos três estados sulinos, onde diversas atividades foram sendo gradativamente liberadas. Deixam de colocar informações sobre como anda o atendimento a pacientes acometidos por diversas outras outras doenças que não a Covid 19.  A ladroeira, o tráfico, os acidentes nas estradas e a violência doméstica parece que nem estejam acontecendo.

      Sempre entendi, e constatei  que,  enquanto se dá importância a determinado fato, e o debate gira em torno dele e de suas personagens, há outra parte que age despudoradamente, há comportamentos condenáveis. Há, em muitos hospitais, a falta de insumos básicos, os funcionários trabalham desprotegidos, a remuneração para aos da base de serviços é muito baixa e a indenização ou paga pelos serviços que hospitais e prestadores de serviços recebem pelo que prestam ao SUS é vergonhosa. Canais que transmitem ou reportam sobre esportes, mostram tapes de eventos já passados. E poucas vezes debatem sobre os valores astronômicos que jogadores de futebol recebem, enquanto os clubes brasileiros, administrados pelo coração e o fígado de seus dirigentes, vivem o clima da quebradeira.

       Aqui no Sul, neste momento, está em curso uma forte estiagem. O nível das águas dos rios está baixíssimo. Os produtores rurais precisam adquirir alimento para os animais para suprir os que sua lavoura própria não garante.  E escuto uma pessoa da Defesa Civil do nosso Estado dizer que os Relatórios de Avaliação de Danos, os AVADANs emitidos pelas comissões municipais de defesa civil não são aprovados quando não se registra a falta de água para consumo humano. E que vão mandar cestas básicas para as prefeituras distribuírem para os atingidos. Isso revela grande desconhecimento da realidade da agricultura e despreparo para enfrentarem a situação atual. Vale lembrar que a Defesa Civil de nosso Estado vem sendo praticamente comandada por pessoas de Florianópolis ou do Vale do Itajaí, e  Isso me faz lembrar de uma vez em que a Anita Dacaz Rossa era prefeita de Lacerdópolis, e a Defesa Civil mandou dois sacos de feijão para serem distribuídos dentre os atingidos por desastres naturais aqui nos municípios da AMMOC. E, as prefeituras deviam fazer a entrega de alguns Kg para cada família, promover a entrega, pegando em documento o número da Cédula de identidade, do CPF, e do número de pessoas da família contemplada.  A despesa e o serviço para isso, para cumprir a logística e a burocracia era muito alta. Disse a Prefeita: “Podem ficar com seus dois sacos de feijão que eu dou de meu próprio dinheiro muito mais do que isso para eles, se necessário for”. Agora, duas décadas depois, parece que nossas autoridades não aprenderam nada, que não vão visitar os pontos em que há o problema, e que as soluções que têm são de nos envergonharem.

       Ora, os municípios, em sua maioria, investiram na perfuração de poços artesianos profundos, em projetos de redes de distribuição de águas nas comunidades, enfrentaram as dificuldades burocráticas, deixaram as propriedades recebendo água potável em suas casas e, a maioria delas, a suficiência de água para a criação de animais. Também, pretendem disponibilizar dinheiro para a contratação de caminhões pipas para levar água onde há falta dela. Normalmente, os municípios já dispõem ou já dispuseram de caminhão do gênero, é um item que precisa fazer parte da frota municipal. Então, não seria a hora de a Secretaria de Agricultura e a Defesa Civil terem um cadastro com os equipamentos de produção de cada município, qual a estrutura desenvolvida para garantir o abastecimento de água em todas as propriedades agrícolas e qual a necessidade diária de água para cada propriedade? Para mim, caminhão pipa na hora da desgraça é o mesmo que falar em implantar hospitais de campanha aqui e ali...

       É hora de termos um planejamento em cada estado, de modo que se estruturem as cidades, que se independam do Governo Central, que se invista naquilo que realmente gera o alimento, o trabalho e o bem-estar.  

 Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

A chuva da manhã de outono

 





Resultado de imagem para fotos manhã chuvosa

Na manhã chuvosa de outono me chega a canção
Que me vem trazida pelo vento
Pousa, suavemente, em meu pensamento
E se aloja em meu frágil  coração.

Vem, num carrossel de anjos que vêm
Com sua melodia indescritível
Canção de sabor aprazível
Vem me deliciar também.

Na manhã chuvosa de outono vem a canção que me afaga
A canção da noite, que você repete
E que me acalenta, me confunde e me embriaga.

Na manhã chuvosa de outono meu coração silencia
Enquanto se acalma, pensa, reflete:
Quer esperar você, cheio de uma doce  nostalgia.

Euclides Riquetti

Quando me deste o céu

 




Quando me deste o céu, eu te dei o mar
Quando me  deste o sol, eu te dei meu sorriso
Quando me deste as estrelas, eu te dei o luar
E descobri que tu és tudo de que eu tanto preciso.

Quando me propuseste sonhos, eu te permiti sonhar
Quando me disseste adeus, eu permiti o teu retorno
Quando me ofereceste carícias, te permiti me amar
E vi que tu és mais do que um simples adorno...

Quando a chuva molha as gramíneas e as plantas
Quando a chuva molha as pétalas das roseiras
Quando a chuva molha o corpo com que me encantas

Eu me entrego em divagações ternas e saudosas
Eu me inspiro em suas risadas doces e faceiras
Eu me perco em suas curvas belas e formosas.

Euclides Riquetti


sexta-feira, 22 de maio de 2020

Obra-prima



 

Pensei em produzir uma obra-prima
Algo que marcasse, que ficasse eternizada.
Quem sabe uma poesia com boa rima
Quem sabe uma foto envernizada.

Pensei em produzir uma obra-prima
Algo que ninguém houvesse ainda feito.
Podia ser uma escultura pequenina
Podia ser um monumento perfeito.

Pensei em buscar  uma obra-prima
Algo raro, quem sabe inimaginável.
Podia ser uma  composição divina
Uma ópera de lírica admirável.

Pensei, repensei, tentei, retentei...
Busquei tirar algo de minha inspiração
Fui longe, longe, mas sabes quem eu encontrei?
Foste tu, bem escondida...no fundo de meu coração!

Euclides Riquetti

A mesma água que banhou teus pés




A mesma água que banhou teus pés
Molhou também os meus...
Veio, trazida pela maré
Alisando as areias no balé
Das ondas do oceano teu!

As nuvens brancas que povoaram
O céu azulado do outono
Nos abençoaram
E voltaram de novo...
Enquanto as gaivotas voavam!

O mesmo sol que queimou tua pele
Também queimou a minha
(E deixou aquela marquinha...)
Então, espere-me sempre, me espere
Tanto quanto o sol brilha...
Tanto quanto tu caminhas!

Euclides Riquetti


Sopram os primeiros ventos de outono



Sopram os primeiros ventos de outono
Que amedrontam as folhas nos galhos da planta
O sol, porém, vem dourado e  risonho
E nos abençõa com sua energia sacrossanta.

Ondulam-se as águas do imenso oceano
Vêm requebrar-se nos rochedos imponentes
Espumam-se nas praias do mar soberano
Sinfonia a embalar as almas das gentes.
 
É o outono da noite fria e do dia ensolarado
Dos ibiscos vermelhos, brancos e amarelos
Da noite coberta pelo manto estrelado.

É o outono das folhas que cobrem as calçadas e gramados
Dos poetas que escrevem seus poemas singelos
E embalam os sonhos dos que amam ... e dos que são amados!

Euclides Riquetti

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Você, as flores e o mar!

 

Resultado de imagem para imagens de olhos sobre o mar


Tu adornas as flores coloridas e elas te adornam
São belezas que se encontram e se harmonizam
Tu és emoldurada pelas flores que te contornam
Sois imagens que em minha mente se eternizam.

Não importa qual seja o dia ou seja a distância
O que conta é o que tu fazes e o que representas
Para mim, cada minúcia tem forte importância
Cada gesto teu tem sua relevância e sua essência.

Teu rosto vem a mim em meio às nuvens claras
Sobrepõe-se à calmaria e exuberância dos mares
A imensidão se reveste de uma dimensão ignara.

Teu pensamento vem a mim e o meu te encontra
Como num encontro romântico de dois olhares
Sem obstáculos, com amor, alma aberta e pronta.

Euclides Riquetti
04-10-2018

Quando o coração manda meus olhos te procurarem

 





Quando meu coração manda meus olhos te procurarem
Nas ruelas ou vielas de alguma cidade
E eles se alam para te buscarem
É porque ele já sente saudade...

Quando meus olhos saem para te ver em algum lugar
E se vão seguindo apenas alguns rastros
De perfumes que exalas para que eu os possa cheirar
Apenas sigo os brilhos que emanam os astros.

Quando meu corpo encontra o teu e o deseja abraçar
Para te dar os afagos e carinhos de que precisas
E minha canção encontra a tua alma que vem pelo ar
Os anjos abençoam nosso dia e nossas vidas..

Então eu faço uma oração para que continuem nos abençoando
Em todos os dias e em todos os lugares
Porque meus olhos sabem que precisam continuar sempre te procurando
Onde houver desertos, florestas ou mares.

Porque precisam levar-te meu recado:
"Eu te amo!"

Apenas isso... bem assim!

Euclides Riquetti

Alguns outros girassóis




Alguns outros girassóis me acompanham
Olham para onde eu vou e me protegem
Guiam-me pelos caminhos que enobrecem
Levam-me a lugares que não me estranham...

Alguns outros girassóis nascem e se vão
Quando passa-se o seu ciclo curto de vida
Vão embora sem mesmo uma despedida
São sementes que outras plantas gerarão...

Alguns outros girassóis sempre nascerão
Onde houver terra boa para seu cultivo
Novamente nascem, embelezam e partirão

Pois esse é seu destino: Vir, reinar e partir
Ser majestade por tempo curto, ínfimo
Mas, no seu viver, animar, encantar, sorrir!

Euclides Riquetti - madrugada de outono
21-05-2020



Nasceu um girassol

 



 

 
Nasceu um girassol na beira da estrada
É  uma planta  divinamente colorida
Que me parece acompanhar, toda exibida
Uma mulher bonita, uma dama encantada.

Nasceu um girassol amarelo, um girassol
Com caule verde e sementes cheirosas
Com caule verde e sementes deliciosas
Um girassol amarelo da cor dourada do sol.

O girassol, do alto de sua soberana majestade
Olhou-me e sorriu seu sorriso largo e generoso
Convidou-me para um colóquio  de amizade.

O girassol me sorriu com sua sutil vaidade
Num gesto de garbo, gentil, carinhoso
Me fez lembrar de você com muita saudade...

Euclides Riquetti

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Perto de teu belo sorriso

 


  

 

 
Não tenhas medo, tu sabes que eu preciso
Ver melhor teu rosto, sentir teu perfume
Olhar nos teus olhos, que me condenam e punem
Mas preciso chegar  perto de teu belo sorriso!

Não te preocupes, não sou um bandido
Nem te justifiques, não dê explicações
Peço-te que entendas  as minhas razões
Eu apenas tenho um coração ferido!

Não me rejeites, procura me entender
Sou apenas um homem que tem sangue nas veias
Que tem fogo na alma para te aquecer.

Mais uma vez eu te imploro e eu te digo
Quero ser só teu, espero que  creias
Que preciso estar perto de teu lindo sorriso!

Euclides Riquetti

Rio do Peixe


Resultado de imagem para fotos rio do peixe santa catarina



Atrevido e valente
Sempre que a calmaria se ausente
O imponente e voraz Rio do Peixe
Desliza furiosamente...

Invade lares, prepotente
Arranca plantas portentosa
Causa avarias espantosas
Esse imperador inclemente!
Nas arenas montanhosas
Vence cada dobra, impiedoso
É um colosso vigoroso
Com suas águas belicosas...
Depois, apenas baila, mansamente
Valsa como o  canto verso de um salmo
Então, sereno, paciente e calmo
Jaz,  ali, docemente.
Rio  do Peixe, nosso venerando Senhor
Ora anjo – uma canção de acalanto
Ora intrépido,  despojado de encanto
No vale verde, é soberano gladiador!
Com seu visível poder, ou simplesmente ignoto
Deus Natural, Real Majestade
Orna o campo, enfeita a cidade
Sou teu súdito  e fiel devoto...
Rendo-te homenagem, meu rio!
A ti, com tua força imedida
Jamais, em toda a minha vida
Eu ousarei propor-te desafio...
Bem conhecemos teu enredo, tua história
E bem sabemos de tudo o que és capaz
És um guerreiro muito forte, sempre audaz
Reverenciado, dou-te medalhas e glórias.
Tu, que já foste o lago de mi ´as  pescas
Tu, que foste a raia de meu tenro nado
E serpenteias neste vale encantado
De Navegantes,  foste palco em tantas festas.
Pelo açoite do chicote  sem piedade
Peço-te, humildemente, perdão
Aceita esta breve oração
Garboso rio, Fluviosa Divindade!

PERDOA-NOS, RIO DO PEIXE!!!

Euclides Riquetti

Diamante negro

 





Diamante Negro
Um olhar acanhado, uma sutil timidez
A discrição, a virtuosa e doce sensatez
Uma lembrança, um sorriso,  um segredo!

Diamante que se enobrece com o passar dos anos
O mais singelo, magistralmente  lapidado
Soprepôs-se a tudo pelo tempo já passado
E ainda  resplandece e povoa meus sonhos profanos!

Diamante que exala elegância, charme, sensualidade
Mas que esconde, em si, mistérios indecifráveis
Sentimentos ocultos e infindáveis
Que esbalda a fragrância, o perfume, a veleidade...

Diamante de beleza singular
Diamante negro como a noite mais morena
Divindade cândida, dócil, serena
Preciosidade rara e sem par!

Diamante negro, mais do que um corpo bem esculpido
Mulher amada, musa, anjo deslumbrante
Mulher desejada, tal qual raro diamante
Mulher do sorriso de luz, do olhar eternecido!

Mulher diamante
Amada
Distante
Segredo
Que me traz medo!
Tão rara quanto...
Diamante Negro!

Euclides Riquetti

Juntos de novo

 



Poema de minha caixinha de papelão, resgatado:



Um ano que passa é uma eternidade
Para quem sente saudades...
São meses e meses de sentida angústia
Quando uma dor profunda amarga, sutilmente, no meu coração.

São centenas de dias de separação
Em que lágrimas constantemente rolam no rosto de quem fica.
Então, imagine milhares de dias, dezenas de anos...

Um descaminho é sempre aparente
Quando a distância não se situa no pensamento
E serve para nos mostrar que temos sensibilidade
E que, mesmo longe, podemos estar ligados em todos os momentos.

Pois, quando se tem vontade de chorar, que se chore...
Quando se tem vontade de sorrir, que se sorria...
E, quando tivermos que nos alegrar, mostremos nossa alegria...
Pois o amor nunca  morre!

Há uma indizível saudade em nós
Há uma vontade de abraçar, de beijar...
E a esperança está sempre presente nos seres imortais.

Um  reencontro pode ser, sempre, adiável
Mas não é inconcebível
Nem inevitável!

Um dia, todos juntos, vamos  poder comemorar
Pois o amor verdadeiro, duradouro
Transcende a vida, é imorredouro,

E nós vamos, como num passe de mágica, ficar juntos de novo.

Euclides Riquetti
26-08-1998