segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Ilegal, vergonhoso e cômico, se não fosse trágico!

 




       Ilegal e vergonhoso! 350 funcionários públicos municipais de Florianópolis receberam o Auxílio Emergencial do Governo Federal para minorar os efeitos da pandemia da Covid 19.  Em Chapecó, foram 524 dentre seus 7.810 servidores públicos municipais. Em Santa Catarina, foram 8.486, segundo levantamento do MPC/SC e da CGU-SC. 

      O Senador Chico Rodrigues, quando da busca em seu apartamento, escondeu R$ 15.000,00 dentro de “suas vestes íntimas”. Tinha R$ 33.000,00  em seu apartamento. É normal uma pessoa ter dinheiro equivalente aos seus rendimentos de um ou dois meses em sua posse, em casa. Mas não é nada compreensível que tenha que esconder o dinheiro da maneira como fez. Diz ele que o dinheiro era para pagar seus funcionários. Deveria, então, evitado o vexame por que passou. Mas o que vai ser difícil explicar é por que empresas que tinham “boas relações de amizade” com o Senador venceram certames licitatórios para fornecimento de produtos destinados ao combate à pandemia no estado que representa, Roraima. O Senador tirou licença do cargo e vai ser substituído pelo seu filho, que é seu suplente. Vai ficar tudo em família. Trágico e cômico!

      Na microrregião, enquanto a maioria dos municípios tenta, aceleradamente, transformar suas ruas em canteiros de obras, em alguns deles fazer o que não conseguiram em três anos, o município de Capinzal entregou 162 casas do loteamento Nova Capinzal a moradores daquela cidade, escolhidos por critérios sociais. E o pessoal daqui pergunta por que Joaçaba não tem um programa de apoio ao acesso a moradias com baixo custo para os munícipes, enquanto a maioria das outras cidades têm. Aliás, também quer saber por que houve uma significativa redução na oferta de empregos e por que se tem verificado o êxodo de empresas para cidades vizinhas no final da presente década. 

       Parabenizo do Departamento de Trânsito da Prefeitura de Joaçaba pelas ações positivas que beneficiam a cidade alta, como a rotatória Havan/Caitá, no Acesso Adolfo Ziguelli, e a efetivação de mão única no acesso aos bairros Joviva e Nossa Senhora de Lurdes. Agora, é preciso que os motoristas prestem bem atenção na sinalização da rotatória e tenham todo o cuidado ao ingressar nela para a busca de seu destino. Com relação à Rua da Gruta, a Rodrigues Maia, malfeitores quebraram o espelho convexo na conexão com a Rua  Coronel  Passos Maia. É impossível entender o que possa levar um pretenso ser humano a tal comportamento. Ainda, seguidamente,  motociclistas descem na contramão daquela rua, pela faixa lateral destinada aos pedestres. Dia desses, eu mesmo vi uma moto quase atropelar uma senhora que subia a pé com destino ao Joviva. 

       Os próprios comerciantes estão assustados com o aumento dos preços dos produtos que compram para revender. Além dos aumentos exagerados, até mesmo potes para embalar sorvetes de dois litros estão com as quantidades limitadas. Nos supermercados, muitos  itens estão de assustar. Continuam altos os preços do arroz, óleo de soja, carnes e queijos e frutas  dentre outros produtos. 

       Estive com a família passando um dia em Treze Tílias. Presença razoável de turistas na cidade, a maioria jovens e casais com crianças. Poucos idosos. A cidade está cada vez mais bonita, a população local sabe como ninguém como tratar os visitantes e os atrativos turísticos estão cada vez mais qualificados, tanto na sua estruturação como em termos de beleza e qualidade no atendimento. Parabéns!

       Em Joaçaba, a campanha no rádio e na TV está bem conduzida, os programas estão sendo bem produzidos. A população só fala de política quando é abordada e poucos carros estão adesivados com propagandas dos candidatos. Não há agressões entre os candidatos, apenas um tentando expor as fraquezas administrativas de outro, mas com polidez. Mas, certamente que, com a proximidade do dia de realização do pleito, as coisas começarão a inflamar-se. Não há a sinalização, por enquanto, de que o eleitor venha a praticar o voto útil. Em eleições, muitas vezes, na reta final há surpresas fantásticas. Então, campanhas bem conduzidas podem levar candidatos ao êxito, mesmo que na arrancada tenham campanha tímida. 

Euclides Riquetti – Escritor- Minha coluna no Jornal Cidadela - Joaçaba - SC

de 23-10-2020


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!