quarta-feira, 2 de julho de 2014

Na Rotary Fritz Lucht - em Joaçaba (mais poemas e memórias)

          No início de 1981 estive no CIP, em Joaçaba. Localizava-se na Vila Pedrini.  Fui com uma Rural Willys da Prefeitura Municipal de Ouro, azul e branca, para pegar merenda e cadernos. Na Escola,  havia uma professora de plantão,  Mercedes Simon, de Luzerna, que me atendeu. Nunca mais a vi. Recentemente, indo à Borracharia do Sr. Lauri Amora, dei uma olhadinha, mas não entrei lá. Na semana passada, visitei-a. Fui atendido pela Diretora, Georgete. Também pelas professoras Sônia Stoffel de Souza, nossa vizinha, esposa do Rodrigo, mãe do Rodrigo Gabriel e da Duda,  e a Eliane Cardoso. Trabalham com Língua Portuguesa. Estão desenvolvendo, com os alunos do Ensino Fundamental, a partir do 5º ano, atividades literárias: Gêneros Poéticos e Memórias Literárias. A professora Sônia havia suerido me convidarem. A Eliane convalidou a ideia. Então, nesta terça, 30, lá fui eu conversar com os alunos.

          Agora, em suas instalações, funciona a Escola Rotary Fritz Lucht, municipal. As edificações  foram passadas ao Município pelo Estado de Santa Catarina. Há três anos estão em plena atividade. As instalações, que estavam abandonadas, deverão ser reformadas,  agora. Dizem que estava uma tapera. haverá necessidade de muito trabalho para que tudo fique "nos trinques". Mas a estrutura predial é muito boa e está bem localizada. Informaram-me que têm mais de 600 alunos matriculados lá.

          Conheci as ações da Rotary no dia 7 de setembro, no desfile, ali na XV de Novembro, centro da cidade de Joaçaba. Achei que o desfile de seus alunos e professores estava muito bom. Gostei! Tenho alguns amigos virtuais e outros pessoais que lá trabalham. Além das duas professoras citadas, a Edna Faganello, que se encontra em licença. A Maura Barcellos e a Andréia Bernardt são amigas também. Esta é ourense, lá do Distrito de Santa Lúcia. Foi muito bom reencontrá-las.

          Meu trabalho ficou dividido em duas partes. Na primeira, antes do recreio, enfoquei a produção de poemas. Li alguns dos meus, mostrei-lhes e falei-lhes das características e de quanto é agradável compor. Alguns alunos me disseram, ao pé do ouvido, que gostam de escrever poemas. Ora, se forem estimulados, certamente serão escritores. Ademais, quando se é adolescente, fica-se com vergonha de mostrar algumas posições bem pessoais que são retratadas nos poemas. Adiante, porém, isso se torna normal. Quando organizávamos os recitais de poesias, em Capinzal e Ouro, os alunos compunham seus próprios poemas para declamarem. E, compor poemas, para eles, já era rotina.

           Depois do intervalo, contei-lhes algumas histórias e lhes li umas crônicas. "Futebol no Céu", em que as personagens são os amigos que jogaram comigo no Arabutã e no Grêmio Lírio e foram morar no céu estão presentes. E, nesses dias, estão torcendo pelo Brasil lá de cima. Assustados, claro, porque a Copa tem mostrado que não existem mais bobinhos jogando futebol. Se não vai na bola, vai na mordida!

          A presença dos professores Diomar, de História, que descobri ser nosso vizinho, e da Leioloane, de Inglês, mais a da Thaís, que é neta do Erni Edgar Fleck, antigo delegado de polícia em Capinzal, valorizaram nossa palestra. Estiveram na Sala Ambiente junto com os alunos. Conheci, no recreio, o simpático Wilsinho, que jogou no Joaçaba e que atuou como profissional junto com o Felipão,  no Rio Grande do Sul,  há três décadas e meia. Falamos sobre o Biluca, nosso companheiro, que se foi recentemente.  Fiquei muito contente em conhecer novas pessoas, novos educadores.

          Participar de eventos assim me deixa animado. Faz-me lembrar dos muitos anos de atuação como professor, no Cid Gonzaga, em Porto União, na Major Cipriano Rodrigues Almeida, em Zortéa, na Sílvio Santos, em Ouro, e na CNEC e no Mater Dolorum, em Capinzal. Gosto muito de ter contato com jovens e adolescentes. Como fiz isso durante mais de 30 anos, sempre me animo a fazer-me presente nas escolas.

Grande abraço aos novos amigos e alunos da Escola  Rotary Fritz Lucht!

Euclides Riquetti
02-07-2014      

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!