terça-feira, 28 de outubro de 2014

Jujubinha, sempre nos surpreendendo!

          As atitudes "maduras" da Jujubinha sempre me surpreendem. Dia desses,  eu estava lendo, quando a mãe dela, a Carol, chamou-me para que a ajudasse numa tarefa de casa. Falei o costumeiro "já vou!", a que você, leitor, leitora, já deve ter recorrido muitas vezes nessas situações. Ela olhou-me e disse-me, delicadamente: "Vovô, sabia que não ajudar os outros quando pedem ajuda é falta de educação?!". Fiquei sem fala...
 
          Na semana de comemoração do  Dia do Professor, ao se preparar para ir à  escola,  exigiu que  vovó tirasse umas rosas para levar para suas professoras. Havia duas delicadas e bonitas que poderiam ser retiradas. Falou:" Preciso de cinco rosas!". Argumentamos de que deveria levar somente as  duas porque as outras estavam feias. Não houve o que a convencesse do contrário: "Tenho cinco professoras e preciso de uma rosa para cada uma. De manhã tem a Alice, a Fábi, a Keila. De tarde a Ana Paula e a Samara. São cinco!"  E lá fomos nós com as cinco. Quando chegamos na Girassol, entregou para as professoras da manhã e deixou duas guardadas para as da tarde.

          Na sexta-feira,  apareceu em casa com um aquário contendo uma pequena" tartaruga. Falou-me: "É  Manu, lá da Escola Girassol!" Perguntei  por que "Manu?  Disse-me que era """Manu de Manuelita". E que, se fosse menino, seria Manuelito.  Era menina, portanto Manuelita! No fim de semana cuidou direitinho da Manu, que foi devolvida na segunda cedo. Até eu me encantei com a tartaruguinha.

          No domingo,  foi comigo votar aqui na Escola Nossa Senhora de Lurdes.  Foi-me dizendo que números deveria digitar para votar e me explicou como deveria fazer para isso. No primeiro turno foi com o pai dela. No domingo foi comigo e depois com a Vovó. (Aliás, nós nos damos muito bem!) E, lá, surpreendeu a vovó. Leu, escritos afixados nas paredes: "Jo-a-ça-ba! Ca-len-dá-rio! e "Me-ni-nos e Me-ni-nas".

          Adoro conviver com a Jujuba. Ela confia em mim e eu estou sempre me surpreendendo com ela. Acompanho, muito, tudo o que ela faz, o que aprende, e sobretudo como resolve suas questõezinhas de matemática que traz da Escola. Tem bom raciocínio lógico, gosta de números. E está com um bom nível de linguagem para os seus quatro anos. Mas isso não acontece somente com ela: crianças, hoje, são altamente estimuladas e aprendem tudo rapidamente. Além disso, a Júlia, nossa Jujubinha é muito amada.  E retribui a todos com seu belo sorriso, muito carinho e muito amor!

Euclides Riquetti
28-10-2014         

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amigos, peço-lhes a gentileza de assinar os comentários que fazem. Isso me permite saber a quem dirigir as respostas, ok? Obrigado!