terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Fazer amizades (Que venha, com alegria, nosso 2014!!!)

          O ano de 2013 foi muito auspicioso para mim. Um ano "na boa", sem precisar cumprir horários, sem precisar pegar a estrada todos os dias, fazendo apenas aquilo de que muito gosto: caminhar, correr, cuidar de algumas roseiras, ver filmes, esportes, ler, novelar,  viajar e... escrever! Só coisas que me dão alegria e satisfação.

          Fiz muitos novos amigos, virtuais ou  pessoais.  Aqueles, prezo porque é possível fazer amizades com pessoas que não conhecemos pessoalmente. E, com a troca de informações, divisão de momentos de alegria e outros, até de tristeza, a gente vai-se afinando e ficando bem amigo, muitas vezes com mais lealdade e força do que com alguns dos pessoais. Estes, conheci muitos deles, fiz com eles amizade, principalmente em viagens e nos ambientes que frequentei. . Você mora numa mesma cidade, não se conhece e, de repente, conhece numa viagem, troca informações e gentilezas, interessa por aquilo que faz, nasce e se solidifica uma amizade.

          Outros, você conhece nos novos lugares que passa a freequentar no dia-a-dia: no posto de gasolina, supermercado, farmácia, livraria, lanchonete, Sesc, pista do clube, biblioteca, igreja, rua. E também com os vizinhos, que você vai conhecendo melhor. Alguns vão embora, vêm outros, as coisas vão mudando, você vai interagindo, forma as amizades.  É fácil fazer amizade com quem se  tem alguma afinidade.

          Tenho muita facilidade em fazer amizades. Sempre tive. Desde pequeno, na rua, no campinho de futebol, na escola. Depois, na faculdade, no trabalho, em todos os lugares em que vivi e com as pessoas que convivi. Eu poderia listar dezenas, centenas, milhares e amigos que fiz em minha vida. Sou de procurá-los, conversar. E, também de  afastar-me, estratergicamente, se perceber que possa estar sendo inconveniente. Minha maturidade, hoje, me permite isso.

          Então, você que se considera meu amigo, porque foi meu colega de infância ou juventude, de escola ou de trabalho, e até de militância política, está em meu coração. E você, que passou a ocupar seu espaço junto a mim pelos meios virtuais, também está com seu lugarzinho bem reservado, bem acolhedor em meu coração.

          No instante, o céu promete nos mandar uma boa chuva. Que venha. E que possa banhar as grandes plantações de milho e soja aqui de nossa região catarinense e no Rio Grande do Sul, onde estive na semana passada e fiz muitas amizades.

          Tenham, amigos, um ótimo 2014, com muitas amizades, pessoais ou virtuais, mas leais e verdadeiras.
Obrigado, 2013! Que venha, com muita alegria, nosso 2014!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!