quarta-feira, 20 de agosto de 2014

O desconsolo do Amílcar

          Comuniquei-me com o Amílcar. Estava jogando pebolim lá num boteco em General Carneiro. Na verdade é um boteco bem bodega, em que se vendem "secos e molhados", como antigamente. Mas têm mesas de snooker e outros jogos lá. Ele sempre foi fera nesses jogos de mesa, desde os tempos que jogava naquele barzão ali perto do Cine Odeon, na Praça Hercílio Luz, em Porto União. Um que ficava aberto até altas horas da noite... Acho até que nem fechava!

          Desde que perdemos a Copa eu não falava mais com ele. Agora, com a convocação da nova Seleção Brasileira, estava inconformado. O Dunga não poderia ter convocado o Incrível Hulk, "Úque", como diz ele. Diz que só convocaram ele por causa da torcida feminina. Também acho...

         Mas queria saber se a onda do "leite contaminado com formol" ali do Rio Grande do Sul chegou por aqui. Disse-lhe que graças a Deus que não, que aqui no Vale do Rio do Peixe as pessoas são sérias, não tem disso não. Aqui sabotador não se cria... Perguntei-lhe sobre a neta, a filha, o genro, a sua Nena. E foi só mencionar o nome da sua patroa que ele começou com as suas costumeiras lamentações: " Nena, minha véia desdo tempo do Porto num me dá trégua. Agora tá me pegano nos pé porque fiz umas burrada,  mais tudo por curpa dela. Imazine que ela comprô daqueles galón de deterzente de 5 litro e  botô numas garrafinha de água mineral. E dessô uma com ametade  incima da pia. Quándo fui tomá mio remédio,ingoli inté um poco desse deterzente. Quaji que me afonguei. Tinha um gosto muinto amaro, parecia que tinha ingolido mofo de quezo... Ri, né?! Sempre ele entrando nas suas costumeiras frias.

          Mas, para que o assunto não ficasse comprido, mudei para política, pedi como estava vendo as eleições, o candidatos. "Tengo que mi ri, Riquetto. Veza que tem uma tropa de loco falando bobaze no rádio e na televisón. Otro dia, ali perto de Água Dolce, iscutei o programa na Rádia Catarinense, de Zoaçaba. Tinha candidata que falô: "A vida tá salgada, vote na Marisa da Cocada"!  Despois é o Amílca que é o loco!!! Falei que também escutei isso e que muitos dos candidatos nem sabem direito o que dizer e que isso é compreensível.

          Perguntei sobre o que achou da subtituição do candidato Eduardo Campos e lá veio ele: "Óia, Riquetto, eu nem queria acreditá. E você me diz que o avión caio bem pertinho da casa do piá da tua cunhada, lá in Santo. Que levarum um sustón! Acredito, porque num sobrô nada. Mas si salvarum as medaia dele que um pedrero assô. Vi na televisón.... Indaguei sobre o que achava do acidente e veio com isso: "Decerto que quebrô a barra de direçón do aroplano. Se alembra quando quebrô a barra de direçón do zipe do Jaroslau? Pois eu asso que aconteceo a stessa coza cum a direçón do avión... Mais vance sabe que eu num voto na isquerda, que sempre fui da direita, desdo tempo que tava no Batalión ali do Porto. Mais vô dessá pra úrtima hora pra vê in quem vô votá! Sei muito bem como ele é radical, desde o tempo de nossos 18...

          Deixei-lhe um abraço, comprometi-me a visitá-lo quando eu for para União da Vitória. Ou a gente se vê em General ou mesmo em Palmas. Disse que vai matar uma ovelha para comemorar nosso reencontro. E que vai abrir a guaiaca para comprar um cabernet sauvignon para acompanhar...
Vou, certamente encontrar, de novo, o amigo dos tempos de Porto União, o Amílcar.

Euclides Riquetti
21-08-2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!