domingo, 22 de junho de 2014

Jujubinha tricolor... Pode??

          No primeiro jogo do Brasil a Jujubinha veio da Escola Girassol toda de verde e amarelo. Uma cara-pintada bem jujubinha. Uma fita apache na cabeça. Mas começou o jogo e ela já desferiu um golpe em meu coração vascaíno/cruzmaltino: "Grêêêmiooo!!!...  Grêêêmiooo!!! - Perguntei e intimei: "Jujuba, onde é que você aprendeu isso?" Ela riu e continuou com seu coro solitário. E, em cada gol, gritava o seu  "Grêêêmiooo!!!

          Ora, na Copa da África do Sul, veio a minha casa vestida de Jabulâni. Não tinha três meses, ainda.Os pais são assim, transferem para os filhos a responsabilidade de "torcer uniformizados". Ent~~ao, agora, passei a me perguntar como é que ela virou gremista em vez de torceu para o Brasil. Sei: ela frequentou, com o pai dela, a sede da AGJ, a Associação dos Gremistas de Joaçaba, e foi contaminada pelo grito tricolor. Os do Inter, fazem a mesma coisa com os filhos deles. No almoço do pessoal do Colorado, aqui em Joaçaba, presentes alguns ídolos da ´História do Clube gaúcho, os pais levaram seus filhinhos bem caracterizados. É assim mesmo. Mas eu nunca vesti os meus de Vasco...


         No feriadão, estava com a corda toda. "Dinda, me empreste seu tablet! Vovô, procure no computador "Jogps da Monster para meninas de 4 anos. Não quero de 3 porque já tenho 4! Dinda, vamos lutar "jujípissu"? E lá vai ela com a Michele aprender os golpes...

         Voltando de Chapecó, no domingo passado, trouxe três pinhas para a Jujuba. Queria que entendesse de onde saem os pinhões. Acho, sempre, que mostrar os detalhes das coisas, principalmente do que a natureza nos oferece, é algo bem pedagógico. Uma maneira bem didática de levar a aprender pela vivência. Ela já catou pinhão embaixo de pinheiro e agora aprendeu a tirar pinhão de pinha.

          Entretanto, mais uma vez ela ficou decepcionada com a pobreza de cada pinha. Arrebentei duas numa pedra, uma grande e uma pequena. Ela foi retirando as falhas e dizia: Aqui tem um pinhão magrelo. Esse não dá pra comer. Aqui tem um gorducho, este vou por aqui neste lado para cozinhar. Vamos fazer pinhão na panela! Duas pinhas e menos de uma dezena de pinhões, que decepção! Expliquei-lhe que não é normal isso acontecer e que uma hora dessas vou comprar pinhas bem pesadas, aquelas que devem ter muito pinhões nelas. .

         Ainda bem que comprei um pacotito com 2 Kg lá em Ponte Serrada, ao lado da rodovia. E fizemos uma baita de uma cozinhada. Aqui, em vez de pipoca, come-se pinhão na hora do jogo. Pinhão, cocadinha, bom-bom, pé-de-moleue, chimarrão, .. É por isso que a gente caminha bastante! E a Jujubinha "agita" com todos. Também nos faz rir... muito!


Euclides Riquetti
21-06-2014
        

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!