sábado, 28 de maio de 2016

Quando rezo por você





Quando rezo por você, peço que tenha saúde
Que tenha paz e alegria, que viva com satisfação
Que continue a crescer em você o dom da virtude
A pureza de alma, a grandeza de seu coração...

Se eu rezo, é porque penso, porque me preocupo
É porque quero o seu melhor, seu sucesso pessoal
Para o êxito em seus projetos, um plano maduro
Vislumbrando um horizonte belo e magistral.

Rezo porque acredito em Deus e Nossa Senhora
Porque tenho muita confiança na força do bem
Porque onde houver amor, haverá em toda a hora
A harmonia constante e paz de espírito também.

Quando peço aos céus que a proteja e ilumine
Faço-o com toda a convicção de meu íntimo ser
Peço a Deus que a abençoe e que lhe determine
Que seu caminho tenha a luz para seu viver...

Euclides Riquetti
28-05-2016

Cuide das plantinhas como se fossem...



Cuide de suas plantinhas carinhosamente
Como se fossem pequenos bichinhos de estimação
Regue-as com a água limpa e sagrada, sempre
Dê-lhes, amorosamente, sua amável atenção...

Cuide de suas plantinhas como se estivesse
Cuidando de um amiguinho com pouca defesa
Afague-as com seu jeitinho que enobrece
Acarinhando-as com seus dotes de princesa...

Cuide de todas as plantinhas para que cresçam
Para que enfeitem sua  horta ou seu jardim
E, às que lhe deem frutos ou que floresçam
Procure retribuir com seu amor sem fim...

Mas, não se esqueça: Guarde um pouco disso tudo
Também para mim!

Euclides Riquetti
28-05-2016



sexta-feira, 27 de maio de 2016

A história de uma tragédia: lembranças de Dona Noeli Lorenzetti Gabriel

Reeditando, porque quero, mais uma vez, homenagear pessoas queridas!



 
 
 
          Conheci a Dona Noeli Lorenzetti Gabriel num jogo de "voleibol câmbio", na Colônia de Férias do Hotel SESC do Cacupé, em Florianópolis, na tarde do dia 07 de novembro deste ano. Estava ali, ao lado da quadra, vendo o jogo. Convidei-a a entrar no jogo, pelo nosso time. Justificou-se, disse que não estava acostumada a jogar. Era educada, demonstrava ser uma pessoa muito respeitosa e sensível. Acabou aceitando o convite e participou das brincadeiras que nos eram oferecidas pelos recreadores do SESC. No seu crachá, o nome: Noeli. As amigas a chamavam de Noila!

          No dia 9, sábado,  nos encontramos na fila do Restaurante, na hora do almoço. Já havíamos retirado as bagagens dos alojamentos, deveríamos voltar a Joaçaba logo depois.  E, nessas ocasiões, costumamos fazer amizades com pessoas que trazem si  seus segredos, suas histórias, seus dramas.  E, assim, nem me lembro como, começamos a conversar, eu e a Noila,  como se fôssemos amigos de longa data. Foi imediata empatia. Falamos de família, de filhos. Ela é de Concórdia, eu disse que morava em Joaçaba, então  passou a me relatar sobre um filho que morara em Joaçaba quando ele tinha 22 anos, era piloto de aviões e instrutor de voo. Viera para Joaçaba para dar aulas de voo no Aeroclube.

          Dona Noila falava-me com alegria do filho, com muito orgulho. Disse-me que aqui ele viera jovem e surpreendeu os Srs. Beló e Avelino Dorini Primo, pois estes não imaginavam que alguém tão jovem pudesse vir ensiná-los a pilotar aviões.

          Perguntei-lhe onde ele estava e seu rosto serenou, mas sem perder o brilho do semblante de uma mãe que fala com orgulho do filho: "Meu filho morreu, foi em 23 de dezembro de 2009, no Maranhão. Ele estava pilotando um helicóptero, que caiu numa mata. Ele e o co-piloto morreram  só foram achados quatro dias depois... "

          Fiquei enternecido. Aquela senhora bondosa, que deixava simpatia transbordar de seu coração, falava com alegria do filho que perdera. Contou-me sobre o drama de esperar, por quatro dias,  notícias sobre a localização do filho desaparecido nos céus de Carolina, uma cidade do Maranhão, para onde fora pilotar depois que foi embora de Joaçaba.  E, quando a notícia veio, apenas a confirmação de que ele, Enndel Gabriel, e seu co-piloto Aloysio, havia perdido a vida, seus corpos foram encontrados carbonizados.

          Imaginei o sofrimento daquela mãe, que tudo fez para que seu filho tivesse uma boa educação, apoiando-o na realização de seus sonhos. E ela me dizia que não estava triste, pois sabia que ele estava fazendo aquilo de que gostava. Disse que ele estava num grande momento da vida, muito feliz com o relacionamento que mantinha com a noiva, Daniele Leite, e com o seu trabalho. Pediu-me que quando encontrasse o Primo lhe falasse que a conhecera, perguntasse sobre a vida o  Enndel Gabriel aqui em Joaçaba.

          Pois tive contato com o Primo, meu amigo dos tempos de adolescência, lá de Capinzal. Encontrei-o nesta semana numa loja no centro de Joaçaba, ele mora e trabalha aqui.  Disse-me que o piloto era formidável, que foi o melhor instrutor que conhecera. Que o rapaz morou no centro de Joaçaba, tinha muitos amigos por aqui. Aprendera muito sobre aviões com ele. Fez seu serviço e depois foi embora..,

          Uma das coisas que muito me marcou foi o reconhecimento de Dona Noeli com relação ao pessoal aqui de Joaçaba. Disse que, mesmo depois de mais de uma década, foram lá confortar a família quando da tragédia. E reafirmava-me que, mesmo tendo perdido o filho, aos 36 anos, tinha saudades, mas estava feliz, pois sabia que ele fora um piloto feliz e realizado.

          Na viagem de volta, conversamos sobre outros assuntos, sobre "viver a vida", sobre ter família, sobre gostar das pessoas, admirá-las. Pois, que este Natal seja para ela e seus familiares um belo momento, o de celebrar as lembranças boas que lhe ficaram no coração.

Abraço bem afetuoso, Noila!

Euclides Riquetti
23-12-2013


 

Mesmo se nada der certo... o filme






         Sabe quando você começa a ver um filme e ele o atrai desde as primeiras cenas? Pois isso me aconteceu quando vi "Se nada der certo", uma produção norte-americana de John Carney. Enredo simples, tudo muito fácil de se compreender,  mas cativante do começo ao fim. Adoro romance, adoro filmes românticos.  Gosto de histórias com final feliz!

        "Se nada der certo" traz a história de uma jovem bela e elegante, Gretta, interpretada pela atriz britânica  Keira Knightly, (26-03-1985) tendo como cenário Nova York. Lá ela tem um namorado que a abandona para seguir a carreira de cantor de Rock, (James Carden) indo para o exterior sozinho. Ela era sua grande incentivadora, até compunha e dava composições dela para ele cantar. Era uma arranjadora perfeita. Mas sua ambição e vaidade o levaram a distanciar-se dela. Desiludida, acaba indo cantar num bar, onde é vista por um produtor de discos fracassado, Dan (Mark Ruffalo), que, com muita determinação e criatividade, acaba produzindo uma mídia demo para ela, tornando-a uma cantora de sucesso. Para isso, arrebanha talentos que encontra na rua, bem como sua filha, Violet, guitarrista, que teve com sua ex-esposa, Miriam.

          Keira Knightley é uma atriz de muito sucesso. Sua participação entre o cinema e a TV resulta em mais de 30 trabalhos, já. Participou de séries televisivas como Screenone, Starwars, Oliver Twist e Princess of the Thieves. Trabalhou em três películas de "Pirates os the Caribbean" e muitas outras, como Anna Karenina, Last Night (Apenas uma noite), Never Let me Go (Não me abandone mais), London Boulevard (O  Último Guarda-Costas), A Dangerous Method (Um Método Perigoso), Atonement (Desejo a Reparação), e outros.

         Mark Ruffalo, (22-11-1967)  o parceiro no filme, também conta com uma filmografia vasta, incluindo cerca de 40 produções, dentre elas: Cavalgando com o Diabo, Conte Comigo, Colateral, E se fosse verdade, Ilha do medo, O Homem de Ferro 3, e Truque de Mestre.

          Dois excelentes atores, Knightley e Ruffalo dão muito de si no filme, há uma química bem especial entre suas personagens, Gretta e Dan.

Vale a pena conferir o talento dos atores e a emoção romântica no romance-drama musical "Mesmo se nada der certo", que eu recomendo.

Euclides Riquetti
29-06-2015

Coração Ferido



 
Há um coração ferido
Flechado pelo cupido
Que lhe pôs veneno
Na noite de sereno
E o deixou... ressentido!

Há um coração  magoado
Triste e desolado
Com seu íntimo sofrido
E um ser desiludido
Num corpo... maltratado!

Há um corpo e um coração
Há uma alma em ebulição!

Mas, como diz o poeta
Uma coisa é certa:
Só o tempo apara as arestas
Só o tempo amaina os desalentos
Abafa e dilui os sofrimentos!

O tempo, sim, o tempo
É que ajuda a curar
O coração ferido.

Apenas ele!

Euclides Riquetti

quinta-feira, 26 de maio de 2016

Deixe que o vento leve as folhas





Deixe que o vento leve as folhas embora
Mas que não leve junto o seu belo sorriso
Deixe que eu acarinhe seu cabelo liso
E que ele acalme meu coração que chora.

Deixe  que o vento leve as folhas já caídas
Aquelas que secaram e se desprenderam
As que eram verdes e, de dor, já feneceram
As folhas marrons e aquelas amarelecidas.

Que leve as folhas,  mas não leve a vida
Que nos deixe o tempo que nos envelhece
Que  reanime a voz quando ela emudece
Que reacenda a chama do amor esquecida.

E,  que quando os anos já tiverem passado
Quando a história for maior que o porvir
Que nossas almas  possam sempre sentir
Que o amor vivido possa ser relembrado!

Euclides Riquetti
26-05-2016




Apenas ganhar teu abraço

 


 

Eu quero apenas ganhar teu abraço carinhoso
E compartilhar de teus segredos
Para afastar todos os medos
Com um abraço bem gostoso...

Eu quero apenas sentir o calor do teu corpo
E viajar contigo pelas nuvens claras
Imaginar-te em  minhas rimas raras
Me sentir ancorado no teu porto...

Eu quero apenas que me beijes, que me abraces
Me perder contigo sem ter hora
Não pensar no ontem,  nem no agora
Acariciar teus cabelos,  acariciar tuas faces.

Eu quero apenas que acredite no que eu digo
Que viva a vida de verdade
Quero buscar em ti a felicidade
Viver em plena sintonia contigo!

Euclides Riquetti

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Mãos



Mãos que tiram a roupa
Mãos que afagam o peito
São mãos que estendem a colcha
São mãos que preparam o leito.

Mãos que alisam o rosto
Mãos que abanam pra mim
São mãos que eu beijo com gosto
São mãos que arrumam o jardim.

Mãos que se estendem de pronto
Mãos que seguram a flor
São mãos que preparam o encontro
São mãos que se prendem no amor.

Mãos que seguram as mãos
Mãos que recebem presentes
São mãos que ajudam irmãos
São mãos que se movem contentes.

Mãos elegantes e ágeis
Mãos atraentes e belas
São mãos que parecem tão frágeis
São mãos tão macias e singelas.

Me ligo nas mãos carinhosas
Me ligo nas mãos da senhora
Que cuidam dos cravos e rosas
Que cuidam do filho que chora.
Euclides Riquetti 

Um poeta sem versos... (bem assim!)





Sinto-me como algo perdido em meio à escuridão
Da noite em que o luar se ausentou
Nada a chamar tua atenção
Apenas um pontinho de prata na imensidão.

Sinto-me como um grãozinho de areia nos desertos
Ou uma andorinha que o frio da noite dizimou
Como um andante sem rumo certo
Um poeta que não consegue articular seus versos.

Sinto-me como um comandante que perdeu seu  navio
Que a tempestade violenta arrebentou
Que deixou dentro dele um grande vazio
Indo à deriva pelo oceano violento e bravio.

Algo perdido  na escuridão
Um grãozinho de areia no deserto
Um comandante sem navio
Uma dor de paixão
Um poeta sem versos
Um coração vazio...

Bem assim!

Euclides Riquetti

terça-feira, 24 de maio de 2016

Morre o ex-Prefeito de Capinzal, SC, Hilton Pedro Paggi







         A comunidade capinzalense perdeu, nesta terça, 24, o ex-Prefeito do Município de Capinzal, Hilton Pedro Paggi.  Ele faleceu num hospital de Curitiba, aos 65 anos,  depois de ter passado por uma cirurgia na segunda-feira.  Paggi  foi Prefeito na minha cidade natal de 1993 a 1997, tendo como Vice o Sr. Luiz Carlos Thomazoni. Casado com Dona Dorvalina César Paggi, teve como filhos o Agnaldo e a Izolema, ambos meus alunos no Colégio Mater Dolorum.

          Conheci o Paggi nos primeiros anos da década de 1980, época em que ele trabalhava na Celesc. Adiante, foi Gerente Regional da mesma, da qual era funcionário de carreira. Muito se empenhou na eletrificação da região de Joaçaba e tinha grande amizade com o Engenheiro Vilson Pedro Kleinübing, então Diretor de Distribuição da empresa. Participamos juntos na campanha de 1982, quando Kleinübing elegeu-se Deputado Federal. Depois foi Governador e Senador da República. Em seu Governo, deu grande apoio ao Prefeito Paggi, canalizando recursos para investimentos em Capinzal. Quando fui prefeito em Ouro, acompanhou-me numa audiência com o Governador Vilson Kleinübing, em Florianópolis.

         Sempre tivemos muita amizade com o Hilton, a  Dorvalina e os filhos deles. A última vez em que nos avistamos foi há pouco mais de um mês, na frente da loja Decorshop, em Capinzal. Falou-me que costumava ler meus artigos no Jornal Cidadela, que comungava de minha opinião a respeito de política e economia. Percebi, na oportunidade, que ele estava de alguma forma com a saúde um pouco debilitada.

         Pela amizade que sempre tivemos, pela sua correção administrativa e habilidade política, me resta rezar para que encontre a felicidade eterna e manifestar as mais sentidas condolências a todos os seus familiares.

Fique na paz de Deus, amigo Paggi!

Euclides Riquetti e Miriam

Melancolia





Melancolia, aqui estou de volta
Venho apenas para te ver de novo
Eu e meu coração bobo
Sem rancor, nem revolta...

Melancolia, por que me persegues
Sou apenas um poeta
Que pede em letra discreta
Se tu ainda me queres...

Melancolia, afasta-te de mim
Vai te alojar em outro ser
Deixa-me apenas viver
Um amor que não tenha fim...

Melancolia, permite-me chorar
Deixa que me apene em  mim mesmo
Caminhar sem rumo e a esmo
Viver e acordado sonhar...

Melancolia, vai embora pra outro lugar
Vai procurar outro abrigo
Não quero nada contigo
Deixa apenas que eu viva a cantar.

Euclides Riquetti
28-06-2015

segunda-feira, 23 de maio de 2016

Mateus Henrique e Samuel, os "gauchinhos" que sonham gravar com Os Monarcas





          Mateus Henrique e Samuel têm 11 e 13 anos, respectivamente. Conheci-os num evento cultural que aconteceu no salão comunitário do São Brás, aqui em Joaçaba, há um mês. Fiquei impressionado com o talento musical e a desenvoltura dos meninos, a quem chamam de "gauchinhos", uma forma muito carinhosa que amigos mais chegados têm de tratá-los. Os gauchinhos são filhos do casal Alessandre e Ivana Hofstatter, moradores de Luzerna, aqui ao lado de Joaçaba.
 
         Samuel, o mais velho, cultiva e pratica a música desde criancinha. Diz seu pai que, logo aos três anos, desejava ganhar uma gaita. Tanto que costumava desenhar uma gaita numa caixa de sapatos e simulava executar o instrumento. Aos 4 anos começou participando do festival da canção  de sua escola e aos 5 foi matriculado numa escola de música, onde foi aprender a tocar teclados. Aos 7 ganhou sua primeira gaita, aprendeu a tocar e começou a apresentar-se em público, sempre que tivesse oportunidade.
 
          Mateus, dois anos mais jovem, ao ver as apresentações de Samuel nos palcos interessou-se pela música, pediu um violão e, aos seis anos começou a acompanhar o irmão.  Nos últimos cinco anos, já se apresentaram em muitos locais, sendo sempre muito aplaudidos. Desenvolveram afinação de voz e, agora, chamam muito a atenção onde quer que se apresentem. Na apresentação deles a que assisti, levantaram o público pelo seu vozeirão e a habilidade com que executam os instrumentos, violão e gaita.
 
          Agora, estão  participando de uma promoção do grupo gaúcho "Os  Monarcas", para gravar um DVD com eles, alusivo aos 45 anos do conjunto. Para que Mateus Henrique e Samuel possam participar, é preciso que recebam muitas "curtidas" em seu vídeo. Quem tem facebook vai poder acessar pelo link aqui posto, curtir uma vez e compartilhar, para que muitas pessoas possam "curtir" e, com isso, virem a realizar seu sonho de participarem do certame e consequentemente do DVD. Clique, acesse, curta e compartilhe. Ajude nossos "gauchinhos" de Luzerna a realizarem esse sonho.



       https://www.facebook.com/1531915860455483/videos/1540120466301689/?fref=nf   

Nosso desejo de muito sucesso aos amigos "gauchinhos" Mateus Henrique e Samuel!
 
Euclides Riquetti
23-05-2016

Oração ao Monge São João Maria


 

 

Nas plagas de Taquaruçu
Nas grutas do Vale do Peixe
Nos morros e planaltos do Sul
E onde que a memória deixe
Ou nas raízes do Iguaçu
Neste chão catarinense
Os revoltosos exclusos
Mexeram com as almas das gentes.

Cruzes espalhadas nos morros
As fontes benzidas das águas
Gemidos pedindo socorro
Corações cheios de mágoas
O velho do cajado e do gorro
Pés descalços e mãos calejadas
São João Maria do bom povo
Abençoe minhas simples palavras.

O manto de trapo que cobre
Um corpo esguio e indefeso
Esconde as origens de um nobre
Que tem por justiça o desejo
São João Maria a esses  pobres
Dá tua bênção, teu conselho
Abençoa os caminhos em que corre
O rejeitado sertanejo.

Monge João Maria da oração
Olha pro céu anilado
Que tomou-me a casa e o pão
Que fez de mim um coitado
Dá alimento ao meu coração
Que anda nos caminhos jogado.

E, entre anjos e arcanjos
Nas imensidões de um além
Perdoa até mesmo os tiranos
Paz para eles também
São João Maria, Homem Santo
Homem que lutou pelo bem
Que reine a harmonia em todo o canto
E que Deus nos diga amém!


Euclides Riquetti

Mulher namorada...mulher mulher!





Mulher:

Observe a  imbecil imbecilidade do ser humano
E considere o inestimável valor do seu caráter
Veja se há nele o incontrolável instinto de vingança
Quando deveria ter em si apenas  a  inesgotável força do amor
E olhar para você com o  intrépido olhar do guerreiro
Permitir-lhe, sempre, sentir o  delicioso gosto do beijo
Proporcionar-lhe o  efeito animador do abraço...

A mulher deve deixar transparecer sua louvável missão  de ser mãe
E outorgar o mesmo tácito sentimento que ela  nutre
E sua ignota força  que há em dentro dela.
Ela precisa exercitar a  mágica habilidade de conviver com os opostos
Porque tem inserida nela a  esplêndida arte de mudar as coisas quando preciso for.

Tem a insofismável  necessidade  de perceber o inimigo ignoto
Mas nem por isso deixará de lado a  doce virtude da compreensão.

A mulher dota-se da  inefável persistência de quem quer vencer
 E da importante capacidade de resistir...


Pode contar  com a  forte eloquência dos discursos
De quem a quer proteger
E  lhe devota a infinita proposição de a amar
Com a gigantesca fúria do coração...

Porque quem a ama verdadeiramente a valoriza
Sabe de sua importância
Sabe respeitá-la como ser humano
Como companheira
Como namorada
Como verdadeira mulher!


Euclides Riquetti

23-05-2016


A chuva que cai...


 
 

 
 

A chuva que cai
Transparente
Levemente
Molha corações e almas
Peles morenas e peles alvas.

A chuva que cai
Na relva verde, sensível
Que lembra seus olhos brilhantes
Fascinantes...
Traz-me a lembrança indizível!

A chuva  cai
E você me inspira
Como os acordes na lira
E embala meu pensamento
Que se perde no vento
Que se vai no tempo...

A chuva que cai
E rola na calçada
Leva  embora o presente
E meu coração traz à mente
As ternas lembranças passadas.

A chuva que cai
Molha você, molha a terra
Molha o sonho da espera
Pois logo vem a primavera
Mas a chuva cai!

( E eu penso em você...)
 
Euclides Riquetti

domingo, 22 de maio de 2016

Há uma voz que vem do céu




Há uma voz que vem do céu do Oeste
Uma voz muito natural
Ou será que vem do Leste
Do Ocidente global?

Há uma voz que pousa nos corpos celestiais
E que carrega consigo tristezas ou lamentos
Mas prefiro que pouse nos jardins colossais
Nada de dor, nada de lamentos!

E, se a dita vier do Norte
A dita que saiu do Sul
E foi buscar a própria sorte
Mas o céu de lá não foi azul?

A voz que vem de não sei onde
Certamente que vem de algum lugar
E, se pousa por aqui, e aqui se esconde
É porque há um porto pra pousar...

Mas,  se vai uma voz para lhe sussurrar no ouvido
Se vai minha voz pra te levar o alento
Versos românticos, ou de gozo um gemido
Agarre-a com a força de seu pensamento...

Apenas isso:
Leva-lhe os versos que saem de dentro de mim
Que carpintei para lhe mandar assim...

Euclides Riquetti
22-05-2016






Devaneios

 
Devaneios I e II

 
            I
A maciez de tua mão
O ímpeto de meu abraço
Meu peito em teu coração
Em desejo por ti me faço
É uma centelha de paixão
Somos dois no mesmo espaço.

Navegando em pensamentos
Por ti componho um canto  terno
E aglutinando elementos
Havendo verão, havendo  inverno
Exaltarei meus sentimentos
Descreverei  meu sonho eterno!

            

 
II
 
E, quando o ciclo de tuas mãos se cumprir
Voltando à  maciez depois da  aspereza
E meu coração estiver de novo te a pedir
Para que volte e me traga  a tua beleza
Rezarei para que venhas com teu suave sorrir
Pois a centelha de minha paixão continuará acesa.
 
 
E, se meus pensamentos se confundirem
Ou minha voz cansada cessar de cantar
Ou meus olhos tristes já não mais se abrirem
Quererei apenas teu rosto acariciar
Para fazerem nossos corações sentirem
Que eu fiquei sempre aqui a te esperar...

Euclides Riquetti