segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Nelson Ned - Tributo ao pequeno gigante da canção

          Nos anos 60 surgiu uma fortíssima corrente musical no Brasil, a Jovem Guarda, nome que veio de um programa que o jovem Roberto Carlos e seus amigos  Vanderlea e Erasmo Carlos apresentavam  na TV Record. Dezenas de excelentes cantores fizeram muito sucesso no estilo de cantar denominado "iê, iê, iê!",  que era uma alusão aos ritmos ditados por  The Beatles, a partir de Liverpool.

          Paralelamente, alguns cantores românticos também faziam muito sucesso, tinham voz de um padrão de médio para bom, alguns com voz de excelência. Agnaldo Rayol era conhecido como o "Rei da Voz". Moacir Franco, Antônio Marcos e  Agnaldo Timóteo faziam muito sucesso no gênero. E, um rapaz de baixíssima estatura, com apenas 1,12 metro, Nelson Ned, nascido Nelson Ned d´Ávila Pinto, de Ubá, MG, em 02 de março de 1947,  surgia como uma grande promessa.

          Dado a cantar em bares e boates, Nelson Ned foi levado à TV por Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que viu nele um grande potencial tanto como compositor como que cantor. Não é à toa que Antônio Marcos, Algnaldo Timóteo e Moacir Franco gravaram canções de sua autoria.

         Lembro-me que no ano de 1969 ele lançou a música "Tudo Passará" e com ela começou a ganhar seus discos de ouro. Era assim a letra inicial:

"Eu te dei meu amor
Por um dia
E depois, sem querer, te perdi
Não pensei que o amor existia
E também choraria por ti...

Mas tudo passa, tudo passará
E nada fica, nada ficará
Só se encontra a felicidade
Quando se entrega o coração"

A letra simples, mas bem conectada à sua maravilhosa voz, garantira o sucesso. As rádios tocavam à exaustão, Nelson Ned era estrela em todos os programas de TV, sua música alcançava os primeiros lugares em todas as paradas de sucesso. E contrariava todas aquelas máximas de que cantor, para fazer sucesso junto à juventude,  tinha que ser bonito, ser galã.

          Nelson Ned foi bem sucedido  também cantando música gospel a partir de 1990, mas seu uge internacional foi com a gravação de "Happy Birthday My Darling", que em 1974 estourou nas paradas dos Estados Unidos, dando-lhe um disco de Ouro por lá também. Seus sucessos foram gravados em Português e Espanhol, por ele mesmo. Era tocado em fazia shows em teatros e estádios em toda a América Latina.  "Tudo Passará" foi gravada em cerca de 40 versões. 

         Neste domingo pela manhã Nelson Ned nos deixou, aos 66 anos. Estava internado em Cotia, SP. Com muitas deficiências desde 2003, quando sofreu um AVC, sua saúde estava muito debilitada. Nosso "pequeno gigante" da canção, em toda a sua simplicidade e humildade, mostrou ao público que tamanh, realmente, não é documento.

          Fique bem junto de Deus, Nelson Ned!

Euclides Riquetti
06-01-2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!