domingo, 18 de dezembro de 2022

Argentina tricampeã mundial de futebol: A vitória da humildade sobre a prepotência

 

                      

                         Lionel Messi - ídolo argentino - pessoa admirável e craque de futebol


Argentina tricampeã mundial de futebol: A vitória da humildade sobre a prepotência

       Virei adulto torcendo contra a Argentina, nossa eterna rival. Vi-os dizerem que Maradona era melhor que Pelé e isso feria meu orgulho brasileiro. Os anos foram passando e aprendi a admirar os argentinos. Tenho minhas muitas razões para tal. 

       Após o resultado de 3 a 3 em campo, no Qatar, compreendendo o tempo normal e a prorrogação, vi a Argentina sobrepor-se à França nos pênaltis, por 4 tentos a 2. Brilhou a estrela de Dibu Martínez, o goleiro que defendeu duas penalidades. Messi comandou o empate em campo e inspirou a vitória nas cobranças de penalidades. A vizinha Argentina é Tricampeã mundial de futebol e seu título é incontestável. 

       Já me referi à vergonhosa campanha da seleção brasileira, que ficou em sétimo lugar na competição. Toda a ostentação, o figurino, o grande espaço concedido pela mídia, o dinheiro que rola fácil, os cabelos coloridos, as tatuagens, as chuteiras bem desenhadas não deram resultado e nosso time voltou cedo para casa. Aliás, nem se sabe direito como e onde moram os jogadores da seleção. 

       Vi o segundo tempo, a prorrogação e as cobranças de penalidades. Vi MBapé e Lionel Messi brilharem em campo. Mas vi o chato e repugnante do presidente da França  nas tribunas sociais e falei: "Quero que ele vá pra casa sem o título"! E não deu outra. Os dois pênaltis defendidos pelo goleiro alvi-anil Matínez fizeram os argentinos comemorarem. Em seu país e em todos os lugares em que se possam encontrar no mundo. 

       Aqui no Sul do Brasil, a morada deles é a praia de Canasvieiras, que frequento há mais de 3 décadas. Convivo co os hermanos na praia, nas ruas, mercados e restaurantes. E na Igreja de Nossa Senhora de Guadalupe, perto da pousada onde costumo ficar, bem no centro de Canasvieiras. Na praia, a gente conversa sobre literatura, futebol, política, economia, cultura e música. Não são aqueles arrogantes que os brasileiros costumaram classificar assim. Educados, enfrentando recessões e alta inflação, governados por governos populistas, não conseguem sair do chã. São um povo sofrido. É claro que a grande maioria deles, os que têm apartamentos ou casas aqui, não devem passar pelas agruras que passam os outros lá. Mas há muitos deles trabalhando nas lojas, mercados, restaurantes, salões, academias e mesmo na camelotagem. 

       Aprendi a admirá-los, gosto deles, e os saúdo pela grande conquista. Parabéns a todos os argentinos, vocês são exemplo de humildade, dedicação e determinação em buscarem seus objetivos.


Euclides Riquetti

18-12-2022

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!