quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

As matutações do Apolinário no primeiro dia do ano

          Já disse que o Apolinário era de matutar. Matutava porque gostava. Iniciou o ano novo  já na matutagem. Suas matutações não o levam a nada, mas precisam acontecer, porque o mundo precisa de reflexão, de indagação, até de investigação. Então, o Apolinário matuta por ele, por mim, por ti. Como é bastante novelento, está acompanhando duas novelas na Globo: A do horário das 18 e a das 21 horas.  Está indignado com a bestialidade do César. Nunca viu uma personagem tão burra e cega como a do Antônio Fagundes. Nos tempos que dirigia caminhão com o Stênio Garcia ele era bem mais esperto. Parou porque a carga estava ficando muito pesada.

          Ficou em casa na "virada". Não tem mais paciência para aguentar abraços falsos, falsas felicitações. Sabe que muitas  das manifestações de apreço têm um preço. E, às vezes, o preço é ter que aguentar o bafo de um bebum bafo de onça. Melhor tomar un vinhote, comer uma lasquinha de pernil que a Norma preparou. E dá pra ficar abrindo a caixa de entrada das mensagens do celular. Uma delas dizia assim: "Vc foi contemplado c/ 50.000 reais e um Fiat Bravo" Ligue para o número tal. A senha é 9999.

          Se fosse o  6666,  era o número da besta, pensou. É trote. E o seis virado pra cima é pra gente mais besta ainda, que cai em trote de ganhar coisa fácil.

          Lembrou de alguns amigos que foram lá pra cima. Imaginou a tristeza dos que ficaram. Rezou um Pai Nosso e um  Glória ao Pai entre cada matutada. Quer ajudar a salvar a alma deles e, ainda, ficar com crédito pra mor de que precise. Constatou que nos bailinhos da terceira idade há muita mulher e pouco homem. E que nunca vê homem com rosário na mão, apenas mulher. Então, a sua lógica é a de que, quem reza, vive mais, está mais protegido.

          Queria dormir, mas não conseguia. Os cachorros da vizinhança  estavam alvoroçados. Corriam pra cá, pra lá, queriam sair da corrente. Faziam barulho. É que os vizinhos deles ( e também os seus donos), estavam soltando foguetes. Bombas de todos os calibres, fogos de tiro-canhão, de três tiros, foguetinhos, foguetotes, foguetões. E aquelas baterias caras, de 25 tiros numa tacada seuencial. E as mais caras ainda, aquelas com 72 tiros. Coisa de até ressuscitar bicho já morto...

          Depois de muito clarão, muito foguetório no céu, foi requisitar o seu sono dos justos. Era justo, muito justo,  que tivesse um sono justo, depois de tanto tiro injusto. Demorou muito a adormecer. A Norma tentara lhe dar um copo de leite, como a Norminha fazia com o policial Abel naquela novela, mas ele só tomou água mineral, com gás. Acordou cedo. Leu o jornal do dia anterior, folheou a revista recheada de propaganda e notícia ruim, cortou lenha, temperou a costela, a picanha, a linguicinha, acendeu o fogo,  foi colocando as carnes, tomou uma beer. Ah, antes disso, deu um abraço carinhoso na Norma, desejou Feliz Ano Novo.

          Depois da comilança, do banho, da sesta, abriu a internet para ver quais seriam as primeiras notícias do ano: Numa época dessas, a maior parte é sobre acidentes. E, por falta de jogos, falam de jogadores que trocam de clube. Já até esqueceram da sacanagem que fizeram com a Portuguesa de Desportos para beneficiar o Fluminense. A Lusa é um time simpático e merecia ter ficado na Série A. Mas o que mais chamou sua atenção foi um fato que aconteceu na Praia de Xangri-lá, no litoral gaúcho: O serviço de segurança do trânsito multou o ex-jogador do Grêmio, Douglas Costa. Ele saiu da balada, da Maori Beach Club,  e fez uma manobra irregular, sendo multado. Dirigia uma possante BMW branca, conversível, sedã. Só as rodas dela valem  mais que muitos carros que rodam por aí fazendo o caos do trânsito.

          O teste do bafômetro deu que o atleta, atualmente  jogando no Shakhtar Donestk, da Ucrânica, não ingerira nada de bebida alcoólica. Que decepção pra todo mundo! Todos querendo ver o circo pegar fogo. A foto dele sendo multado correu o mundo net. Na frente dele, um Chevrolet Camaro Preto. E ninguém falou se este foi multado ou não. Não daria Ibope.

          O Apolinário ficou penando: Dia desses os jornais e a TV traziam a notícia que o Perivaldo, que jogou no Botafogo e na Seleção Brasileira, estava vivendo na pobreza em Portugal. Não cuidou do muito dinheiro que ganhou, estava vendendo roupas usadas para se manter. O Garrincha morreu pobre. Outros caíram nas drogas e  na cachaça. Aquele Zé Elias, que foi fo Corínthians, da Seleção, e jogou na Europa (ou seria na Ásia??) está quebrado e até já pegou cadeia porque não pagou pensão para a ex.

          O Apolinário continua matutando: Pouco foi noticiado sobre a vitória da paraatleta Aline Rocha,  que ficou Bi-campeã da São Silvestre para cadeirantes no último dia do ano.  Parece que pessoas como ela, por competir na categoria cadeirante, não dão Ibope. Mesmo que seja bem mais inteligente e bonita que todos os outros competidores que se acham normais. No google, às 17 horas do primeiro dia do ano, se você digitasse:  Douglas Costa multado, sem parênteses, iria encontrar 114.000 resultados.

          O carro dele deve valer uma nota preta. A multa, de R$ 127,69, nem faz cócegas no seu orçamento. Os 5 pontos na carteira de habilitação, morrem daqui a um ano. E lá na Ucrânia os pontos na carteira não têm influência.  Douglas Costa foi mais notícia que muito jogador de mais nome do que ele neste início de ano. Imagine se tivesse ingerido umas doses... Ou, imagine se fosse o Neymar. Bem, a notícia da tarde do primeiro dia do ano foi a de que Neymar saiu de seu apê de 4 milhões, em Itapema, num jatinho, com o rumo de Barcelona. Quem anda de jato com piloto não leva multa por fazer manobra irregular como o Douglas Costa. Mas, para chegar a Neymar, esse Douglas tem que queimar muito, ainda, matutou o Apolinário...

Euclides Riquetti
02-01-2014






         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!