domingo, 10 de fevereiro de 2019

E expectativa de novos tempos!


Mercado otimista aposta em safra de soja do Brasil mais perto de recorde

       Com a posse do novo Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, e a eleição de Davi Alcolumbre para presidir o Senado, vislumbram-se novos tempos para a política brasileira. Rodrigo Maia foi reeleito para Presidente da Câmara Federal. Bolsonaro é um ex-militar, político muito polêmico, tendo sido Capitão no Exército Brasileiro. Alcolumbre não possui curso superior, é do Amapá;  e Maia não concluiu seu curso de Economia, tendo nascido no Chile, quando seu pai lá esteve exilado. Os legisladores são jovens e têm pouca experiência na área privada. O fato relevante foi que Renan Calheiros não conseguiu se tornar presidente do Senado pela quinta vez. E, mais uma vez, houve barraco na eleição, mostrando-nos o quanto a falta de ética está presente na política e a vergonha da fraude na urna. Uma Senhora me disse: “Será que aquele voto a mais já não estava lá dentro da urna antes mesmo de se iniciar a votação?” É possível! Imagino muitas contendas na Câmara Alta...

       Em Santa Catarina, a Assembleia Legislativa teve eleito Júlio Garcia como presidente, pela unanimidade dos votos dos deputados estaduais. Político experiente e habilidoso, formou uma mesa altamente eclética e consensual. A harmonia deverá estar presente na Casa. 

       Na segunda, 05, o Ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, apresentou à nação brasileira, através dos meios de comunicação, e em reunião presencial com autoridades policiais dos estados brasileiros, o seu projeto de lei anticrime, com significativas mudanças nas leis brasileiras, com o fulcro de aumentar cumprimento das penas em regime fechado, e dificultar a vida dos criminosos, em todos os gêneros, bem como minimizar as penas aos policiais que “jogarem duro” contra os bandidos. Na terça, Moro passou a detalhar o projeto aos congressistas.

       Por sua vez, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, começou a costurar a Reforma da Previdência junto aos Poderes e à classe política. A discussão com os entes que podem viabilizar eu emperrar as reformas é fundamental para que o projeto seja aprovado no Congresso Nacional. A equipe econômica tem se mostrado mais severa do que o próprio Presidente Bolsonaro nessa questão, principalmente com relação à idade mínima para homens e mulheres conquistarem sua aposentadoria.

       Os noticiários televisivos têm sido ocupados pelas informações acerca da busca de vítimas do rompimento da barragem de Brumadinho, em Minas Gerais. E o detalhamento dos projetos das barragens mostra a sua fragilidade e o risco das pessoas que moram ou têm suas atividades à jusante delas e mesmo à montante, que podem ser engolidas em caso de desastres como os de Mariana e Brumadinho.

       O verão Sul Brasileiro trouxe elevadas temperaturas, com mesclas de chuva e sol, favorecendo a agricultura. Vamos ter mais uma forte safra de grãos. O turismo, setor importante da economia catarinense, ficou muito prejudicado pela instabilidade econômica na Argentina. Vieram menos de metade dos turistas argentinos, houve acentuado fluxo nas duas últimas semanas de dezembro e na primeira de janeiro, depois forte redução na atividade em nosso litoral. Aliás, temos muitas deficiências na área, um grande despreparo para o atendimento, que vai desde a falta de sanitários nas praias até a visível falta de higiene e capricho em quem vende alimentos nas orlas. Não é apenas conceder um alvará para vendedores ou camelôs, como forma de regularizar sua situação. É preciso ver as condições em quem está se colocando como oferecedor de produtos aos turistas, principalmente quando oferece alimentos.

       Agora, é torcer para que as coisas andem em bom rumo e possamos ter vida melhor para os brasileiros!

Euclides Riquetti – Escritor – Membro da ABL/SC   www.blogdoriquetti.blogspot.com

Texto publicado no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC, em 08-02-2018

Um comentário:

  1. Bolsonaro e suas milícias parecem não se incomodar com o tremendo ruido que vêm fazendo mundo a fora. Suas ações causam frisson.
    Não dá para esquecer o fiasco de Davos. Confesso, que como brasileiro, me senti envergonhado.
    Não dá para bater palmas a um governo que massacro os mais humildes, que se comporta como verdadeiro capitão do mato do Império.
    Será que a manipulação midiática e via redes imbecilizou o povo a ponto de deixá-lo cego.
    - Aposentadoria? Never.
    -Emprego? Só bico.
    -Saúde? Compre um plano dos bancos.
    -Educação? Estude em casa.
    Aécio, Temer, Bolsonaro...? Tudo farinha do mesmo saco.
    Ségio Moro? O garotinho da CIA e da NSA com o pretexto de acabar com a corrupção ajudou a instalar a verdadeira corruptocracia, desses todos citados acima e seus apadrinhados.
    E saber que tem brasileiro, e muitos, que têm a coragem de colocar em seu carro um decalque - "Somos todos Sérgio Moro". Só aqui mesmo...! Depois se queixam!

    ResponderExcluir

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!