quinta-feira, 28 de maio de 2015

Escândalo Na Fifa...

          Após investigações do FBI norte-americano, aconteceu a prisão de integrantes do alto escalão da FIFA, por autoridades policiais de Zurique, na Suíça, sede da poderosa entidade controladora do futebol mundial. Os detalhes e a repercussão vou deixar que vocês leiam nas matérias que a imprensa mundial vem publicando.  No Brasil, causou grande repercussão a prisão do atual Vice-Presidente da CBF José Maria Marin. Ele já foi presidente da CBF, Governador de São Paulo e Presidente do Comitê Local  da Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil.  Sucedeu a Ricardo Teixeira na CBF, que ficou 23 anos em seu comando. Hoje, a CBF está sob o comando de Marco Polo Del Nero, que voltou imediatamente ao Brasil.
          No Brasil, dirigentes de federações esportivas, notadamente às do futebol, gostam de perpetuar-se no Poder. Marin, no início de 2014, foi notícia por ter suprimido (colocado no bolso), uma medalha que deveria ser dada aos jogadores do Corinthians, campeões da taça São Paulo de Juniores. O Poder fascina e o gosto por ele vem fácil, principalmente para os que exercem cargos eletivos. Isso se aplica ao Público e ao desportivo, como é o caso do futebol.
          A FIFA é uma entidade altamente politica, tendo Josefh Blatter como Presidente desde 1998. Digo política porque Blatter, desde que foi alçado ao Poder, veio sistematicamente ampliando o número de países participantes na Copa do Mundo. Busca, nesta sexta-feira, seu quinto mandato, concorrendo contra um Príncipe Jordaniano.
          A corrupção, que vem campeando nas diversas esferas da política brasileira, está muito presente no futebol brasileiro. O atual deputado e ex-jogador Romário tem denunciado, sistematicamente,  que existe muita corrupção na CBF. A Copa do Mundo, em que vergonhosamente levamos um  chocolate de 7 a 1 da Alemanha, foi um notório exemplo de desperdício de dinheiro  público. Agora, em razão da prisão de Marin, uma CPI está sendo criada no Congresso Nacional - a CPI do Futebol Brasileiro. Lembro que,  para que novas CPIs sejam instaladas,  há a necessidade de conclusão de algumas em andamento. A do BNDES está na fila para entrar na pauta. Mas isso somente pode acontecer de houver conclusão de  duas das 5 já instaladas, assim é a norma.
          Nós, brasileiros, esperamos que o futebol brasileiro, a exemplo da Petrobrás, também seja passado a limpo.

Euclides Riquetti
27-05-2015
         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!