O Turismo, que representa um movimento econômico biolionário no Brasil e trilionário no mundo, ainda não está na cabeça de muitas pessoas, sejam empreendedores, sejam gestores públicos.
Na sexta e sábado, 28 e 29, estivemos em Lages, com uma delegação de 28 pessoas de Ouro, Capinzal, Lacerdópolis e Zortéa, participando do Enconampe, Congresso Catarinense de Micro e Pequenas Empresas, promovido pela FAMPESC. No núcleo de Turismo estávamos em 21, sendo que 15 éramos do Município de Ouro.
Há quase 15 anos tenho defendido o Turismo como fonte geradora de trabalho e renda, e consequentemente riquezas, para essas cidades. Há dois anos, passo a defender também Barra do Leão, onde a família Coronetti tem seu belo Thermas Leonense.
Dos 54 participantes do Núcleo Turismo, 21 eram ligados ao nosso NITUR, agora presidido pelo Diretor Administrativo do Balneário Thermas de Ouro, Claudiomar Gálio. Na condição de articulador voluntário do NITUR, tenho-me manifestado em todas as cidades onde vou para defender a idéia do Turismo como empreendimento. Foi assim em Rio do Sul, Agrolândia, Agronômica, Trombudo Central, Arroio Trinta, Fraiburgo, Lages, etc, apenas neste ano. Sempre que surgem oportunidades lá vou eu, com potenciais empreendedores e amigos, para ir disseminando uma massa crítica, fazendo com que um novo conceito de empreendedorismo cale no coração, na alma, no cérebro e na conta bancária desses futuros empreendedores.
Sempre se aprende algo novo nessas ocasiões, além de se travar conhecimento (to make acquaintance), com pessoas de outros lugares, que estão lá com objetivos similares aos nossos. Pessoas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Levamos produtos: Queijos Campo Dourado, da CoperOuro, Erva-mate Charrua, e até CDs do Píccola Itália Del ´Oro. Os primeiros para degustação, o mate para o chimarrão e brindes, os aparadores de erva na cuia Charrua para brindes, os CDs para sorteio, os folders do Thermas para distribuição. Enfim, todos saíram de lá levando alguma coisa de nossa cidade, Ouro, e elogiando nossos produtos, querendo saber onde adquirir. Só por isso já vale a pena participar.
Mas, muito valiosa mesmo, é a conversa que se vai tendo com pessoas que pretendem fazer investimentos em equipamentos de recreação, comércio e hotelaria. E ânimo vai sendo injetado.
Acredito que, nos últimos 4 anos, mais de 60 pessoas de nosso Ouro tenham participado de eventos ligados à aprendizagem e conhecimento sobre esse filão de nossa economia, o Turismo. E, com isso, vamos criando uma vocação nova, que se consolidará em médio e longo prazo. Obrigado, companheiros, por dividirem conosco a luta sinérgica por uma mesma causa.
Euclides Riquetti
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!