sábado, 3 de abril de 2021

Sonhos são sempre sonhos...

 


Sonhos são sempre sonhos

Sonhos apenas...
Não se explicam
Nem se justificam
Apenas são sonhos.

Sonhos que embalam
Sonhos que encantam
Que me embalam... e me encantam!

Adoro sonhar, pois:
Sonhar é prenúncio de estar
Sonhar é precedente de amar
Sonhar é um verbo eterno
Excelentemente regular
Tão regular quanto AMAR!
Adoro sonhar...

Euclides Riquetti

O último grito de Agnaldo Timóteo

 



       O cantor brasileiro Agnaldo Timóteo, 84 anos, faleceu hoje, 03 de abril de 2021, vitimado pela Covid 19, no Rio de janeiro, onde se encontrava hospitalizado. Natural de Caratinga, Gerais, viveu a maior parte de sua vida do Rio de Janeiro. Em sua cidade natal, foi torneiro mecânico, fabricante de peças para veículos automotores. Paralelamente, cantava em emissoras de rádio locais, em Governador Valadares e Belo Horizonte. Também em circos que por ali passavam. Imitava Cauby Peixoto. Estava internado no Hospital Casa São Bernardo, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, desde o dia 17 de março. 

       Na década de 1960, morando no Rio de Janeiro, conseguiu emprego como motorista da já famosa Ângela Maria, que possuía carro mas não sabia dirigir. Após uma apresentação na TV Rio, em programa de jair Taumaturgo, depois de muito "ralar", Agnalto Timóteo conseguiu um contrato com a gravadora EMI-Odeon. As coisas passaram a melhorar e ele virou ídolo da Jovem Guarda. Seu primeiro sucesso foi "Mamãe", uma versão de "La Mamma". Gravou versões de músicas que faziam sucesso ao redor do mundo e foi projetado para a fama. Depois de ser bem sucedido com o álbum "Obrigado Querida", passou a dominar as grandes paradas das rádios brasileiras com "Meu Grito", canção composta por Roberto Carlos. Seus duetos com Ângela Maria são a excelência na modalidade no Brasil 

       Dentre seus maiores sucessos, ao longo da carreira, estão "Ave Maria", "Verdes Campos de Minha Terra", Alegria do Amor, O Grito, A Casa de Irene, e muitos outros. Afinal, foram 437 músicas gravadas e todas de excelente qualidade. O romantismo de Agnaldo Timóteo, a beleza de sua voz e a paixão pelo ato de cantar contagiou pessoas de todas as idades, raças e credos.

       Pessoalmente, duas músicas muito me marcaram: "Meu Grito" e "Verdes Campos da Minha Terra", pois foram sucesso e tocaram nas rádios na minha melhor época da vida, adolescência e início da juventude em Capinzal e Ouro, e em Porto União e União da Vitória, na juventude. 

Meu Grito: 

       Se eu demoro mais aqui,

eu vou morrer
Isso é bom
Mas eu não vivo sem você
Eu não penso mais em nada
A não ser só em voltar
Vou depressa e levo o meu amor nas mãos
Para lhe dar
Já não durmo
Morro até só em pensar
E se canto
Só o seu nome quero gritar
Mas se eu grito todo mundo
De repente vai saber
Que eu morro de saudade
E de amor por você
Ai que vontade de gritar
Seu nome bem alto no infinito
Dizer que meu amor é grande
Bem maior do que meu próprio grito
Mas só falo bem baixinho
E não conto pra ninguém
Pra ninguém saber seu nome
Eu grito só meu bem.

Mas só falo bem baixinho
E não conto pra ninguém
Pra ninguém saber seu nome
Eu grito só meu bem.


Homenagem sincera e emocionada de seu fã

Euclides Celito Riquetti - Blog do Riquetti

Joaçaba SC

03-04-2021

As verdes folhas e o céu anil!

 



Nossas folhas verdes e nosso céu anil
Nosso mundo verdejante é uma dádiva de Deus
Que enfeita nossos dias ensolarados
Que anima nossos sonhos esperados
Que encanta os olhos teus e os olhos meus!

Ipês elegantes, belos,  roxos, ou amarelos
Cingem a  paisagem em meio às matas aqui do Sul
Que se estendem sob este Divino manto azul
E se banha com os raios do generoso sol  singelo.

Em nossos rios, as águas correm e pedem socorro:
"Cuidem de nós, não deixem que nos maltratem!
Não nos poluam, apenas nos bebam e nos exaltem!
Desde a foz no mar, até a nascente no morro"!

Nas nossas matas, cuidemos das rolinhas e dos sabiás
Respeitemos os canários que cantam em nossos jardins
Que vêm respirar os perfumes dos cravos e dos jasmins.
Preservem nas matas os tatus, as lebres e os preás!

Recomendemos a todos que cuidem de nossas cidades
Usem com critério os recursos naturais que temos
Que os nossos  verbos sejam "respeitemos e preservemos"
E com nossa natureza jamais façamos  maldades!

Que todos os avôs, avós, tios,  mães e também os pais
Deem bons exemplos de conduta ambiental
Ensinando a respeitar a natureza colossal
Para que não nos arrependamos jamais!

Abençoa, Senhor, nossas verdes folhas e nosso céu anil
Abençoa e guarda nossa encantadora natureza
Que Deus criou com toda a sua maestria e beleza
Verdadeiro santuário do Sul de meu Brasil!

Euclides Riquetti

Recall no Planalto, lentidão na vacinação e recorde de óbitos.

 



       Iniciamos uma nova semana com muitas novidades na política, tanto em Brasília quanto em Santa Catarina. Como se os fatos políticos ajudassem em alguma coisa em período tão conturbado para o povo brasileiro, que vê as estatísticas da ocorrência de óbitos com os indicadores subindo assustadoramente!

       As mudanças nos ministérios, com a demissão de Ernesto Araújo, Ministro das Relações  Exteriores, a qual já era esperada, secundaram a substituição do Ministro da Saúde, Eduardo Pazzuelo, pelo médico Marcelo Queiroga,  há poucos dias. Uma inesperada “reforma” ganhou corpo. O Núcleo Militar com as maiores mudanças. Mas, o mais importante, foi a nomeação de um médico para a Saúde, e a troca de Araújo por um diplomata de carreira, Carlos Alberto Franco França que, embora jovem, é bem articulado, não entra e nem promove “divididas”. Para o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o delegado da Polícia Federal, Anderson Flores. Todas as demais mudanças, embora sejam muito repercutidas pela imprensa, são irrisórias no aspecto prático, apenas a satisfação das necessidades especiais de Jair Bolsonaro, que gosta de ficar amparado (e bem protegido) em gente que tem afinidade com suas ideias.

       De positivo, consideremos que as relações do Brasil com a China, Índia e Estados Unidos precisam ser azeitadas, uma vez que o antigo chanceler era um desastre em termos de relações diplomáticas. Eduardo Pazzuelo, que deixou a Saúde, era um obediente ao Presidente, não tinha nenhuma luz própria, pecou por agir muito na cartilha do chefe. Não dá para condená-lo pelo que fez, se deixou herança ruim esta deve ser debitada a Jair Bolsonaro. Marcelo Queiroga, o novo Ministro da Saúde, discreto, faz a politica do chefe mas não cegamente, consegue dialogar mais com os setores públicos e privados da sua área.

       Agora, aqui em Santa Catarina, a virada da semana foi de inoperância governamental. Uma semana antes, um grande movimento em favor da vacinação fez com que houvesse ações  no sábado e no domingo, em todo o estado.  Neste último, quem estava saindo, o time de Carlos Moisés, não fez nenhuma força. De quem estava entrando, a equipe da Governadora Interina Daniela Reinehr, nada se podia esperar, pois não eram eles que tinham o dever de agir, até por questões de ordem legal. Mesmo a chegada de uma boa quantidade de doses de vacinas não foi devidamente repercutida, a maioria das secretarias municipais nem sabia quantas doses iriam receber.  A escolha da Deputada Federal Carmen Zanotto para comandar a Saúde merece nosso aplauso. Médica, já provou ser boa gestora quando ocupou o mesmo cargo no governo anterior. Conhece como poucos a dinâmica política de Brasília, e é respeitada tanto no ambiente político como no meio técnico.

       Acompanho as estatísticas, o calendário de vacinação de boa quantidade de municípios catarinenses e de algumas cidades brasileiras. Percebo que Amazonas e Pará estão contemplando faixas etárias bem abaixo das nossas. Quando a coisa ficou gravíssima, lá, houve forte ação política, pressão nacional e internacional, e receberam, proporcionalmente, mais vacinas do que nós. E que o Paraná e Santa Catarina estão com percentuais de vacinados sempre acima dos de Santa Catarina. No fim de semana, o site oficial do Governo mostrava que havíamos recebido 1.018.990 doses. Na terça, a mesma quantidade de recebimentos e um estoque de 318.379 doses nas geladeiras e freezeres das Secretarias Municipais de Saúde, esperando para serem aplicadas.

        Somente na terça, Joaçaba e outras cidades ,  divulgaram informações sobre a vacinação, que foi retomada na quarta, enquanto que as grandes cidades e as de regiões aqui próximas estavam trabalhando até 12 horas por dia, e atingindo pessoas com menos idade do que foi programado para a quarta-feira em Joaçaba. E as pessoas ansiosas, preocupadas e revoltadas. Minha irmã, nascida em 1954, no sábado, já estava vacinada em União da Vitória, Paraná. Aqui, somente na terça foi divulgado que minha faixa, 1952, 68 anos, receberia na quarta-feira, 31, j unto com os de 69 anos. No dia 30, terça, em Xaxim, já vacinavam pessoas com 67 anos e acima. Duas constatações:  Paraná e Rio Grande do Sul vacinando em toda a velocidade, Santa Catarina na marcha lenta. E, algumas cidades, aqui, com ação mais devagar do que em outras.

       Ainda, as informações sobre os números da pandemia, em nossa cidade, demoram para chegar ao público em fins de semana. Os casos ativos, no Oeste e Meio-Oeste, estão diminuindo. A informação clara e transparente, a proposição de metas de reduzir os casos ativos, deveria ser a tônica das ações, além da vacinação. O comportamento da população melhorou, a fiscalização está mais ágil e poderemos sair dessa em pouco tempo. Façamos nossa parte, o Poder Público atuando com agilidade e a população tomando os devidos cuidados para não se contaminar e nem propagar o vírus letal.

Euclides Riquetti – Escritor – www.blogdoriquetti.blogspot.com

 

Não importa qual o perfume das flores

 

Resultado de imagem para fotos flores

Não me importa qual o perfume das flores
Todas elas me atraem  e me seduzem
Não importa quais sejam as suas cores
Mas sim os encantos que produzem...

Não importam quais as mãos que as plantaram
Todas o fizeram com amor e com carinho
Não importa com quais  águas as regaram
Ou se tenham ramos ternos  ou de espinhos...

Importa-me, sim, que sejam flores, apenas isso
Que possam deleitar-nos com sua doce singeleza
E que possam sorrir  com todo o garbo e todo o viço...

Flores de todas as cores, matizes e perfumes
Flores que inspiram os poetas por sua beleza...
Flores que te entrego porque tu  me seduzes...

Euclides Riquetti

Componho pra ti todos os meus poemas

 



Resultado de imagem para imagens mulher olhando para o mar à noite


Componho pra ti todos os meus poemas
Quando ouço canções que me fazem sonhar
Já escrevi muitos deles, dezenas, centenas
Enquanto tu escutas os barulhos do mar...

Tento desenhar teu rosto claro e alongado
Usando os pincéis de minha imaginação 
Minha tela é o céu imensamente azulado
Emoldurado com os traços de teu coração...

Reconstruo meus versos antes carpintados
As palavras confusas realinho sutilmente 
Doou norte e rumos aos poemas cantados...

E, finalmente, eu te apresento a minha arte
O produto concreto gerado pela minha mente
Que vai pelo céu, na noite fria, a encontrar-te!

Euclides Riquetti

Um sorriso em seu rosto...

 





Resultado de imagem para foto de mulher  triste


Não vejo um sorriso em seu rosto
O que será que aconteceu?
Será que é tristeza ou desgosto
E seu sorriso, então, desapareceu?

Não vejo mais a alegria costumeira
Nem ouço as palavras animadas
Você, que era sempre tão faceira
Não solta mais suas gargalhadas...

Cuide de ter, de novo, seu sorriso
Aquele olhar tão contagiante
O seu sorrir, que era tão divino
Precisa voltar bonito e  triunfante...

Cuide de ser feliz, felizmente
Cuide de animar-se, animadamente
Cuide de se amar, amadamente
E a cuidarei, carinhosamente!

Euclides Riquetti

sexta-feira, 2 de abril de 2021

Madrugada de Outono




Resultado de imagem para fotoss azulão  figos

Madrugada de Outono e chega uma chuvinha
Calma, suave, mansinha...
Molhando a roseira
Animando a laranjeira
Fazendo vicejar a vida minha.

Madrugada da nossa bela estação outonal
Magnificamente colossal...
Os pássaros se refestelando
Na galhada da ameixeira se alojando
Para ir beliscar o figo natural.

Esperam os figueiros e os caquizeiros
Esperam as ramas dos chuchuzeiros
O afável cumprimento da pereira
O amável olhar da jabuticabeira ...
E o teu sorriso prazenteiro.


E tuas mãos delicadas a colhê-los
E tuas palavras doces a bendizê-los...

Euclides Riquetti

Inspiração foi embora

 








Inspiração foi embora
Deu lugar à melancolia
Quero que volte agora
Pra aplacar a nostalgia...

Quem sabe me faltou
O seu terno  sorriso
Ou então se ausentou
O abraço de que preciso...

Inspiração que eu quero
Sempre perto de mim
Para me dar alento
Me motivar, enfim...

Quem sabe ela venha
E me traga a alegria
Pra meu fogo é a lenha
Que me incendiaria...

Inspiração, eu te peço
Volte correndo, sim
E eu te darei um verso
Com começo, sem fim!

Euclides Riquetti 

Vacinação- vacilo - retardo - pouca responsabilidade

 



       Além de todos os vacilos já verificados na condução das ações de combate à Covid 19 no Brasil, o comportamento, irresponsável, de muitas autoridades precisa ser condenado, sejam elas quem forem, quais forem.

       Na quinta-feira, 01, Santa Catarina recebeu mais de 300.000 doses de vacinas entre as da Coronavac e da Astra-Zeneca. As doses não foram distribuídas às regiões e, consequentemente, aos municípios catarinenses. No último fim de semana, as ações já foram muito abaixo das verificadas uma semana antes. E, nesta Sexta-feira Santa, apenas algumas cidades realizaram a vacinação. No Brasil, na mesma quinta-feira, foram aplicadas pouco mais de 1.000.000 de doses. Na sexta, hoje, menos de 400.000. E as geladeiras dos municípios e mesmo de alguns estados, cheias de frascos. 

       Ora, é inconcebível que as vacinas não tenham sido distribuídas e continuada a vacinação. A lógica, e todos sabemos disso, é que quantas mais pessoas forem sendo imunizadas, e isso não acontece nos dias imediatamente seguintes ao ser humano receber a vacina, mais se reduz a possibilidade de transmissão do vírus letal, mais são reduzidos os caos ativos e, consequentemente. Se os supermercados e outros comércios trabalharam hoje, por que não haver uma escala de vacinadores do serviço público de saúde, com uma parte trabalhando e outra folgando na sexta, e o mesmo acontecendo no domingo. 

       A questão é muito séria e tudo precisa ser conduzido muito seriamente. E você, amigo leitor, cuide-se e incentive a que os outros também se cuidem!

Euclides Riquetti

02-04-2021

De girassóis, canelas e cinamomos

 



Eu amo as plantas de meu verde vale
Os girassóis, canelas e cinamomos
O alaranjado aroma das pitangas
O vento calmo em seu lufar.
Eu amo as águas de meus rios e de minhas sangas
Que vagam entre as pedras rumo ao mar...

Nos galhos enramados  os pássaros cantam
E borboletas misturam-se às flores coloridas
As crianças sorriem seus sorrisos brandos
E as mães as abraçam  ternamente.
E elas,  com seus rostos inocentes,  como  anjos
Entregam-se aos afagos docemente.

Aqui  há uma  natureza imensa que nos olha e chama
E nos oferece a vida plena e natural
E,  mesmo que tu chores e  reclames
Dá-te  um mundo de beleza sem igual...
Acredito que é o normal da condição humana
O bem vencer a luta contra o mal.

Euclides Riquetti

Garimpando os raios de sol

 







Na manhã de domingo, vou garimpando os primeiros raios de sol.
Os primeiros que chegaram, cortando as nuvens cinzentas que encobriam a vista de minha janela.
Recolho-os para guardar em minha alma. Recolho-os para depositar em meu coração...
Recolho-os para que possa dar a você quando você acordar!

Dormes o sono calmo da noite e da madrugada, enquanto fico acordado planejando a vida.
Dormes como dormem as multidões na manhã do domingo santo.
E eu, com minhas vontades de poeta, penso em você...
Enquanto imagino versos que ainda porei no papel
E, quem sabe, entregarei a você!

Na manhã do domingo que sucede o sábado auspicioso
E que precede uma semana de ócio (ou de trabalho?)...
Rezo para que Deus coloque muita luz em seu caminho
E que todos os seus projetos se sucedam com pleno êxito
Porque nós escolhemos nossos caminhos, com gramados, pedras ou flores
E deveremos caminhar por eles enquanto nós existirmos, com ou sem conflitos...

Assim, vou recolhendo os primeiros raios de sol, que vou guardar
E que deixarei bem protegidos, para dar, junto com todo o meu amor e meu carinho
Para você!

Euclides Riquetti

O Sol Oriente (Meu sol é você)

 

Resultado de imagem para fotos sol oriente

O Sol que nasce vermelho no meu horizonte azulado
É a pintura divinal pelas mãos supremas  concebida
É um sol que rebenta  atrás do verde que o sustenta
E se pendura  no céu da manhã que é vinda.

O sol nasce para todos
Pra mim, pra ti, pra nós.
Difunde seus raios de fogo ao alvorecer
Recolhe-os, cansados, no meu entardecer.

E, em nossa noite, vai inundar as ásias
E, em nossa madrugada, clarear as europas
Para, pouco depois, alçando as douradas  asas
Dizer-nos Bom Dia e colorir as américas.

O sol nasce para todos
Para nós, para elas, para eles
Lírica, plana, ou ondulada etérea
A natureza viva espera por ele.

Esse mesmo sol que bronzeia peles morenas
Fere as peles alvas
Mas é nosso Sol
Com seus raios que nos abençõam, ou nos maltratam.

Nosso Rei Sol que vem do Oriente
É o mesmo que enseja  as premonições dos profetas
E que atiça a inspiração e as emoções dos poetas
É o Leste Sol que fortalece a gente.


E, na sua imobilidade
Conduz nossa mão delicada
Para, com leveza e suavidade
Desenhar sílabas, escrever palavras.

O sol que inspira meus poemas
Que apenas dita meus versos
Assim, sem nenhum estratagema
Far-me reunir os fragmentos dispersos.

E eu vou compondo meus escritos
Frases, versos, poemetos
Inspirado em seus raios benditos
Comporei, sim, eu te prometo...

Prometo pra ti...
Apenas para ti!

Euclides Riquetti

O outro sol

 





Há um outro sol em nossos dias, pois...
É aquele que na tarde vai embora
Que no inverno vai antes da hora
E, no verão, um pouco depois...

Termina o dia amarelado
(Embora tenha nascido avermelhado, alaranjado...)
Quando o céu deixa de ser azul (...ado...)
E se torna acinzentado
No leste e no sul.

Ah, dizem que é o mesmo que veio do Oriente
E que cumpre sua rotina de ir para o Ocidente!
Vem do Leste
Vai para o Oeste
(Eu digo que é para o Sudoeste).

Como acredito em ti
No google e no  dicionário
E nas doutrinas de Astronomia que já li
Nada posso dizer... em contrário!

Nosso Astro é um Rei
É uma divindade de escol
Cumpre, no universo, sua natural Lei:
Apenas ser um imponente astro-rei:
Nosso Rei Sol!

Sol da meia/noite lá,
Sol do meio/dia cá...

Euclides Riquetti

Meus muitos medos

 

Resultado de imagem para imagem homem com medo


Meu primeiro medo: Medo de te perder.
Meu segundo medo: Medo de me perder.
Meu terceiro medo: Medo de não te perder.
Meu quarto medo: Medo de não me perder.
Meu quinto medo: Medo de te perder e não te encontrar.
Meu sexto medo: Medo de me perder e não me encontrar.
Meu sétimo medo: Medo de que nos percamos e não nos encontremos mais.
Meu último medo: Medo de perder o medo.

Não quero que te percas de mim
Não quero me perder de ti
Jamais!...

Euclides Riquetti

A poesia inspirada na canção da alma

 





Resultado de imagem para imagens de homem caminhando


Tenho muitos anos de estrada
Mas são os mesmos que a vida me deu
Tenho uma alma calejada
E sonhos como os sonhos seus..

Tenho o tempo dos anos que já vivi
Horas de poemas escritos
Horas de noites que eu não dormi
E de pensamentos perdidos no infinito...

Tenho todos os poemas que compus
Menos o que lhe dei e ficou esquecido
Que se escondeu atrás da pouca luz
De uma penumbra onde fiquei perdido...

Foi o poema dos sapatos vermelhos
Um poema ricamente rimado
Com meus versos refletidos no espelho
Com seu corpo ali por mim retratado...

Foi um poema e foram muitos outros
A poesia inspirada na canção da alma
Onde revivo os encontros e desencontros
Onde me perco e só você me salva!

Euclides Riquetti

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Viva com alegria, viva com paz!

 





Ame todas as coisas que a rodeiam
Ame a luz do sol, o brilho das estrelas
Ame as estradas que serpenteiam
E todas as árvores que pode vê-las.

Viva com alegria, viva com paz
 Viva a magia que a vida lhe traz!

Valorize os seres  que lhe querem
Aqueles que a respeitam também
Acolha as palavras que não ferem
Refute aquelas que não fazem bem.

Viva co alegria, viva com paz
Viva a magia que a vida lhe traz!

Imagine campos e flores amarelas
Lugares bonitos e encantadores
E lembre das palavras tão singelas
E pense em dias mais promissores.

Viva  com alegria, viva com paz
Viva  a magia que a vida lhe traz1

Bem assim...

Euclides Celito  Riquetti
Poeta e cronista - Joaçaba SC
Busque seus poemas pelo google:  Blog do Riquetti

O mesmo sol...

 



 




Nasceu, hoje, o mesmo sol de sempre                                          
Dourado, simplesmente encantador
Irradiavam seus raios o calor
Mas ele estava bem diferente...

O sol, quando nasceu na manhã cinzenta
Disse-me "bom dia,  o que você quer"?
E eu falei uma coisa qualquer
Com minha voz embargada e sonolenta...

Era minha voz grave e de travesseiro
Minha voz após a  noite pouco dormida
Da madrugada indômita, desaquecida
Que me entorpeceu por inteiro...

E que o sol volte sempre
Tímido ou ousado
Como você voltará, certamente
Para ficar ao me lado!

Apenas isso...
Bem assim!

Euclides Riquetti

Eu sou o vento

 


Resultado de imagem para imagens vento praia ingleses


Eu sou o vento
Que acaricia seu rosto
Que alisa seus cabelos
E afaga seu pensamento.

Eu sou um  vento profeta
Que venta em todas as estações
Que sopra em toas as direções
Sou um  vento que se disfarça de poeta...

Eu sou o vento que sabe o que você pensa e  diz
Que se porta como um mago  adivinho
Que vem e vai de mansinho
E que, sendo profeta, prediz!

Sou vento, sim, apenas um vento assim
Assim,  com mãos para acariciar
Com lábios para te beijar
E coração pra te querer pra mim...

Euclides Riquetti

Uma flor pra você, cara vacinadora! - Um recado para vocês, brasileiros!

 

Entregando um hibisco para minha vacinadora Luana Fracaro, em Joaçaba - SC

       Na quarta-feira, 31 de março, apresentei-me no local de vacinação contra a Covid 19, em Joaçaba. O mesmo se situou junto ao Pavilhão da Escola de Samba Aliança, cerca de 2 Km de minha casa. Havia a vacinação em sistema de Drive Throug (Drive Thru), e chegamos lá, eu e a Miriam, às 8,45 horas. Chegamos pela Rua Dique de Caxias, pegamos a senha de número 163, fornecida por uma gentil funcionária da Secretaria de Saúde de Joaçaba.  

       Havia pelo menos uns 50 carros em nossa frente, pois a vacinação começara às 7 horas e terminaria às 11,30. Fiquei escutando a Rádio Catarinense, um programa divertido, o Programa da Alegria, apesentado pelo Amarildo Monteiro, que costumo ouvir diariamente, muita música e diversão. Movimentei o carros diversas vezes, todos estavam muito respeitosos, acenavam-se, a expectativa era muito grande em receber a vacina mais esperada da história. Quando chegamos ao lado da Aliança, outra jovem vestida de branco e com todas as EPIs recomendadas, Débora Rodrigues, atendeu-nos tão gentilmente quanto a outra. Apresentei Carteira de Identidade, Comprovante de Residência em Joaçaba e minha carteirinha de vacinação do SUS, aqui do Bairro Nossa Senhora de Lurdes, onde resido. Orientou-nos a apresentar a Carteira de Identidade e a de Vacinação para outra senhora, logo adiante, depois de contornar a esquina à direita. 

       Dona Maria Aparecida, a Cida, fez registro da vacinação na carteirinha, marcou a lápis a data de retorno para a segunda dose da Coronavac, do Instituto Butantan, para o dia 22 de abril.  Fui agradecendo a todas elas e cheguei à frente do portão de entrada da Aliança, no local onde várias vezes estive em participação de eventos anteriormente, Eu levava ramos de hibiscos da cor bordô, retirei um ramo com uma flor recentemente aberta, entreguei à minha vacinadora, uma jovem bela e simpática: Luana Fracaro. Falei-lhe que ela tinha o mesmo nome de minha nora Luana, esposa do Fabrício, perguntei se ela era dos Fracaro de Capinzal, ela disse ser parente deles. Falei que morro de medo de injeção, mas ela gentilmente fez a aplicação e eu fiquei muito contente. 

       Parabenizei a todos os funcionários da Saúde que estavam lá cumprindo aquela nobre missão, fiz até orações por eles, como tenho feito por tantas pessoas nesses tempos de riscos e dificuldades. Queria contar pra todo mundo, fui fotografado pela Miriam. Mais importante do que eu ser fotografado, era o registro do momento, da pessoa que me vacinou, das outras que lá estavam e ainda de algumas pessoas que se encontravam sentadas numa fila de cadeiras, imagino que foram levadas pelos carros da Saúde e esperavam para serem levadas para casa. 

       Agora, feliz, continuo acompanhando as notícias no Rádio, na TV e em todos os sites a que costumo ter acesso. Sou um internauta convicto, busco informações, dedico a isso várias horas do meu dia. Amante de estudos estatísticos, leio e anoto dados, faço projeções, procuro saber quais amigos foram vacinados e olho muito os dados de "casos ativos" nas cidades onde morei: Capinzal, Ouro, Zortéa, União da Vitória, Porto União e, agora Joaçaba. Faço comparações, entendo que as metas a serem trabalhadas deveriam ser as de redução dos casos ativos pelo cuidado que cada um deve ter e não pelo que as autoridades ou a imprensa dizem. Faço minha parte, tomo todos os cuidados possíveis e lamento todas as perdas. Todas as vidas me importam, não tem importância se sejam ricos ou pobres, idosos ou velhos. 

       Acompanho as discussões em torno da judicialização das questões da saúde, condeno o uso político de qualquer ação em relação à Pandemia. Há "excesso de zelo" em algumas decisões da Anvisa, acompanho os dados oficiais dos estoques de vacinas em Santa Catarina e vejo que há bem mais do que uma reserva técnica nas geladeiras do estado e de muitos municípios. Quantas mais pessoas forem vacinadas, mais cedo serão reduzidos os casos ativos, a possibilidade de transmissão do vírus letal, do número de internados e da ocorrência de óbitos. 

       Boa sorte a todos, muita agilidade na produção ou importação de vacinas, não me importa quais marcas, de onde venham. Meu repúdio a quem queira se ´promover encima da desgraça, aos que exorbitam nos preços dos insumos, das EPIs ou que, de alguma forma, extrapolam em algo. A vida humana é o que há de mais sagrado! E que chegue a sua vez, leitor, se ainda não chegou!

Grande e carinhosos abraço em todos!

Euclides Celito Riquetti

Vacinado pela Coronavac em primeira dose