sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

A namorada do Teori Zavascki, o próprio, e outras considerações...

          Liliana Schneider é uma gaúcha de 41 anos, nascida em Uruguaiana, no Rio Grande do Sul. Gerencia uma joalheria na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Até o final de tarde de ontem, quinta-feira, 20 de janeiro de 2017 era uma cidadã  desconhecida...

          A  bela gaúcha costuma usar uma frase da falecida e memorável Marilyn Monroe, aquela atriz americana famosíssima, que teve um caso com o saudoso John Fitzgerald Kennedy, então Presidente dos Estados Unidos, o país mais poderoso do mundo: “Não me alimento de quase, não me contento com a metade! Nunca serei sua meio amiga ou seu meio amor. É tudo ou nada”.

          Certamente que isso tem a ver com o Ministro do STF, Teori Zavascki, que morreu ontem, aproximadamente às 14 horas, no litoral brasileiro, 2 Km dentro do mar, em Paraty, RJ, quando o avião em que viajava, com mais 4 pessoas, caiu na água, partiu-se, e todos perderam a vida, de quem era namorada. Teori era viúvo desde 2013, quando perdeu a esposa, vítima de câncer. Deixa 3  filhos.





          Liliana não é uma mulher de badalação.É discreta e só passa a ser conhecida agora em razão da perda do namorado famoso. Famoso e poderoso. Muito Poderoso!

          Teori Zavascki é natural de Faxinal dos Guedes, aqui em Santa Catarina. Pois passamos por lá na madrugada de ontem, uma hora depois da meia noite, quando voltava de Campinas via aeroporto de Chapecó. A estrada estava com pouco movimento, a noite com um luar dourado´, a temperatura agradável. Ao passar por aquela cidade, na BR 282, lembre-me do tio de minha mulher, Dionízio Carmignan, já falecido. Lembre-me também de que no ano passado, ali esteve o ministro Teori Zavascki, por ocasião do falecimento de sua mãe. O saudoso nunca deixava de visitar sua cidade natal, embora tenha estudado Direito em Porto Alegre, onde iniciou sua carreira no meio bancário e depois jurídico, indo arar no Supremo como Ministro.

          Zavascki foi, até ontem, o relator do Processo denominado "Lava Jato", tendo colocado gente graúda na cadeia e sendo o responsável pela homologação das delações premiadas. No momento, estava prestes a homologar a delação de 77 pessoas ligadas à empresa Odebrecht. Sua perda vai atrasar o andamento do processo, acredito eu.

          Ele não precisa ser unanimidade, até porque é dito que "toda a unanimidade é burra', vocês sabem disso, leitores.  Mas é certo que a grande maioria dos brasileiros acreditava na seriedade de seu trabalho. Vi uma entrevista com um cunhado dele, que mora na casa até onde alguns meses atrás morava a sua mãe falando de sua seriedade e obstinação em seguir, nas suas decisões, os ditames da Lei. Concordo!



          Teori Zavascki foi um catarinense que nos representou bem, assim como o tenista Guga Kurten bem nos representa. Também considero nos representar bem a amiga Aline Rocha, pentacampeã da São Silvestre para cadeirantes, e a Natália Zílio, que veio para Joaçaba com 1 ano de idade, aqui aprendeu a jogar voleibol, e hoje é a ponteira da Seleção Brasileira, com a camisa número 12, e atua na Turquia, com seus pais e irmãs aqui morando. Temos muita gente gente que nos orgulha. Teori Zavascki, respeitosamente, é uma dessas pessoas.

Euclides Riquetti
20-01-2017


Um comentário:

  1. Grande perda do nosso pseudo judiciário. Era maiúsculo entre seus pares. Muito ponderado, sempre evitou o bate boca e tinha horror aos holofotes da vida pública.
    Leva como ponto importante em sua biografia a repressão pública ao juiz Sérgio Moro no vazamento de conversa telefônica entre a então presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.
    Era relator da Lava Jato e estava prestes a homologar delações que poderiam abalar a República. Michel Temer era um dos principais alvos, além de toda a corja que o acompanha.
    A morte de Teori por tudo aquilo que ele representava faz pensar em teorias de conspirações... basta lembrar do diálogo a pouco tempo atrás entra Machado e Jucá. Seu Filho Francisco também declarou temor pelo pai e familiares.
    A única coisa que me intriga e que Teori leva para o túmulo, deixando-nos para sempre sem resposta - Por que demorou tanto para afastar o "impoluto" Cunha do comando da Câmara?

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!