quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

A (in)segurança nos locais de lazer -

          Chegou  a soar cômico o que se viu e ouviu  nos noticiários de final de noite e início deste novo dia, com relação ao acontecido na nova Arena do Grêmio, em Porto Alegre.
   
          Pelo menos oito pessoas ficaram feridas quando o jogador Elano marcou, pelo tricolor gaúcho, o primeiro gol no novo estádio, em Porto Alegre, na vitória deste sobre a LDU, pela fase inicial da Taça Libertadores da América. Ocorre que, no novo estádio, a pedido dos torcedores, contrariando as normas de segurança, deixaram uma das alas sem colocação de cadeiras numeradas, ficando uma arquibancada de livre movimentação, para que possam fazer "avalanches", ou seja, quando desejam comemorar um  gol, descem correndo para perto do alambrado.

          O belíssimo estádio, caprichosamente preparado para a Copa do mundo, nos envergonhou! Certamente que as imagens retransmitidas pela TV ao mundo terão repercussão junto à Fifa e aos torcedores estrangeiros que virão para assistir à Copa no Brasil em 2014.

          Em nome de um puxassaquismo exacerbado, da demagogia, da falta de seriedade, no afã de agradar torcedores imbecis, abriram essa exceção, que por sorte não nos trouxe vítimas fatais. Das dezenas de envolvidos no "rolo" (se eu disser que foi tumulto posso estar errado, uma vez que a atitude não foi voluntária, foi ingênua), oito foi o saldo de feridos.

          Agora, se olharmos aquela "cerquinha" que é o novo alambrado, temos que rir, leitor (a). Até escrevi no site do G1, ainda na madrugada: "Deveriam colocar pelo menos quatro carreiras de trilhos de trem como alambrado para conter a torcida" Mas, cerquinhas, de nada adianta, são apenas demarcações com efeito simbólico e não  prático.

          Tenho certeza de que o acontecido vai abrir nova discussão sobre a segurança dos estádios, que vai se somar à da  tragédia da boate Kiss e outros lamentáveis acontecimentos da nossa história. Melhor que tenha acontecido agora e que apenas uns esfolões e pequenas contusões tenham acometido os torcedores, e possamos ver melhor a questão da segurança dos locais onde há grande frequência de público.

          O Grêmio passou à fase de grupos da Libertadores através de vitória nos pênaltis.

Euclides Riquetti
31-01-2013

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!