sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O Sucesso do Balneário Termas Leonense

          Quem iria imaginar que uma vila que fora progressista no auge da extração da madeira, em meados do Século XX,  fosse um dia sucumbir e quase que ser varrida do mapa catarinense? Mas que, por uma outra razão, pudesse ressurgir como um local de desenvolvimento primeiramente promissor e,  ainda,  isso tornando-se uma realidade? Pois isso tudo aconteceu com a sede do Distrito de Barra do Leão, um povoado localizado entre os Municípios de Capinzal e Lacerdópolis,  no território de Campos Novos, no Vale do Rio do Peixe.

          Meu pai foi Diretor do grupo Escolar André Rebouças, na Barra do Leão, no final da década de 1960. Justamente a década em que os empresários que foram pioneiros no lugar começaram a transferir suas empresas para outros lugares. A localização, ao lado da Estrada-de-Ferro, já não era mais um atrativo ou garantia de facilidade para escoamento dos produtos. Distante da Sede Municipal em 50 Km, as estradas de ligação com Barra Fria, Capinzal e Campos Novos eram estreitas e altamente sinuosas. E da prograssista vila, restaram apenas meia dúzia de casas...

          Mas, em pleno Novo Milênio, um jovem arrojadíssimo, Sérgio Coronetti, teve a "doida"  ideia de mandar perfurar um poço tubular profundo para captar águas termais do Aquífero Guarani na sua propriedade, a mesma em que ele e seus irmãos se criaram. Poucos acreditavam que o jovem de espírito empreendedor pudesse realizar o que conseguiu: Implantou ali o seu Balneário Termas Leonene, um empreendimento que conta hoje com nove piscinas de águas termais em que estas já podem ser desfrutadas em banhos de até 37 graus. Piscina de hidromassagem, tobogã aquático, piscina semi-olímpica, piscina coberta, com as opções que vão dos 0,40 até os 1,80 metros. Uma grande área para camping em meio ao verde da natureza, com toda a infra-estrutura necessária para a segurança e bem-estar dos campistas. Diversão garantida para pessoas de todas as idades. E, a partir de agora, funcionamento nos 365 dias do ano!

          Serviço de retaurante, lanchonete e bares, sala de jogos, som ambiente durante todo o dia, um atendimento muito especial e personalizado pela própria família Coronetti, mais uma equipe de funcionários bem preparada para o atendimento, tudo isso completa o complexo termal. Barra do Leão, hoje, tem disponíveis, em pousadas e chalés, capacidade para hospedar 300 pessoas.

          Os dois principais acessos ao local, por enquanto, são em estradas macadamizadas ou britadas. Pelo sentino Norte, fica distante 30 Km do centro de Joaçaba. Em Lacerdópolis, cruza-se o Rio do Peixe e, margeando-o, segue-se pela Barra Fria. Há 10 Km de estrada não pavimentada, mas muito bem drenada e macadamizada, em que é possível trafegar com chuva ou sol. Que vai por Capinzal, o Balneário está localizado a menos de 10 Km do centro desta cidade. E é aí que vem o grande diferencial em relação aos anos anterior. Já está implantada e em fase de preparação da base para pavimentação, uma estrada em que foram eliminadas as curvas mais acentuadas e ocorreu o seu alargamento. Agora, pode-se dizer que tornou-se uma Rodovia. Nestes dias, está sendo concluída todas a britagem do leito. E a previsão é de que, antes da chegada do inverno, esteja totalmente asfaltada e devidamente sinalizada.

          Admira-me, muito, ver como a coragem de uma pessoa, no caso o Sérgio Coronetti, pode mudar os destinos de uma comunidade. Hoje, além da geração de 35 empregos diretos no Balneário, há toda uma cadeia de atividades econômicas ali, com destaque ao Pesque-Pague Pasquali, onde as pessoas poderão pescar ou mesmo deliciar-se comendo no próprio local. Alías, um empreendimento bem estruturado, com excelente atendimento, e muita natureza disponível para o visitante desfrutar.

         Visitei o local na última quarta-feira, fiquei encantado. A mudança ali foi extraordinária. Já estou imaginando como é que estará em breve, quando toda a sede do distrito estiver com suas ruas asfaltadas. Coisas que acontecem somente quando uma pessoa empreendedora "tem uma ideia" e luta, obstinadamente, para que se torne uma realidade. Parabéns, Sérgio Coronetti e família!

          (E você, leitor, está convidado a visitar o local, pois vale a pena! Veja, no www.termasleonense.com.br  como está aquele complexo turístico.)

Euclides Riquetti
20-12-2013

Um comentário:

  1. Aderbal Domingos Tortatosexta-feira, dezembro 20, 2013

    Linda cronica Euclides. Meu falec. pai sempre dizia que sob as terras de Barra do Leão existia uma grande fortuna. Com sua mania de pesquizar "panelas de ouro dos Jesuítas" que julgava estarem pelo Distrito, vivia cavocando lá e cá. Lembro-me, quando no início da Petrobrás, sob a presidencia do Gen. Janary Nunes, na decada de 1950 (daí o nome de meu falec. mano mais novo), numa de suas cavocadas na propriedade dos Pierini, início do Pardo, ele achou um liquido preto e viscoso, que julgou ser o petroleo. Tanto fez, que a Petrobras enviou para lá uns técnicos os quais diagnosticaram que era gaz e lacraram o local com uma placa (não sei se a mesma ainda existe). Mal sabia meu querido e saudoso pai, que o verdadeiro tesouro estava mesmo sob a terra, na divisa de sua então propriedade. Que Deus abençoe os amigos e empreendedores Coroneti e a todos nós Leonenses. BOAS FESTAS. Deba.

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!