segunda-feira, 16 de março de 2020

Coronavírus ocasiona cancelamento do lançamento de meu livro de crônicas

     


       O fim-de-semana foi de muita turbulência nos meios televisivos e nas redes sociais. O tema de foco foi a expansão do novo coronavírus ao redor do mundo, atingindo todos os continentes. Notícias divergentes,muita especulação, mas alguns fatos que não podem ser negados, em hipótese alguma. O número de casos está aumentando no mundo e também no Brasil. Na Itália, houve a ocorrência de mortes em número assustador.

       Hoje pela manhã, pouco antes das 8 horas, quando alcancei o trevo da BR 282, a 600 metros de minha casa, nas proximidades do Hotel Joaçaba e da antiga garagem da Reunidas, não havia caminhões trafegando na Rodovia. Ali, quando costumo passar, na descida até o trevo do Chocodinho, onde viro à direita para ir a Ouro e Capinzal, num percurso de 4 Km, não havia nenhum caminhão trafegando, seja no sentido Oeste a Leste, ou Leste a Oeste. Em tempos de normalidade em 4 minutos, eu avistaria pelo menos uma dúzia de caminhões ali trafegando naquele horário, mais alguns ônibus e dezenas de carros. No entanto, os caminhões sumiram!

       O quadro me fez buscar minhas próprias teorias, que formulei com um motorista de caminhão, de que é o movimento de caminhões que mostram se o Brasil está funcionando ou não, e não os comentaristas de economia que trabalham em salas com ar-condicionado.

       Eu tinha uma visita marcada com o prefeito de Ouro, Neri Luiz Miqueloto, que é meu compadre. E, às 10 h e 30 min, um encontro com o staff do prefeito Nilvo Dorini e sua equipe, em Capinzal, quando eu iria entregar ao mesmo, e à vice-Prefeita Pprofessora e Advogada Noemia Bonamigo Pizzamiglio, meu novo livro, intitulado, "Crônicas dos Antigos Rio Capinzal e Abelardo Luz-Ouro e Arredores", que estava com data de lançamento marcada para esta quarta-feira, dia 16 de março de 2020.  No tempo de minha viagem, de 35 minutos, fiquei refletindo se era conveniente ou não adiar o evento de lançamento, em razão de que meu público leitor é pelo menos em 50 por cento formado por pessoas acima de 60 anos de idade, o que, teoricamente, é um grupo vulnerável e de risco, portanto.

        Assim, em reunião com o Prefeito Nilvo e a Secretária de Saúde, Kamile Sartori Beal, ajustamos as ideias e eles me comunicaram que o Município estava editando um Decreto dispondo sobre as medidas necessárias ao combate à disseminação do coronavírus, e que seria publicado ainda pela manhã. No ato, já manifestei minha concordância, pois acho que não seria justo sequer argumentar em contrário, pois o risco é iminente. Então, meu novo livro de crônicas fica com seu evento de lançamento adiado sine die, sendo que escolheremos nova data quando a crise sanitária for superada.

Euclides Riquetti
16-03-20220


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!